• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cêntimos ou euros, saiba como e onde vender as suas moedas

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
151

Se tem moedas valiosas e raras, sejam de cêntimo, centavos ou euros, fique a saber como e onde vender as suas moedas. É comum haver por casa um espaço dedicado a moedas que já não se usam. Muitas das moedas estrangeiras são fruto natural de outros tempos em que os regressos do estrangeiro implicavam sempre trazer no bolso algumas moedas estrangeiras que a preguiça para as trocar fazia com que ganhassem pó em caixas.


Podem ser moedas da Alemanha, de França, de Inglaterra, de outros países, mas também do nosso, de outros tempos. Há aí por casa moedas antigas e raras? Olhe que muitas poderão render milhares de euros! Portanto, fique a saber mais!

Antiguidade​

A antiguidade é um posto e, neste caso, pode valer muito dinheiro. Há moedas antigas estrangeiras e moedas portuguesas cujo valor é surpreendente! Existem muitas moedas a valer muito dinheiro e algumas até poderão estar aí por casa. Caso pretenda vender essas preciosidades, é necessário saber o que tem em mãos e onde e como as vender.

Identificação do valor das moedas​

Muitas dessas moedas raras e antigas proporcionam um rendimento razoável (algumas até dão um retorno bastante alto). Deve, contudo, saber o que tem em mãos de forma a perceber qual o valor das moedas e definir qual o melhor preço para vendê-las. Antes de se desfazer delas, é indispensável aceder a informação que lhe permita identificar o seu valor justo.

Compradores​

Há sempre quem esteja atento a este negócio, portanto não falta quem pretenda comprar o bom como se fosse mau, ou seja, comprar barato. Também há quem pretenda vender o mau como bom, a um preço alto.

Análise do valor​

As moedas antigas são suscetíveis de serem mais valorizadas, mas é necessário saber se são raras ou comuns. Muitas vezes, a melhor forma de determinar o valor da(s) moeda(s) é pedir a um especialista uma avaliação da moeda.

Deve, por isso, contratar os serviços de numismatas que estão capacitados para avaliar moedas de forma mais rigorosa, identificando assim o seu valor correto. Pode consultar uma lista destes avaliadores no sítio da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, aqui. Em alternativa, pode optar por uma loja de moedas/antiguidades.

Fatores que valorizam​

Existem diferentes fatores que influenciam e valorizam a moeda, nomeadamente o seu ano de cunho. Quanto mais raro for o seu cunho, maior valor terá a moeda. O estado de conservação também tem muita influência. As peças autênticas são valiosas, contudo as réplicas não.

Convém ter uma moeda autêntica e que seja rara. Quanto mais rara for a moeda, mais valiosa ela será. Quanto menos exemplares tenham sido produzidos, distribuídos e emitidos, mais valor terá a moeda. Se as moedas são parte de uma variedade rara ou se possuem um erro de cunhagem, tal também interfere na valorização da moeda.

Outros sítios​

Existem sites dedicados a leilões e sites dedicados a numismática. Nos primeiros, pode, por exemplo, saber se tem moedas como a sua e por que preço estão a ser vendidas. Nos segundos, pode mesmo encontrar várias listas com informação preciosa, nomeadamente com os preços de diferentes moedas antigas.

Entre os sítios mais conhecidos neste setor estão: Portugal Moedas e LusoNumismatix. Estes espaços possuem informação relevante sobre moedas portuguesas com diferentes valores e diferentes origens, algumas que datam de século XVIII. Outra fonte importante é o site Numisrepublica, pois aqui poderá encontrar informação útil centrada em moedas da República Portuguesa e ex-colónias.

Dicas importantes​

Se tem um vasto conjunto de moedas que sente que possa ter um elevado valor, a melhor sugestão que se pode dar é que não tenha pressa na venda, pois a pressa é inimiga de uma boa venda. Não há boa venda sem se estar bem informado, pois normalmente quem compra está bem informado.

Por isso, deve obter o máximo de informação sobre o “tesouro” que tem em mãos, devendo assim ler muitos catálogos e livros de referência nesta área. É também importante conseguir obter toda a informação sobre as moedas, por isso ter uma boa lupa e uma balança rigorosa permite registar dados que poderão contribuir para uma justa avaliação da(s) moeda(s).

Falar com um especialista na área é outra dica importante, pois poderá dar-lhe os melhores conselhos sobre a moeda e como a valorizar. Outras ações importantes que deve realizar é conhecer o meio, visitando exposições, galerias e leilões ligados ao setor.
 

mcosta86

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2022
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
como saber o valor real de cada uma ?
 
Topo