• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

C no ubuntu

JPVis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
Boas,

Pedia que me ajudassem, pois não estou a conseguir programar C no ubuntu.

Estou a escrever o programa no gedit, 1ª dúvida, que nome dar ao ficheiro? nome, nome.c ou nome.cpp??

Depois, é preciso compilar? As livrarias estão já no ubuntu ou é necessário instalar?

É que tinha ideia que era só escrever o programa e depois pô-lo executável.

Obrigado
Cumprimentos
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Mas tem emulador instalado no ubuntu ou quer meter as linhas onde?
 

JPVis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
Mas tem emulador instalado no ubuntu ou quer meter as linhas onde?
Não me devo ter explicado bem...
Tenho um pc com o ubuntu, e quero criar e correr programas em linguagem C.
É preciso instalar alguma coisa?

Obrigado
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Possivelmente, mas a partida ele deve ter isso com o open-office.
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
se for só para compliar acho que o ubuntu ja traz o Gcc, se não tens vim; gedit, kate, anjuta, eclipse, kdevelop etc para programar.

PS: open office?? linhas?? vejo com cada resposta :Hee:
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Sim C e C++ pelo que percebi é o que ele pretende. Pois isso tem o equivalente ao notepad++ para windows.
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
e que tem a ver open office e linhas a ver com o asunto ??? :Espi41:
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
O open oficce tem 1 programa identico ao notepad++ certo, se é isso que ele quer.
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
O open oficce tem 1 programa identico ao notepad++ certo, se é isso que ele quer.

Acho que quando não se está bem dentro do assunto em questão o melhor é abster-se de comentar para evitar caír no ridiculo.

Não tenho experiencia de compilação em Linux mas pela experiencia que tenho em Windows, um compilador que compile ficheiros c também compila c++.
Para compilar podes usar o g++ compiler mas para mais informação o melhor mesmo é escrever no google ubuntu c++ e tenho a certeza que irá aparecer montes de informação.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
O open oficce tem 1 programa identico ao notepad++ certo, se é isso que ele quer.

lool
o k o user pretende é utilizar linguagem c+ e c++ no ubuntu e nao está a conseguir ou seja fazer programas por exemplo..........para teres uma ideia é com esse tipo de linguagens que hoje tens o teu dito emulador a rolar loool

voltando ao tema eu estudei(muito pouco) a liguagem C+ e em linux penso k tens k compilar
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Sim eu sei, e pensei que no open oficce tinha 1programa para o efeito, tipo notepad++, no linux tem estes todos pelo menos, pois ainda ha mais 1 ou 2, o facto do CCcam foi no 1º post pois falou em linha C e nao se explicou bem.
- Geany
- Emacs
- Vim
- Quanta -
- Eclipse -
- Anjuta
- Kdevelop
- EasyEclipse -
- NetBeans -
 

JPVis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Agradeço, desde já, todas as respostas.
Vou tentar se mais objectivo.
Eu consigo escrever o código C/C++ no ubuntu, uso o gedit, e se lhe der uma extensão ".c" ou "cpp", até aparece o texto às cores (palavras reservadas). Até aqui tudo certo.
O que eu não estou a conseguir, é compilar o código para depois executar o programa. Pensei que com o "make" ou "chmod" dava...
Já tentei compilar com o gcc, (informações que vi na net), mas também sem resultado. Pois não me reconhece o printf, {, daí eu também perguntar se as livrarias já vêm instaladas no ubuntu.

Agradecia a vossa ajuda.
Cumprimentos
 
Última edição:

JPVis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
sudo apt-get install build-essential

Muito obrigado!!!

É incrível... Não me lembrava, agora que vi a tua resposta, fez-se luz.
Já fui consultar os meus apontamentos da cadeira de Sistemas Operativos, e já tenho isto em ordem.
Para compilar uso o "cc".
Referi no 1º post, tornar o ficheiro executável, mas isto é para programação bash.
Um gajo não praticando... esquece.

Obrigado a todos
Cumprimentos
JPVis
 

cubOcik

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 5, 2008
Mensagens
249
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado!!!

É incrível... Não me lembrava, agora que vi a tua resposta, fez-se luz.
Já fui consultar os meus apontamentos da cadeira de Sistemas Operativos, e já tenho isto em ordem.
Para compilar uso o "cc".
Referi no 1º post, tornar o ficheiro executável, mas isto é para programação bash.
Um gajo não praticando... esquece.

Obrigado a todos
Cumprimentos
JPVis

usas o cc ou gcc?
 

vitoribeira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 12, 2012
Mensagens
148
Gostos Recebidos
0
ola pessoal venho aqui pedir ajuda abri um web vps com ubuntu estou a enviar uma linha N mas passado 2horas e 30 min ele fica offline e so torna a ligar quando eu faco o reboot a box..........................alguem me pede ajudar por favorrrrrrrr...............obrigado
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
ola pessoal venho aqui pedir ajuda abri um web vps com ubuntu estou a enviar uma linha N mas passado 2horas e 30 min ele fica offline e so torna a ligar quando eu faco o reboot a box..........................alguem me pede ajudar por favorrrrrrrr...............obrigado

Amigo.

Isso é na secção .::Gforum Satélite::..
Cria o tópico no local correto sff.

Abraço
 
Topo