Hamilton soma e segue
Lewis Hamilton foi o mais rápido na qualificação para o GP da Bélgica obtendo a sua 5ª "pole position" da temporada.
Os McLaren-Mercedes conseguiram um excelente resultado de conjunto com Kovalainen no 3º lugar e a surpresa voltou a ser a Toro Rosso-Ferrari que conseguiu alcançar o Q3, desta vez com Bourdais (9º) a conseguir suplantar o seu companheiro de equipa Sebastien Vettel.
O regresso da F1 a uma das mais emblemáticas e difíceis pistas mundiais era aguardado com enorme expectativa, devido ao mais do que previsível duelo entre os pilotos da McLaren e da Ferrari e as expectativas não saíram defraudadas. Um equilíbrio de forças, ligeiramente favorável à equipa de Ron Dennis e aos seus pilotos, facto a que não deverá ser alheio o "eterno" problema da Ferrari em fazer aquecer convenientemente os seus pneus na qualificação. E em Spa-Francorchamps apenas um grau fazia a diferença entre a temperatura ambiente (17º) e a da pista (18º). Mas pelo menos não choveu na qualificação, algo pouco comum no circuito traçado nas Ardenas.
No final da qualificação Hamilton mostrava-se particularmente satisfeito: "Este foi um grande dia para mim e fiquei contente com todas as voltas que efectuei na qualificação. No Q3 deixei bloquear as rodas na curva 1 nas duas voltas lançadas, mas esta é uma das características deste carro. Sabíamos que tínhamos bastante trabalho pela frente depois de Valência mas todos conseguimos fazer um excelente trabalho e não vai ser fácil bater-nos na corrida."
Ferrari na expectativa
Na Ferrari, por certo, esperava-se um pouco mais do que o 2º posto de Massa e o 4º de Raikkonen, como o piloto brasileiro acabou por demonstrar: "Fiz uma volta excelente, diria mesmo que quase perfeita mas é óbvio que não foi suficiente. A McLaren foi melhor do que nós e temos de tentar perceber porque é que isso aconteceu, já que na sexta-feira fomos tão competitivos quanto eles. Claro que não sei que peso de combustível tinham a bordo, mas eles estão bastante fortes. O meu carro estava bastante bem equilibrado mas pareceu-me que nos faltava um bocadinho de velocidade de ponta."
Mas, segundo o AutoSport conseguiu apurar em Spa, Hamilton e Massa têm os carros ligeiramente mais leves do que os seus companheiros de equipa, mas as estratégias irão ser semelhantes para a McLaren e Ferrari, com duas paragens nas boxes.
A terceira melhor equipa continuou a ser a BMW Sauber, que recuperou bem dum mau início de fim-de-semana, mas na Bélgica, e ao contrário do que costuma acontecer, Heidfeld (5º) foi mais rápido do que Kubica, que não conseguiu melhor do que o 8º lugar, devido a dificuldades de tracção e a uma menor velocidade de ponta do carro. Por isso mesmo Kubica, bem como Vettel na Toro Rosso, poderão optar por estratégias muito conservadoras que implicam uma só paragem nas boxes durante a corrida, pois com temperaturas muito baixas, como as verificadas este fim-de-semana, os pneus mais macios não sofrem muito nas séries mais longas.
Atrás de Heidfeld ficou Fernando Alonso, que levou o Renault a um consistente 6º posto, enquanto Piquet não conseguiu passar do Q2 e quedou-se pelo 12º tempo. Webber foi 7º, também ele o único piloto da equipa a passar para o Q3, já que Coulthard foi 14º.
Uma vez mais a Toro Rosso "deu cartas" e os seus pilotos assinaram uma excelente performance com Bourdais no 9º lugar logo seguido de Vettel. E, pasme-se, o piloto francês chegou mesmo a ser o mais rápido em pista na primeira fase da qualificação.
Pela negativa o destaque vai para a Toyota, bastante abaixo do esperado, não tendo Trulli (11º) nem Glock (13º) conseguido encontrar um acerto de compromisso que permitisse aos carros serem rápidos nas rectas e no veloz segundo sector.
Para a corrida não está prevista chuva... mas convém não nos esquecermos que estamos em Spa-Francorchamps e as previsões meteorológicas, neste local, estão longe de ser uma ciência exacta.AS