Portal Chamar Táxi

Ciclismo - Troféu Joaquim Agostinho 2025

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,261
Gostos Recebidos
3,531

'Habitué' Reis ganha prólogo no Turcifal e veste amarela no Troféu Joaquim Agostinho​


img_920x519uu2025-07-10-21-43-51-2375827.jpg

O ciclista português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) venceu esta quinta-feira o prólogo do Troféu Joaquim Agostinho, batendo o seu próprio recorde no percurso do Turcifal para vestir a camisola amarela.
Foi a nona vez que a corrida começou com este prólogo de oito quilómetros no Turcifal (Torres Vedras) e, pela quinta vez, Rafael Reis foi o vencedor, cumprindo o percurso em 09.49 minutos.

O vice-campeão nacional de contrarrelógio retirou cinco segundos ao seu anterior recorde naquele trajeto (09.54), estabelecido no ano passado, para bater o compatriota Tiago Antunes (Efapel), segundo, a 17 segundos.
O terceiro foi o russo Artem Nych, também da Anicolor-Tien21, a 21 do seu colega de equipa, com o campeão da Volta a Portugal de 2022, o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel), a ser quarto, a 26.

Reis lidera a geral com as mesmas diferenças registadas no prólogo, com o pódio da geral a ficar completo com Antunes e o campeão da Volta2024.
Na sexta-feira, a primeira etapa em linha liga Arruda dos Vinhos a Sobral de Monte Agraço, no total de 181,4 quilómetros.
O Trófeu Joaquim Agostinho, que hoje arrancou, decorre até domingo.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,261
Gostos Recebidos
3,531

Checo Jakub Otruba ganha segunda etapa do GP Internacional de Torres Vedras​


Rafael Reis mantém liderança no Troféu Joaquim Agostinho

O checo Jakub Otruba (Caja Rural) venceu esta sexta-feira a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho, com o português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) a manter a liderança da geral.
O campeão checo de contrarrelógio de 2023 cortou a meta isolado, no final dos 181,4 quilómetros entre Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, com o pelotão a chegar a 52 segundos depois.

O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) somou mais um segundo lugar à longa lista desta temporada, ficando à frente do espanhol Sergi Darder, também da Caja Rural.
Após cumprir a etapa em 04:33.28 horas, Jakub Otruba, de 27 anos, saltou para o segundo lugar da geral, mas não conseguiu destronar Rafael Reis, que venceu o prólogo na quinta-feira.
O vice-campeão nacional de contrarrelógio mantém-se de amarelo, com 16 segundos de vantagem sobre o checo, enquanto o também português Tiago Antunes (Efapel) fecha o pódio, a 17.

O russo Artem Nych, colega de Reis e campeão em título da Volta a Portugal, é quarto, a 21 segundos.
Este sábado, a segunda etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho, último grande teste antes da prova 'rainha' do calendário nacional, termina no alto de Montejunto, que este ano também acolherá uma chegada da Volta.

Os ciclistas vão percorrer 161,3 quilómetros maioritariamente planos desde o Bombarral até à subida final.
Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,261
Gostos Recebidos
3,531

Peña ganha no alto de Montejunto, mas é Guérin o novo líder do Troféu Joaquim Agostinho​


Peña vence etapa em Torres Vedras no Troféu Joaquim Agostinho


O colombiano Jesús Peña (APHotels&Resorts-Tavira-Farense) impôs-se este sábado no alto de Montejunto, ponto final da segunda etapa do 48.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho, que passou a ser liderado pelo ciclista francês Alexis Guérin (Anicolor-Tien21).
Na emblemática chegada a Montejunto, que este ano estará incluída no traçado da Volta a Portugal, o trepador colombiano superiorizou-se a Guérin e ao australiano Sebastian Berwick (Caja Rural), com os três a cumprirem os 161,3 quilómetros desde o Bombarral em 3:53.54 horas.

O francês da Anicolor-Tien21 atacou no início da subida e rapidamente se destacou, passando isolado na contagem de montanha de segunda categoria instalada ao quilómetro 156, mas foi apanhado por Peña e Berwick nos derradeiros 2.000 metros da etapa.
O último grande teste antes da Volta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, demonstrou que o colombiano da APHotels&Resorts-Tavira-Farense e Guérin, que chegaram ao pelotão nacional apenas esta temporada, serão sérios candidatos à vitória na prova rainha do calendário nacional, com o novo camisola amarela a fazer melhor inclusive do que o seu companheiro russo Artem Nych, quarto a 34 segundos.

Vencedor do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, o ciclista de 33 anos ascendeu à liderança da geral, que comanda com 20 segundos de vantagem sobre Sebastian Berwick e 21 face a Peña.

"Estou a fazer a preparação para a Volta a Portugal. Sinto-me a 90% da minha condição. O momento mais duro desta etapa foi o final, vinha para ganhar e estou desapontado, porque a minha equipa trabalhou muito bem para me trazer para esta etapa. Agora, com a amarela, espero ser capaz de vencer este Troféu", declarou Guérin, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Nych, campeão da Volta'2024, é quarto a 31 segundos, com outro corredor da Anicolor-Tien21, o espanhol Rubén Fernández, a ser quinto, a 57 segundos.
Tiago Antunes (Efapel) é o melhor português, na sexta posição, após ter sido oitavo numa tirada em que o seu colega uruguaio Maurício Moreira, o outro campeão da Volta ainda no ativo, desistiu -- este ano, concluiu apenas a Prova de Abertura e o Grande Prémio Abimota.
No domingo, a terceira e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho liga Lourinhã a Torres Vedras, no total de 172,5 quilómetros.

Record
 
Topo