Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Schultz resiste ao ataque de Pogacar e vence primeira etapa na Volta à Catalunha
Nick Schultz (Israel) resistiu ao feroz ataque de Tadej Pogacar (Emirates) para vencer a primeira etapa da Volta à Catalunha.
O australiano atacou já no último quilómetro, conseguindo algum avanço. Só que a Emirates acelerou e foi por escassos dois metros que Schultz cortou a meta à frente do esloveno.
João Almeida (Emirates) esteve ativo nos últimos 10 quilómetros, impondo um forte ritmo na frente do pelotão. Na meta foi 48.º, com o memso tempo.
A chegada ficou ainda marcada por uma queda a envolver entre outros Egan Bernal (Ineos).
Tadej Pogacar já lidera na Catalunha e com João Almeida em quarto
Tadej Pogacar tomou de assalto a Volta à Catalunha, vencendo isolado a segunda etapa com final numa contagem de categoria especial e num dia de muita chuva e neve na chegada. O esloveno da Emirates passou a ser também o novo líder.
E para o resultado de Pogacar muito contribuiu o trabalho de João Almeida a abrir caminho ao ataque do colega a faltarem 6,5 quilómetros da chegada.
Pogacar venceu com1.22 minutos de vantagem para Mikel Landa (Soudal) e Aleksandr Vlasov (Bora), enquanto João Almeida foi quarto, a 1.35 minutos.
Na classificação geral, Pogacar lidera, com 1.35 minutos sobre Landa e 1.38 para Vlasov, enquanto Almeida é agora quarto, a 1.56 minutos.
A terceira etapa, esta quarta-feira, é mais um percurso de muita montanha, com três contagens, uma de primeira e as duas últimas de categoria especial, uma delas na meta.
A Volta à Catalunha não tem etapa de contarrelógio
Pogacar repete triunfo e João Almeida cai para 10.º lugar da geral
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) estampou esta quarta-feira a sua autoridade na Volta à Catalunha, reforçando a liderança da geral da corrida ao vencer isolado a terceira etapa, no alto de Port Ainé.
Pogacar, que já tinha vencido na montanha da segunda etapa, cumpriu os 176,7 quilómetros entre Sant Joan de Las Abadesses e Port Ainé em 4:34.25 horas, 48 segundos mais rápido do que o espanhol Mikel Landa (Soudal-QuickStep), segundo, e 1.03 minutos do que o italiano Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious), terceiro.
Um ataque nos últimos 7.500 metros da subida até à estância de esqui valeu-lhe a vitória sem qualquer contestação, comprovando o domínio que tem sobre o resto do pelotão.
Já vencedor esta época da Strade Bianche, e segundo na primeira etapa desta corrida, o campeão da Volta a França em 2020 e 2021, de 25 anos, parece imparável em terras catalãs.
De resto, o último companheiro de equipa a ficar para trás, depois de um dia a trabalhar em prol de novo 'show' de domínio do líder, foi o português João Almeida, que pagou o esforço com a queda na geral, para 10.º.
Nessas contas, 'Pogi' lidera com farta vantagem, de 2.27 minutos para Landa, segundo, e 2.55 para o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe).
"Não foi uma vitória fácil. Esta era uma subida muito dura e a muita altitude. Senti muito frio no final, sem tanto oxigénio. Foi muito duro, mas a equipa fez uma boa etapa e estou feliz pela vitória", contou o vencedor da tirada.
Pogacar, de resto, lembrou que até foi Landa que atacou primeiro, aproveitando então para ganhar impulso e "encontrar um bom ritmo até aos últimos dois quilómetros"
Marijn van den Berg vence quarta etapa da Volta à Catalunha
O ciclista holandês Marijn van den Berg (EF Education-Easy Post) venceu esta quinta-feira a quarta etapa da Volta à Catalunha, numa tirada discutida ao sprint que não ameaçou as contas da geral, encimada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
Van Den Berg, de 24 anos, triunfou ao cabo de 3:40.19 horas, necessárias para cumprir 169,2 quilómetros entre Sort e Lérida, à frente do belga Arne Marit (Intermarché-Wanty), segundo, e do letão Emils Liepins (dsm-Firmenich-PostNL), terceiro.
A etapa, mais plana do que as anteriores, com apenas uma montanha categorizada ao longo do traçado, permitiu ao pelotão 'respirar' a meio da corrida, que termina no domingo, e manter intactos os primeiros postos da geral.
Aí, Pogacar é líder mais do que folgado, com 2.27 minutos de vantagem sobre o espanhol Mikel Landa (Soudal-QuickStep), segundo, e 2.55 em relação ao russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), terceiro.
Na geral, o português João Almeida (UAE Emirates), terceiro em 2022 e 2023, é 10.º classificado, a 3.52 minutos do companheiro de equipa que lidera a prova.
Na sexta-feira, a quinta etapa liga Altafulla a Viladecans, em 167,3 quilómetros ondulantes.
Axel Laurance vence ao sprint quinta etapa da Volta à Catalunha
O ciclista francês Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), campeão mundial sub-23 de fundo, conquistou esta sexta-feira a quinta etapa da Volta à Catalunha, que continua a ser liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
O promissor francês, de 22 anos, impôs-se no final dos 167,3 quilómetros entre Altafulla e Viladecans, batendo ao sprint o neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) e o compatriota Bryan Coquard (Cofidis), respetivamente segundo e terceiro.
Com as mesmas 3:36.05 horas do vencedor cortou a meta Tadej Pogacar, que manteve a liderança da geral, na qual João Almeida segurou o 10.º lugar.
Numa jornada calma para os homens da geral, o português da UAE Emirates também chegou integrado no grupo da frente, cortando a meta com o mesmo tempo de Laurance.
Assim, Pogacar lidera com 2.27 minutos sobre o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step), que é segundo, com o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) em terceiro, a 2.55.
Almeida continua a fechar o top 10, a 3.52, após uma jornada em que a única alteração entre os 10 primeiros foi protagonizada por Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), que foi bonificar para ultrapassar Wout Poels (Bahrain Victorious) e subir a sétimo.
No sábado, a sexta etapa é o último verdadeiro teste à liderança de Pogacar, já que os 154,7 quilómetros entre Berga e Queralt incluem uma subida de categoria especial e duas de primeira, a última das quais a coincidir com a meta.
Pogacar vence isolado sexta etapa e garante triunfo na Volta à Catalunha
O ciclista esloveno Tadej Pogacar conquistou este sábado o seu terceiro triunfo nesta semana, ao vencer isolado a sexta etapa da Volta à Catalunha, reforçando a liderança na prova espanhola.
Numa etapa marcadamente de montanha, com cinco subidas nos seus 154 quilómetros, uma de categoria especial, o corredor da UAE Emirates, de 25 anos, construiu a vitória numa dupla aceleração na subida de Sant Isidre (primeira categoria), a cerca de 29 quilómetros da chegada, ganhando perto de um minuto e cortando a meta isolado.
"A subida final foi muito bonita, com tanta gente pelo caminho, mas foi verdadeiramente difícil", afirmou ao Eurosport o duplo vencedor da Volta à França (2020 e 2021), que já tinha vencido na terça-feira e na quarta-feira as duas primeiras etapas de montanha da prova.
Para trás, apenas o colombiano Egan Bernal (Ineos-Grenadiers) e o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) conseguiram limitar as perdas, ao cortarem a linha de chegada com 57 segundos de atraso. Com o segundo lugar, Bernal conseguiu subir ao terceiro lugar da geral, logo atrás de Landa.
Cumprida a etapa de hoje, a derradeira tirada, a ser disputada no domingo num circuito ao redor de Barcelona, servirá para a consagração de Pogacar, que escolheu a prova catalã para preparar o Giro de Itália, o seu principal objetivo neste início de temporada, em que procura se tornar no primeiro corredor, depois de Marco Pantani em 1998, a vencer Giro e Tour no mesmo ano.
Em sétimo lugar na tirada terminou João Almeida, a 2.18 minutos de Pogacar, tendo o português da UAE Emirates subido um lugar na geral, para nono, a 6.23.
Pogacar fecha com mais uma vitória na última etapa e conquista Volta à Catalunha
Português João Almeida assegurou 9.º lugar da geral
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou este domingo a Volta à Catalunha, fechando com mais um triunfo na sétima e última etapa, com colega de equipa João Almeida a terminar em nono na geral.
Pogacar venceu a última etapa, um circuito de 145,3 quilómetros realizado em Barcelona, com o tempo de 03:15.23 horas, superando num sprint em grupo reduzido os franceses Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Guillaume Martin (Cofidis), segundo e terceiro na etapa.
O esloveno dominou por completo a Volta à Catalunha, terminando com quatro vitórias em etapas e com o triunfo na geral com 03.41 minutos de vantagem em relação ao espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e 05.03 sobre o colombiano Egan Bernal (INEOS), segundo e terceiro respetivamente.
O português João Almeida, colega de equipa de Pogi, fechou hoje a sétima etapa no grupo principal, no 20.º posto, com o mesmo tempo do vencedor, assegurando o nono lugar da geral, a 06.33 minutos do líder.
Pogacar conquistou ainda camisola dos pontos e a da montanha, deixando apenas a juventude para o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ).