Portal Chamar Táxi

Ciclismo - Volta ao Algarve 2026

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
85,512
Gostos Recebidos
4,166

Paul Magnier vence 1.ª etapa e Juan Ayuso amealhou três segundos de bonificação​


Chegada so sprint a Tavira

Paul Magnier venceu esta quarta-feira a primeira etapa da Volta ao Algarve, que ligou Vila Real de Santo António a Tavira, na distância de 183.5 quilómetros, alcançando a a primeira vitória da época e a 25.ª da carreira como profissional.

Como se esperava, num percurso para velocistas, imperou uma chegada em pelotão, com o francês da Soudal a bater o belga Jordi Meeus (Red-Bull) e o checo Pavel Bittner (Picnic), sendo que aquele que era apontado como grande favorito, Jasper Philipsen (Alpecin) foi quarto, depois de ter perdido a 'roda' dos primeiros na curva a antecer a reta ligeiramente a subir para a meta.

O colombiano Santiago Mesa (Anicolor) foi 5.º, mas acabou relegado para o fim do pelotão devido ao sprint irregular, cabendo assim a Iker Bonillo (Boavista) ser o melhor (16.º) entre as equipas lusas. Rui Oliveira (Emirates) foi o melhor ciclista luso, em 10.º, à frente de Iúri Leitão (Caja Rural), em 15.º. Refira-se que Oliveira e Leitão são campeões olímpicos de madison na pista em Paris'2024, sendo que na estrada são 'rivais'.
Outro dos protagonistsa do dia foi Juan Ayuso. O espanhol da Lidl-Trek, que faz a sua estreia na temporada no Algarve, aproveitou a oportunidade das bonificações nos pontos quentes, conseguindo três segundos (foi 3.º num e 2.º noutro) que o colocam à frente dos restantes candidatos à vitória final, entre eles João Almeida, à entrada para a segunda tirada, onde se fará uma primeira grande seleção no alto da Fóia.
Ayuso e Almeida chegaram integrados no pelotão.
A etapa desta quinta-feira levará o pelotão de Portimão até à Fóia, com o final colocado numa contagem de primeira categoria, com nove quilómetros a 6.2 de inclinação média.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
85,512
Gostos Recebidos
4,166

Paul Seixas vence na Fóia à frente de Juan Ayuso e João Almeida​


img_920x519uu2026-02-19-17-54-15-2422567.jpg


A primeira chegada em montanha na Volta ao Algarve provocou, como se esperava, alterações na classificação geral, fazendo também uma primeira seleção quanto a favoritos.
Com cinco ciclistas a destacarem-se nos dois quilómetros finais, dos quase nove que teve a subida à Fóia, o luso-francês Paul Seixas (Decathlon) venceu a etapa, com o espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek) em segundo, sendo que João Almeida (Emirates), fechou o pódio.

Trata-se da primeira vitória profissional de Paul Seixas, de 19 anos, numa corrida onde, curiosamente, Tadej Pogacar (Emirates) se estreou a vencer na carreira em 2019. O ciclista da Decathlon é tido como uma das grandes promessas atuais do pelotão mundial, depois de em 2025 já ter mostrado o seu valor, por exemplo, ao ser terceiro no Europeu de estrada, apenas atrás de Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Conseguiu outros top 10, no Dauphiné e Volta à Lombardia, além de ter vencido a Volta à França do Futuro.

Juan Ayuso passa a ser o novo camisola amarela, com o mesmo tempo de Paul Seixas, e com João Almeida a sete segundos de ambos.
São estas as diferenças entre os três principais candidatos à entrada para mais uma etapa decisiva, o contrarrelógio desta sexta-feira, em Vilamoura, na distância de quase 20 km.

A etapa desta quinta-feira teve na subida final à Fóia o seu epílogo, com a Lidl-Trek de Juan Ayuso a impor o ritmo logo desde o início, isto já depois de o espanhol ter conseguido mais um segundo de bonificação num ponto quente.
E quando Juan Ayuso acelerou um pouco levou consigo Paul Seixas e João Almeida. O português ainda chegou em determinado momento a perder o contacto com o duo, mas recolou pouco depois. Mais tarde, juntou-se ao trio Matthew Riccitello (Dectahlon) e Oscar Onley (INEOS).
Já no último km, em estrada estreita e com mau piso, João Almeida tomou a iniciativa, mas viriam a ser Seixas e Ayuso a entrarem na frente com a meta à vista, com o luso-francês a levar a melhor no risco.
A etapa ficou ainda marcada pela queda de Tiago Antunes, à entrada para os últimos 10 km. O ciclista da Efapel continuou a etapa, mas com várias escoriações na cara, sendo depois 123º na Fóia, já a mais de 16 minutos do vencedor.

Record
 
Topo