Portal Chamar Táxi

Informação Cinco erros (gravíssimos) que está a cometer ao regar as suas plantas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,880
Gostos Recebidos
1,232
naom_698af3cf20954.webp


Com que frequência rega as suas plantas? Especialistas em botânica esclarecem ao blog Martha Stewart que o momento da rega vai além de despejar uma "elevada quantidade de água nas suas plantas".


Se quer mesmo fazer as suas plantas crescer de forma saudável, precisa de mudar alguns hábitos.


Tome nota dos erros (gravíssimos) que poderão estar a condicionar a saúde das suas plantas.


Excesso de água


Se por um lado a falta de água pode prejudicar a saúde das suas plantas, o excesso de água também se pode tornar problemático.


Sharon Yiesla, especialista em plantas, revela à mesma fonte que as pessoas que têm plantas, muitas vezes regam-nas, "sem sequer verificar se o solo está húmido ou seco".


A quantidade de água de que uma planta de interior precisa varia sempre, dependendo da sua espécie, mas é sempre necessário que verifique o grau de humidade do solo antes de a regar. Um solo excessivamente húmido levar a "apodrecimento das raízes e, eventualmente, matar a sua planta", acrescenta.





Irrigação de baixa profundidade


Regar com frequência, mas não profundamente, pode ajudar a sua planta a sobreviver, mas "não vai permitir que ela prospere".


Yiesla, a especialista de solos alerta para o facto de que a maioria das plantas de interior "precisam de rega quando os primeiros 3 a 6 cm de solo estão secos, dependendo do tamanho do vaso e do tipo de planta".


"Depois aplique água suficiente para que um pouco comece a sair pelo furo de drenagem", acrescenta a especialista. Sugere ainda que despeje o excesso de água do pires e não a regue novamente "até que a última parte do solo esteja seca novamente".


Ignorar o tipo de solo


"O tipo de solo desempenha um papel importante na frequência com que a sua planta precisa de água", tendo em conta que alguns tipos de solo absorvem e retêm a água durante mais tempo do que outros.


"Solo grosso e bem drenado pode secar de duas a três vezes mais rápido do que fibra de coco densa ou substrato para vasos", explica Jeanna Liu.


Não usar furos de drenagem


"Os vasos precisam de furos de drenagem adequados para que a água possa escapar pelo fundo". Estas especialistas sugerem que evite "vasos decorativos sem drenagem". Se optar por um vaso de furos consegue assegurar uma planta bonita, ao invés de priorizar um vaso esteticamente bonito, mas pouco funcional.


Tentar compensar os momentos de rega esquecidos


Uma irrigação fraca seguida de água em excesso para compensar os danos anteriores pode fazer mais mal do que bem. "O maior culpado pela morte das plantas é uma combinação de negligência de várias semanas seguida de rega excessiva de uma vez para compensar", remata a especialista Jeanna Liu.

IN:NM
 
Topo