• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como Escolher a Melhor Antena Parabólica

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Apesar de parecer um item básico, há vários detalhes na antena parabólica que devem ser considerados antes da compra, pois podem impactar na qualidade do sinal. É importante saber a frequência e o tipo de LNBF, além de conferir o tamanho e os acessórios. Veja mais detalhes de como escolher a seguir.

Confira Qual é a Faixa de Frequência da Antena​

Confira Qual é a Faixa de Frequência da Antena

A antena parabólica recebe os sinais em forma de ondas eletromagnéticas, enviadas via satélite. Essas ondas são formadas por frequências, chamadas bandas. Você encontrará antenas parabólicas com 2 tipos de bandas: Banda C e Banda KU. A primeira é o tipo mais comum de ser encontrado nas lojas online.
A Banda C emite frequências mais baixas, entre 3.7 GHz a 6.425 GHz, por isso, a antena deve ser maior para captar os sinais. Tem grande estabilidade de sinal, funcionando bem em condições adversas, como chuva e ventos. Funciona tanto para transmissão de dados analógicos quanto para digitais.
Já a Banda KU emite frequências mais altas, entre 10.7 GHz e 18 GHz, então o sinal é melhor captado, por isso, uma antena menor é adequada. É uma banda mais simples e normalmente tem o custo mais baixo, mas costuma ser mais frágil, por isso, sofre mais interferências.

Verifique se o LNBF está Incluído e Confira o Tipo do Dispositivo​

Verifique se o LNBF está Incluído e Confira o Tipo do Dispositivo

O LNBF (Low Noise Block Feeder) é um conversor de sinal de alta frequência para um sinal de baixa frequência, que alcança o receptor. A peça é fundamental para o funcionamento da antena parabólica, pois é a responsável por fazer a comunicação entre o satélite e o receptor.
O dispositivo pode ser de 2 tipos: monoponto ou multiponto. O primeiro permite que o sinal seja direcionado apenas para um aparelho. Já o segundo possibilita que o sinal chegue a 2 aparelhos ou mais, sendo indicado para quem tem mais de uma TV.
Algumas antenas já vêm com o LNBF, então você só precisa verificar de qual tipo é. No caso das antenas que não acompanham a peça, além do tipo, ao comprar você deverá verificar se ele também é compatível com a frequência, que pode ser Banda C ou Banda KU, conforme vimos acima.

Prefira uma Antena Que Vem com Receptor para Facilitar​

Prefira uma Antena Que Vem com Receptor para Facilitar

Se você vai comprar a sua primeira antena parabólica, então provavelmente precisará de um receptor, responsável por decodificar a imagem. Sem ele, não será possível acessar aos canais. Para maior praticidade, você pode adquirir uma antena que já vem com o receptor, caso contrário deverá comprar à parte.
Há 2 tipos de receptores: analógicos e digitais. O primeiro recebe o sinal analógico, mas ele vem sendo substituído pelo sinal digital, sendo necessário um receptor digital. Ele recebe menos interferências e ruídos, portanto, a imagem e o som têm mais qualidade.
Além disso, há o receptor digital HD, que permite assistir aos canais em alta definição, desde que a emissora o disponibilize. Contudo, tenha atenção, pois a sua TV precisa ser compatível com o receptor digital, ou seja, também deve ser digital. Para facilitar, escolha um kit que já venha com o receptor.

Quanto Maior o dBi, Melhor Será a Captação do Sinal​

Quanto Maior o dBi, Melhor Será a Captação do Sinal

Para saber se a potência da antena é boa e eficaz, é preciso avaliar o seu ganho. Ele indica a capacidade da antena em concentrar o sinal, amplificando a sua potência para deixá-lo mais forte. Quanto maior é esse ganho, melhor será a qualidade do sinal e consequentemente, da imagem.
Normalmente, o ganho é medido em dBi, com índices que podem começar em 6 e passar de 30. Também há opções medidas e dB, cujo índice pode passar dos 60. Quanto maior o ganho, melhor será a captação do sinal, o que é ideal para quem deseja ter pontos em 2 ou mais aparelhos, por exemplo.

Considere o Material da Antena Parabólica​

Considere o Material da Antena Parabólica

Sabia que o material da antena parabólica também pode interferi na qualidade do sinal recebido? Eles podem ser de 2 tipos: de tela ou de chapa. As de tela são feitas em alumínio, são mais leves e têm o custo mais baixo, contudo, o rendimento é menor, pois tende a deixar o sinal vazar.
Já as antenas de chapa são normalmente feitas de aço, que pode ser galvanizado ou pré-zincado. Em ambos os casos, elas são mais robustas e resistentes. Além disso, tendem a ter um rendimento melhor, não deixando o sinal vazar. Por isso, costumam ser menores.

Verifique o Diâmetro e Certifique-se de que é Adequado​

Verifique o Diâmetro e Certifique-se de que é Adequado

Existem antenas parabólicas de diversos tamanhos e isso pode interferir na qualidade do sinal. Em locais mais remotos, normalmente é necessária uma antena maior devido à dificuldade de alcançar o sinal. As antenas teladas de alumínio normalmente variam entre 150 e 200 cm. Quanto maior, mais alto é o desempenho.
nas antenas com chapa de aço, o tamanho geralmente varia de 60 a 150 cm. Como elas tendem a não deixar o sinal vazar, então conseguem manter a qualidade mesmo sendo menores. Outro ponto a se considerar é o local onde ela será instalada para que seja possível ajustá-la ao espaço.

Veja Quais Acessórios de Instalação Acompanham a Antena​

Veja Quais Acessórios de Instalação Acompanham a Antena

Além das peças que compõem a antena, como pétalas e tubos, ao comprar o item ele pode vir com alguns outros acessórios para a instalação. Um deles é o cabo RG59, que pode variar de 15 a 30 m de comprimento, sendo importante ficar de olho nisso. Também pode vir com os conectores RG59. Ambos são fundamentais para concluir a instalação, então confirme se estão incluídos.
 
Topo