• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dístico do seguro vai deixar de ser obrigatório estar no vidro do carro

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,689
Gostos Recebidos
369

Projeto lei foi aprovado pelo Parlamento.


Dístico do seguro vai deixar de ser obrigatório estar no vidro do carro



OProjeto de Lei n.º 659/XV/1.ª, apresentado pelo Iniciativa Liberal, foi esta sexta-feira aprovado pelo Parlamento, estabelecendo a eliminação da obrigatoriedade da afixação do dístico do seguro automóvel nos vidros dos veículos. Entrará em vigor após a sua publicação em Diário da República.


Conforme garantiu Carlos Guimarães Pinto, deputado do Iniciativa Liberal, foi "aprovado o fim das multas por não afixação do dístico do seguro no vidro do carro", sendo que o Projeto de Lei contou com o voto contra do Chega e as abstenções de PSD e Livre.



Na exposição dos motivos deste Projeto de Lei n.º 659/XV/1.ª, a Iniciativa Liberal deu como exemplo a eliminação, em 2012, do dístico relativo à Inspeção Periódica Obrigatória.



Transcrição do Projeto de Lei proposto pelo IL e aprovado esta sexta-feira

"Artigo 1.º

Objeto

A presente lei altera o Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto, que institui o regime do sistema de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

Artigo 2.º

Alteração ao Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto

O artigo 85.º do Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto, passa a ter a seguinte redação:

'Artigo 85.º

Garantia da responsabilidade civil e da situação registal do veículo

1 - A sanção da circulação do veículo sem seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, bem como o respetivo processo de aplicação, encontram-se fixados no Código da Estrada, com ressalva do previsto nos números seguintes.

2 – (revogado)

3 - Constitui contraordenação, punida com coima de (euro) 500 a (euro) 2500, se o veículo for um motociclo ou um automóvel, ou de (euro) 250 a (euro) 1250, se for outro veículo a motor, a não entrega do certificado de matrícula, ou do livrete e do título de registo de propriedade, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 80.º, salvo se for feita prova da alienação do veículo ou da existência de seguro válido no prazo referido no n.º 5 do mesmo.”

Artigo 3.º

Norma revogatória

É revogada a alínea d) do n.º 9 do artigo 29.º, o artigo 30.º e o n.º 2 do artigo 85.º do Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto.

Artigo 4.º

Entrada em vigor

A presente Lei entra em vigor no dia seguinte à sua publicação."




nm
 
Topo