Portal Chamar Táxi

Duvida sobre relé

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas eu ando a procura de um relé que eu ao tocar num swithc ele ative e ao tocar novamente desative quem sabe me dar uma ajuda de qual é e onde se arranja? É para a instalaçao num carro 12 v

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

nao é fáçil de soluçionares esse teu projeto sem arranjares um circuito eletronico talvês c, o iç,555.

procura circuitos c, este iç,e vai-te apareçer muitos projetos.

boa sorte.

marques 1956

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
mas o companheiro quer é pulssadores ou seja só um pulssador para ligar e desligar dá sempre para realizar a sua montagem desde que tenha conheçimentos de eletronica e fazer um circuito eletronico para comandar a bobine de 12v do relé, o 555 ou ne555, lm555 tem muitas opçoes.

por outro lado esqueçi-me de perguntar se tem conheçimentos de eletronica, se os nao tem esqueça o que disse, e meta um comutador tipo mini de alavanca ou um tipo dos que ligam os 4 piscas e pronto.

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Gostos Recebidos
0
Telerruptor, 1 impulso liga outro desliga, mais facil que isso não ha, para que complicar quando 1 bobine com 1 platinadoe 1 roda dentada resolvem tudo? ha mais de 20 anos que existem apesar de muitos o desconhecerem e nem saberem usar.

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
boas eu pouco percebo de eletronica tenho interesse e procuro estar sempre a aprender em relação ao telerruptor eu ate tenho em casa por isso é que queria saber se poderia arranjar um mas de 12 v para ligar no carro eu normalmente quando tenho um esquema de ligação faria um mas perfiro comprar um que de para o que perciso mas não sei o que pedir na servelec que me faça esse trabalho migando com um switch

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
mas o companheiro quer é pulssadores ou seja só um pulssador para ligar e desligar dá sempre para realizar a sua montagem desde que tenha conheçimentos de eletronica e fazer um circuito eletronico para comandar a bobine de 12v do relé, o 555 ou ne555, lm555 tem muitas opçoes.

por outro lado esqueçi-me de perguntar se tem conheçimentos de eletronica, se os nao tem esqueça o que disse, e meta um comutador tipo mini de alavanca ou um tipo dos que ligam os 4 piscas e pronto.

eu pouco percebo de eletrónica gosto muito mas pouco sei . tenho o meu primo que é engenheiro de eletrónica de potencia que produz equipamentos que deixam as casas com autonomia total da edp e outros e é a ele que peço os esquemas para me interter a inventar em casa mas ele raramente tem tempo para mim e tenho de pesquisar por aqui pois sei que me podem ajudar

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas

Se conheces a Servelec tambem conheces de certeza esta casa. fica na rua principal um pouco mais abaixo para o lado da rotunda.

Eles trabalham com a marca Hager e no catalogo está lá o que presumo que te interessa.

Abraço

Anexos

• rele.jpg
    rele.jpg
    66.1 KB · Visualizações: 17
  • rele1.jpg
    rele1.jpg
    70 KB · Visualizações: 17

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

Se conheces a Servelec tambem conheces de certeza esta casa. fica na rua principal um pouco mais abaixo para o lado da rotunda.

Eles trabalham com a marca Hager e no catalogo está lá o que presumo que te interessa.

Abraço
se fizer o trabalho de ligar e desligar só com um swicth como os de casa é isso :D mas perciso que me digas essas referências pois não da para ver bem :/

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

em pormenor

abraço

Anexos

• rele01.jpg
    rele01.jpg
    55.1 KB · Visualizações: 11

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
boas eu pouco percebo de eletronica tenho interesse e procuro estar sempre a aprender em relação ao telerruptor eu ate tenho em casa por isso é que queria saber se poderia arranjar um mas de 12 v para ligar no carro eu normalmente quando tenho um esquema de ligação faria um mas perfiro comprar um que de para o que perciso mas não sei o que pedir na servelec que me faça esse trabalho migando com um switch

Boas

Um exemplo de esquema, para quem não percebe muito de electrónica.
O custo dos componentes fica por cerca de 5 euros.

AHST134.jpg

Boas escolhas

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

Um exemplo de esquema, para quem não percebe muito de electrónica.
O custo dos componentes fica por cerca de 5 euros.

Ver anexo 131094

Boas escolhas

boas gosto da ideia :D mas se não souber os valores e os nomes dos componentes não consigo fazer pois pouco sei dos desenhos só sei que tem resistencias mas n sei que valores meto tenho tentado procurar uns bons manuais para dar com isso mas não tenho arranjado em pdf peço desculpa mas sou ainda inocente nestas bandas o meu primo esplica me tudo o que tenho de fazer :D

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
mrsat este esquema deixa me o sistema sempre ligado até novo clique no botão de pressão?

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
mrsat este esquema deixa me o sistema sempre ligado até novo clique no botão de pressão?

Boas

Sim claro. Se pretender montar o mesmo, posso indicar o valor para as resistências, e condensador.

Cps

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

Sim claro. Se pretender montar o mesmo, posso indicar o valor para as resistências, e condensador.

Cps
Boas se puderes gostava de ter valores disso para poder fazer tudo certinho :D

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas se puderes gostava de ter valores disso para poder fazer tudo certinho :D

Boas

Para um relé duplo de 12V DC - 16A, (com bobine para DC, resistência ~300 ohm) os componentes podem ser duas resistências de 47 ohm 1/2W, e um condensador electrolítico de 3300uF - 25V.

O condensador tem polaridade, e deve ser montado como no esquema.

O rele pode ser o modelo LMR1H-12D que se arranja a cerca de 2,5€, condensador a cerca de 0.55€, duas resistências 0.10€, botão de pressão depende do modelo ~0.70€. Preço indicativos c/iva de loja electrónica Porto.

AHST135.jpg

Nota, devido à simplicidade do esquema, deve aguardar pelo menos ~1 segundo, entre operações consecutivas no botão de pressão.

Boas montagens se for o caso.

Cps

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

Para um relé duplo de 12V DC - 16A, (com bobine para DC, resistência ~300 ohm) os componentes podem ser duas resistências de 47 ohm 1/2W, e um condensador electrolítico de 3300uF - 25V.

O condensador tem polaridade, e deve ser montado como no esquema.

O rele pode ser o modelo LMR1H-12D que se arranja a cerca de 2,5€, condensador a cerca de 0.55€, duas resistências 0.10€, botão de pressão depende do modelo ~0.70€. Preço indicativos c/iva de loja electrónica Porto.

Ver anexo 131099

Nota, devido à simplicidade do esquema, deve aguardar pelo menos ~1 segundo, entre operações consecutivas no botão de pressão.

Boas montagens se for o caso.

Cps
a imagem que esta simbolizada com uma seta e traçejado é o que faz a ligação da bateria ao resto que necessito mas isso é feito com o que ?

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
a imagem que esta simbolizada com uma seta e traçejado é o que faz a ligação da bateria ao resto que necessito mas isso é feito com o que ?

Boas

O relé que indiquei tem 8 contactos, 2 para a bobine e 6 da comutação dupla (dentro do relé está a bobine e o conjunto da comutação dupla). O tracejado quer dizer que o sistema interno do rele move ao mesmo tempo os dois contactos, quando a bobine é activada ou desactivada. Na imagem o sistema está na posição de repouso ou seja a bobine não tem energia.
Quando pulsar o interruptor de pressão pela primeira vez, é fornecida tensão à bobine do relé por descarga do condensador, e o mesmo muda de estado, e grupo dos dois contactos movem ao mesmo tempo conforme a orientação da seta. É activada a saída, ao mesmo tempo a resistência de 47 ohm (direita) gera a corrente de manutenção do relé, etc....etc.

A tensão da bateria +12V e a massa GND, ligam nos dois pontos comuns do relé, conforme esquema.

Eventualmente o seu primo também pode dar uma dica para melhor interpretação do circuito assim como explicar os contactos do relé.

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas

Aproveitando o esquema do amigo mrsat

Fica assim.

e o relé, há equivalente na Servelec.

Abraço

Anexos

• AHST135.jpg
    AHST135.jpg
    51.6 KB · Visualizações: 8
  • 960pcb.jpg
    960pcb.jpg
    184.6 KB · Visualizações: 5
  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    60.2 KB · Visualizações: 8

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

Fica assim.

Abraço

Boas

Fiquei curioso sobre esse esquema.
O botão é de pressão (mola), quando se pressiona o mesmo o relé liga, ao retirar o dedo o interruptor abre.
Se o interruptor abre, o relé fica activado?

Cps

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

O relé que indiquei tem 8 contactos, 2 para a bobine e 6 da comutação dupla (dentro do relé está a bobine e o conjunto da comutação dupla). O tracejado quer dizer que o sistema interno do rele move ao mesmo tempo os dois contactos, quando a bobine é activada ou desactivada. Na imagem o sistema está na posição de repouso ou seja a bobine não tem energia.
Quando pulsar o interruptor de pressão pela primeira vez, é fornecida tensão à bobine do relé por descarga do condensador, e o mesmo muda de estado, e grupo dos dois contactos movem ao mesmo tempo conforme a orientação da seta. É activada a saída, ao mesmo tempo a resistência de 47 ohm (direita) gera a corrente de manutenção do relé, etc....etc.

A tensão da bateria +12V e a massa GND, ligam nos dois pontos comuns do relé, conforme esquema.

Eventualmente o seu primo também pode dar uma dica para melhor interpretação do circuito assim como explicar os contactos do relé.

muito obrigado mal possa vou comprar o que percisa e vou ter com ele para ele dizer-me ao promenor o que me pode falhar :D graças a deus que aparece pessoal bom nos foruns !

moreirafz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas

Fica assim.

Abraço

maravilha eu bem falei com eles mas como não me soube explicar é complicado de eles me entenderem :D