Portal Chamar Táxi

Estás a ficar velho ? Vale a pena ler!

emvcsat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo tintinnoddy, grandes tempos esses, eu sou de 74 e posso mencionar muito mais coisas da nossa infância.

1-quando fomos para a escola e o nosso porta lápis era uma saca de arroz
2-a mochila uma saca de asas
3-levava-mos o tacho de casa e comiamos a comida aquecida
4- levava-mos com a cana e com a régua e o nosso professor ainda era incentivado a puxar-nos as orelhas se nos portassemos mal
5-quais visitas de estudo? para ir ao passeio anual era preciso ser um dos melhores alunos e ainda assim era quase impossivel se não fossem os pais a acompanhar.
6- quando tinhamos mais medo da catequista do que do professor
7-quando nos divertiamos a jogar :

á bilharda
ao mata
ao espeto
ao botão ( a dor de cabeça das nossas mães)
á mosca
ás rodinhas
fazer carros com arame e carroçarias de lata de sardinha
o arco - que saudades eu tenho do arco
ao berlinde (com bogalhos de carvalho é claro)
faziamos nós as nossas pistas para os carros
o nosso balancé era feito na oliveira do quintal
quando em um grupo de 20 rapazes só um é que tinha uma bola
e muito mais coisas que podemos contar da nossa infância

ainda me lembro perfeitamente de que ao domingo a brincadeira acabava ás 18:50 só para ir ver as séries preferidas:

justiceiro
macgiver
galáctica na terra
soldados da fortuna
cão vagabundo
três duques
jovens heróis de shaolin
o fugitivo - a preto e branco, lembram-se? a série que o meu pai já tinha visto enquanto militar, em que não perdiamos um episódio,e o meu pai a recordar a juventude dele.

enfim tantas coisas que fazem saudade da nossa bela criancice, como tu dizes

As crianças são o melhor do mundo

abraços a todos emvcsat

T

TIN

Visitante
amigo tintinnoddy, grandes tempos esses, eu sou de 74 e posso mencionar muito mais coisas da nossa infância.

1-quando fomos para a escola e o nosso porta lápis era uma saca de arroz
2-a mochila uma saca de asas
3-levava-mos o tacho de casa e comiamos a comida aquecida
4- levava-mos com a cana e com a régua e o nosso professor ainda era incentivado a puxar-nos as orelhas se nos portassemos mal
5-quais visitas de estudo? para ir ao passeio anual era preciso ser um dos melhores alunos e ainda assim era quase impossivel se não fossem os pais a acompanhar.
6- quando tinhamos mais medo da catequista do que do professor
7-quando nos divertiamos a jogar :

á bilharda
ao mata
ao espeto
ao botão ( a dor de cabeça das nossas mães)
á mosca
ás rodinhas
fazer carros com arame e carroçarias de lata de sardinha
o arco - que saudades eu tenho do arco
ao berlinde (com bogalhos de carvalho é claro)
faziamos nós as nossas pistas para os carros
o nosso balancé era feito na oliveira do quintal
quando em um grupo de 20 rapazes só um é que tinha uma bola
e muito mais coisas que podemos contar da nossa infância

ainda me lembro perfeitamente de que ao domingo a brincadeira acabava ás 18:50 só para ir ver as séries preferidas:

justiceiro
macgiver
galáctica na terra
soldados da fortuna
cão vagabundo
três duques
jovens heróis de shaolin
o fugitivo - a preto e branco, lembram-se? a série que o meu pai já tinha visto enquanto militar, em que não perdiamos um episódio,e o meu pai a recordar a juventude dele.

enfim tantas coisas que fazem saudade da nossa bela criancice, como tu dizes

As crianças são o melhor do mundo

abraços a todos emvcsat
Excelente apontamento amigo!
Um abraço.

mile8

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Obrigado por alguém colocar uma coisa dessas aqui, obrigado mesmo a ti,tintinnody. Tenho um filho de três anos e meio, e p alem de tudo que escreveste e eu nasci em 75, trabalho numa escola e é como se costuma dizer, "já não há brincadeiras como nós tinhamos no nosso tempo de infãncia é esta conclusão que tiro durante estes dez anos que trabalho numa escola.
mile8

fernandes

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Está fixe, mas eu não me posso queixar só tenho 16 anos!!!

Vocês também queriam ter 16 anos lol :index: :index: :index:

Viva o Vitoria!

Viva Guimaraes!

:6_15_221:

isabel cardoso

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
0
:espi28: obrigado...vivi tudo isso pena tenho eu de meus filhos que nunca saberão o que é a verdadeira liberdade mas nem arrisco deixalos ir a rua sosinhos no mundo de hoje onde todo o cuidado é pouco

alves007

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
bons tempos.....

boas amigos

simplesmente espectacular......

sou da colheita de 1965...palavras para que....

o meu obrigado por me terem avivado a memoria

cumprimentos

alves007

homemfeio

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
É com lágrimas que estou a escrever isto..........................

Tenho saudades de fazer tudo isso.........tenho saudades de ser pequenino........

Adorei fazer tudo isso.........era tão bom...........Obrigado a quem escreveu este tópico.............

Sei que não vai se possível os nossos filhos viverem o mesmo....e é isso que me dá pena.........

OBRIGADO...............

sotam-1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
È verdade

Queria agradecer ao tintinnody por se ter lembra do de escrever sobre este tema ,eu nasci em 1962 e não havia nem televisão nem eletricidade,na aldeia aonde eu vivia só lá chegou a dita eletricidade em 1977 não havia brinquedes comprados, tudo era inventado e feito á mão,e faltava quase tudo, mas havia com abundancia amizade cinsera e respeito pelo próximo.

T

TIN

Visitante
É com lágrimas que estou a escrever isto..........................

Tenho saudades de fazer tudo isso.........tenho saudades de ser pequenino........

Adorei fazer tudo isso.........era tão bom...........Obrigado a quem escreveu este tópico.............

Sei que não vai se possível os nossos filhos viverem o mesmo....e é isso que me dá pena.........

OBRIGADO...............
Amigos, às vezes sinto-me "culpado" por situações que criei nalguns Membros por ter escrito este Tópico mas por outro lado sinto-me contente por ter causado nostalgia.
Peço desculpa mas tinha que desabafar isto.
O meu obrigado a todos os Membros, Moderadores e Adm. pela relevância que estão a dar ao Tópico.
Um abraço amigo.

homemfeio

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo tintinoddy, desde já tens todo o meu agradeçimento por me fazeres lembrar que estou VIVO e de que acima de bens materiais e de outras parvoiçes mais a vida tem sido bonita com altos e baixos claro, mas tem valido a pena viver..........é claro, como criança era bem mais fácil viver, mas temos que dar a vez aos nossos filhos é a lei da vida, e tenho a certeza de que este tópico vai fazer com que muitos de nós brinquemos mais com os nossos filhos e ao ar livre de preferencia.....só isso.......
mais uma vez o meu muito obrigado.

cyber2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Gostos Recebidos
0
Está um espectaculo bons tempos.:6_15_221:

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Estou a ficar velho, sem dúvida...

SIM ESTÁS A FICAR VELHO!!

Nascidos antes de 1986

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos
nos anos 60, 70 e princípio de 80 não devíamos ter sobrevivido até hoje,
porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas em
tinta á base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não
tínhamos frascos de medicamento com tampas "á prova de crianças" ou
fechos nos
armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de
bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags -
viajar á frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não
da
garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos
gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a
brincar
lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos
disso.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a
grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que
esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado
aprendíamos.

Saímos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que
estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis

e ninguém se importava com isso. Não tínhamos Play Station, X Box.

Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis,

computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos

encontrar íamos á rua.

Jogávamos ao elástico e á barra e a bola até doía! Caíamos das
arvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em
tribunal.

Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos ás portas
de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.

Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a
escola; não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos
jogos

com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais
nos
safarem, eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores
inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma

explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso,
sucesso
e
responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles? Parabéns!

Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como
verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as
nossas vidas, "para nosso bem". Para todos os outros que não têm idade
suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto meus amigos é
surpreendentemente medonho ... e talvez ponha um sorriso nos vossos
lábios:

A maioria dos estudantes que estão nas universidades hoje nasceram em

1986...chamam-se jovens. Nunca ouviram "we are the world" e "uptown girl"
conhecem de westlife e não Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick
Astley,
Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma Alemanha e

um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CD's sempre existiram.

O Michael Jackson sempre foi branco.

Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar
que aquele gordo fosse um dia deus da dança. Acreditam que Missão
impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem
imaginar a
vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e
branco.

Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:

1.. Entendes o que está escrito acima e sorris
2.. Precisas de dormir mais depois de uma noitada
3.. Os teus amigos estão casados ou a casar
4.. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores
5.. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis
6.. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez)
7.. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos
8.. Vais encaminhar este e mail para outros amigos porque achas
que vão gostar.

SIM ESTÁS A FICAR VELHO!!

Eu que sou de 59...sim estou a ficar velho!

Olho para os meus filhos com 18, 14 e 12 anos e sinto pena deles... pena porque não tiveram a felicidade de disfrutar de tudo aquilo que aqui foi referido, da pureza das relações com os amigos e a necessidade de fabricar no dia a dia a sua própria felicidade utilizando as coisas mais simples e baratas do mundo!
De repente fiquei triste, com saudades dos meus tempos de criança e apetece-me chorar, porque é verdade... estou mesmo a ficar velho....

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Gostos Recebidos
0
esta fixe
mas eu sou de 1992
voces nao sao velhos, pa ser simpatica ... sao cotinhas :Espi06:

porroncho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
mais um a ficar velho de 69 é com muito orgulho que fiz tudo isso e mais "corridas com arco , rodeiros andas etc..." nasci numa aldeia!!!!!!

algarvio

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
escelente amigo Cerveja Gforum Cerveja Gforum

DrX

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
tá mt fixe, é bom recurdar a nossa infância, pois, pk agora os miudos é só consolas, brigas a fingir k são os power ranger's, etc, eles ñ sabem o k é brincar a sério, tipo: passar uma tarde toda a jogar ao prego( kem ñ se lembra, conquistar o mundo só com um prego), aos cowboys, as escondidas, aos médicos:Espi06: :Espi06: ; bom eram mais as médicas a tratar da gente:Espi06: , ect, belos tempo os de 77, já diz Cerveja Gforum a canção e é bem verdade " ó tempo volta para trás".

xato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Velho não, usado mas com muita genica...

E eu que sou de 1958 e tenho um filho de 1986?
Garanto, com o pai que ele tem eu trocava com ele.
Só que ele não quer.
Na faz mal, tudo o que ele não sabe(e é muito) pergunta ao papá...
Se eu fizesse isso com o meu levava um chapadão.
:Espi06: Cerveja Gforum :Espi06:

eleka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2006
Gostos Recebidos
0
tintinnody com essa tuas palavras fazes-me sentir saudades dos meu tempos de infancia e adolescencia!
Eu revejo-me em quase tudo o que dizesses-te só tenho a acrescentar que no meu caso "rachei" 4 vezes a cabeça tendo que levar pontos,"rasguei" 2 vezes os braços e tive que levar pontos....era construtor de fisgas(cheguei a ter mais de cem figas!!eheheh),jogava o peao com os meus vizinhos ou entao com os putos nas fontainhas no porto...Andava pelos telhados dos vizinhos a fazer sabe-se lá o quê!(eu sei mas nao digo).
Amigo tintinnody que saudades as tuas palavras me deixam!...estou a "começar!!!" a ficar velho!:Espi42:

30cm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Gostos Recebidos
0
faz-nospensar na vida. e no sentido que temos que dar-lhe.
Obrigado por essas linhas que nos faz crescer.

Ruca_Gonzo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 22, 2006
Gostos Recebidos
0
Velhos tempos... que saudades... ai... ai...

esta fixe
mas eu sou de 1992
voces nao sao velhos, pa ser simpatica ... sao cotinhas :Espi06:

Querida Amiguinha...

Tu és muito simpática e és muito queridinha na tua apreciação... o amigo "tintinnody" referiu vários aspectos da vida real (da infância, puberdade e adolescência) nos anos 50, 60, (ele nasceu em 1965) 70, 80... foram realidades que eu vivi (não era fácil mas a malta gozava à "brava")... somando, ainda, muitas memórias inesquecíveis, que eu recordo com alguma nostalgia, mas também, com enorme alegria e satisfação (exactamente por as ter vivido intensamente)!

... e porque foste simpática vou-te contar o que acontecia com este "rapazinho" - no final da década de 50 (nasci em 1953) - todos os fins-de-semana... aos domingos existiam as "Matinés (Infantis) de Cinema" para maiores de 6 (seis) anos de idade... eu e os meus amigos e companheiros de infância (tinhamos todos entre os seis e os oito anos de idade... havia 1 que tinha 5anos - acredita que isto é verdade) não perdíamos uma... só tínhamos que (cada um de nós) arranjar 2$50 (dois escudos e cinquenta centavos) - o que corresponde no dinheiro de hoje a sensivelmente um cêntimo (2$00) - para o bilhete... eramos um grupo de 5 ou 6 rapazes, e só 1 destes miúdos é que tinha a totalidade da "massa" para ir ao cinema... o resto da "malta" tinha que se desenrascar (pedir) para arranjar os "tostões" necessários... isto passava-se em Lisboa (Campo de Ourique), nos então (agora extintos) Cinema Paris e Jardim Cinema... ai que saudades... ai... ai...!

Estas - entre outras - situações podem dar-te uma ideia geral da realidade daqueles tempos... e do estilo desenrascado, atrevido, responsável e até independente dos "putos reguilas" daquele tempo (1959)... no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, era assim... (noutros locais do País, nomeadamente, na província não era bem assim, porque, entre outras coisas, nem cinema havia)!

Só mais uma curiosidade: Com o mesmo «cêntimo de hoje», 2$00 daquele tempo, a minha mãe (outra coisa rara hoje) mandava-me ir comprar 5 carcaças à padaria... e sabes que mais... o dinheiro chegava... à justa, mas chegava!

Um grande beijinho p'ra ti!
Ruca

PS:
Os animais (a seguir às crianças) são do melhor que existe!

Última edição:
T

TIN

Visitante
Querida Amiguinha...

Tu és muito simpática e és muito queridinha na tua apreciação... o amigo "tintinnody" referiu vários aspectos da vida real (da infância, puberdade e adolescência) nos anos 50, 60, (ele nasceu em 1965) 70, 80... foram realidades que eu vivi (não era fácil mas a malta gozava à "brava")... somando, ainda, muitas memórias inesquecíveis, que eu recordo com alguma nostalgia, mas também, com enorme alegria e satisfação (exactamente por as ter vivido intensamente)!

... e porque foste simpática vou-te contar o que acontecia com este "rapazinho" - no final da década de 50 (nasci em 1953) - todos os fins-de-semana... aos domingos existiam as "Matinés (Infantis) de Cinema" para maiores de 6 (seis) anos de idade... eu e os meus amigos e companheiros de infância (tinhamos todos entre os seis e os oito anos de idade... havia 1 que tinha 5anos - acredita que isto é verdade) não perdíamos uma... só tínhamos que (cada um de nós) arranjar 2$50 (dois escudos e cinquenta centavos) - o que corresponde no dinheiro de hoje a sensivelmente um cêntimo (2$00) - para o bilhete... eramos um grupo de 5 ou 6 rapazes, e só 1 destes miúdos é que tinha a totalidade da "massa" para ir ao cinema... o resto da "malta" tinha que se desenrascar (pedir) para arranjar os "tostões" necessários... isto passava-se em Lisboa (Campo de Ourique), nos então (agora extintos) Cinema Paris e Jardim Cinema... ai que saudades... ai... ai...!

Estas - entre outras - situações podem dar-te uma ideia geral da realidade daqueles tempos... e do estilo desenrascado, atrevido, responsável e até independente dos "putos reguilas" daquele tempo (1959)... no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, era assim... (noutros locais do País, nomeadamente, na província não era bem assim, porque, entre outras coisas, nem cinema havia)!

Só mais uma curiosidade: Com o mesmo «cêntimo de hoje», 2$00 daquele tempo, a minha mãe (outra coisa rara hoje) mandava-me ir comprar 5 carcaças à padaria... e sabes que mais... o dinheiro chegava... à justa, mas chegava!

Um grande beijinho p'ra ti!
Ruca

PS:
Os animais (a seguir às crianças) são do melhor que existe!
Bom dia amigo Ruca,
Voltei a entrar neste tópico porque não resisti a dizer que adorei as palavras que escreveste.
Também e para dar mais um exemplo eu com 8 anos (1972) com vinte e cinco tostões (2,50 escudos) comprava um saco de catanhas piladas que distribuia pelos meus amigos.

Acrescento também que adorei o teu P.S. "Os animais (a seguir às crianças) são do melhor que existe!"

Um grande abraço.

BRAVOTANGO

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
tenho pena não poder dar a mesma infância que eu tive aos meus filhos, tenho mesmo pena!!!

rewire

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Este tópico foi muito bem feito parabens.
Eu não sou velho mas caminho também para lá.eu passei por algumas destas situações como vivia numa aldeia os pais são sempre mais severos,lembro-me quando ai tomar banho ao rio lá da terra com os colegas, o pior era quando chegava a casa apanhava uma coça,no carnaval roubar as carroças e animais aos velhos na zona.Coisas que os miúdos de agora não fazem.Cerveja Gforum
um abraço rewire