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Estudo: contexto faz pássaros cantarem com ou sem harmonia
Pássaros cantam em harmonia ou dissonância, a depender do contexto Um dueto requer dois cantores e há cientistas tentando descobrir como surgem essas apresentações coordenadas entre pássaros. São resultado de cooperação, uma forma de uma dupla sinalizar aos demais que estão operando em conjunto? Ou derivam do conflito e evoluíram de maneira a prevenir que o padrão de canto de um parceiro interfira com o do segundo?
Um estudo de duetos entre tamnofilídeos do Peru sugere que as duas coisas podem acontecer e que o contexto é decisivo. Joseph Tobias e Nathalie Sedon, da Universidade de Oxford, descrevem em artigo para a revista Current Biology que um conflito sexual pode levar uma fêmea usualmente cooperativa a cantar de forma a atrapalhar o canto de seu parceiro macho.
Os pesquisadores expuseram casais de tamnofilídeos ao canto gravado de outros pássaros e monitoraram as canções com que eles respondiam. Em uma das experiências, a canção executada foi a de um par intruso. Nesse caso, o par residente poderia perder território, e por isso deveria cooperar, diz Tobias. E é o que acontece. O dueto coordenado que produzem é uma mensagem aos intrusos para que se vão.
Mas diante do canto de uma fêmea sem parceiro, o comportamento foi outro. "A expectativa seria a de que a fêmea estivesse altamente motivada a defender sua posição na parceria", disse Tobias. E isso ocorre. O macho canta com entusiasmo, flertando com a nova fêmea, e a fêmea do casal faz o possível para interferir com o canto, atrapalhando-o, presumivelmente para tornar seu macho menos atraente à segunda fêmea.
"Fica evidente que o macho não gosta da atitude dela", diz Tobias. O comportamento "rompe uma situação cooperativa e gera um sinal mais complicado", ele diz. Trata-se da primeira prova de interferência em sinais dentro de um casal, diz Tobias.
E, porque isso leva o macho a alterar sua canção para evitar a interferência do canto da fêmea, o fator serve como indicação de que esse tipo de conflito poderia, em longo prazo, propelir a evolução das canções coordenadas.
The New York Times
Pássaros cantam em harmonia ou dissonância, a depender do contexto Um dueto requer dois cantores e há cientistas tentando descobrir como surgem essas apresentações coordenadas entre pássaros. São resultado de cooperação, uma forma de uma dupla sinalizar aos demais que estão operando em conjunto? Ou derivam do conflito e evoluíram de maneira a prevenir que o padrão de canto de um parceiro interfira com o do segundo?
Um estudo de duetos entre tamnofilídeos do Peru sugere que as duas coisas podem acontecer e que o contexto é decisivo. Joseph Tobias e Nathalie Sedon, da Universidade de Oxford, descrevem em artigo para a revista Current Biology que um conflito sexual pode levar uma fêmea usualmente cooperativa a cantar de forma a atrapalhar o canto de seu parceiro macho.
Os pesquisadores expuseram casais de tamnofilídeos ao canto gravado de outros pássaros e monitoraram as canções com que eles respondiam. Em uma das experiências, a canção executada foi a de um par intruso. Nesse caso, o par residente poderia perder território, e por isso deveria cooperar, diz Tobias. E é o que acontece. O dueto coordenado que produzem é uma mensagem aos intrusos para que se vão.
Mas diante do canto de uma fêmea sem parceiro, o comportamento foi outro. "A expectativa seria a de que a fêmea estivesse altamente motivada a defender sua posição na parceria", disse Tobias. E isso ocorre. O macho canta com entusiasmo, flertando com a nova fêmea, e a fêmea do casal faz o possível para interferir com o canto, atrapalhando-o, presumivelmente para tornar seu macho menos atraente à segunda fêmea.
"Fica evidente que o macho não gosta da atitude dela", diz Tobias. O comportamento "rompe uma situação cooperativa e gera um sinal mais complicado", ele diz. Trata-se da primeira prova de interferência em sinais dentro de um casal, diz Tobias.
E, porque isso leva o macho a alterar sua canção para evitar a interferência do canto da fêmea, o fator serve como indicação de que esse tipo de conflito poderia, em longo prazo, propelir a evolução das canções coordenadas.
The New York Times