Portal Chamar Táxi

Informação Estudo revela o tipo de queijo que ajuda a reduzir risco de demência

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,905
Gostos Recebidos
1,195
naom_6943b21c50800.webp


Existe um tipo de queijo que pode ajudar a reduzir o risco de demência. A conclusão é de um estudo publicado na revista Neurology. Pode ainda ser eficaz ao evitar o declínio cognitivo e também a redução do fluxo sanguíneo.


De acordo com o estudo, o consumo de queijo com alto teor de gordura é o mais indicado e pode impedir o desenvolvimento de demência ao longo de 25 anos. Por outro lado, outro tipo de queijos e laticínios com baixo teor de gordura não apresentaram benefícios a este nível.


O tipo de queijo que reduz o risco de demência​


A investigação aponta que o consumo de queijo se deve ficar-se nas 50 ou mais gramas dpor dia para conseguir receber todas as vantagens. O estudo concluiu também que o consumo e natas com gordura, cerca de meia colher de sopa por dia, também poderia trazer benefícios contra a demência.





"O queijo é fermentado, o que produz compostos bioativos que podem influenciar a inflamação e os vasos sanguíneos. As natas geralmente são usadas em refeições caseiras, não sendo consumido em grandes quantidades por si só", revela Emily Sonestedt, uma das autoras do estudo, aqui citada pela ABC.


"O consumo de leite, por outro lado, varia mais de acordo com os padrões alimentares e não passa pelo mesmo processo de fermentação”, continua a especialista.


"Nem todos os queijos são iguais. O que a vaca come determina o que tem o leite. Os ómega-3 são preferencialmente protetores para o cérebro", continua. O estudo sueco foi feito ao longo de 25 anos e contou com análise de dados de mais de 28 mil pessoas.


O estudo mostrou ainda que 15% a 20% das pessoas que uma variante genética APOE ε4 não recebiam qualquer tipo de vantagens contra a demência ao consumir queijo. Parmesão, cheddar, gruyère, brie, roquefort, gorgonzola, gouda e provolone são alguns dos queijos com mais teor de gordura que encontra nos supermercados.


Mais um estudo a comprovar os benefícios do queijo contra a demência​


Já no final de outubro, um outro estudo mostrou que o consumo regular de queijo poderia trazer benefícios contra a demência.


A investigação publicada na revista Nutrients revelou que pessoas que consumiam queijo com regularidade tinham menos 24% de desenvolver demência ao longo de três anos, isto comparado com pessoas que não consumiam queijo.


Desta forma, explicaram que o consumo de pelo menos uma porção por semana já fazia toda a diferença. O estudo foi realizado no Japão e contou com a análise de dados de mais de oito mil pessoas com mais de 65 anos.


De acordo com a Euronews, no final do estudo, 3,4% das pessoas que consumiam queijo foram diagnosticadas com demência em comparação com os 4,45% dos que não consumiam. O número corresponde a 10 casos a menos de demência em cada mil pessoas.


Como o queijo pode reduzir o risco de demência?


O queijo "contém proteínas e aminoácidos essenciais que ajudam na manutenção neuronal, além de vitaminas lipossolúveis como a vitamina K2, que desempenha um papel na saúde vascular e na homeostase do cálcio", referem os responsáveis pela investigação.


"Os produtos lácteos fermentados têm sido associados a menores riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, ambas conhecidas como fatores de risco para demência", acrescenta o estudo.

IN:NM
 
Topo