- Entrou
- Out 12, 2007
- Gostos Recebidos
- 0
Amigo Marques. Nem sempre os motores têm de ter condensadores. Depende da forma como são construidos. Repara num motor de uma ventoínha. Não tem nada. Repara num motor de ventilação de um microndas. Não tem nada.
Como funciona:
As lâminas finas que envolvem o enduzido do fio de cobre levam um "chante" com um fio de cobre em volta. è este o segredo desses motores.
Fica bem
Meus caros, desculpem lá desenterrar o topico mas estou tambem com um problema no meu Teka.
Sou um curioso nisto, aviso já.... Então é assim, o meu tem dois motores de 130w com 5 fios que acho que queimaram. Fizeram uns barulhos estranhos e após um cheiro a queimado não se mexeram mais. Segui as dicas aqui indicadas e tentei ver se os motores tinham escovas, desmanchei aquilo e nada de escovas. Se não tem escovas tem de ter condensador, como disse o companheiro marques, e lá me puz a desmontar a porra do exaustor todo, peça a peça, em busca do dito (trabalho sujo, aviso já) e do famoso condensador nada! Concluo assim que a afirmação do marques no que se refere á existencia de condensador em motores sem escovas não está correta. Testei c/multimetro os cabos e interruptores e aparentemente estão funcionais...
Fui a um representante da teka e pediram-me 45€ por cada motor, o que é inviável, mas na net descobri uns por 15€ que me parecem iguais mas que não sei se dão: Exaustores e motores p/ exaustor - Exaustores - PRODUTOS, alguem me pode indicar se adaptados lá funcionam?