Portal Chamar Táxi

Fafe

1tico1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
311
Gostos Recebidos
0




Fafe é uma cidade jovem, no quadro de um concelho cujas raízes remontam a tempos imemoriais. Por aqui andaram antigas civilizações, como os lusitanos e os romanos, que moldaram alguns dos recantos mais belos desta terra.
Em 1513, o Rei D. Manuel I concedeu foral ao concelho de Montelongo, antiga designação de Fafe, que em 1840 ascende a Vila e em 1986 é elevada a cidade, como reconhecimento do surto de progresso a vários níveis ocorrido após o 25 de Abril.
Fafe integra 36 freguesias e cerca de 50 mil habitantes, com a maioria da população activa empregue na indústria, mas também dispersa pelo comércio, serviços e agricultura.
Serpenteada pelo Rio Vizela, esta terra oferece aos forasteiros as mais pitorescas paisagens, admiráveis dos troços do Rali, de Ruivães ao Confurco, da Lagoa a Luílhas. E a remansosa barragem de Queimadela, magnífico cenário para desportos náuticos; e a Zona Turística de Caça da Serra de Fafe, paraíso para os amantes da arte cinegética.
Fafe é a deliciosa gastronomia: a famosa vitela assada, os doces regionais de Fornelos e Arões e o vinho verde da região; é o artesanato mais tradicional e autêntico, dos artefactos de palha aos belíssimos bordados regionais.
Cidade moldada pela arquitectura "dos brasileiros", que a singulariza, tem para oferecer o encanto do Jardim do Calvário, de onde se avista a Serra da Lameira, a história e a arte da igreja matriz, os palacetes d'Arte Nova, o Museu Municipal, a Casa da Cultura, a Fábrica do Ferro, esplêndido mostruário de arqueologia industrial.
Não conhecerá Fafe se não visitar a Igreja Românica de Arões (Monumento Nacional, séc. XIII), as belíssimas casas senhoriais disseminadas pelo concelho, o Museu Hidroeléctrico de Santa Rita (Fornelos, 1914); ou não assistir às seculares festas em honra de Nossa Senhora de Antime, no segundo domingo de Julho.
 

1tico1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
311
Gostos Recebidos
0
Lendas e tradições

A Justiça de Fafe

A Justiça de Fafe “ é o símbolo que mais caracteriza a cidade. Falar de Fafe, para muitos, é falar da “ Terra da Justiça” e consequentemente da lenda “ Com Fafe Ninguém Fanfe “. pelo nosso Portugal fora, Fafe é conhecido principalmente pela imagem da Justiça e pelo lema que a ela está associado, marcando assim os seus habitantes.






Contam as pessoas mais antigas que esta tradição surgiu quando nas Cortes do Reino, um Visconde de Moreira de Rei se atrasou para uma sessão e ao chegar um Fidalgo que assistia o insultou, julgando-o um vilão. No momento o Visconde ignorou os insultos, mas no final da sessão, o Fidalgo continuou a censurá-lo, atirando-lhe as luvas à cara. Então ajustou--se um duelo, na qual o Visconde é que escolhia as armas. Marcou-se o dia, a hora e o local.

De acordo com o combinado, apareceram todos e constatou-se que a arma era um pau de marmeleiro. Visto que o Fidalgo não sabia muito bem manejar o pau num duelo, o Visconde deu a primeira paulada. A assistência, vendo tal “ palhaçada”, pois o Fidalgo limitou-se a defender-se, o que fez com que todos se desatassem às gargalhadas, proclamando “ Viva a Justiça de Fafe e com Fafe Ninguém Fanfe”.

Explica-se assim o aparecimento da nossa mais conhecida lenda, da qual não se sabe a data, mas orgulhou e orgulha os habitantes desta Terra.

 

1tico1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
311
Gostos Recebidos
0
Historial da cidade


Fafe é uma jovem cidade do Minho, mas com origens antigas. Por aqui andaram povos como os Lusitanos e os Romanos que deixaram marcas consideráveis, hoje pontos atractivos aos visitantes.

Fafe é uma terra, pequena, mas com valor, pois possui inúmeros monumentos e agradáveis espaços verdes.

Fafe é também conhecida pelo lema “ Com Fafe ninguém fanfe”, lema esse que apareceu quando, há muitos anos atrás, se fez justiça a favor do Visconde Moreira de Rei. Nesse tempo, como agora, o lema provoca um sorriso de simpatia por todos os fafenses. Talvez por isso e por ser uma pequena cidade que tão bem acolhe os visitantes, Fafe foi e ainda é considerada a SALA DE VISITAS DO MINHO

Fafe é uma cidade recente, mas que, como povoação, existe desde o Séc. XIII, sendo apenas uma freguesia do conselho de Montelongo o qual recebeu o foral do Rei D. Manuel em 5 de Novembro de 1513. Esta freguesia desde muito cedo, iniciou o seu desenvolvimento. Assim em 1836 torna-se sede de conselho e quatro anos mais tarde sobe à categoria de Vila, tomando para designação o nome Fafe em desfavor do nome Montelongo. Este Topónimo surge como que por homenagem às duas famílias mais poderosas da região ( Egas Fafe e Dom Fafes Serafins).

É nesta altura, com cerca de 10.282 habitantes que Fafe começa o seu verdadeiro desenvolvimento. Durante o próximo século a sua população aumenta. Torna-se uma Vila que vive à base da indústria têxtil, da agricultura e dos serviços. Em 1980 já tinha 48.000 habitantes, 36 freguesias e era uma Vila bastante desenvolvida. Passando então, por mérito próprio à categoria de Cidade.

O continuado desenvolvimento da cidade deve-se aos autarcas, como também à sua população, visto ser esta uma das principais responsáveis por toda a evolução da nossa terra pois sempre se preocupou em trabalhar quer na agricultura ( no seu inicio), quer nos outros ramos, indústria e comercio (mais recentemente ) para que a nossa terra enriquecesse tanto a nível financeiro, como a nível cultural.

Fafe é agora uma terra relativamente desenvolvida, mas que tem na memória o seu passado e as suas origens.

Localização geográfica:

Fafe é uma das cidades da província do Minho, do distrito e arquidiocese de Braga e situa-se a 32 Km a este da Capital de Distrito.

O conselho de Fafe possui uma área de 216,72 Km2 aproximadamente, de que fazem parte 36 freguesias, às quais se encontram circundadas pelos conselhos de Cabeceiras e Celorico de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Felgueiras e Vieira do Minho.

Fafe situa-se num vale entre a Serra da Lameira, os Montes da Penha e outras montanhas. Numa vista aérea destacam-se três rios ladeados por arvoredo e que se espreguiçam pela periferia da cidade. São eles o Rio Ferro que tem a sua nascente para o lado de Moreira de Rei, o Rio do Bugio que inicia o seu percurso para os lados de S. Gens e o Rio Vizela que acolhe os outros dois e desagua no Rio Ave.




Ainda recentemente o Rio Vizela foi enriquecido com uma Barragem na freguesia de Queimadela, podendo proporcionar aos visitantes o agradável sossego e frescura de uma praia fluvial ladeada pela verdura da natureza.


 

hfm

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
197
Gostos Recebidos
0
boas caro amigo.
por isto e muito mais sou fafense com orgulho e dedicacao.
nasci em fafe e sempre vivi em fafe.
temos as nossas maravilhas e estamos cada vez mais a evoluir.
com saudades da minha terra fica um abraco do luxemburgo.
a todos um comvite para visitarem as portas do minho (fafe):6_15_221:
 
Topo