Portal Chamar Táxi

FC Porto » Vítor Pereira para ser campeão

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Gostos Recebidos
0
Seis horas depois do anúncio oficial da saída de André Villas-Boas - mais minuto, menos minuto -, Pinto da Costa apresentou o novo treinador do FC Porto no Estádio do Dragão. Vítor Pereira assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas - no qual consta uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros... -, tendo-se limitado a passar ontem de tarde para o papel a ideia há muito alinhavada de suceder a Villas-Boas. Palavra de Pinto da Costa.

No primeiro dia como treinador principal do FC Porto, Vítor Pereira expressou várias vezes a ideia de que subiu na hierarquia para dar "continuidade ao trabalho" realizado num passado recente, mas também com o objectivo de prosseguir com o "destino do clube, que é ganhar". "Estou no clube em que sonhei estar, e não há melhor sítio para se ter êxito. Sou 'treinador Porto' há muitos anos e pretendo continuar a valorizar este clube. O meu objectivo é simples: fazer com que o FC Porto continue a ganhar e, para isso, prometo um trabalho competente. É isso que os adeptos podem esperar da minha equipa técnica."

Por entre agradecimentos a Pinto da Costa "pela confiança demonstrada" nas suas capacidades, Vítor Pereira tratou de desdramatizar a ideia de que tinha acabado de receber uma herança pesada de André Villas-Boas. "Ainda bem que é pesada! Felizmente, também contribuí para essa herança e já estou habituado a lidar com ela. Foi uma época magnífica, e agora pretendo dar continuidade a este trabalho com a certeza de que o FC Porto vai continuar a ganhar."

Vítor Pereira acredita que a equipa ainda "vai prosseguir o seu crescimento" e revelou aquilo que lhe foi exigido pela administração da SAD. "O grande objectivo do FC Porto passa sempre por vencer o campeonato. Foi isso que me pediram, e é para isso que vamos trabalhar. Estou tranquilo e sinto-me mais do que preparado para dar continuidade ao destino deste clube: ganhar." Seguiu-se a pergunta óbvia: o que se pode esperar da equipa na Champions? "Podemos esperar uma equipa com qualidade, carácter e sempre à procura da vitória. Mas não há nada como esperar para depois se avaliar o trabalho. Os adeptos podem estar confiantes porque vamos apresentar qualidade de jogo e resultados; vamos continuar a vencer."

André Villas-Boas também foi tema incontornável da conversa. O novo treinador do FC Porto admitiu que chegou a ser convidado para se integrar na futura equipa técnica do Chelsea - "Não aceitei, o meu compromisso é com o FC Porto" - e tratou de travar a ideia de uma eventual desmotivação dos jogadores por verem partir Villas-Boas. "Já passaram grandes treinadores por este clube, e o André fez a sua história no FC Porto. Sinto orgulho por ter feito parte dessa história e gostava de agradecer ao André a amizade e confiança que teve em mim, mas também o trabalho que desenvolveu aqui. Ele sabe que o clube vai continuar a ganhar, pois a estrutura do FC Porto é muito forte."

Vítor Pereira fez ainda questão de recolher alguns louros pelas vitórias alcançadas na época passada - "Foi um trabalho conjunto, e o André sabe que não ganhou nada sozinho" - antes de desmistificar a possibilidade de ter sido uma opção de recurso, tendo em conta o "timing" da saída de Villas-Boas. "O FC Porto nunca é apanhado desprevenido, ao contrário do que se possa pensar. Este clube não decide de uma forma apressada ou menos pensada. Esta possibilidade foi-me sendo colocada ao longo da época; foram-me perguntando se estaria na disposição de um dia assumir a liderança da equipa técnica. Mais recentemente, há cerca de um mês, comecei a ser confrontado com esta possibilidade de uma forma mais consistente. Isto para dizer que, neste clube, tudo é pensado e feito com grande maturidade."

A concluir uma apresentação em que os intervenientes estiveram de pé e sem... cadeiras, uma provocação: estará Vítor Pereira na sua cadeira de sonho? O treinador, já num registo descontraído, brincou com a situação. "Quando muito, estaria na minha mesa de sonho... O que interessa é que estou onde queria estar."

"JG"