• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ferro de Engomar Troia 13001 - Problemas

l1mb

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas Pessoal,

Eu estou com um problema no meu ferro de engomar, o vapor não funciona, eu já tentei abrir o ferro mas não o consigo fazer visto que nem sei por onde é a abertura, este ferro já teve numa daquelas casas de reparações, o gajo disse que tinha colocado uma peça nova, só que na altura durante uns tempos o ferro funcionou, após cerca de 2 semanas deixou de dar outra vez o vapor, eu tentei voltar ao gajo mas a casa já tinha fechado logo nada a fazer, estou a que tempos para tentar descobrir o problema daquilo, eu penso que seja na placa onde está os comandos todos do ferro só que eu nem lá sequer consigo chegar, alguma sugestão de como posso fazer para lá chegar ou até para arranjá-lo?

Fico agradecido por qualquer contribuição,

Abraços e Cumprimentos
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

qual a sua área de conheçimentos nisto, sao bons, medios ou nem por isso, é que se os nao tem nao vale a pena estar-mos a dar dicas porque pode ser tudo em vão, e esse gerador de vapor é dos mais fáçeis de abrir.
 

amigo1

GF Prata
Entrou
Dez 25, 2008
Mensagens
146
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

qual a sua área de conheçimentos nisto, sao bons, medios ou nem por isso, é que se os nao tem nao vale a pena estar-mos a dar dicas porque pode ser tudo em vão, e esse gerador de vapor é dos mais fáçeis de abrir.

Sem entrar em demagogias,digo que as dicas de reparação de eletrodomésticos deviam ser dadas a quem perceba minimamente do que está a fazer.Pode até ser perigoso mexer num simples ferro de engomar,microondas etc
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
sem mais companheiro martim loureiro.

essa é a realidade por veses certa malta nem sequer tem a noçao do que é isto, pareçe tao fáçil como beber um copo de água.

eu por vezes quando é malta nova no nosso forum costumo perguntar, assim como o nosso companheiro remocon já frisou e muito bem, se sabe ou tem alguns conheçimentos de eletriçidade e eletronica, se tem avançamos se nao tem arrisca-se a danificar o equipamento ou apanhar alguma surpresa (esticao, choque eletrico) .

nós já cá andamos á uns anitos e estamos sempre a aprender até ir para a quinta das tabuletas.
bom fim de semana.
 

dogman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
262
Gostos Recebidos
0
Boas.
em primeiro lugar acho muito mal não responderem dignamente ao usuário pela pergunta que ele fez, entram logo com conversas precipitadas sem sequer darem um tempo de espera para que ele responda....eu já estive no vosso lugar no fórum e nunca respondi assim a quem fez uma simples pergunta, além disso sou eletricista/formador há 45 anos e nunca recusei dar o meu conhecimento a ninguém. Por isso aprendam também que não devem tratar assim as pessoas.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
ó companheiro dogman, eu nao estou a dizer que nao respondo, é diterente do que estás a comentar, porque cada um responde como sabe e o entende se estiver dentro do mesmo, e outra eu falo por mim nao tenho o tempo todo do mundo para estar sempre a falar do mesmo e já comentei por várias veses, que é repetir respostas, onde algumas já se encontram aqui no forum, só tem de dar uma volta aos tópicos correspodentes e ver se tem alguma dica que sirva para resolver o seu problema,
por outro lado tenho a dizer que uma coisa é ser formador de eletriçidade, que já passou por mim há 40 anos porque quem trabalha nisto sabe perfeitamente que tem de passar por lá, e outra coisa é saber nao digo concretamente mas ajudar a resolver a maior parte dos problemas dos nossos companheiros. sejam amadores ou até profiçionais. (eletriçidade tem muito a ver quem a nao conheçer bem e a souber utilizar !)
 

eukalimero2003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Ok Relativamente á abertura, terás que ver se tem algum encaixe que permita o acesso (por vezes esses encaixes custam a abrir) consegues saber se a caldeira aqueçe? e o ferro? quando carregas no botão do vapor ele faz "aquele" click? Se não dizer tens duas opções..ou é o interruptor de punho... um switch..ou então é a electrovalvula, que se encontra acoplada na caldeira que está avariada ou pode estar bloqueada por calcario ( eu apostava na opção da electrovalvula) por experiência. é o que mais me apareçe aqui.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

o companheiro I1mb

ainda nao respondeu a nenhum tópico até agora.
dar dicas para quê!
 

FabiMatriXX

GF Bronze
Entrou
Out 5, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Amigos tenho este Ferro de Engomar Troia 13001 com o mesmo problema, já o abri todo desbloqueei a electroválvula e já funciona, testei a botão do punho que aciona o vapor e está bom mas o vapor não faz, reparei que de inicio quando ligo o ferro aparece aquela luzinha vermelha julgo ser a indicar substituição de filtro, só que quando carrego esse botão para selecionar outras opções ele por vezes apita logo na primeira opção que aparece em letras azuis e outras vezes só apita na segunda opção e reparei que o relé que está na placa situada na parte traseira do ferro ele atraca e gera uma pequena faísca dentro, será esse o relé responsável pelo acionamento da electroválvula para gerar o vapor e pode estar com defeito, é que ao clicar no botão de vapor não se ouve nenhum click de relé só se ouve o do botão.
Ele aquece e desliga na temperatura normal mas não faz o vapor.
Existe alguma forma de fazer reset para fazer desaparecer aquela luzinha vermelha nesse ferros ou isso é mesmo assim.

Agradecia se algum amigo tivesse uma dica para me ajudar.
Obrigado a uma abraço a todos.
 
Topo