- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Festival de Música de Alcobaça
Orquestra Metropolitana de Lisboa no Mosteiro, sábado
A Sinfonia nº 2 de Mendelssohn, executada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção de Michael Zilm, assinala o início do XVI Festival de Música de Alcobaça, no Mosteiro, pelas 17h00
Participam ainda neste concerto Iwona Sobotka, soprano, Ana Ester Neves, soprano, Francisco Corujo, tenor e o Coral Sinfónico Lisboa Cantat.
Com a Sinfonia-Cantata Lobgesang – «Canto de Louvor» – Felix Mendelssohn (Hamburgo 1809 – Leipzig 1847) criou em 1840 uma obra que reflecte ao máximo o local e a época que o viram nascer: a Alemanha do período «Biedermeier». Essa adequação ao Zeitgeist – ao «espírito da época» – ditou a sua popularidade no século XIX, tornando-a “prato forte” das sociedades corais nos países germânicos e nas ilhas britânicas; mas contribuiu também para o desfavor (injusto) em que caiu no século XX.
A 2.ª Sinfonia demarca-se das quatro restantes de Mendelssohn pelo facto de ser uma «sinfonia-cantata» para solistas, coro, orquestra e órgão, sobre textos das sagradas escrituras. Foi encomendada pelo Conselho Municipal de Leipzig para comemorar os 400 anos da invenção da tipografia por Gutenberg e o impacto que a edição da Bíblia em língua alemã teve na difusão da fé luterana.
SIC

Orquestra Metropolitana de Lisboa no Mosteiro, sábado
A Sinfonia nº 2 de Mendelssohn, executada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção de Michael Zilm, assinala o início do XVI Festival de Música de Alcobaça, no Mosteiro, pelas 17h00
Participam ainda neste concerto Iwona Sobotka, soprano, Ana Ester Neves, soprano, Francisco Corujo, tenor e o Coral Sinfónico Lisboa Cantat.
Com a Sinfonia-Cantata Lobgesang – «Canto de Louvor» – Felix Mendelssohn (Hamburgo 1809 – Leipzig 1847) criou em 1840 uma obra que reflecte ao máximo o local e a época que o viram nascer: a Alemanha do período «Biedermeier». Essa adequação ao Zeitgeist – ao «espírito da época» – ditou a sua popularidade no século XIX, tornando-a “prato forte” das sociedades corais nos países germânicos e nas ilhas britânicas; mas contribuiu também para o desfavor (injusto) em que caiu no século XX.
A 2.ª Sinfonia demarca-se das quatro restantes de Mendelssohn pelo facto de ser uma «sinfonia-cantata» para solistas, coro, orquestra e órgão, sobre textos das sagradas escrituras. Foi encomendada pelo Conselho Municipal de Leipzig para comemorar os 400 anos da invenção da tipografia por Gutenberg e o impacto que a edição da Bíblia em língua alemã teve na difusão da fé luterana.
SIC