- Entrou
- Mai 10, 2007
- Mensagens
- 5,696
- Gostos Recebidos
- 0
Axei isto interessante ora vejam:
Código:
http://*ww.satellite-heaven.de/Receiver/changhong.htm
http://*ww.satellite-heaven.de/Receiver/changhong.htm
Em princípio precisamos destes programas:
Upload (para ficheiros.urt) já temos
DBEditor (para ficheiros.bin) já temos
Upload Visualcom (para ficheiros.log,.urt)
Upload temu (para ficheiros.sdl.dnl.vdl.urt)
Upload VisualCom (para ficheiros.urt.bin.key.mpg.log)
se cada um der um pouco de sim tudo se torna mais simples, por vezes aquilo que pareçe insignificante pode ter muito valor.
Como tal amigo Luis Silv@ só posso concordar contigo:espi28:
Upload temu já cá canta
Agora eu pergunto, será que querem continuar com isto?Iniciaçao aos firmwares
Muitas vezes vejo posts com a "milhon dolar question" como programo um firmware ou faço um firmware ?
Assim venho aqui responder á pergunta e dar umas dicas por onde começar e talvez mais gente se interesse por esta area.
Atençao que isto nao é facil, nao os quero desencorajar mas é precisso muita vontade e paciencia para levar a cabo um projecto destes.
o meu aparelho usa um sti5518 e portanto o meu estudo é mais virado para este cpu.
O coraçao de um sistema de recepçao via satelite é o processador(cpu) e o software(firmware/programa) que ele executa.
varios tipos de cpu:
-arm
-motorola
-intel
-familia dos st20 (sao os mais usados, sti5512, sti5516, sti5518 )
-outros
Para se fazer um programa temos saber em que hardware(cpu/processador, flash/memoria, tunner/sintonizador, etc) vai ser utilizado.
1- Primeiro passo hardware (finalmente para os mais impacientes)
Conhecer qual o cpu usado, procurem informaçao no manual, no site do fabricante, procurem na internet www.google.com, se nada disto resultar, peguem numa chave de fendas abram o bicho e tomem nota de todos os chip que virem.
Arranjem os datasheet(manuais) dos chip que encontrem, em especial o datasheet do cpu e as "intruçoes em assembler" que ele usa.
2- Software sdk = software development kit (holly graal)
Todos os fabricantes para fazer um firmware usam um sdk, cada qual tem o seu, porque um sdk contem o codigo fonte de um programa para um dado cpu, flash, tunner, contem os diversos drivers que um dado aparelho precisa para funcionar.
é claro que os fabricantes nao dao isto a ninguem, pouca gente os tem e quem os tem nao os dá, com isto podemos fazer rapidamente as alteraçoes que quisermos e aplica-las no firmware.
Codigo fonte (sdk)
Sao ficheiro (source) escritos numa linguagem de programaçao de alto nivel, normalmente em linguagem C, depois passou a c++ e recentemente usa-se o visual C++, eu pessoalmente odeio C, se tiverem duvidas em C perguntem ao Carmai, ele é um senhor nesta area
Assembler
Os cpu trabalham com zeros e uns(linguagem binaria), por isso é precisso um programa especial(compilador+algumas ferramentas basicas) para pegar no codigo fonte e escreve-lo em linguagem binaria que o cpu possa entender e executar, o assembler é muito potente embora seja mais trabalhoso.
pequeno exemplo:
suponham que queremos escrever no ecran do pc "hello world".
em c só precissamos de uma linha de codigo, printf ("hello word");
em assembler pro 8086,
msg: db "Hello, World!", 0Dh,0Ah
start: mov dx, msg
mov ah, 09h
int 21h
mov ah, 0
int 16h
mov ah, 4ch ; exit do dos
int 21h
Como podem ver o assembler é mais trabalhoso, mas mais potente e mais rapido.
STi5500 DVB Reference firmware
Os fabricantes de cpu, para aumentarem as suas vendas costumam fazer programas genericos que servem como exemplo, depois os fabricantes de receptores pegam nessa base, juntam os drivers do resto do equipamento e fazem os sdk.
A st-tompson que fabrica a familia dos st20, fez o "STi5500 DVB Reference firmware" que serve de base á maior parte dos firmwares que usa estes cpu.
á varias versoes do "Reference firmware", pelo que tenho visto os mais usados sao as versoes 4.0, 4.1, e 6.0
Para facilitarem a vida(para aumentarem as vendas) aos fabricantes de receptores a st-tompson tambem criou uns compiladores mais ferramentas basicas para compilar os programas os chamados "st toolset" novamente á varias versoes destas tools, pelo que tenho visto os mais usados sao 1.6.2, 1.8.1, e o mais recente que tem um ambiente grafico 2.0.5
os20 = operating system for st20
Nos "toolset" vem o codigo fonte do os20, os firmware para os cpu da famila st20 necessitam deste sistema operativo para terem um melhor desempenho, visto que isto é feito pelo fabricante do chip, o os20 tem librarias com codigo bastante optimizado para correr no cpu o que facilita a vida aos fabricantes de receptores.
3- Terceiro passo (dumps)
Como nao temos o sdk, e como para compilar codigo precissamos de um ficheiro source temos de "re-inventar a roda". Com um jtag lemos o firmware da flash para termos o dump do firmware.
Para que precissamos do dump ?
O firmware que muitas das vezes arranjam da net nem sempre se encontra num formato binario, muita das vezes estao num formato comprimido, para se fazer a desassemblagem do firmware precissam dum ficheiro em binario, o cpu só executa codigo binario.
jtag
É uma placa de circuito impresso que serve de interface entre o receptor e um pc, e usando o programa jkeys conseguimos estrair da flash(memoria eeprom) ou da sdram(memoria ram) o seu conteudo.
4- Quarto passo (desassemblagem)
Com um firmware em binario(ou dump) executamos um programa que leia esse ficheiro e nos produza um source quase sempre em assembler, a st nao tem desassembladores(porque será ??? a resposta é obvia basta pensar um pouco).
O melhor programa para isto é o ida pro(actualmente vai na versao 5.0) mas o dasm do dave2 tambem é excelente, existem outros.
5- Quinto passo (estudo)
Chegamos finalmente ao nosso ponto de partida(nao, nao me enganei), podemos agora começar a estudar o codigo executavel do nosso firmware e descobrir como funciona, como sao configurados os diversos chip, como funciona o display, a uart, a criaçao da imagem mpeg, etc, etc, etc.......
Apartir daqui podemos produzir um novo sdk, em linguagem c ou em assembler(sim em assembler, nao sou doido, ou talvez seja, prefiro assembler é mais potente, rapido e na minha opiniao mais simples).
6- Sexto passo (outras ferramentas)
Ter um emulador do cpu é um "must" no emulador podem emular o firmware ou testar codigo produzido por voces, para o st20 aconcelho o st20emu/st20osf3.
Um editor de ficheiro hexadecimal é tipo canivete suiço ajuda a fazer muita coisa, como procurar no firmware uma dada sequencia de bytes, que podem ser instruçoes ou texto.
terminei
Espero que tenham percebido como as coisas funcionam e por onde devem começar, todas estas ferramentas encontram-se aqui no forum, e podem encontrar outras na net.
Continuaçao de bons estudos,
Hal2000
Este texto foi retirado de outro fórum
Texto elaborado por Hal2000
Agora eu pergunto, será que querem continuar com isto?
Isto requer muito estudo, dedicação, tempo, etc.
Pensem que em breve as maiores operadoras, vão funcionar em HDTV, e nós temos de evoluir para outros decos, enquanto isso temos de agradecer o que temos.
O que não temos em relação ás outras marcas de decos, é tão importante assim?
Eu gostava muito de ajudar, mas tenho andado a pesquisar sobre esta matéria, e reparei que isto não é para todos!
Boas
Como o nosso amigo brunolee diz, "isto não é para todos" e "em breve as operadoras vão começar a funcionar com HDTV", tudo bem, isto é difícil e mais tarde ou mais cedo os nossos receptores passam a relíquias, agora se existir interesse da vossa parte de continuar com o estudo, toca ao trabalho.
Tenho conhecimento de que não somos os únicos a tentar fazer algo com este receptor, falta umas dicas da Drake Team e pela investigação esta Team devia voltar a juntar-se para continuar com o excelente trabalho que fizeram com este receptor.
cumprs
os meus conhecimentos não são muitos mas tenho uma coisa que é muito minha, vou até onde tiver de ir, para conseguir os meus intentos, por isso por mim bora lá, do que eu souber ou vir a saber cá estarei:espi28:
bem na deve ser o sitio mais certo mas estamos na secçao de duvidas e ajudas, portanto aki vai.
Nao tendo conheçimentos para vos ajudar de qq forma aki desde ja vai o mewu apoio, mas so queria mesmo ke me esplicassem depois de mudar de hisp para astrelex pk meto kies Premmr e na conssigo funcar. Nem o dt nao assumia a chave 00 ou 01 qual tivesse activa??
Pk na funca com kie Prem??sabem sugerir.apos meses de escuridao virei o prato e ta escuro ainda :S POXA
Abração espiritos dinamicos e emmpreendedores fantasticos k vcs são...
http://www.sendspace.com/file/zdo3l6