• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Gforum Drake

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Axei isto interessante ora vejam:
Código:
http://*ww.satellite-heaven.de/Receiver/changhong.htm

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Em princípio precisamos destes programas:
Upload (para ficheiros.urt) já temos
DBEditor (para ficheiros.bin) já temos
Upload Visualcom (para ficheiros.log,.urt)
Upload temu (para ficheiros.sdl.dnl.vdl.urt)
Upload VisualCom (para ficheiros.urt.bin.key.mpg.log)

Pedi ajuda ao amigo Pato que desdelogo disponiblizou-se ajudar.....para ele e para todos voz um muito obg por este inicio de projecto...

gatopreto

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
se cada um der um pouco de sim tudo se torna mais simples, por vezes aquilo que pareçe insignificante pode ter muito valor.
Como tal amigo Luis Silv@ só posso concordar contigo:espi28:

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Este texto foi retirado de outro fórum
Texto elaborado por Hal2000

Iniciaçao aos firmwares

Muitas vezes vejo posts com a "milhon dolar question" como programo um firmware ou faço um firmware ?
Assim venho aqui responder á pergunta e dar umas dicas por onde começar e talvez mais gente se interesse por esta area.
Atençao que isto nao é facil, nao os quero desencorajar mas é precisso muita vontade e paciencia para levar a cabo um projecto destes.
o meu aparelho usa um sti5518 e portanto o meu estudo é mais virado para este cpu.

O coraçao de um sistema de recepçao via satelite é o processador(cpu) e o software(firmware/programa) que ele executa.

varios tipos de cpu:
-arm
-motorola
-intel
-familia dos st20 (sao os mais usados, sti5512, sti5516, sti5518 )
-outros

Para se fazer um programa temos saber em que hardware(cpu/processador, flash/memoria, tunner/sintonizador, etc) vai ser utilizado.

1- Primeiro passo hardware (finalmente para os mais impacientes)
Conhecer qual o cpu usado, procurem informaçao no manual, no site do fabricante, procurem na internet www.google.com, se nada disto resultar, peguem numa chave de fendas abram o bicho e tomem nota de todos os chip que virem.
Arranjem os datasheet(manuais) dos chip que encontrem, em especial o datasheet do cpu e as "intruçoes em assembler" que ele usa.

2- Software sdk = software development kit (holly graal)
Todos os fabricantes para fazer um firmware usam um sdk, cada qual tem o seu, porque um sdk contem o codigo fonte de um programa para um dado cpu, flash, tunner, contem os diversos drivers que um dado aparelho precisa para funcionar.
é claro que os fabricantes nao dao isto a ninguem, pouca gente os tem e quem os tem nao os dá, com isto podemos fazer rapidamente as alteraçoes que quisermos e aplica-las no firmware.

Codigo fonte (sdk)
Sao ficheiro (source) escritos numa linguagem de programaçao de alto nivel, normalmente em linguagem C, depois passou a c++ e recentemente usa-se o visual C++, eu pessoalmente odeio C, se tiverem duvidas em C perguntem ao Carmai, ele é um senhor nesta area :)

Assembler
Os cpu trabalham com zeros e uns(linguagem binaria), por isso é precisso um programa especial(compilador+algumas ferramentas basicas) para pegar no codigo fonte e escreve-lo em linguagem binaria que o cpu possa entender e executar, o assembler é muito potente embora seja mais trabalhoso.

pequeno exemplo:
suponham que queremos escrever no ecran do pc "hello world".
em c só precissamos de uma linha de codigo, printf ("hello word");
em assembler pro 8086,

msg: db "Hello, World!", 0Dh,0Ah

start: mov dx, msg
mov ah, 09h
int 21h

mov ah, 0
int 16h

mov ah, 4ch ; exit do dos
int 21h

Como podem ver o assembler é mais trabalhoso, mas mais potente e mais rapido.

STi5500 DVB Reference firmware
Os fabricantes de cpu, para aumentarem as suas vendas costumam fazer programas genericos que servem como exemplo, depois os fabricantes de receptores pegam nessa base, juntam os drivers do resto do equipamento e fazem os sdk.
A st-tompson que fabrica a familia dos st20, fez o "STi5500 DVB Reference firmware" que serve de base á maior parte dos firmwares que usa estes cpu.
á varias versoes do "Reference firmware", pelo que tenho visto os mais usados sao as versoes 4.0, 4.1, e 6.0
Para facilitarem a vida(para aumentarem as vendas) aos fabricantes de receptores a st-tompson tambem criou uns compiladores mais ferramentas basicas para compilar os programas os chamados "st toolset" novamente á varias versoes destas tools, pelo que tenho visto os mais usados sao 1.6.2, 1.8.1, e o mais recente que tem um ambiente grafico 2.0.5

os20 = operating system for st20
Nos "toolset" vem o codigo fonte do os20, os firmware para os cpu da famila st20 necessitam deste sistema operativo para terem um melhor desempenho, visto que isto é feito pelo fabricante do chip, o os20 tem librarias com codigo bastante optimizado para correr no cpu o que facilita a vida aos fabricantes de receptores.

3- Terceiro passo (dumps)
Como nao temos o sdk, e como para compilar codigo precissamos de um ficheiro source temos de "re-inventar a roda". Com um jtag lemos o firmware da flash para termos o dump do firmware.
Para que precissamos do dump ?
O firmware que muitas das vezes arranjam da net nem sempre se encontra num formato binario, muita das vezes estao num formato comprimido, para se fazer a desassemblagem do firmware precissam dum ficheiro em binario, o cpu só executa codigo binario.

jtag
É uma placa de circuito impresso que serve de interface entre o receptor e um pc, e usando o programa jkeys conseguimos estrair da flash(memoria eeprom) ou da sdram(memoria ram) o seu conteudo.

4- Quarto passo (desassemblagem)
Com um firmware em binario(ou dump) executamos um programa que leia esse ficheiro e nos produza um source quase sempre em assembler, a st nao tem desassembladores(porque será ??? a resposta é obvia basta pensar um pouco).
O melhor programa para isto é o ida pro(actualmente vai na versao 5.0) mas o dasm do dave2 tambem é excelente, existem outros.

5- Quinto passo (estudo)
Chegamos finalmente ao nosso ponto de partida(nao, nao me enganei), podemos agora começar a estudar o codigo executavel do nosso firmware e descobrir como funciona, como sao configurados os diversos chip, como funciona o display, a uart, a criaçao da imagem mpeg, etc, etc, etc.......
Apartir daqui podemos produzir um novo sdk, em linguagem c ou em assembler(sim em assembler, nao sou doido, ou talvez seja, prefiro assembler é mais potente, rapido e na minha opiniao mais simples).

6- Sexto passo (outras ferramentas)
Ter um emulador do cpu é um "must" no emulador podem emular o firmware ou testar codigo produzido por voces, para o st20 aconcelho o st20emu/st20osf3.
Um editor de ficheiro hexadecimal é tipo canivete suiço ajuda a fazer muita coisa, como procurar no firmware uma dada sequencia de bytes, que podem ser instruçoes ou texto.

terminei
Espero que tenham percebido como as coisas funcionam e por onde devem começar, todas estas ferramentas encontram-se aqui no forum, e podem encontrar outras na net.

Continuaçao de bons estudos,
Hal2000
Agora eu pergunto, será que querem continuar com isto?
Isto requer muito estudo, dedicação, tempo, etc.
Pensem que em breve as maiores operadoras, vão funcionar em HDTV, e nós temos de evoluir para outros decos, enquanto isso temos de agradecer o que temos.
O que não temos em relação ás outras marcas de decos, é tão importante assim?
Eu gostava muito de ajudar, mas tenho andado a pesquisar sobre esta matéria, e reparei que isto não é para todos!

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Este texto foi retirado de outro fórum
Texto elaborado por Hal2000

Agora eu pergunto, será que querem continuar com isto?
Isto requer muito estudo, dedicação, tempo, etc.
Pensem que em breve as maiores operadoras, vão funcionar em HDTV, e nós temos de evoluir para outros decos, enquanto isso temos de agradecer o que temos.
O que não temos em relação ás outras marcas de decos, é tão importante assim?
Eu gostava muito de ajudar, mas tenho andado a pesquisar sobre esta matéria, e reparei que isto não é para todos!

Não sei no meu caso fico ao vosso critério...mas se querem abandonar isto que assim seja vamos aguardar por outras opinioes...

Pinhão

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas

Como o nosso amigo brunolee diz, "isto não é para todos" e "em breve as operadoras vão começar a funcionar com HDTV", tudo bem, isto é difícil e mais tarde ou mais cedo os nossos receptores passam a relíquias, agora se existir interesse da vossa parte de continuar com o estudo, toca ao trabalho.
Tenho conhecimento de que não somos os únicos a tentar fazer algo com este receptor, falta umas dicas da Drake Team e pela investigação esta Team devia voltar a juntar-se para continuar com o excelente trabalho que fizeram com este receptor.

cumprs

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas

Como o nosso amigo brunolee diz, "isto não é para todos" e "em breve as operadoras vão começar a funcionar com HDTV", tudo bem, isto é difícil e mais tarde ou mais cedo os nossos receptores passam a relíquias, agora se existir interesse da vossa parte de continuar com o estudo, toca ao trabalho.
Tenho conhecimento de que não somos os únicos a tentar fazer algo com este receptor, falta umas dicas da Drake Team e pela investigação esta Team devia voltar a juntar-se para continuar com o excelente trabalho que fizeram com este receptor.

cumprs

è para continuar ou n com este projecto?

Podera ser dificil mas se n tivermos estes conheciemtos basicos para isto penso que quando vier hd nos ficaremos a nora....penso que mesmo que n consigamos por drake a bombar com nagra 3 coisa que pesno que com algum esforçoda nossa parte penso que seria possivel e ai sim quando a hd vier nos ja temos conheciemntos basicos na metéri e as sim poderemos dar o salto para uma dream ou um golden continuado a sermos uma equipa....pois hd amigos so para o ano começa a ter grande efeito em portugal pois a kaka n preve para já essa mudanças mas com a meosat em hd o futuro torna-se negro mas como ja referi isto vai ser um grande passo para nos quando a hdtv xegar...
Mas fica a minha pergunta Querem continuar????

gatopreto

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
os meus conhecimentos não são muitos mas tenho uma coisa que é muito minha, vou até onde tiver de ir, para conseguir os meus intentos, por isso por mim bora lá, do que eu souber ou vir a saber cá estarei:espi28:

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
os meus conhecimentos não são muitos mas tenho uma coisa que é muito minha, vou até onde tiver de ir, para conseguir os meus intentos, por isso por mim bora lá, do que eu souber ou vir a saber cá estarei:espi28:

Amigo eu e a maior parte n percebe muito disto pois senão n estava aqui....

Portugal_2004

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
bem na deve ser o sitio mais certo mas estamos na secçao de duvidas e ajudas, portanto aki vai.
Nao tendo conheçimentos para vos ajudar de qq forma aki desde ja vai o mewu apoio, mas so queria mesmo ke me esplicassem depois de mudar de hisp para astrelex pk meto kies Premmr e na conssigo funcar. Nem o dt nao assumia a chave 00 ou 01 qual tivesse activa??
Pk na funca com kie Prem??sabem sugerir.apos meses de escuridao virei o prato e ta escuro ainda :S POXA
Abração espiritos dinamicos e emmpreendedores fantasticos k vcs são...

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
bem na deve ser o sitio mais certo mas estamos na secçao de duvidas e ajudas, portanto aki vai.
Nao tendo conheçimentos para vos ajudar de qq forma aki desde ja vai o mewu apoio, mas so queria mesmo ke me esplicassem depois de mudar de hisp para astrelex pk meto kies Premmr e na conssigo funcar. Nem o dt nao assumia a chave 00 ou 01 qual tivesse activa??
Pk na funca com kie Prem??sabem sugerir.apos meses de escuridao virei o prato e ta escuro ainda :S POXA
Abração espiritos dinamicos e emmpreendedores fantasticos k vcs são...

Naõ percebi muito bem mas amigo so polsat nese momento com drake..

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Então vamos lá continuar com isto.
Ao menos com isto a sub-secção Drake fica mais participativa (mesmo que não dê em nada)
Deixo aqui para estudo, todos os firmwares que foram utilizados por mim, desde a versão 111 até á actual (bons tempos)

Pinhão

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
É isso mesmo, o pessoal anda um pouco desanimado e este tópico veio dar uma chamazinha a este grande receptor, vamos lá pessoal toca a :b_shake11::b_shake11::b_shake11::b_shake11:

cumprs

juveh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Grande JOB já desenvolvido.
Está a levantar a moral e a desenvolver o espírito de equipa por um projecto. (pode até nem levar a nada mas está a ser levado pra frente e como tal é de louvar)

Não sei se ajuda mas aqui fica:
Clones DSR 8001 Premium ( DIZIPIA )
1. Baff DVB-3200
2. Baff DVB-3700 CI
3. Bigsat DSR 7700 Premium
4. Bigsat DSR 7700 Premium Class
5. Bigsat DSR 7800 CRCI Premium
6. Bigsat DSR 8001 Premium Class
7. Bigsat DSR 8001 12V Premium Class
8. Bigsat DSR 8005 Premium
9. Bigsat DSR 8005 Premium Class
10. Bigsat DSR 8500 Premium
11. Bigsat DVB T8100 Premium
12. Conax 7000 FTA Class
13. Conax 7000 FTA Class CI Class
14. DragonBox CI-630
15. Euromax EM5000 Digital Life
16. Focus 8400
17. Focus 8500DCI
18. Golf X-5
19. Heacker 9200DCI
20. Interstar DSR 7700 Premium
21. Interstar DSR 7700 Premium Class
22. Interstar DSR 7800 CRCI Premium
23. Interstar DSR 8001 Premium Class
24. Interstar DSR 8001 12V Premium Class
25. Interstar DSR 8005 Premium
26. Interstar DSR 8005 Premium Class
27. Interstar DSR 8500 Premium
28. Interstar DVB T8100 Premium
29. Korax Kx-15100 FTA
30. Mediastar Magic Fox 2
31. Mediastar HiTech
32. Neusat SP 6000
33. NeoSat SX-9800I
34. Orient ORT7004 FTA
35. Orient ORT7004 CI
36. Orient ORT7005 FTA
37. Orient ORT7005 CI
38. SatCom 8400
39. SatCom 8500DCI
40. Starcom SR-X225DCI
41. Starcom SR-X195D
42. StarSat SR-X190D
43. StarSat SR-X220CI
44. StarSat SR-X3300CU
45. Super Lazer 10000
46. Super Lazer 20000
47. Super Lazer 50000
48. Super Star 120S
49. Super Star 1500
50. Super Star 2020
51. SuperMax 11950DCI
52. SuperSat 14950 FTA
53. SuperSat 14950 DCI
54. Victory 2CI
Clones DSR8001 (Divitone)
1. Interstar DSR 8000 Plus
2. Interstar DSR 8001
3. Schaublorenz SL-6000
4. Sonysat DSR-2510 FTA
Clones CHANGHONG
1. Atlanta 9201 plus
2. Camex 780
3. Changhong DVB-S6300CO
4. Changhong DVB-S3800MF
5. Changhong DVB-S3800MG
6. Changhong DVB-S3000MF
7. Changhong DVB-S1000MF
8. Changhong DVB-S1000MG
9. Changhong DVB-S3600MF
10. Changhong DVB-S3600MG
11. Changhong DVB-S3600MV
12. Changhong DVB-S2000J
13. Changhong DVB-S2000M
14. Changhong DVB-S3300
15. Chili Terra TX-1200
16. Citizen 200CI
17. Citizen SR-X 150 N
18. DataCom DT 103
19. Digimax DSR-9010
20. Digimax DSR-9020
21. Drake ESR-D101
22. Drake ESR-D103
23. Echospace FT 7575
24. Euston FTA-100
25. Fenner FSAT1
26. Fenner FSAT Digit B
27. Fujiyama S-6800
28. Fumax 5000
29. fumax 5400
30. Hunday 5000
31. Kiowa 1200
32. Kiowa 1300
33. Kopernikus DigitalCompact FTA
34. Kopernikus DigitalCompact CI
35. Koskom 1600
36. Mediacom MFT-910 Plus
37. Mediacom MCI-920
38. Multivision
39. SanyoSat 1100
40. SanyoSat 1100 Ultra
41. SanyoSat 5000
42. SanyoSat 9000 Ultra
43. Skyflex 3000
44. Starvision SR-X150
45. Starway SR-X150
46. Svec DVB-S 5800
47. Traton DVB NS-3600
48. Zodiac DZR- 3600

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Porque estamos a estudar o drake aqui fica Fimware para drake 103 com as seguintes alterações:
Onde dizia programa codificado mudou para ---- Nao tem Keys nao Da

E AGUARDA POR FAVOR mudou para ---- AGUARDA TOU A PROCURA

Por favor exprimentem!!!

Trabalho feito por Badanas!!!!

Código:
http://www.sendspace.com/file/zdo3l6