• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

IA inventou 31 milhões de materiais que ainda não existem

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) surpreendem-nos a cada dia, porque, efetivamente, vão além daquilo que os seres humanos são capazes de fazer e de pensar. Esta que lhe mostramos hoje, por exemplo, inventou 31 milhões de materiais que ainda não existem.


A tecnologia pode facilitar processos que, agora, são demorados.



IA





Introduzir um novo material com todas as suas propriedades específicas pode demorar muitos anos de trabalho, desde análise de dados e cálculos, a testes laboratoriais muito precisos. Contudo, até neste campo a IA pode ser uma aliada, facilitando o processo.


Um grupo de investigadores da Jacobs School of Engineering da University of California San Diego desenvolveu um novo algoritmo de IA chamado M3GNet. Este é capaz de prever a estrutura e propriedades dinâmicas de qualquer material, seja ele existente ou novo, e pode procurar praticamente qualquer material que lhe seja atribuído.



ilustração Inteligência Artificial



O sistema de IA foi utilizado para construir uma base de dados com mais de 31 milhões de materiais novos, que ainda não foram sintetizados e cujas propriedades são previstas pelo algoritmo. Todo este processo acontece quase instantaneamente. Por forma a prever as propriedades de um material, o sistema precisa de conhecer a estrutura do material, que se baseia na disposição dos seus átomos.



À semelhança das proteínas, precisamos de conhecer a estrutura de um material para prever as suas propriedades. O que precisamos é de um AlphaFold para materiais.


Explicou Shyue Ping Ong, professor de nanoengenharia da University of California San Diego.

Shyue Ping Ong, professor de nanoengenharia da University of California San Diego


Shyue Ping Ong, professor de nanoengenharia da University of California San Diego


O AlphaFold é um sistema criado pela DeepMind. No início do verão, a empresa anunciou que tinha descodificado a estrutura de quase todas as proteínas presentes nos catálogos dos cientistas, mais de 200 milhões. As proteínas fazem a maior parte do trabalho nas células, desde a transmissão de sinais que regulam os órgãos até à proteção do corpo contra bactérias e vírus.


Por exemplo, estamos frequentemente interessados na rapidez com que os iões de lítio se difundem num elétrodo de bateria de iões de lítio ou num eletrólito.
Quanto mais rápida for a difusão, mais rapidamente se pode carregar ou descarregar uma bateria. Mostrámos que a M3GNet IAP pode ser utilizada para prever a condutividade de lítio de um material com boa precisão.
Acreditamos verdadeiramente que a arquitetura do M3GNet é uma ferramenta transformadora que pode expandir grandemente a nossa capacidade de explorar novos materiais químicos e estruturas.


Exemplificou o professor Ong.


O código Python da M3GNet foi lançado em código aberto no Github.



pp
 
Topo