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A Comissão científica da primeira edição das Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia, que decorreram na Universidade de Coimbra (UC), distinguiu hoje seis alunos que participaram no encontro pela “qualidade elevada” dos trabalhos que apresentaram, revelou a coordenadora da iniciativa, Maria Cristina Canavarro. O primeiro prémio para alunos do 1º ciclo, um portátil, foi entregue a Vanessa Costa da Universidade de Aveiro, pela comunicação Matutinidade-vespertinidade e padrões de sono em adolescentes.
Já o primeiro lugar para autores de 2º ciclo foi ocupado pela aluna da Universidade de Coimbra, Diana Duro, a quem foi oferecida uma viagem, estadia e inscrição numa escola de Verão, em Inglaterra, para formação em metodologia e análise de dados. A comunicação desta aluna chamava-se Validation studies of the Portuguese experimental version of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA): Confirmatory factor analysis.
As Jornadas dirigidas a alunos do 1º e do 2º ciclo de Psicologia arrancaram ontem e terminaram hoje na faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Ao todo, participaram cerca de 250 alunos de todo o país, entre os quais mais de 100 apresentaram propostas e trabalhos de investigação, que foram criticamente analisados, nas sessões, por investigadores doutorados.
“Esta é uma iniciativa inovadora no país na área da psicologia. O objectivo foi criar umas jornadas de e para alunos, um incentivo à autonomia, ao sentido crítico e à criatividade destes estudantes, jovens investigadores”, diz Cristina Canavarro.
O evento contou com a presença, entre outros, de representantes da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista. “Houve uma grande adesão e entusiasmo. E esta partilha de experiências é enriquecedora para os alunos que ficam a saber mais sobre como se faz investigação, sobre o percurso”, afirma Cristina Canavarro.
O estudo de que Vanessa Costa é a primeira autora foi feito com a participação de Diana Couto e dos docentes Ana Allan Gomes e Carlos Fernandes da Silva. Trata-se de uma investigação sobre padrões de sono em jovens do 7º ao 12º ano. Estudaram-se as preferências dos alunos quanto aos horários e concluiu-se que os alunos que se levantam e deitam mais tarde tendem a compensar as horas de sono ao fim de semana. No entanto, a longo prazo acumulam défices de sono. Uma das propostas deste estudo passa pela criação de dois horários escolares, um de manhã e outro de tarde.
Já Diana Duro apresentou uma tese, com orientação dos docentes de medicina da UC, Isabel Santana e Emanuel Ponciano, e de psicologia, Mário Simões, que visava a validação de um instrumento – o MoCA – junto de pacientes com defeito cognitivo ligeiro e demência. A conclusão foi a de que o instrumento revela uma alta sensibilidade na detecção do defeito cognitivo ligeiro que precede a demência.
Atitudes face à doença mental: Um estudo experimental sobre felicidade e estigma, de Ana Luísa Leal; Estudo exploratório de validação dos questionários DISABKIDS-37 numa amostra de crianças e adolescentes com asma, de Tiago Faria-Morais; Perfeccionismo: uma herança familiar? - Perfeccionismo parental e perfeccionismo em jovens adultos, de Luís Batista; e Transmissão intergeracional de valores: À procura de um modelo sistémico, de Ana Jacinto, foram os restantes trabalhos premiados com livros de Psicologia e material informático.
Público
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Já o primeiro lugar para autores de 2º ciclo foi ocupado pela aluna da Universidade de Coimbra, Diana Duro, a quem foi oferecida uma viagem, estadia e inscrição numa escola de Verão, em Inglaterra, para formação em metodologia e análise de dados. A comunicação desta aluna chamava-se Validation studies of the Portuguese experimental version of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA): Confirmatory factor analysis.
As Jornadas dirigidas a alunos do 1º e do 2º ciclo de Psicologia arrancaram ontem e terminaram hoje na faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Ao todo, participaram cerca de 250 alunos de todo o país, entre os quais mais de 100 apresentaram propostas e trabalhos de investigação, que foram criticamente analisados, nas sessões, por investigadores doutorados.
“Esta é uma iniciativa inovadora no país na área da psicologia. O objectivo foi criar umas jornadas de e para alunos, um incentivo à autonomia, ao sentido crítico e à criatividade destes estudantes, jovens investigadores”, diz Cristina Canavarro.
O evento contou com a presença, entre outros, de representantes da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista. “Houve uma grande adesão e entusiasmo. E esta partilha de experiências é enriquecedora para os alunos que ficam a saber mais sobre como se faz investigação, sobre o percurso”, afirma Cristina Canavarro.
O estudo de que Vanessa Costa é a primeira autora foi feito com a participação de Diana Couto e dos docentes Ana Allan Gomes e Carlos Fernandes da Silva. Trata-se de uma investigação sobre padrões de sono em jovens do 7º ao 12º ano. Estudaram-se as preferências dos alunos quanto aos horários e concluiu-se que os alunos que se levantam e deitam mais tarde tendem a compensar as horas de sono ao fim de semana. No entanto, a longo prazo acumulam défices de sono. Uma das propostas deste estudo passa pela criação de dois horários escolares, um de manhã e outro de tarde.
Já Diana Duro apresentou uma tese, com orientação dos docentes de medicina da UC, Isabel Santana e Emanuel Ponciano, e de psicologia, Mário Simões, que visava a validação de um instrumento – o MoCA – junto de pacientes com defeito cognitivo ligeiro e demência. A conclusão foi a de que o instrumento revela uma alta sensibilidade na detecção do defeito cognitivo ligeiro que precede a demência.
Atitudes face à doença mental: Um estudo experimental sobre felicidade e estigma, de Ana Luísa Leal; Estudo exploratório de validação dos questionários DISABKIDS-37 numa amostra de crianças e adolescentes com asma, de Tiago Faria-Morais; Perfeccionismo: uma herança familiar? - Perfeccionismo parental e perfeccionismo em jovens adultos, de Luís Batista; e Transmissão intergeracional de valores: À procura de um modelo sistémico, de Ana Jacinto, foram os restantes trabalhos premiados com livros de Psicologia e material informático.
Público
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