Benfica derrota Nacional e afasta os 'fantasmas' da crise
[h=2]
Golos de Jonas (2) e Mitroglou deram a vitória ao clube encarnado, que regressa assim à liderança do campeonato.
[/h]
O Benfica passou menos de 24 horas fora do primeiro lugar da I Liga. A equipa encarnada recebeu este domingo, na Luz, o Nacional da Madeira, e venceu os insulares por 3-0, regressando assim à liderança do campeonato e deixando o FC Porto a dois pontos, novamente.
Com Pizzi titular no meio-campo – já joga há 44 encontros consecutivos – o Benfica teve algumas dificuldades em articular o seu jogo nos momentos inicias da partida. O Nacional da Madeira entrou bem posicionado defensivamente e começou por dificultar a vida à equipa encarnada.
Início fraco resolvido pelo génio de Jonas
Contudo, o Benfica começou a alinhar a sua dinâmica ofensiva e as oportunidades começaram a aparecer e… os golos também. Jonas fez o primeiro do jogo aos 26 minutos, depois de um cruzamento milimétrico de Zivkovic. O brasileiro posicionou-se bem entre dois defesas do Nacional e cabeceou sem dar hipóteses a Facchini.
O camisola 10 das águias estava nos seus dias e não quis esperar muito para bisar na partida. Nove minutos após o primeiro golo, Jonas pegou na bola e, depois de um movimento em diagonal para a área do Nacional, rematou em jeito para um golo de belo efeito.
A partir daqui o Benfica controlou o jogo a seu bel-prazer e os jogadores respiravam tranquilidade. No segundo tempo, o ritmo (que já não era alto) baixou e a equipa treinada por Rui Vitória, que viu o jogo da bancada, foi deixando os minutos passar.
Mitroglou chutou para longe o deserto de ideias da 2.ª parte
O jogo acabou por ficar monótono e quanto às oportunidades de golo… nem vê-las. As duas equipas enfrentavam um deserto de ideias grande e remetiam a criação de perigo para as bolas paradas que iam ganhando.
No entanto, apesar das poucas oportunidades, os encarnados foram eficazes e aumentaram a vantagem a 9 minutos do fim. Numa das poucas ocasiões de golo desta segunda parte, Mitroglou não desperdiçou e bateu pela terceira vez o guardião do Nacional, selando assim o resultado final.
Com esta vitória, o Benfica volta ao lugar que melhor conhece esta temporada: o primeiro. As águias voltam assim a ter dois pontos de vantagem sobre o FC Porto (2.º) e 10 sobre o Sporting (3.º lugar provisório, porque o Sp. Braga conta com menos um jogo).
nm