Quando, há algum tempo atrás, a União Europeia, através da sua Comissão da especialidade, anunciou a intenção de tornar obrigatória a circulação dos automóveis com as luzes acesas durante o dia – a exemplo do que sucede com as motos – logo se fizeram ouvir os ecos de protesto por parte das associações de motociclistas, encabeçadas pela FEMA (Federation of European Motorcyclists Associations).
A argumentação, todos nós a conhecemos: com todos os carros a circularem de luzes acesas, acabava o elemento diferenciador que permite identificar facilmente uma moto no trânsito.
Felizmente, os argumentos dos motociclistas foram ouvidos e, embora a Comissão Europeia continue a manter que o facto dos automóveis circularem com luzes acesas aumentaria a segurança dos automobilistas, reconheceu que havia muito pouca informação acerca do impacto que tal medida teria nos restantes utilizadores da estrada, decidindo-se por abandonar a proposta.
Segundo a Secretária-Geral da FEMA, Aline Delhaye, “embora haja a possibilidade de aumentar a segurança dos automobilistas, harmonizar o uso de luzes durante o dia levaria, inevitavelmente, a um perca da percepção de presença dos motociclistas e de outros utentes vulneráveis das estradas. Ao declarar que não seriam implementadas medidas para beneficiar uns utilizadores em detrimento de outros, a Comissão Europeia não só ouviu as preocupações dos motociclistas, como também enviou uma mensagem positiva para o debate sobre segurança rodoviária na Europa”.
Fonte: Motociclismo
A argumentação, todos nós a conhecemos: com todos os carros a circularem de luzes acesas, acabava o elemento diferenciador que permite identificar facilmente uma moto no trânsito.
Felizmente, os argumentos dos motociclistas foram ouvidos e, embora a Comissão Europeia continue a manter que o facto dos automóveis circularem com luzes acesas aumentaria a segurança dos automobilistas, reconheceu que havia muito pouca informação acerca do impacto que tal medida teria nos restantes utilizadores da estrada, decidindo-se por abandonar a proposta.
Segundo a Secretária-Geral da FEMA, Aline Delhaye, “embora haja a possibilidade de aumentar a segurança dos automobilistas, harmonizar o uso de luzes durante o dia levaria, inevitavelmente, a um perca da percepção de presença dos motociclistas e de outros utentes vulneráveis das estradas. Ao declarar que não seriam implementadas medidas para beneficiar uns utilizadores em detrimento de outros, a Comissão Europeia não só ouviu as preocupações dos motociclistas, como também enviou uma mensagem positiva para o debate sobre segurança rodoviária na Europa”.
Fonte: Motociclismo