Máquina de Secar não aquece

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Com a maquina desligada da tomada, desligue 1 dos fios do termico (azuis) e veja seha continuidade entre os terminais do termico, se der desligue 1 dos brancos do termostato de segurança ee veja se o termostato dá continuidade, se der tire 1 foto bem tirada por baixo do fio vermelho da resitencia, pois parece-me quer tem lá outro termostato debaixo mas a foto não é esclarecedora.
 

Geezzz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 21, 2012
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Ora já descubri o problema. Era o botão de temperatura "High/Low" que não dava passagem. Após ver a resistência, os dois cabos que ligavam nela (vermelho e preto) ambos iam directos ao interruptor. Testei-o e só dá passagem em high, logo, ela aquece em high e em low desliga. Amanhã irei comprar um e ver se fica a funcionar nas 2 temperaturas.
Pois é, desmontei a máquina todinha e para resolver este problema bastava tirar o tampo hehehe...
Abraço e se não houver mais complicações, damos por resolvido este problema.

Agradeço a todos os que ajudaram, pois sem vocês não teria tido esta coragem.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
36
Deixo um vídeo em Inglês que ajuda a reparar o problema mais comum das máquina, quando estas não aquecem.


[video=youtube;aFXbYp--K5g]http://www.youtube.com/watch?v=aFXbYp--K5g#![/video]
 

UNISOL

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2011
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde pessoal,

Entri agora aqui porque talvez me possam ajudar. Tenho uma máquina de secar roupa whirpool que ao rodar o tambor (sobretudo numa direção) faz muito ruido. No mês passado troquei a correia que tinha partido e os rolamentos/apoios pareceram-me em bom estado.
De onde virá este barulho?

Cumprimentos
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

melhor que ninguem, só voçê pode escutar de onde vem o barulho ou melhor, o ruido, eu estou cá longe nao consigo ouvir nada se algum colega conseguir responder passo a palavra.
outra pergunta quantos rolamentos trocou neste secador meta a ref. dos mesmos!
boa sorte.

marques 1956
 

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigos não sei se me podem ajudar pois já não sei o que fazer , sou novo neste forum pois estou com um problema numa maquina de secar roupa whirpool awg 270.
A maquina começou a deixar de aqueçer, logo pensei que fosse a resistencia e comprei uma que me custou 18 euros mais 6 de despesas de envio uma vez que vei de espanha, após colocar a resistencia a maquina não aqueçia, mas depois começou a aqueçer demais e a seguir ficava fria até que começou a deitar o quadro da luz abaixo , desmachei a maquina e verifiquei que houve uma peça que derreteu, uma peça tipo caixa de derivação tinha mais patilhas livres fiz novamente as ligações e comprei um termostato da temperatura que fica junto á resistencia e voltei a montar as peças todas e nada não aqueçe.

Queria-vos dizer que medi os termicos e a resistencia e aparentemente está tudo bem, o termico de segurança que têm um botão vermelho não carrega não sei se é mesmo assim ou se esta estragado, pois liguei para a whirpool peças em portugal e eles disseram que essa peça nunca avaria e que a ultima que tinham vendido foi em 2006.

O ano passado aqueçeu demais substitui o condensador e ficou tudo bem , já agora sabem-me dizer se o condensador têm alguma influencia no aquecimento da maquina.

Agradeço desde já a vossa ajuda pois não me é possivel pagar a um tecnico e tenho dois filhos pequenos e com chuva a maquina faz muita falta.

Vou juntar algumas fotos da maquina e do que me aconteçeu para melhor esclarecer o que acabei de vos contar.

Obrigado a todos
Drocas1971HPIM4564.jpgHPIM4565.jpgHPIM4600.jpgHPIM4610.jpgHPIM4611.jpgHPIM4614.jpgHPIM4615.jpgHPIM4616.jpgHPIM4617.jpgHPIM4618.jpgHPIM4619.jpg
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo drocas1971
Pelo que vi das suas fotos, penso que tem ligações erradas, pois dá-me a sensação que tem a resistência à massa.
Sugiro que verifique as ligações da sua máquina através do esquema (em anexo).
Depois reporte para poder ajudá-lo
Um abraço
 

Anexos

  • Wirlpool awg 270.jpg
    Wirlpool awg 270.jpg
    103.6 KB · Visualizações: 26

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Se fizeste as ligações como estavam com a placa derretida o problema não vem daí, e isso é fácil verificar pois tens as imagens.
Frequentemente o problema está no térmico da tua última foto. Ele tem q estar fechado, podes testar shuntando os 2 fios.
O condensador não tem nada a ver com o aquecimento, tem a ver com o arranque do motor.
Por norma essas máquinas aquecem demais quando têm o termostato avariado, esse termostato está colocado na conduta de saída de ar no fundo da máquina por baixo do tambor.
 

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Amigos obrigado, pela ajuda que me estão a dar , mas eu não tenho conhecimentos que me premitam ler o esquema, não sei se lhe arranjar algumas fotos das ligações e dos fios os senhores me consegue ajudar a descobrir o problema.
Logo á noite vou tirar mais fotos que acompenhem o percursso dos fios e depois ponho em anexo ás fotos que juntei.
desde já agradeço a sua boa vontade e interesse em ajudar-me a resolver este problema.
Eu medi e pedi a um tecnico para me medir os termostatos, o que está na resistencia e o que está na saida de ar e estavam todos bons.
Mas secalhar estão bons, como houve aquele problema de derreter tive que aproveitar uns pernes que não eram utilizados para fazer as ligações.
Nota: o esquema apresentado é diferente do da minha maquina dai as ligações estarem diferentes.
Muito Obrigado
 
Última edição:

fabiotome

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas kokas

tenho um secador de roupa que nao aquece , vim uns post teus para ligar 2 fios que tao ao pe do tambor naquela peca que tem o botao vermelho , isso nao da para ver se a resistencia funciona ?
 

fabiotome

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas kokas

tenho um secador de roupa que nao aquece , vim uns post teus para ligar 2 fios que tao ao pe do tambor naquela peca que tem o botao vermelho , isso nao da para ver se a resistencia funciona ?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas não sei a que te referes, no entanto existem secadores com um sistema de segurança na parte traseira do mesmo que por vezes desliga por sobreaquecimento, quando assim é basta carregar o botão e o secador aquece novamente, cada caso é um caso, o melhor é informar a marca e modelo do secador para que se possa prestar uma melhor ajuda.

Já agora aproveita e faz a tua apresentação no forum

Na minha opinião deverias ter aberto um tópico novo com o teu problema, agora está, está, é sempre melhor abrir um tópico novo.
 

fabiotome

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2014
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
é o fernando tomé do prior velho , é um singer , aquela peça peça que esta junta a resistência tem um botao vermelho mas parece que nao faz nada , se ligar os 2 fios será que da para ver se a resistência esta boa ? ou vai me desligar o quadro ?
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
é o fernando tomé do prior velho , é um singer , aquela peça peça que esta junta a resistência tem um botao vermelho mas parece que nao faz nada , se ligar os 2 fios será que da para ver se a resistência esta boa ? ou vai me desligar o quadro ?

Amigo, não faças asneiras percipitadas. Para veres se uma resistencia está boa ou má há uma norma muito simples e que deve ser sempre a primeira coisa a fazer:

- Retiras os terminais das resistencias e numera-as para as voltares a colocar no sítio.
- Pegas num multimetro e medes as 2 pontas. Se o valor dessa dessa medição for nula, então está queimada. Se tiver um valor Homico, está boa.

Espero ter ajudado.

Abarço
 

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos espero que com estas fotos me possam dar alguma ideia de qual será o problema, na maquina já substitui a resistência e o termostato de temperatura que fica junto á resistência.
tenho mais um termostato junto ao tubo de saída de ar como se pode ver na foto e a resistência de segurança com um botão vermelho mas que carregando não mostra qualquer tipo de ação esta aventura já vai em 41 euro 23 da resistência e 18€ do termostato da temperatura.HPIM4626.jpgHPIM4627.jpgHPIM4628.jpgHPIM4629.jpgHPIM4631.jpgHPIM4632.jpgHPIM4633.jpgHPIM4624.jpgHPIM4625.jpg

Obrigado por toda a ajuda que me estão a dar
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro fabiotome, a maneira correcta de analisar a situação efectivamente é aquela que o colega COPIA refere, no entanto quanto a esses dois fios de que fala pode os ligar um ao outro para testar que não tem qualquer problema, se aquecer o problema fica identificado, caso não aqueça deverá fornecer o modelo do secador e munir-se de um multimetro para que se possa avançar na resolução do problema.
 

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Se fizeste as ligações como estavam com a placa derretida o problema não vem daí, e isso é fácil verificar pois tens as imagens.
Frequentemente o problema está no térmico da tua última foto. Ele tem q estar fechado, podes testar shuntando os 2 fios.
O condensador não tem nada a ver com o aquecimento, tem a ver com o arranque do motor.
Por norma essas máquinas aquecem demais quando têm o termostato avariado, esse termostato está colocado na conduta de saída de ar no fundo da máquina por baixo do tambor.

Amigo Apolo viu as fotos que coloquei ,espero que sejam mais esclarecedores para que me possa ajudar , muito obrigado
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro drocas1971, antes de mais deverias fazer a respectiva apresentação ao forum no local adequado como mandam as regras, depois não deverias andar a gastar dinheiro em material sem teres a certeza de que o mesmo se encontra avariado, deves medir todos esses termostatos que se encontram nas condutas de circulação de ar para teres a certeza de que algum se encontra interrompido, deves fazer o mesmo nesse interuptor vermelho que dizes não fazer nada, isso é um sistema de proteção que muitas vezes desliga, se não for restabelecido o contacto não aquece, verifica e diz qualquer coisa.

Já agora uma observação, quando desligou a resistencia fez o devido esquema de ligação, parece-me que não está devidamente ligada.

Não consigo ver na foto um dos fios do termostato onde ligam os fios cinzentos
 
Última edição:

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

O meu nome é pedro sou assistente administrativo e tenho 43 anos, entrei neste forum porque após diversas pesquisas na net foi o unico onde vi que havia conhecimentos e boa vontade para ajudar pessoas com o tipo de problemas que eu estou a ter , o andar a comprar sem saber o que é têm razão não é muito inteligente mas secalhar é a vontade de resolver um problema e com não tenho dinheiro para pagar a um técnico fui á luta mas tive azar , da ultima vez que se avariou resolvi foi o condensador e correu bem , desta vez tive azar , todas as peças foram medidas e estavam boas , as ligações espero que estejam corretas pois não tenho nenhum esquema da maquina (WHIRPOOL AWG270) nem consigo arranjar, a maquina tem perto de 19 anos talvez era o unico eletrodomestico subrevivente do meu casamento.

E como já referi tenho dois filhos pequenos e a maquina faz-me imenssa falta , estou a tentar receber dicas da parte de todos os que quiserem colaborar de modo a tentar descobrir o problema.
a todos obrigado.
 

drocas1971

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 25, 2014
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

O meu nome é pedro sou assistente administrativo e tenho 43 anos, entrei neste forum porque após diversas pesquisas na net foi o unico onde vi que havia conhecimentos e boa vontade para ajudar pessoas com o tipo de problemas que eu estou a ter , o andar a comprar sem saber o que é têm razão não é muito inteligente mas secalhar é a vontade de resolver um problema e com não tenho dinheiro para pagar a um técnico fui á luta mas tive azar , da ultima vez que se avariou resolvi foi o condensador e correu bem , desta vez tive azar , todas as peças foram medidas e estavam boas , as ligações espero que estejam corretas pois não tenho nenhum esquema da maquina (WHIRPOOL AWG270) nem consigo arranjar, a maquina tem perto de 19 anos talvez era o unico eletrodomestico subrevivente do meu casamento.

E como já referi tenho dois filhos pequenos e a maquina faz-me imenssa falta , estou a tentar receber dicas da parte de todos os que quiserem colaborar de modo a tentar descobrir o problema.

jÁ AGORA AMIGO kokas não estou a preceber quais fios se refere os termostatos têm fios castanhos e o de segurança têm fio azuis.


a todos obrigado.
 
Topo