- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,838
- Gostos Recebidos
- 1,078

Citada pelo Best Life, a médica naturopata, Janine Bowring, partilhou recentemente três chás com base científica que podem ajudar com problemas intestinais, desde inchaço e gases até simples dores de estômago.
1. Chá de hortelã-pimenta
Num novo vídeo partilhado no TikTok, Bowring inicia a sua lista de melhores chás para a saúde intestinal com chá de hortelã-pimenta. A médica diz que é uma ótima opção para beber após as refeições, porque "tem a capacidade de reduzir espasmos e indigestão".
Ao falar com o Best Life sobre os melhores alimentos e bebidas para a síndrome do intestino irritável (SII), Raj Dasgupta, consultor médico chefe da Fortune Recommends Health, também recomendou chá de hortelã-pimenta.
"A hortelã-pimenta contém mentol, um relaxante muscular natural", explicou. "Chás de hortelã-pimenta ou cápsulas de suplemento podem ajudar a relaxar os músculos do trato digestivo, reduzindo espasmos ou desconfortos associados à SII."
Além disso, este chá é "rico em flavonoides, antioxidantes que são conhecidos por reduzir a inflamação, relaxar o intestino e equilibrar as bactérias intestinais".
2. Chá de lavanda
O aroma da lavanda é geralmente elogiado pela sua capacidade de ajudar a relaxar a mente e, de acordo com Bowring, isso pode relaxar o estômago.
"Isso realmente ajuda a relaxar o sistema nervoso, o que, claro, pode estar relacionado com problemas de saúde intestinal quando tem nervosismo e ansiedade", explicou.
Como elucidam os especialistas da Northeast Digestive, quando está stressado, o seu corpo liberta a hormona cortisol, que pode diminuir o fluxo de sangue e oxigénio para o estômago, causando cólicas estomacais.
"Níveis altos de cortisol também podem causar inflamação no trato digestivo e desequilibrar as bactérias benéficas e nocivas que lá vivem", disseram. "O stress também pode afetar os músculos do intestino, o que impede que ele filtre as bactérias nocivas."
3. Chá de erva-doce
Por último na lista de Bowring, está o chá de erva-doce. "Ajuda na digestão, é um antiespasmódico natural, então pode realmente ajudar a relaxar o trato digestivo e aliviar cólicas e gases. Também é usado para tratar a síndrome do intestino irritável", partilhou.
De facto, um estudo de 2022 descobriu que o extrato de semente de erva-doce protege efetivamente o revestimento do trato gastrointestinal, tornando-se uma terapia alternativa para a doença do intestino irritável (DII).
Se estiver com problemas estomacais persistentes ou que estão a piorar ao longo do tempo, é importante consultar o seu médico antes de recorrer a qualquer remédio caseiro.
IN:NM