billshcot
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Verificação do piso do pneu
Verifique o piso do pneus regularmente para saber se é necessário substituir os pneus. Todos os veículos de passageiros, camiões ligeiros e semi-ligeiros possuem barras indicadoras de desgaste dos pneus incluídas no piso. Estas barras estão localizadas no fundo dos sulcos do piso em vários locais da circunferência do pneu. Quando o pneu apresenta desgaste suficiente para que as barras sejam visíveis à altura dos desenhos do piso, está na altura de mudar o pneu. Se o piso apenas apresenta desgaste em um ou dois pontos, pode significar que o pneu não possui a pressão indicada. Abaixo apresentamos uma lista dos indicadores mais comuns de desgaste irregular do piso e os problemas que os originam.
Saliências ou reentrâncias no piso: PEÇAS GASTAS
O aparecimento de saliências (também chamado de lombas ou mossas) é mais comum nos pneus dianteiros, apesar dos pneus traseiros também as poderem apresentar. Poderá ser uma indicação de que os seus pneus estão desequilibrados ou de que a suspensão ou direcção do veículo apresentam desgaste.
Extremidades com marcas de atrito: DESALINHAMENTO
As extremidades do piso apresentam um aspecto segmentado ou fragmentado? Estes danos são provocados por um atrito irregular do pneu com a estrada. A solução é a correcção do alinhamento convergente ou divergente do pneus. A profundidade dos sulcos é essencial para o desempenho adequado dos pneus. Se notar a perda ou alteração da tracção do veículo em piso molhado, poderá ser devido ao desgaste dos desenhos do pneu. O pneu deve ser substituído quando a profundidade dos sulcos atinge 1/16 de polegada.
Desgaste no centro: PRESSÃO EXCESSIVA
Quando um pneu tem pressão excessiva, o centro do pneu suporta a carga e desgasta-se mais rapidamente do que as extremidades exteriores. O desgaste irregular reduz a vida útil do pneu. Verifique a pressão regularmente. O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.
Desgaste em ambas as extremidades: PRESSÃO INSUFICIENTE
Se o pneu apresenta este aspecto, poderá ser devido a pressão insuficiente. A pressão excessiva reduz a vida útil do piso por desgaste excessivo nas extremidades exteriores (ombros) do pneu. Produz ainda um aquecimento excessivo que diminui a durabilidade do pneu. Finalmente, afecta a economia de combustível através de uma maior resistência à rodagem (pneus macios exigem maior esforço do veículo). O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.
Verifique o piso do pneus regularmente para saber se é necessário substituir os pneus. Todos os veículos de passageiros, camiões ligeiros e semi-ligeiros possuem barras indicadoras de desgaste dos pneus incluídas no piso. Estas barras estão localizadas no fundo dos sulcos do piso em vários locais da circunferência do pneu. Quando o pneu apresenta desgaste suficiente para que as barras sejam visíveis à altura dos desenhos do piso, está na altura de mudar o pneu. Se o piso apenas apresenta desgaste em um ou dois pontos, pode significar que o pneu não possui a pressão indicada. Abaixo apresentamos uma lista dos indicadores mais comuns de desgaste irregular do piso e os problemas que os originam.
Saliências ou reentrâncias no piso: PEÇAS GASTAS
O aparecimento de saliências (também chamado de lombas ou mossas) é mais comum nos pneus dianteiros, apesar dos pneus traseiros também as poderem apresentar. Poderá ser uma indicação de que os seus pneus estão desequilibrados ou de que a suspensão ou direcção do veículo apresentam desgaste.
Extremidades com marcas de atrito: DESALINHAMENTO
As extremidades do piso apresentam um aspecto segmentado ou fragmentado? Estes danos são provocados por um atrito irregular do pneu com a estrada. A solução é a correcção do alinhamento convergente ou divergente do pneus. A profundidade dos sulcos é essencial para o desempenho adequado dos pneus. Se notar a perda ou alteração da tracção do veículo em piso molhado, poderá ser devido ao desgaste dos desenhos do pneu. O pneu deve ser substituído quando a profundidade dos sulcos atinge 1/16 de polegada.
Desgaste no centro: PRESSÃO EXCESSIVA
Quando um pneu tem pressão excessiva, o centro do pneu suporta a carga e desgasta-se mais rapidamente do que as extremidades exteriores. O desgaste irregular reduz a vida útil do pneu. Verifique a pressão regularmente. O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.
Desgaste em ambas as extremidades: PRESSÃO INSUFICIENTE
Se o pneu apresenta este aspecto, poderá ser devido a pressão insuficiente. A pressão excessiva reduz a vida útil do piso por desgaste excessivo nas extremidades exteriores (ombros) do pneu. Produz ainda um aquecimento excessivo que diminui a durabilidade do pneu. Finalmente, afecta a economia de combustível através de uma maior resistência à rodagem (pneus macios exigem maior esforço do veículo). O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.