Portal Chamar Táxi

Morte Súbita: Novo método permite reduzir disfunção até 79%

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,831
Gostos Recebidos
186
Uma equipa multidisciplinar espanhola, das áreas da cardiologia e da genética clínica e molecular, desenvolveu um método de diagnóstico precoce do risco de morte súbita, que pode diminuir esta disfunção até 79 por cento em menores de 35 anos.
Segundo a agência Efe, o método usado - o estudo de ADN combinado com o estudo cardiológico por imagem - permite ainda reduzir a morte súbita em 55 por cento dos casos em pessoas com mais de 35 anos.

Em Portugal, a morte súbita mata mais de 20 pessoas por dia.

À agência Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, explicou que os investigadores espanhóis "utilizam o estudo de ADN para detetar a presença de mutações genéticas que causem doenças cardíacas hereditárias" que podem provocar a morte súbita e que estão "presentes em jovens que muitas vezes praticam desporto".


A este estudo genético sofisticado associam técnicas de imagem avançadas, como a ressonância magnética cardíaca e a tomografia axial computorizada multicortes, com o objetivo de otimizar a capacidade de diagnóstico e, deste modo, detetar precocemente a presença de doença cardíaca hereditária, como as miocardiopatias e as doenças do sistema elétrico cardíaco", adiantou.

De acordo com a agência Efe, o diagnóstico baseia-se na análise simultânea de 72 genes de doenças relacionadas com a morte súbita, como miocardiopatias e transtornos genéticos do ritmo cardíaco.

A análise da sequência genética é combinada com um estudo cardiológico por imagem, tendo como meta a avaliação do diagnóstico num prazo recorde de três meses.

Os especialistas da unidade de diagnóstico cardiológico avançado "Coração em ON" acreditam poder, assim, detetar o risco de morte súbita antes da manifestação dos primeiros sintomas.


dd.
 
Topo