Portal Chamar Táxi

NASA confirma aterragem da Endeavour na Califórnia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
NASA confirma aterragem da Endeavour na Califórnia

ng1065703.jpg


A NASA decidiu avançar hoje com a aterragem do vaivém espacial Endeavour na Califórnia, depois de duas tentativas fracassadas devido às más condições meteorológicas, anunciou um porta-voz da agência espacial norte-americana

«Com base nas previsões meteorológicas para segunda-feira para o Centro Espacial Kennedy (Florida), onde os ventos laterais vão manter uma intensidade que não vai permitir uma aterragem, vamos avançar hoje com a aterragem em Edwards (Califórnia)», afirmou Alan Poindexter, do centro de controlo de Houston (Texas) e responsável pela comunicação com a tripulação a bordo da Endeavour.

«O tempo apresenta condições excelentes» em Edwards, afirmou o comandante do vaivém, Chris Ferguson.

A agência espacial norte-americana tinha sido obrigada a renunciar a duas tentativas de aterragem devido ao mau tempo que se faz sentir na Florida.

O vaivém, que termina uma missão de 16 dias, tinha, imperativamente, de aterrar até terça-feira, quando tivessem quase esgotadas as reservas de oxigénio e de água, bem como as pilhas de hidrogénio que fornecem electricidade.

Durante a missão, os astronautas da Endeavour realizaram quatro saídas orbitais com o objectivo de ampliar e melhorar a capacidade de alojamento da Estação Espacial Internacional (ISS), que passa de três para seis tripulantes no início do próximo ano.

O vaivém espacial, com sete astronautas a bordo, transportou ainda 14,5 toneladas de materiais e equipamento que permitiram também fazer reparações, nomadamente a nível do abastecimento de energia.


Lusa / SOL
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Nave espacial Endeavour completa viagem à Terra com pouso na Flórida

A nave espacial Endeavour completou nesta sexta-feira (12) sua viagem de retorno à Flórida sobre um avião Boeing 747 ao aterrar no Centro Kennedy, informou a NASA.

O Endeavour, com sete astronautas a bordo, retornou à Terra em 30 de Novembro, ao término de uma missão de 16 dias na ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), mas as condições meteorológicas fizeram com que a aterragem fosse na base Edwards da Força Aérea na Califórnia, em vez da base de operações no sul da Flórida.

As condições meteorológicas atrasaram sua mudança, uma viagem que custou US$ 1,8 milhão à NASA.

Dos 16 dias no espaço, 12 foram passados na ISS para onde levaram 14,5 toneladas de equipamento para dobrar a capacidade de "hospedagem" no complexo.

Na quarta-feira (10), o Boeing 747 sobre o qual foi instalada a nave descolou da base aérea no deserto de Mojave e fez escala na base Barksdale da Força Aérea na Louisiana, de onde partiu na manhã de ontem.

Equipe maior

A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água, por exemplo. Para isso, os astronautas instalaram um novo sistema de reciclagem de água. O processador converte urina, suor e água condensada em água potável.

O processo de reciclagem é feito por meio de técnicas de purificação, como destilação, filtração, oxidação e ionização. O passo final é adicionar iodo, para controlar o crescimento microbiano.

Os astronautas instalaram também novas cabines separadas para dormir, equipamentos para fazer exercícios, um segundo banheiro, novos fornos para aquecer a comida e um refrigerador para alimentos e bebidas, além de um freezer e um forno dedicados a experiências científicas.


.
 
Topo