Portal Chamar Táxi

NASA diz que sonda Phoenix encontrou gelo em Marte

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Depois de comparação de imagens
NASA diz que sonda Phoenix encontrou gelo em Marte

236028

Os cientistas chegaram a pensar que o material branco brilhante fosse sal e não gelo

Uma análise comparativa de imagens captadas nos últimos dias pela sonda Phoenix convenceram os cientistas da presença de gelo perto da superfície do solo árctico de Marte, informou hoje a NASA (agência espacial norte-americana) em comunicado. Pela primeira vez, a agência vai poder analisar o gelo do planeta vermelho.

Bocados de um material branco brilhante desapareceram do interior de um buraco escavado com o braço robotizado da sonda Phoenix, quatro dias depois de terem sido fotografados pelas objectivas da sonda.

Este foi um buraco escavado pela Phoenix com 22 centímetros de largura por 35 de comprimento. No seu ponto mais profundo tem sete a oito centímetros de profundidade.

Segundo os cientistas da missão, estes materiais seriam água gelada que se evaporou depois de ter sido exposta ao Sol pela sonda.

“Isso deveria ser gelo”, acredita Peter Smith, da Universidade do Arizona, responsável pela equipa científica de Phoenix, explicando que “estes pequenos bocados desapareceram totalmente durante os últimos dias, o que constitui uma perfeita indicação de que se trata de gelo”.

“Houve um debate entre os cientistas sobre se o material branco seria gelo ou sal”, acrescentou o investigador, salientando que “o sal não evapora”.

Nilton Rennó, cientista brasileiro e um dos líderes de pesquisa da missão, disse à “Folha de São Paulo” que “nunca estivemos tão perto de encontrar vida noutro lugar, se realmente existir alguma”.

A sonda Phoenix, que pousou no solo marciano a 25 de Maio, vai confirmar a informação colocando amostras da superfície num instrumento chamado Tega (Analisador de Gás Térmico e Expandido).


20.06.2008 - 16h17 AFP, PUBLICO.PT
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Sonda Phoenix 'bebe' água de Marte


Espaçonave conseguiu recolher e aquecer cristais de gelo de água em seu interior.
Por conta do sucesso, a Nasa decidiu prorrogar a missão por mais 30 dias.


A equipe da Nasa responsável pela sonda Phoenix acaba de anunciar que conseguiu "provar" um pouco da água de Marte. Para a surpresa dos cientistas, que esperavam mais uma amostra seca em sua última tentativa de levar solo marciano a um dos instrumentos da sonda, havia alguns cristais de gelo de água em meio à areia do planeta vermelho.


É o primeiro processamento químico feito pela sonda do gelo no planeta vermelho. A análise é feita no instrumento Tega, uma espécie de forno que "cozinha" as amostras em várias temperaturas diferentes e analisa sua composição com base nas moléculas que evaporam.

Resultados empolgantes devem surgir conforme os dados forem analisados, nos próximos dias. Quiçá a Phoenix poderá até detectar certos compostos orgânicos -- tijolos de que a vida é feita -- em meio às amostras.

A Nasa aproveitou a ocasião para noticiar a decisão de ampliar a missão da espaçonave. Originariamente destinada a operar por 90 dias, a Phoenix está em "boa saúde" e por isso ganhou uma extensão de 30 dias em seus trabalhos.

A agência espacial americana também divulgou uma nova imagem panorâmica do local onde a sonda pousou, próximo ao pólo Norte marciano.



Globo.com
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Sonda encontra água em Marte

A sonda Phoenix Lander, da NASA, detectou pela primeira vez água numa amostra de solo marciano, noticia a BBC.
Esta descoberta vai agora permitir aos cientistas determinar se o planeta foi ou poderá ser habitável.

Em acasiões anteriores, o aparelho teve dificuldades em transferir as amostras, usando o braço mecânico, do solo para o seu laboratório de análises.

Este sucesso e o bom estado da Phoenix Lander vai permitir um prolongamento da missão até ao final do mês de Setembro.

Phoenix aterrou em Marte com sucesso


Antigas missões da NASA a Marte:

Novembro, 1964 - Nave Mariner 3, de que se perde contacto após a descolagem. Mariner 4 é lançada três semanas mais tarde e em Julho de 1965 torna-se a primeira nave do mundo a fotografar Marte de perto, fornecendo 21 imagens.

Fevereiro, 1969 - Mariner 6 voa para além de Marte em Julho de 1969 e transmite 75 fotos.

Março, 1969 - Mariner 7 voa além de Marte em Agosto de 1969 e fornece 126 fotos.

Agosto, 1975 - A orbital Viking 1 chega a Marte em Junho de 1976 e opera até 1980, seguida pelo módulo de aterragem Viking 1 no mês seguinte, que dura até 1982.

Setembro, 1975 - A orbital Viking 2 chega a Marte em Agosto de 1976 e opera até 1987 e o módulo Viking 2 aterra em solo marciano no mês seguinte e dura até 1980.

Novembro, 1996 - Sonda Mars Global Surveyor chega a Marte em Setembro de 1997, a bateria falha em 2006.

Dezembro, 1996 - Sonda Pathfinder: o módulo de aterragem e o robô Sojourner descem em Marte em Julho de 1997. A última transmissão foi em Setembro de 1997.

Janeiro, 1999 - Mars Polar Lander: perdeu-se o contacto com a nave e as micro-sondas Deep Space 2 que transportava à chega ao Pólo Sul de Marte em Dezembro de 1999.

Março, 2001 - Mars Odyssey: a nave entre em órbita de Marte em Outubro de 2001

Julho, 2003 - Robô Opportunity: o engenho desde em pára-quedas no planalto Meridiani três semanas depois da chegada do Spirit e também continua a operar. Também encontrou provas geológicas da presença anterior de água.

IOL :right:
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Água em Marte – confirmação do que há muito se sabe


Agora parecem já não restar dúvidas da existência de água em Marte. A sonda europeia e as norte-americanas confirmam com mais exactidão e definição do que nunca aquilo que há muito se sabe e se tem vindo a provar.

%7BD89F490A-017D-49D2-80AD-CCF5B43DA560%7D.jpg


As novas evidências da existência de água em Marte apenas vêm confirmar o que há muito se sabe. Certo ou quase certo, era já a existência de uma camada de água gelada no Pólo Sul de Marte, a existência de água gelada no seu subsolo e a existência de água em vapor na sua atmosfera.


Os dados dos robôs da NASA e as imagens dos vales e dos pólos captadas pela Mars Express apenas confirmam sem sombra de dúvidas a existência da água e reforçam a ideia da grande quantidade de água que já terá existido noutros tempos no planeta Vermelho.

%7BC658D8C6-EFA8-4AAA-82B5-AC3746A0771C%7D.jpg

Os primeiros registos de marcas na superfície de Marte datam de 1659, altura em que foram observadas por Christiaan Huygens. Em 1966, Giovanni Cassini, observou marcas brilhantes nos polos de Marte a encolherem e a crescerem ao longo das estações marcianas. Em 1777-1783 William Herschel já sugeria que essas capas polares se tratavam de gelo. Um século mais tarde sugeria-se que se trataria de dióxido de carbono sólido (o gelo seco) porque os pólos de Marte deveriam ser demasiado frios para ser a água a proporcionar o efeito que se observava. Por esta altura, o grande fantasma residia nos enormes canais que rasgavam a superfície do planeta vermelho, mas a maioria do descrito não passava de uma ilusão. Em 1947,Gerald Kuiper's observou ao telescópio evidências da existência de dióxido de carbono e em 1950 demonstrou que os pólos tinham que ser cobertos por água gelada. Em 1963, Audouin Dollfus indicou que existiria uma percentagem de vapor de água na atmosfera marciana. Em 1971, a Mariner 9 deu a primeira indicação clara de que outrora Marte teve substanciais quantidades de água corrente, que terá sido congelada nos pólos, liberta para a atmosfera e retida no subsolo. A 1976, a Viking, em órbita de Marte, verificou que os pólos eram demasiado quentes para terem dióxido de carbono gelado e como tal deveria tratar-se de água. No fim dos anos 90 a Mars Global Surveyor mapeou o planeta e registou indícios geológicos causados por água corrente. Depois a Mars Odyssey encontrou vastas quantidades de água gelada abaixo da superfície e longe dos pólos.


Agora as novas sondas apenas confirmam o que há muito se sabe.



Naturlink
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Os principais fatos da missão da sonda Phoenix em Marte



4 de agosto de 2007

A Nasa (agência espacial norte-americana) lança a sonda Phoenix, de Cabo Canaveral, na Flórida, levada por um foguete Delta 2. O equipamento inicia uma viagem de quase dez meses pelo espaço

25 de maio de 2008

A Phoenix faz pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte. Após percorrer 679 milhões de quilômetros, a espaçonave pousou às 20h53 no horário de Brasília, depois de uma entrada arriscada na atmosfera do planeta. Menos de 50% das sondas que tentaram pousar em Marte obtiveram sucesso até hoje. E a Nasa não conseguia pousar uma sonda ali utilizando motores retropropulsores --a tecnologia utilizada pela Phoenix-- desde 1976.

28 de maio

Técnicos da missão transmitem os comandos para que a Phoenix comece sua prospecção do solo do planeta. Essas ordens têm como objetivo ativar o braço robótico da nave com o qual a Phoenix escava a superfície do planeta.

31 de maio

A sonda Phoenix encontra possíveis rastros de gelo em torno da região próxima ao pólo norte de Marte, onde desceu. O que parece ser gelo está em uma imagem captada debaixo da nave pela câmara instalada no braço robótico da Phoenix.

6 de junho

O equipamento tenta analisar as primeiras amostras de solo recolhidas em Marte. O material, localizado em uma espécie de pá, é colocado em um instrumento chamado Tega, responsável por analisar componentes do solo de Marte.

11 de junho

Após dias de tentativa, a sonda Phoenix finalmente consegue coletar material suficiente para começar as análises de solo de Marte. O solo se mostrou mais compacto do que se imaginava, dificultando a tarefa de colocar partículas no Tega.

17 de junho

A Phoenix enfrenta problemas de memória em seus computadores, fazendo com que alguns dados científicos fossem perdidos.

19 de junho

Técnicos da missão dizem estar convictos de que um material brilhante encontrado na superfície de Marte é gelo, e não sal. Eles chegaram a essa conclusão em razão de quantidades do material que haviam sido fotografadas pela sonda terem desaparecido do solo --indicando que a água congelada sublimou após ter sido exposta no solo.

26 de junho

Os primeiros testes do solo no pólo norte de Marte revelam um ambiente salgado, similar ao encontrado nos quintais das casas na Terra. A descoberta levanta a esperança de que as planícies árticas do planeta podem ter condições favoráveis para vida primitiva.

31 de julho

A Phoenix confirma a existência de gelo no planeta. Para os técnicos, é a primeira vez que a existência de água é provada quimicamente.

04 de agosto

A Folha Online adianta que a Phoenix encontrou água em estado líquido no planeta. A descoberta pode levar a uma revolução nas pesquisas sobre o planeta, já que a substância é fundamental para a existência de vida, ao menos do modo como a conhecemos.




da Folha Online
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Descoberta de perclorato reduz possibilidades de vida em Marte

A sonda Phoenix da NASA detectou em Marte rastos de perclorato, uma substância de alto conteúdo oxidante, o que reduz a possibilidade de que o planeta vermelho possa ser habitável.


No último mês, o laboratório a bordo da Phoenix analisou duas amostras retiradas do solo de Marte que indicam que um dos componentes da superfície poderia ser perclorato, explicou hoje a NASA em comunicado, no qual anunciou que na terça-feira dará uma entrevista colectiva para divulgar as recentes descobertas.


A agência espacial ressaltou que os resultados de um teste experimental realizado no domingo, na qual foram analisadas mostras tomadas ligeiramente acima da camada de gelo, não encontraram "nenhuma evidência deste composto químico", assinalou a NASA.


"Isto é, surpreendente dado que análises anteriores da superfície marciana foram consistentes mas não conclusivas sobre a presença de perclorato", afirmou Peter Smith, da Universidade do Arizona e principal pesquisador da missão Phoenix.


"Estamos comprometidos com um processo científico rigoroso. Não terminamos nosso processo com estas mostras de superfície, mas temos resultados imediatos muito interessantes", afirmou o cientista.


"A análise inicial sugere que o solo se parece com o da Terra, mas mais provas revelaram aspectos na química do solo que não se parecem com os da superfície terrestre", disse.


O anúncio da NASA representa um verdadeiro balde de água fria para a agência espacial americana, depois que, na quinta-feira passada, foi confirmada a existência de água em Marte.


No entanto, os responsáveis da missão preferem manter a calma e esperar mais testes para determinar se o perclorato realmente é um componente do solo marciano ou não.


A Phoenix tem como objectivo estabelecer se existiram nessa região condições favoráveis ao desenvolvimento de algum tipo de vida microbiana.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Sonda manda fotos da poeira de Marte

A sonda Mars Phoenix Lander, da NASA, enviou as primeiras imagens da poeira de Marte ampliada num microscópio atómico -- nunca antes algo de outro planeta fora visto tão de perto, segundo os astrónomos.

O grão de poeira em questão tem um micrômetro (um milésimo de milímetro) e é absolutamente banal em sua cor vermelha, o que dá o tom avermelhado para o solo e a atmosfera do planeta vizinho.

"O tamanho está de acordo com as previsões das cores vistas no pôr-do-sol do Planeta Vermelho", disse Urs Staufer, co-pesquisador da Phoenix, ligado à Universidade de Neuchatel, parte do consórcio suíço responsável pelo microscópio da sonda.

A Phoenix explora o círculo polar árctico de Marte desde 25 de maio, período em que comprovou a existência de água e gelo no planeta. Sua meta agora é determinar se há ou houve vida microbiana.

O microscópio de força atómica a bordo da sonda mapeia tridimensionalmente partículas com até 1 milésimo de um fio de cabelo -- uma ampliação cem vezes maior do que a do microscópio óptico da sonda.

Neste mês, a sonda surpreendeu os cientistas ao indicar a presença de uma substância potencialmente tóxica na superfície de Marte, o perclorato. Os cientistas continuam trabalhando para confirmar ou não a existência dessa substância.

A Phoenix deveria passar três meses estudando o solo de Marte, mas com seu sucesso a NASA decidiu mantê-la por mais cinco semanas, o que acrescenta 2 milhões de dólares aos 420 milhões do custo original da missão.


.
 
Topo