• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Natação

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Tancock bate recorde nos 50 m costas

O nadador Liam Tancock bateu o recorde do mundo na prova dos 50 metros costas, sagrando-se campeão do mundo com o tempo de 24,04 segundos, na primeira prova do último dia no Mundial de natação em Roma.

O britânico bateu o máximo mundial (24,08), que lhe pertencia desde...ontem, na meia-final da especialidade. Em 2.º lugar ficou o Japonês Junya Koga, que nadou a distãncia em em 24,24 e o anterior campeão mundial, o sul-africano Gerhard Zandberg, ficou com o bronze (24,34).

Aos 24 anos, Tancock conquista assim o seu primeiro título mundial.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Steffen bate recorde nos 50 m livres

A alemão Britta Steffen bateu o 3.º recorde do mundo do último dia de competição, ao arrecadar o ouro na prova dos 50 metros livres com a excelente marca de 23,73 segundos, retirando 22 centésimos ao anterior máximo, de Marleen Veldhuis (23,95).

A nadadora bateu, através de uma grande ponta final, uma concorrência de respeito, onde também a sueca Therese Alshammar (23,88) nadou abaixo do anterior recorde, ficando com o 2.º lugar.

A recordista dos campeonatos, a australiana Cate Campbell ficou em 3.º lugar, ex aqueo com a holandesa Veldhuis, com o tempo de 23,99.

Com este triunfo, Steffen contabilizou o seu 3.º recorde do mundo nesta edição de Roma, que já viu serem batidos até agora 42 máximos absolutos.

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Hosszu recordista dos campeonatos nos 400 estilos

A nadadora Katinka Hosszu conquistou a medalha de ouro nos 400 metros estilos, quebrando o recorde dos campeoantos ao nadar a distância 4:30.31 minutos.

A húngara ficou cerca de um segundo abaixo do máximo absoluto (4:29.45), que pertence a Stephanie Rice. A australiana ficou em 3.º lugar, com o tempo de 4:32.29. Kirsty Coventry conquistou a medalha de prata, com 4:32.12.

Hosszu, de 20 anos, venceu desta forma o seu primeiro título mundial na carreira.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Atletas aprovam regras sobre fatos

A maioria dos nadadores concordou com o regulamento da Federação Internacional de Natação (FINA) a vigorar a partir de 2010 que impõe o uso exclusivo de materiais têxteis no fabrico de fatos de competição.

Nos mundiais de Roma deste ano foram batidos 43 recordes em apenas oito dias de provas, um resultado nunca obtido em qualquer campeonato do mundo, sendo que quase todas as novas marcas foram conseguidas por nadadores que utilizaram fatos de competição com materiais novos.

Face à avalancha de recordes registados a partir de 2008 por nadadores que utilizavam fatos em poliuretano, a FINA aprovou, a 14 de julho em Roma, o novo regulamento sobre a matéria.

Estima-se que desde Fevereiro do ano passado tenham sido batidos mais de 170 recordes em piscina de 25 metros e piscina olímpica.

A chuva de recordes agravou-se no início deste ano, com o aparecimento no mercado do Speedo Lazer com o dobro do material plástico utilizado especialmente desde a popular "Jaked" italiano.

As novas regras da FINA limitam também a dimensão dos fatos. Nos homens não podem exceder os joelhos ou subir além da cintura. Nas mulheres determina o regresso ao modelo tradicional, aberto na parte de trás, mas podendo chegar até joelhos.

Os dirigentes Federação Internacional de Natação insistiram em que o novo regulamento é mesmo para aplicar a partir de 1 de Janeiro do próximo ano, apesar dos investimentos realizados pelas empresas do sector.

As marcas obtidas em 2008 e 2009 continuarão também válidas, ainda que possam permanecer como recordes por vários anos, afirmaram.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Jessicah Schipper bate recorde do mundo

A nadadora australiana Jessicah Schipper estabeleceu esta quarta-feira um novo recorde mundial dos 100 metros mariposa em piscina curta, ao nadar a distância em 55,68 segundos, no decorrer dos campeonatos do seu país, a decorrer em Hobart.

Jessicah Schipper, medalha de ouro nos 200 metros mariposa dos mundiais de Roma 2009, superou em seis centésimos de segundo o registo da compatriota Libby Trickett (55,74 segundos), conseguido em 2008.

Este é o quarto recorde mundial a cair nos campeonatos australianos, depois dos três conseguidos segunda-feira, por Christian Sprenger (200 metros bruços), Libby Trickett (100 livres) e Emily Seebohm (100 estilos).
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Natação: Michael Phelps envolvido em acidente de viação

O nadador norte-americano Michael Phelps, recordista de medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos de Verão (14), saiu ileso no dia de ontem, quinta-feira, de um acidente de viação, segundo informou a polícia de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com Anthony Guglielmi, porta voz da polícia local, Phelps conduzia o Cadillac Escalade que chocou com um Honda Accord, conduzido por uma mulher, perto do centro de Baltimore, a cidade natal do nadador. Segundo Guglielmi, a mulher que conduzia o Honda terá sido "cuspida" com o impacto, e por precaução, levada para o hospital para ser examinada.

Phelps seguia acompanhado por outros dois passageiros, que também não sofreram quaisquer lesões, e terá depois sido interrogado pela polícia, não tendo acusado álcool

O norte-americano é considerado como o melhor nadador da história, depois dos oito títulos conquistados em Pequim'2008, onde bateu o recorde olímpico que estava na posse do seu compatriota Mark Spitz (sete em Munique1972).

Além deste recorde e do de 14 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, Phelps conta ainda com duas medalhas de bronze, bem como 23 títulos mundiais, sendo que bateu ou ajudou a bater, um total de 37 recordes mundiais.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Manaudou abandonou

Na hora da despedida, todos lhe destacaram, mais do que os recordes, o mediatismo. Laure Manaudou, a maior campeã da natação francesa e dominadora a nível mundial entre 2004 e 2007, anunciou ontem que não mais irá competir, uma novidade apenas relativa. Ausente dos dois últimos grandes campeonatos - Europeu e Mundial - e grande desilusão nos Jogos Olímpicos de Pequim, a campeã de Atenas'2004 já viveu os últimos anos entre crises existenciais e promessas de grandes regressos, sempre adiados, mas que lhe iam conservando algum protagonismo. Estando grávida - algo que não confirmou, mas todos os seus próximos garantem -, colocou com mais facilidade o ponto final numa carreira que também tinha perdido fulgor desde o aparecimento de Federica Pellegrini. A italiana, que é quase dois anos mais nova - 21 anos contra quase 23 - e crescera na sombra de Manaudou, começou por lhe tirar o namorado, Luca Marin, para depois ganhar os 200 livres em Pequim, onde a francesa não conseguiu qualquer pódio, e finalmente lhe começar a bater os recordes (200 e 400 livres). "Ela vai ficar na história, mas a vida não é só natação. Boa sorte, Laure", disse ontem Federica.

"Tenho outros interesses, outras paixões, e não sinto vontade de nadar", justificou Manaudou, que lamentou ter abandonado os estudos aos 14 anos para se dedicar totalmente à natação. Que não a copiem, é o que agora recomenda.

Bousquet é a nova paixão

"... E também há a pressão mediática. Em tudo o que faço, sou espiada", desabafou Laure Manaudou na hora da despedida. Exibicionista por natureza, sempre repartiu a natação com as manchetes nas revistas do coração, e os seus namoros nunca foram discretos. No recente Mundial de Roma, as roupas vistosas com que se sentou na bancada para aplaudir o novo namorado, o sprinter francês Frederick Bousquet, foram perfeito exemplo disso. Deverá ser ele o pai da futura criança, pois vivem juntos em Marselha.
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Londres'2012 é a meta

No centro comercial, vizinho do Estádio do Dragão, a equipa de natação do FC Porto apresentou os seus atletas e ainda um novo patrocinador, precisamente o Dolce Vita Shopping. Com esta parceria, o técnico José Alexandre Silva garantiu que "os objectivos para os dois anos são os Jogos Olímpicos e, até lá, vencer as provas internas, qualificando nadadores para Europeus". Os portistas são campeões femininos.
OJOGO
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Portugal com oito nadadores nos Europeus de Piscina Curta

Portugal vai estar representado por oito nadadores (sete masculinos e um feminino) nos Campeonatos da Europa de Piscina Curta, que se realizam entre 10 e 13 Dezembro em Istambul, na Turquia.

Adriano Niz (Benfica), Alexandre Agostinho (Portinado), César Faria (Bairro dos Anjos), Diana Gomes (Amadora), Diogo Carvalho (Galitos), Fábio Pereira (Vilacondense), Luís Pinto (Nacional da Madeira) e Luís Vaz (Famalicão) são os convocados pelo seleccionador nacional, Rui Magalhães.


lusa
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Dois mortos em prova em águas abertas

Uma prova de natação em águas abertas, disputada no Rio Paraná (entre o Paraguai e a Argentina), terminou em tragédia, já que dois participantes morreram e cinco encontram-se desaparecidos.

A prova, na distância de 6,5 quilómetros, esteve para ser cancelada, devido às más condições climatéricas, mas acabou mesmo por realizar-se. Pouco depois da partida, um grupo de nadadores foi arrastado pela forte corrente para baixo de uma embarcação que estava ancorada. Dois deles acabaram por falecer e cinco estão desaparecidos. Há ainda quatro feridos a registar, um dos quais em estado grave.

"record"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Taça Latina: André Silva vence eliminatórias dos 100 bruços

Portugal tem cinco nadadores apurados para as finais desta tarde da XXIV Taça Latina, com André Silva a obter o melhor tempo nos 100 metros bruços.

André Silva venceu as eliminatórias dos 100 bruços com marca de 2:21.94 e Marta Marinha foi a 3.º nos 100 metros costas, prova que nadou em 1:05.65.

Alexis Santos registou o 7.º tempo nos 100 costas (59.87) e Miguel Oliveira o 8.º nos 50 mariposa (26.40), a mesma posição de Joana Rodrigues nos 100 livres (1:00.59).

O único nadador que não conseguiu o apuramento para a final foi Luís Vaz, ao obter o 10.º lugar nos 100 livres, com 53.83.

Na sessão da tarde, a última da competição que está a decorrer em Mar del Plata (Argentina), vai ainda nadar Gustavo Santa, na série mais rápida dos 1500 livres.
"JG"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Taça Latina: Prata e bronze para Portugal

Taça Latina: Prata e bronze para Portugal

Portugal conquistou uma medalha de prata e uma de bronze na XXIV Taça Latina, que terminou hoje em Mar del Plata, na Argentina. Marta Marinho foi segunda nos 100 metros costas e André Silva foi terceiro nos 200 bruços.

Marta Marinho subiu ao 2.º lugar do pódio nos 100 metros costas, ao fazer a marca de 1:04.49, ligeiramente acima do recorde nacional absoluto que estabeleceu no mês passado nos Campeonatos Nacionais realizados em Coimbra e que é de 1:03.45. A nadadora portuguesa ficou atrás da colombiana Carolina Colorado (1:02.96).

André Silva conquistou a medalha de bronze nos 200 metros bruços, prova que terminou em 2:20.47. A medalha de ouro foi para o espanhol Fernando Morillas (2:19.62) e a de prata para o italiano Francesco Di Lecce (2:19.77).

Gustavo Santa ficou em 6.º lugar nos 1500 livres, com o tempo de 16:10.26, Alexis Santos acabou os 100 metros costas em 7.º (58.96), Miguel Oliveira foi 8.º nos 50 metros mariposa (26.52), a mesma posição de Joana Rodrigues nos 100 livres (1:00.64).

A estafeta de 4x100 estilos, formada por Alexis Santos, André Silva, Miguel Oliveira e Luís Vaz, obteve o 8.º posto, com 3:57.24.



Jornal o Jogo
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Nádia Vieira atinge recorde nacional

Nádia Vieira atinge recorde nacional absoluto nos 200 metros estilos

Nádia Vieira atingiu, este sábado, no III Meeting Internacional Cidade de Coimbra, o recorde nacional absoluto nos 200 metros estilos, com o tempo de 2.19,80 minutos.

Pela equipa do FC Porto também foram batidos três recordes: nos 4x50 metros estilos femininos, com 1.57,40, para Sara Oliveira, nos 100 metros mariposa, com 1.00,16, e para Duarte Mourão, nos 200 metros livres, com 1.57,67.

Rendall Bal obteve a primeira vitória nos 100 metros livres, ao serviço da Académica. “É a primeira vez que compito pela Académica. Estou muito entusiasmado por estar nesta grande equipa, noutro país, com outra cultura. Apesar de ter 29 anos, vou lutar para estar nos Jogos Olímpicos de 2012”, afirmou.

Jornal o Jogo
___________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Seis vitórias lusas no primeiro dia do Meeting Internacional do Porto

Seis vitórias lusas no primeiro dia do Meeting Internacional do Porto

Seis vitórias portuguesas marcaram hoje o primeiro dia de competição do 28.º Meeting Internacional do Porto, que está a decorrer na Piscina Municipal de Campanhã.

Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), já com mínimos para os Europeus Absolutos de Budapeste, somou dois triunfos individuais: 50m mariposa (28.26) e 200m mariposa (2:14.84). A atleta «azul e branca» fez ainda parte da estafeta de 4x50m estilos, formada por Marta Marinho, Alexandra Oliveira e Joana Carvalho, que venceu com 1:59.96.

Dupla vitória obtida também por Adriano Niz (SL Benfica) nos 200m livres, com 1:53.20, e nos 200m costas, com 2:04.79.

Fernando Costa (Individual ANNP), que estuda e treina nos Estados Unidos da América, foi primeiro classificado nos 1500m livres com o tempo de 15.54.31;
Alexandre Ribas (Escola Desportiva de Viana) estabeleceu, durante as eliminatórias da manhã, um novo recorde nacional de infantis B nos 200m costas. O atleta minhoto registou a marca de 2:24.61, correspondente ao 24.º lugar. O anterior máximo (2:25.69) estava na posse de Paulo Janeiro (CN Litoral Alentejano), fixado em 2007.

Ao final do primeiro dia de competição, a Lombardia lidera a classificação colectiva com 591 pontos. Seguem-se FC Porto/Dolce Vita, com 339, e Israel, com 204.

Nesta prova podem ser obtidos mínimos de acesso para os Campeonatos da Europa de Budapeste em Absolutos (9 a 15 de Agosto de 2010), Europeus de Helsínquia em Juniores (14 a 18 de Julho de 2010) e ainda para os Campeonatos do Mundo de Xangai (16 a 31 de Julho de 2011).

Estão presentes cerca de 365 nadadores em representação de 50 equipas oriundas de Espanha, Itália, França, Israel, Roménia, República Checa, Suécia e Portugal. A competição é organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e Câmara Municipal do Porto.

As provas começam amanhã (domingo) às 9h30 (eliminatórias) e 16h00 (finais).


Jornal o Jogo
____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Diogo Carvalho 5.º nos 200 m estilos

O nadador português Diogo Carvalho terminou hoje em quinto lugar os 200 metros estilos, enquanto Jorge Maia foi oitavo nos 400 livres do Meeting de Canet, terceira e ultima etapa do circuito Mare Nostrum.

Carvalho foi quinto ao marcar 2.02,84 minutos, um registo ligeiramente melhor ao obtido nas eliminatórias, nas quais foi sexto (2.03,61).

Já Jorge Maia, foi oitavo, ao nadar a final em 3.59,34 minutos.

Nos 200 metros livres, Luís Pinto foi 19.º, com 1.53,32 minuto, enquanto César Faria acabou em 22.º, com 1.53,83.

Nos 100 metros mariposa, Nuno Quintanilha terminou em 19.º, com a marca de 55,64 segundos, e Sara Oliveira, na mesma distância, mas em femininos, foi 21.ª, em 1.01,78 minutos.

Nos 50 metros livres, Alexandre Agostinho foi 28.º, com 23,55 segundos, e Nádia Vieira foi 30.ª, nos 200 metros estilos, com 2.24,83 minutos.
"RC"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Natação: Sara Oliveira 6.ª nos 200 m mariposa

MEETING DE CANET EM FRANÇA



Sara Oliveira terminou este domingo em 6.º lugar a final A dos 200 metros mariposa do Meeting de Canet, em França, terceira e última etapa do circuito Mare Nostrum.

A nadadora olímpica completou a distância em 2.13,21 minutos, tendo beneficiado da desistência de uma adversária para participar na final A, uma vez que foi 9.ª nas eliminatórias, com 2.14,53.

Também nos 200 metros mariposa, mas em masculinos, Nuno Quintanilha foi 2.º na final B, com o cronómetro de 2.01,38 minutos, enquanto Diogo Carvalho terminou em 3.º com 2.02,24. Nas eliminatórias, Carvalho ficou em 10.º, com a marca de 2.02,11, e Quintanilha em 12.º, com 2.02,30.

Nos 200 metros bruços, Nádia Vieira ficou em 19.º, com o tempo de 2.37.10 minutos.

Luís Pinto foi o português mais rápido nos 100 metros livres, com o 29.º posto (51,51 segundos), à frente de Alexandre Agostinho 39.º (51,95) e César Faria 69.º (53,07).



Jornal Record
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Natação: Estafeta lusa em 6.º lugar

Natação: Estafeta lusa em 6.º lugar
nos 4x100 metros estilos femininos do europeu juniores18:12domingo, 18 julho de 2010Portugal fechou a sua participação no Campeonato da Europa de natação, em Helsínquia, com um sexto lugar na estafeta de 4x100 metros estilos femininos.


A estafeta composta por Cátia Martinheira, Ana Rodrigues, Maria Carolina Rosa e Mafalda Beleza fez a marca de 4.23,42 minutos, ligeiramente melhor que a obtida nas eliminatórias (4.23,58), que correspondia ao oitavo lugar.


Também este domingo, Miguel Diogo obteve o 28.º posto nos 400 metros estilos, com 4.40,81 minutos.


Ao longo dos Europeus de Helsínquia os nadadores portugueses conquistaram o apuramento para cinco finais e dez meias finais, tendo sido batidos três recordes nacionais juniores, todos por Gustavo Santa (800 livres e duas vezes nos 400 livres).


Os melhores resultados, em termos de classificação, foram os quartos lugares de Ana Rodrigues nos 50 metros bruços e de Gustavo Santa nos 400 metros livres.


Jornal Record
____________
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Open de Portugal terminou hoje com mais quatro recordes nacionais

O Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal terminou hoje no Complexo Olímpico de Coimbra com mais quatro recordes nacionais, um sénior e absoluto, um júnior e dois do escalão juvenil.
Marta Abreu, do Clube de Natação de Faro, estabeleceu um novo máximo sénior e absoluto de Portugal na prova de 200 metros estilos, ao fazer a marca de 2:19.32. A recordista nacional anterior, com o tempo de 2:19.80, era Nádia Vieira, nadadora da GesLoures.
A equipa feminina do Sporting que nadou os 4x100 metros estilos atingiu um novo recorde nacional júnior. Mafalda Beleza, Filipa Tiago, Maria Carolina Rosa e Patrícia Marinho baixaram a marca que já lhes pertencia desde Março desde ano, de 4:28.33 para 4:27.58.
A nadadora juvenil do FOCA, Diana Durães tornou-se a mais rápida do seu escalão nos 200 estilos, ao alcançar o registo de 2:23.60. O máximo anterior era de Patrícia Miguel (2:23.98) e datava de 2004.
A estafeta juvenil B do Colégio Vasco da Gama bateu um recorde que já tinha 11 anos. João Diogo Neves, Diogo Gomes Sousa, Pedro Centeno e David Rodrigues Luís são os novos recordistas, com 4:11.65. O tempo anterior era de 4:13.73 e estava na posse da União Piedense.
No total, foram batidos 16 recordes nacionais – dois absolutos, quatro seniores, quatro juniores e seis juvenis.
Em termos colectivos, o FC Porto/Dolce Vita conquistou um total de 20 medalhas no Open de Portugal (14 de ouro, duas de prata e quatro de bronze). A segunda equipa mais medalhada foram os holandeses do PSVEiffel, com 15 (oito de ouro, quatro de prata e três de bronzze). Em 3.º lugar surge o Sporting Clube de Portugal, com 14 (três de ouro, cinco de prata e seis de bronze).


Fonte: O Jogo
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Alexandre Agostinho: “Resultado foi um mal menor”

Conquistando o 13º lugar nos 50 metros livres nos Europeus de Budapeste em natação, o velocista luso confessou que “estava à espera de conseguir uma marca um bocadinho melhor, fazer mais ou menos o tempo em que fecho a final [22.27], mas não foi muito mau. Fiz mínimos para o Mundial e para manter a bolsa do COP. Mas foi um mal menor, confesso que estava à espera de um bocadinho mais e estou um bocado frustrado agora.”

Alexandre Agostinho reconhece que “nadei muito com o coração e pouco com a cabeça. Estava a nadar com muita garra, mas quebrei um bocadinho no fim.”
"JG"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Sara Oliveira: “Europeu muito acima das minhas expectativas”

Sara Oliveira faz um balanço da sua prestação em Budapeste e considera que o Campeonato da Europa “foi muito acima das minhas expectativas. Estou muito satisfeita, mas ficamos sempre expectantes porque as coisas estão a correr tão bem e queremos apanhar o balanço, queremos que as provas seguintes continuem a correr tão bem como as anteriores. Queremos continuar a surpreender e a deixar toda a gente satisfeita, mas o cansaço começou a pesar e se queremos ser os melhores temos que nos habituar a isto. A nadar de manhã e à tarde e no dia seguinte. Foi a primeira vez que experimentei tal coisa, mas fiquei muito satisfeita”.

Em termos colectivos, a olímpica portuguesa considera que “este Europeu está a correr muito bem, principalmente porque o grupo está muito unido e estão todos a querer fazer mais e melhor em cada prova. Estão todos com muita vontade de conseguir bons resultados".

Sara Oliveira realçou que “caíram bastantes recordes nacionais, apesar de toda a gente estar à espera [depois da geração dos fatos de banho de poliuretano] que fosse muito difícil conseguir recordes pessoais, mas acho que se mostrou o contrário. As pessoas trabalharam mais e continuam a conseguir melhorar e a participar em muitas meias-finais e a chegar muito perto das finais, como foi o caso do Mourão e do Quintanilha. Por isso considero que os Europeus foram óptimos, e estamos a dois anos dos Jogos Olímpicos e aprendemos muito com isto. Fez-nos acreditar que cada vez mais que é possível sermos tão bons ou melhores que os outros".
"JG"
 
Topo