Portal Chamar Táxi

Informação Nipah: O que se sabe sobre vírus letal que deixou Índia em alerta

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226
naom_69786e1b9cb84.webp


Um novo surto do vírus Nipah deixou em alerta as autoridades de saúde da Índia, que emitiram um alerta epidemiológico, tendo já sido registados dois casos (190 pessoas ficaram em quarentena).


O caso deixou também em alerta o governo de Hong Kong que, esta segunda-feira, dia 26 de janeiro emitiu um comunicado anunciando um reforço dos controlos para viajantes da Índia.


No comunicado em questão, o diretor do Serviço para a Proteção da Saúde, Edwin Tsui Lok Kin, confirmou o destacamento de equipas para o aeroporto.


O objetivo é "realizar o rastreio da temperatura dos viajantes nas portas de embarque relevantes, realizar avaliações médicas em viajantes sintomáticos e encaminhar casos suspeitos com potencial impacto na saúde pública para os hospitais para exame", explicou o dirigente.


Também os Serviços de Saúde de Macau (SSM) disseram que estão "a acompanhar de perto" a evolução em Calcutá e recomendaram aos residentes da região chinesa que evitem viajar para Bengala Ocidental.


A avaliação e o rastreio médicos dos viajantes que cheguem vindos da Índia serão reforçados nas fronteiras de Macau, acrescentaram os SSM, num comunicado divulgado na segunda-feira à noite.


O que é o vírus Nipah?


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) trata-se de um vírus zoonótico, ou seja, um vírus que é transmitido de animais para pessoas, podendo também ser transmitido através de alimentos contaminados ou de pessoa para pessoa.


O vírus pode causar uma variedade de doenças, desde infeções assintomáticas (subclínicas) até doenças respiratórias agudas e encefalite fatal.


Este vírus foi reconhecido pela primeira vez em 1999, durante um surto entre criadores de porcos na Malásia. Desde então, já se registaram surtos em regiões como o Bangladesh, Índia, Malásia, Filipinas e Singapura.


Os morcegos serão os hospedeiros do vírus. Em regiões como o Bangladesh e na Índia suspeita-se que o vírus se tenha disseminado através do consumo de frutas e produtos contaminados com urina e saliva destes animais.


Quais os sintomas do vírus Nipah?


Os sintomas do vírus Nipah em humanos podem variar. Se por um lado registam-se infeções assintomáticas, isto é, sem qualquer tipo de sintomas, há também casos de infeções respiratórias agudas, convulsões e encefalite fatal.


As pessoas infetadas desenvolvem numa primeira fase sintomas como febre, dores de cabeça, mialgia, vómitos e dor de garganta. De seguida podem surgir tonturas, sonolência, alteração do nível de consciência e sinais neurológicos. O vírus também poderá levar a uma pneumonia atípica e problemas respiratórios graves, incluindo a síndrome do desconforto respiratório agudo.


A encefalite e as convulsões ocorrem em casos graves, progredindo para o coma dentro de 24 a 48 horas.


O período de incubação varia de 4 a 14 dias, mas já foi relatado um período de incubação de até 45 dias.


Estima-se que a taxa de mortalidade do vírus Nipah esteja entre os 40 e os 75%, podendo variar de acordo com o surto, da vigilância e dos cuidados médicos nas áreas afetadas.


A maioria das pessoas recupera, embora algumas fiquem com sequelas neurológicas devido à encefalite aguda.


Quais os tratamentos?


A OMS realça que, até ao momento, não existem medicamentos ou vacinas para a infeção pelo vírus Nipah. Recomenda-se tratamento intensivo de suporte para complicações respiratórias e neurológicas graves.

IN:NM
 
Topo