• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São Sebastião de Aparício​


O Dia de São Sebastião de Aparício é celebrado a 25 de fevereiro.

Sebastião de Aparício Prado nasceu a 20 de janeiro de 1502 em A Gudiña, Espanha. Teve uma infância difícil, a cuidar do rebanho dos pais, que eram lavradores pobres.

Sem ir à escola, teve de aprender tudo por si, nos diversos trabalhos que realizou. Foi contratado como criado por uma senhora rica de Salamanca aos 15 anos, mas deixou o trabalho desagradado com as futilidades. Trabalhou para dois colonos por 8 anos, enviando o que ganhava para os pais e para as irmãs, a quem forneceu o dote.

Após o falecimento dos pais e o casamento das irmãs, Sebastião de Aparício viajou para a América, já com 31 anos, desembarcando em Puebla, no México. Lá colocou todo o seu saber em prática: abriu vias de comunicação entre florestas, construiu estradas, transportou mercadorias; e praticou sempre o bem, ajudando os pobres, levando gratuitamente pessoas e bens e libertando escravos, ganhando o respeito dos índios.

São Sebastião de Aparício


Para não corromper a vida espiritual, São Sebastião decidiu dedicar-se apenas à agricultura e à pecuária, fugindo a tentações como a luxúria. Casou-se por duas vezes, tendo feito votos de castidade com as suas esposas. Ambas faleceram.

Aos 71 anos renunciou a tudo e dedicou-se a realizar um sonho antigo: ser um irmão menor no convento da Cidade do México. São Sebastião conseguiu entrar na ordem dos franciscanos, como um irmão leigo, vivendo mais 27 anos em oração e humildade.

Faleceu aos 98 anos, a 25 de fevereiro de 1600. Foi canonizado em 1786 pelo papa Pio VI. Centenas de milagres se terão realizado pela sua intercessão.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de Santo Alexandre​


O Dia de Santo Alexandre é comemorado a 26 de fevereiro.

Alexandre I de Alexandria foi Patriarca de Alexandria, no Egito, entre 313 e 326.

É considerado um dos maiores líderes cristãos de todos os tempos, tendo sido mentor do seu sucessor, Santo Atanásio de Alexandria, também ele referido como sendo um dos maiores padres da história da igreja.

Alexandre I lidou com diversas polémicas e desafios durante o seu episcopado, como a data da Páscoa, a difamação de Melécio de Licópolis e a questão do arianismo, a doutrina de Ário, que defendia que Cristo era inferior ao seu Pai, distinto por natureza.

Santo Alexandre, poucos meses antes de falecer, presidiu o Concílio Ecuménico de Niceia, que encerrou definitivamente a questão do arianismo. É recordado com um homem de elevada inteligência e bondade. Muitas das suas obras não chegaram aos nossos dias, sobrevivendo apenas duas cartas, um livro e uma homilia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Internacional do Urso Polar​


O Dia Internacional do Urso Polar ocorre a 27 de fevereiro.

O Dia do Urso Polar tem como objetivo alertar para o perigo de extinção deste animal, que é uma espécie protegida desde 2001. Os cientistas estimam que existem 25 mil ursos polares no mundo.

Urso polar dormindo com filhote


Apesar de ser um dos melhores caçadores entre os animais selvagens, assim como o maior animal carnívoro em terra, o urso polar é considerado como uma espécie animal vulnerável, já que enfrenta a ameaça da perda do seu habitat natural, fruto do aquecimento global e do degelo do mar.

Os ursos polares são os maiores ursos do mundo. Quando crescidos, e em pé, os ursos polares podem atingir os 2,7 metros de altura. Eles podem ainda ser encontrados no Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Gronelândia. A exploração do seu habitat para petróleo e gás, a caça predatória, a poluição e os efeitos da mudança climática são as principais ameaças que o urso polar enfrenta.

Neste dia as pessoas são convidadas a entrar num "desafio do termóstato", onde se deve tentar baixar a temperatura do aquecimento e poupar energia para os ursos polares, passando a viver o inverno com mais roupa nas costas, tal como o pelo que cobre os ursos polares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São Gabriel​


O Dia de São Gabriel comemora-se a 27 de fevereiro.

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, São Gabriel da Virgem Dolorosa, ou São Gabriel Possenti, são os nomes pelos quais ficou conhecido Francesco Possenti, um santo italiano muito devoto às dores da virgem Maria, nascido em Assis a 1 de março de 1838 e falecido a 27 de fevereiro de 1862.

Gabriel de Nossa Senhora das Dores​

Gabriel perdeu a mãe muito novo e cresceu com o seu pai, que era advogado, e com amigos deste. Com um comandante militar aprendeu a atirar e tornou-se num exímio atirador. Na escola jesuíta demonstrava-se com um aluno brilhante. Apaixonado por bailes e teatro, foi com surpresa que o pai recebeu a notícia de que o seu filho queria ser religioso e seguir uma vida regrada.

Gabriel tinha ficado gravemente doente por duas vezes e por duas vezes prometeu se tornar um religioso caso se curasse. Após a morte da sua irmã mais querida, numa onda de cólera que atingiu a Itália, e numa procissão que passava com a imagem de Nossa Senhora, perante o olhar fixo e profundo da Virgem, Gabriel ouviu o chamamento interior e entrou no seminário onde recebeu o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Salvador de Isola​

Foi já como irmão Gabriel, que um grupo de vinte mercenários irrompeu na cidade de Isola del Gran Sasso para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Com a permissão do reitor do seminário, Gabriel foi enfrentar os mercenários sozinho. Ridicularizado por um mercenário prestes a violentar uma rapariga, Gabriel sacou rapidamente da pistola da cintura do mercenário e obrigou-o a soltar a rapariga. Enquanto o homem obedecia, Gabriel desarmou outro homem que se aproximava, apoderando-se de duas armas.

Quando o resto do grupo se acercou de Gabriel, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre eles e Gabriel, que rapidamente a matou. Perante a manifestação de pontaria e as duas armas nas mãos, os mercenários renderam-se e deixaram a cidade. Gabriel foi levado nos braços pelo povo que o aclamou de "O salvador de Isola".

Padroeiro da juventude​

São Gabriel foi um exemplo de coragem, de determinação e de forte religiosidade, recheada de penitências. Faleceu com apenas 23 anos, vítima de tuberculose. Juntamente com Santo Aloísio, é considerado um dos santos padroeiros da juventude. É também considerado como protetor dos atiradores.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Mundial das Doenças Raras​


O Dia Mundial das Doenças Raras celebra-se no último dia de fevereiro.

É assim em mais de 80 países do mundo. Esta data visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam diariamente.

As doenças raras são doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10.000 pessoas.

Existem entre 6.000 a 8.000 doenças raras, a maioria de origem genética. Estima-se que as doenças raras afetam perto de 40 milhões de pessoas na Europa, especialmente crianças.

Logo das doenças raras


Todas as semanas são descobertas novas doenças raras. A deteção de doenças raras é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos.

Doenças Raras em Portugal​

Em média, 5 a 6% da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara.

As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas.

Alguns tipos de cancro são considerados doenças raras devido ao baixo número de incidências registadas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Mundial da Proteção Civil​



O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Dia da Proteção Civil em Portugal​

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil. Organizam-se habitualmente simulações, exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que tentam informar e integrar a população em geral na proteção civil.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São David​

O Dia de São David é comemorado anualmente a 1 de março.

São David, David “o Bretão”, ou Davi, é o santo padroeiro do País de Gales. Nasceu por volta do ano 500 em Gales e faleceu em 589 no mesmo país, precisamente no dia 1 de março.

São David, ou "Dewi Sant" em galês, era filho de Santa Non de Gales e neto de Ceredig ao Cunedda, Príncipe de Cardigan.

Foi responsável pela fundação de 12 mosteiros, pela conversão de muitos pagãos e por curas milagrosas de doentes e paralíticos. Foi também primaz da Igreja de Cambrian e Arcebispo de Caerleon.

Ao ser consagrado Arcebispo, uma pomba terá pousado no seu ombro, sinalizando a bênção do Espírito Santo. Ele é assim tradicionalmente representado com uma pomba nos ombros, a pregar no topo do monte, sendo também apontado como o padroeiro dos pombos, recitadores, poetas, vegetarianos e dos fogos-fátuos.

A Catedral de São David situa-se na cidade natal do santo, na atual St Davids, em Pembrokeshire, Gales. A sua canonização aconteceu em 1123.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Mundial da Oração​

O Dia Mundial da Oração celebra-se anualmente na primeira sexta-feira de março em mais de 170 países do mundo.

Trata-se um movimento iniciado por mulheres cristãs no século XIX nos Estados Unidos e no Canadá, que tinha como propósito a defesa de mulheres e crianças. Igualmente, se dedicavam a rezar pelas missões cristãs espalhadas pelo mundo todo.

A comemoração reúne mulheres cristãs de todo o mundo, mas está aberto a todos, na observação de um dia comum de oração.

Oração


Objetivos do Dia Mundial da Oração​

O objetivo da data é aproximar as várias raças, culturas e tradições pela oração, melhorando o diálogo, a compreensão, o relacionamento e criando laços de amizade e de trabalho.

A ideia subjacente ao dia é que a oração e a ação andem de mãos dadas, tendo ambas uma grande influência no mundo.

O Dia Mundial da Oração incentiva a todos os fiéis que acreditam no poder da oração a reafirmarem a sua fé, encontrarem forças na oração e tomarem consciência do que acontece no mundo e a não viverem isoladas.

Do mesmo modo, é uma ocasião onde se estimula que as pessoas aprendam com os exemplos de outros e ajudem-se mutuamente. Acredita-se, assim, que os indivíduos se sensibilizem com os problemas
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de Apreciação do Empregado​


O Dia de Apreciação do Empregado foi celebrado pela primeira vez em 1995 nos Estados Unidos. Tradicionalmente na primeira sexta-feira de março, é uma data não oficial, de livre celebração, que foi ganhando adeptos pelo mundo ao longo dos anos.

Objetivo​

Como o nome indica, este dia destina-se à apreciação do trabalho do funcionário por parte da chefia. O esforço, a dedicação e o trabalho dos colaboradores passam muitas vezes despercebidos aos chefes, sendo este dia uma tentativa de reavivar a memória dos patrões de todo o mundo do valor e da importância dos seus trabalhadores.

No Dia de Apreciação do Empregado os patrões, managers e departamentos de recursos humanos são incentivados a apoiar, a mimar e a recompensar os trabalhadores, visto que a razão número 1 para a demissão de trabalhadores é a falta de reconhecimento pela chefia.

Ideias​

  • Dar um cartão com uma mensagem de agradecimento ao trabalhador
  • Deixar o trabalhador sair mais cedo
  • Oferecer o almoço ao trabalhador
  • Dar um snack ou uma cesta de lanche gourmet ao funcionário
  • Fazer uma atividade competitiva fora do local de trabalho
  • Fazer uma festa após o horário de trabalho
  • Tirar fotografias de grupo e colocar nas redes sociais com uma mensagem de agradecimento a todo o staff
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São Simplício​


O Dia de São Simplício é festejado a 2 de março.

Simplício ou Simplicius, em latim, foi o nome dado a Castino, nascido no ano de 430, em Tivoli, Itália, e falecido a 483, em Roma.

Pouco se sabe de São Simplício à exceção do seu período de papado. Simplício foi o 47º Papa da história, exercendo o papado por 15 anos.

O seu papado convergiu com a queda do império romano e com o surgimento de cismas e heresias. Simplício foi a única autoridade a apoiar o povo durante a invasão e queda de Roma. Ele distribui esmolas e ensinou o povo, assim como manteve basílicas ativas e construiu novas igrejas, como as igrejas dedicada a São Estevão Rotondo e a Santa Bibiana, atuando sempre com muita fé e coragem.

As suas cartas orientaram os bispos para enfrentar o nestorianismo e o monofisismo, as heresias da época. Enquanto autoridade procurou manter a paz e a justiça.

Faleceu muito estimado pelo povo e respeitado pelos próprios reis hereges, sendo enterrado na basílica de São Pedro a 2 de março. As suas relíquias encontram-se em Tivoli, sua terra natal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Internacional da Vida Selvagem​


O Dia Internacional da Vida Selvagem celebra-se a 3 de março.

O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

Os eventos realizados neste dia podem ser conhecidos no site oficial da data.

De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.

Animais selvagens à beira de um lago


Números do Dia Mundial da Vida Selvagem​

Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda segundo os dados da ONU temos:

  • 20.000 a 25.000 elefantes mortos anualmente em África
  • 100.000 elefantes africanos mortos de 2010 e 2012
  • 1.215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul
  • 220 número de chimpanzés mortos em 2014
  • 1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Mundial da Vida Selvagem​

O Dia Mundial da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 3 de março e tem como objetivo sensibilizar e envolver os governos e os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.

Esta data foi criada em 2013, na 16.º Conferência das Partes da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. No mesmo ano, entrou no calendário das datas internacionais da ONU - Organização das Nações Unidas.

Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes.

Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais mais atacados. Apesar do problema atacar em especial os países africanos e asiáticos, esta é uma crise mundial da biodiversidade e, por isso, exige o envolvimento de pessoas de todo o mundo.

Todos nós somos responsáveis por proteger a diversidade de vida do nosso planeta.

No Dia Mundial da Vida Selvagem realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro. Além disso, são realizadas várias campanhas de sensibilização, manifestações e documentários são exibidos.

Para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem pode juntar-se à luta começando por partilhar a data nas redes sociais, pois assim dá a conhecer a celebração e motiva a reflexão sobre este tema.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São Casimiro​


O Dia de São Casimiro celebra-se a 4 de março.

São Casimiro nasceu na Cracóvia, na Polónia, em 1458, e faleceu a 1484 em Hrodna, na Bielorrússia, precisamente no dia 4 de março.

Filho do rei Casimiro IV da Polónia e da rainha Isabel da Áustria, São Casimiro renunciou ao trono para seguir a vida religiosa, negando mesmo todos os confortos, facilidades e prazeres mundanos da vida na nobreza.

Casimiro desprezava as grandezas do mundo e encontrava a alegria ao ajudar os pobres e doentes e ao visitar a igreja. Entre outros sacrifícios, o santo andava com um cilício para se castigar, dormia no chão e fazia dias inteiros de jejum. Todo o seu rigor, bondade, pureza e virtude valeram-lhe a fama de grande santo.

São Casimiro


São Casimiro acabou por morrer de tuberculose, ainda antes dos 30 anos. O seu túmulo foi aberto 120 anos depois do seu enterro. O seu corpo encontrava-se ainda incorrupto e nem a roupa se tinha deteriorado, mesmo estando num local muito húmido. Sobre seu peito encontrou-se uma poesia dedicada à Santíssima Virgem com a qual o santo tinha pedido para ser sepultado.

São Casimiro é o santo padroeiro da Polónia, da Lituânia e da juventude lituana.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de Santa Perpétua e Santa Felicidade​


O Dia de Santa Perpétua e Santa Felicidade comemora-se a 7 de março.

No ano de 202 o imperador Severo ordenou capturar e matar os cristãos que se recusassem a adorar os deuses pagãos.

Perpétua era uma jovem mãe de 22 anos, que tinha uma criança de poucos meses e cuja família gozava de um grande estatuto social em Cartago. Quando Perpétua estava a celebrar uma reunião religiosa em sua casa, juntamente com os seus escravos, os guardas do imperador irromperam pela casa adentro e prenderam toda a gente, incluindo Felicidade, uma serva de Perpétua, que se encontrava grávida.

Prisão de Perpétua e Felicidade​

Lançados na prisão apertada e subterrânea, os cristãos pediram a Perpétua que escrevesse um diário do que ia acontecendo. Os documentos do relato de Perpétua foram muito lidos e estimados na Antiguidade.

A troco de pagamento, os carcereiros mudaram os prisioneiros para uma prisão onde entrava alguma luz do sol e onde havia mais espaço, para além de deixarem Perpétua ver a sua criança. Nem o contacto com a criança nem os pedidos do pai de Perpétua, o único não cristão da família, demoveram Perpétua, desejosa de morrer por Cristo.

Felicidade, mesmo grávida se agarrou honradamente a Cristo e rogou para que a sua criança nascesse antes do seu martírio, o que veio a acontecer, no ano de 203. A criança foi entregue a cristãos. Na última refeição em conjunto, os cristãos prisioneiros se abraçaram e se encheram de força e alegria por morrerem em nome de Deus.

Santa Perpétua e Santa Felicidade


Martírio de Perpétua e Felicidade​

Os escravos foram lançados na arena perante ursos, leopardos e javalis. Já Perpétua e Felicidade foram colocadas junto a uma vaca furiosa que atirava as santas de um canto para outro como se fossem de papel. Felicidade jorrava leite pelos seios e Perpétua esforçava-se para tapar o seu corpo, com as roupas rasgadas pela vaca.

O público emocionado pediu para que retirassem as valentes mães pela porta dos gladiadores vencedores. Em seguida, as jovens mães foram decapitadas, tendo Perpétua resistido ao primeiro golpe e ainda indicado ao seu carrasco o lugar exato onde devia dar a machadada.

O heroísmo das jovens mártires foi determinante para que muitos pagãos se convertessem.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Internacional da Mulher​


O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Em 1910, a criação de um dias das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

Mas, apenas na década de 70, a Organização das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional da Mulher.

Origem e história do Dia Internacional da Mulher​

Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.

Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a isso, ao movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.

Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.

Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil operárias e ficou conhecida como "Pão e Paz".

Na década de 70, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional da Mulher


Homenagem para o Dia da Mulher​

No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e de homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

Frase para o dia da mulher


Deixamos algumas sugestões de músicas para ajudar a compor a sua comemoração e homenagem no dia das mulheres:

  • Woman, de John Lennon
  • I'm Every Woman, de Whitney Houston
  • Black Magic Woman, de Santana
  • Woman in Love, de Barbra Streisand
  • I am a Woman, de Betty Wright
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de São Domingos Sávio​


O Dia de São Domingos Sávio festeja-se a 9 de março.

Domingos Sávio, ou Domenico Joseph Savio, foi um jovem santo italiano nascido a 2 de abril de 1842 e falecido a 9 de março de 1857, com 14 anos, vítima de tuberculose.

Filho de um ferreiro e de uma costureira, Domingos Sávio foi aluno de São João Bosco, que o acolheu no seu Oratório e que escreveria a sua biografia.

Sávio tentou imitar e a aproximar-se ao máximo de Jesus Cristo desde tenra idade, sendo um exemplo para quem quer ser santo e para os jovens. Um dos lemas que escreveu aos 7 anos para si foi: “Antes morrer que pecar”. O seu desejo de salvar almas levou-o a fundar a Companhia da Imaculada Conceição.

Foi beatificado em 1950 e canonizado em 1954, pelo Papa Pio XII. Domingos Sávio é o padroeiro dos jovens, das crianças, da pureza e das pessoas falsamente acusadas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de Santa Maria Eugénia​


O Dia de Santa Maria Eugénia é celebrado a 10 de março.

Santa Maria Eugénia de Jesus, ou Marie-Eugénie de Jésus em francês, nasceu a 25 de agosto de 1817 em Metz, com o nome de Anne-Eugénie Milleret de Brou.

Foi uma religiosa católica francesa, responsável aos 22 anos pela fundação da congregação apostólica Religiosas da Assunção, uma congregação dedicada à Nossa Senhora da Assunção e à educação e formação de jovens como agentes transformadores da sociedade.

Sozinha e contra todas as adversidades, a santa lutou pela sua congregação, que entretanto se internacionalizou e alcançou 30 países, na Europa, na Ásia, na África e nas Américas.

Atingida por uma paralisia em 1897, que lhe deixou expressar a sua extrema bondade apenas pelo rosto, Santa Maria Eugénia veio a falecer a 10 de março de 1898 em Paris, sendo escolhido o dia 10 de março para a sua celebração.

A sua beatificação aconteceu em 1975 e a sua canonização em 2007. É uma candidata a Doutora da Igreja.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo​


O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo tem lugar anualmente a 11 de março.

Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo.

Através de um dia de homenagem pretende-se consciencializar a opinião pública e os governos para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos.

A Comissão Europeia realiza conferências neste dia tendo em vista a prevenção do terrorismo, juntamente com a Rede Europeia das Vítimas de Terrorismo (NAVT), da qual a APAV faz parte.

O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído em 2004. O Conselho Europeu instaurou a data a 25 de março na sequência dos atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004 e que causaram 91 mortos 1800 feridos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia Mundial da Canalização​


O Dia Mundial da Canalização comemora-se a 11 de março.

Esta é uma celebração mundial iniciada pelo World Plumbing Council que tem como objetivo sinalizar a importância da canalização na sociedade.

Apesar de todos os dias serem dias da canalização, neste dia do ano em especial, as pessoas são convidadas a pensar no papel nuclear da canalização na saúde e no bem-estar. Em países em desenvolvimento a canalização é uma necessidade urgente para a erradicação de doenças.

Esta data envolve governos, organizações, comunidades, escolas, a imprensa e a população em geral, em torno da água e do saneamento. São realizados colóquios, encontros, abaixo-assinados e concursos, entre outras iniciativas.

Para comemorar o dia pode verificar o estado da canalização do seu lar e tentar melhorar o mesmo. Também pode limpar a canalização. Os mais novos podem jogar Super Mario, o jogo do canalizador mais famoso do mundo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810

Dia de Santo Inocêncio​

O Dia de Santo Inocêncio comemora-se a 12 de março.

Durante os séculos XIII a XX, a sua santidade foi celebrada a 28 de julho, mas o dia da sua festa foi alterado para o dia do seu falecimento.

Santo Inocêncio I foi papa entre 22 de dezembro de 401 e 12 de março de 417, exercendo o cargo até ao dia da sua morte.

Inocêncio I nasceu em Albano, Itália, em 378. Era filho de Anastácio I, sucedendo ao próprio pai no pontificado, num caso atípico na história da Igreja Católica.

Durante o seu pontificado, entre os anos 401 e 417, a Igreja Católica ganhou relevo. Isso porque Inocêncio apoiou a tradução latina da Bíblia de São Jerónimo, que este terminou em 404, além do que lutou pela unificação da Igreja do Ocidente à volta da práxis romana. Foi assim que ele impôs a observância dos ritos romanos, as regras monásticas e o catálogo dos livros canónicos.

Inocêncio combateu ainda heresias, como a de Pelágio de Britânia, defendeu São João Crisóstomo e conseguiu acabar com a luta de gladiadores.

Faleceu em 417, ao fim de 16 anos de pontificado. Zósimo foi eleito como seu sucessor, tornando-se no 41º papa.
 
Topo