Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Dia de Santa Xénia​


O Dia de Santa Xénia comemora-se a 24 de janeiro.

Santa Xénia era a filha única do senador de Roma, Eusébio. Ainda muito jovem, ela decidiu ficar virgem e evitar o casamento, partindo para Alexandria com escravas. Uma vez lá, ela convenceu as suas acompanhantes a chamarem-lhe Xénia, que significa "peregrina" ou “hospitaleira” em grego, para se tornar ainda mais difícil de ser encontrada.

Na cidade de Mileto, em Cária, Xénia conheceu o abade do mosteiro do apóstolo André. A jovem pediu a este abade para levá-la junto com as suas companheiras para a cidade de Milas.

Em Milas, Xénia comprou um terreno, construiu uma igreja dedicada a São Estêvão e criou um mosteiro para mulheres.

Pelo seu esforço, pela sua humildade extrema e pelo seu espírito de serviço, o bispo de Milas elevou Xénia à condição de diaconisa. A santa prestava ajuda a todos, de pobres a doentes e pecadores, amando todos por igual. Xénia salvou muitas almas, mas ainda assim ela considerava-se a mais pecadora de todas as pessoas.

A santa morreu na segunda metade do século V. Durante a sua morte terão ocorrido sinais milagrosos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Dia Mundial dos Leprosos​


O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no último domingo de janeiro que se comemora o Dia Mundial da Lepra. Este dia foi instituído em 1954 pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que um dia afirmou que "não há sonhos grandes demais".

Esta efeméride tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.

Foi escolhido o último domingo de janeiro para a celebração em honra de Gandhi, falecido neste dia, que afirmou que "eliminar a lepra é o único trabalho que não consegui completar na minha vida". O objetivo mundial é continuar o seu trabalho.

A doença da lepra​

A lepra trata-se de uma doença transmissível, que afeta os nervos e a pele. A lepra tem cura, apesar de necessitar de uma longa época de incubação e de tratamento. Na sua origem estão a falta de água potável e de higiene, a desnutrição, entre outros males associados à pobreza.

Todos os anos surgem entre 400 a 500 mil novos casos de lepra. Em Portugal registam-se cerca de 10 novos casos de lepra por ano, sendo a medicação comportada pelo Estado.

Esta doença também é conhecida por doença de Hansen, pois foi um médico holandês chamado Gerhard Hansen que descobriu o bacilo responsável pelo surgimento da doença em 1873.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Conversão de São Paulo​


O dia de conversão de São Paulo é comemorado a 25 de janeiro.

Foi neste dia que Paulo de Tarso, um feroz perseguidor dos primeiros cristãos, se tornou num seguidor de Jesus Cristo e num dos seus grandes apóstolos, segundo o Novo Testamento.

Paulo, que se chamava Saulo, não seguia e não conhecia Jesus, tendo a sua milagrosa conversão ocorrido após a crucificação de Cristo.

De acordo com os Atos dos Apóstolos, Paulo foi surpreendido com a presença de Jesus Cristo em forma de luz e de voz, a caminho de Damasco, ficando temporariamente cego.

Conversão de São Paulo


A data em que o apóstolo Paulo se converteu ao cristianismo é apontada pelos historiadores para 33 - 36.

Este contacto com Jesus mudou completamente a sua vida. Foi somente após o seu batismo, realizado por Ananias, um cristão de Damasco, que Paulo conseguiu restabelecer a sua visão.

Antes da conversão, Paulo tinha o nome de Saulo ou Saul. Era um fariseu de linhagem nobre que tinha a cidadania romana. Após a conversão em Damasco, Paulo partiu em viagem pelo mundo a pregar a palavra de Jesus.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Dia de São Timóteo​


O Dia de São Timóteo celebra-se a 26 de janeiro.

Timóteo terá nascido em 17 d.C e falecido a 80 d.C., em Éfeso. Foi um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo mencionados no Evangelho de São Lucas, pertencendo ao grupo dos Setenta Apóstolos.

Timóteo acompanhou São Paulo nas suas viagens missionários, sendo a ele dirigidas as Epístolas a Timóteo de São Paulo.

São Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso, tendo sido consagrado por São Paulo. Timóteo terá morrido martirizado por pagãos, ao tentar travar uma procissão pagã.

Na Igreja Católica e na Luterana é celebrado a 26 de janeiro, enquanto nas Igrejas Orientais São Timóteo é comemorado a 22 de janeiro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto​


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.

A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para esta data. Em 2019 será a vez de refletir sobre a defesa dos Direitos Humanos a todos aqueles que foram vítimas desta matança.

Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

Neste dia, decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.

Vítimas do Holocausto


A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polônia, pelas tropas da União Soviética. Atualmente, o local é aberto à visitação.

O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

Em Portugal, como em vários países do mundo, governos, escolas e associações judaicas realizam palestras e exposições com o objetivo de fazer com que o horror nazista não caia no esquecimento e não se repita.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,600
Gostos Recebidos
1,226

Dia Internacional do Vinho do Porto​


É a 27 de janeiro que se assinala o Dia Internacional do Vinho do Porto.

Neste dia, em qualquer parte do mundo, as pessoas são convidadas a provar um copo de vinho do Porto, a partilhar a experiência e a saber mais sobre a bebida.

Tradicionalmente, realizam-se atividades lúdicas em adegas do vinho do Porto, como provas de vinho do Porto. As fotos do dia podem ser partilhadas nas redes sociais com a hashtag #PortDay.

A data foi criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) faz parte.

Dia do Vinho do Porto​

A 10 de setembro também se comemora o Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day), desde 2014, uma vez que foi a 10 de setembro de 1756 que foi criada pelo Marquês de Pombal aquela que é considerada a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro.

Região demarcada do Douro​

Esta região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto. Em terra de socalcos existem mais de 100 castas aptas à produção.

Se a região é demarcada há mais de 260 anos, a produção na região é já milenar, antecedendo a ocupação romana.

Cerca de 65 mil pessoas estão envolvidas na produção do vinho nesta região.

O Douro é considerado Património da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”, estando dividido em três sub-regiões (Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior).

Factos sobre o vinho do Porto​

  • 85% da produção deste vinho é para exportação (7,5 milhões de caixas por ano).
  • 20% das exportações destinam-se a França.
  • França, Portugal, Reino Unido, Holanda, Bélgica e EUA são os países que mais consomem esta bebida.
  • O vinho do Porto está presente em cerca de 120 mercados.
  • As vendas do vinho do Porto rendem 365,4 milhões de euros (em 2013).
  • O nível de álcool deste vinho varia entre 16,5% (branco leve seco) e 22%.
  • Existem quatro estilos de vinho do Porto: Tawny (envelhecido em pipa), Ruby (envelhecido em garrafa), Branco e Rosé.
  • EUA, Argentina, África do Sul ou Austrália são alguns países que produzem imitações do vinho do Porto.
 
Topo