• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Mundial das Zonas Húmidas​


O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se anualmente a 2 de fevereiro.

As ações deste dia em Portugal são impulsionadas por entidades como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção Regional do Ambiente, com iniciativas como visitas, inaugurações de percursos, encontros e atividades educacionais.

A origem do Dia Mundial das Zonas Húmidas prende-se com a criação da Convenção de Ramsar (Irão), referente à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, a 2 de fevereiro de 1971. Este dia internacional das zonas húmidas foi celebrado pela primeira vez em 1997.

Zonas húmidas e suas vantagens​

Segundo a Convenção de Ramsar, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros. Entre as vantagens destas águas encontram-se:

  • Filtragem das águas;
  • garantia da biodiversidade;
  • proteção das linhas de costa;
  • atenuar os efeitos das alterações climáticas.

Como participar?​

  • Visite uma zona húmida;
  • Investigue sobre a temática;
  • Crie um evento ou junte-se a um já existente no site oficial da data;
  • Organize uma limpeza coletiva de uma zona húmida;
  • Participe no concurso internacional de fotografia;
  • Sensibilize as pessoas para a necessidade de preservação das zonas húmidas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Apresentação do Senhor​


A Apresentação do Senhor no Templo celebra-se a 2 de fevereiro.

Esta festividade religiosa recorda o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, entregando-o ao seu Pai e ao seu povo, e celebra o início do mistério salvífico, uma vez que a Apresentação de Jesus no Templo marca o começo do mistério do sofrimento redentor do Senhor, que culminará décadas mais tarde no Calvário. Com este sacrifício realizado pela sua família, Jesus é introduzido no seu povo e assume a sua humanidade.

Esta festa remonta ao século IV em Jerusalém. Era celebrada com o nome de festa do encontro (Hypapante, em grego), quarenta dias da festa da epifania, a 14 de fevereiro. No século VI, a festa alargou-se até à Constantinopla e, no século VII, chegou a Roma e ao Ocidente.

Em Roma, a festa compreendia uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. Já no século X, começaram-se a benzer velas para usar na procissão, um gesto que sobreviveu até aos dias de hoje. Esta festa tinha o nome de Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria mas com a revisão do calendário romano, em 1969, o nome da festa foi mudado para “A Apresentação do Senhor”.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Nossa Senhora das Candeias​


O Dia de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro.

Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria celebrada neste dia.

História de Nossa Senhora da Luz​

A data celebra-se a 2 de fevereiro, no dia da Apresentação do Senhor ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento.

Este foi também o dia de purificação de Nossa Senhora. Segundo a lei de Moisés, após darem à luz, as mulheres ficavam impuras, devendo visitar o templo de Jerusalém somente quarenta dias após o parto. Nesse dia se deviam apresentar perante o sacerdote e realizar um sacrifício para se purificarem.

Foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José, diante do profeta Simeão, que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias. Jesus seria a luz que iluminaria o mundo.

As festas do dia começaram a ser celebradas com uma procissão de velas no século X, a recordar esse aspeto.

Nossa Senhora das Candeias

Devoção à Senhora das Candeias​

Nossa Senhora das Candeias é a santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária. Ela terá aparecido em 1400 numa praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha.

Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, a santa é o orago de dezenas de freguesias com o nome de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação.

A santa começou a ser especialmente venerada em Portugal no século XV. Quando se descobriu uma imagem da Mãe de Deus entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa, fundou-se ali um convento e uma igreja dedicada à santa. Com a expansão marítima de Portugal, o culto da santa foi espalhado pelo mundo, com especial relevo no Brasil.

Crença popular relacionada à Nossa Senhora das Candeias​

Várias tradições populares estão ligadas à Nossa Senhora das Candeias, tradicionalmente invocada pelos cegos.

Uma crença popular está relacionada com o estado do tempo: "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar, está o Inverno a passar". Ou seja, se o tempo estiver de sol no Dia da Senhora das Candeias, o inverno está a chegar, mas se chover nesse dia, o inverno está a acabar.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de São Brás​


O Dia de São Brás encontra-se no calendário anual a 3 de fevereiro.

São Brás foi um médico popular que viveu entre os séculos III e IV na Arménia.

Ele procurava o retiro no Monte Argeu, em oração a Deus, quando foi apontado pelo povo para suceder ao falecido bispo de Sebaste. São Brás aceitou ser ordenado padre e depois bispo.

São Bras


Em altura de perseguição à Igreja Católica, São Brás acabou por ser preso no Monte Argeu e por ser torturado por não renunciar à sua fé, tendo morrido degolado em 316 e sido sepultado em Sebaste, na atual Turquia.

Como realizou vários milagres em animais e em doentes, como por exemplo retirar um espinho da garganta de uma criança somente por olhar para o céu e por rezar a Deus, São Brás tornou-se no santo padroeiro dos animais, dos veterinários, das dores de garganta e das crianças, entre outros.

Oração a São Brás​

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.

Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.
Ámen


A bênção de São Brás:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ámen.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro​


O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro.

O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.

A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.

Cancro em Portugal​

Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos.

Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Dados sobre o cancro​

  • O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem vítimas de cancro e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
  • O cancro contabiliza mundialmente mais mortes que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. Das 7,6 milhões de mortes por cancro no mundo em 2008, mais de 55% ocorreram em regiões menos desenvolvidas. Em 2030, estima-se que de 60 a 70% dos 21,4 milhões de novos casos de cancro ocorrerão nos países em desenvolvimento.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Santa Águeda​


O Dia de Santa Águeda verifica-se no calendário a 5 de fevereiro.

Águeda, ou Agata (em italiano), nasceu em Catânia, entre 230 e 235. Filha de família nobre, desde jovem consagrou a sua vida a Jesus, recusando outros jovens em casamento, o que levou a que ela fosse acusada às autoridades pela sua fé.

Mesmo submetida a suplícios horrendos, como ter os seios arrancados por tenazes, Águeda nunca vergou a sua fé, reafirmando que a única salvação para a sua dor era Cristo. Quando foi colocada em brasas ardentes, e finalmente o seu corpo cedeu (a 5 de fevereiro de 251 ou 254), sentiu-se um tremor de terra que abalou toda a cidade de Catânia.

A história reza ainda que um ano após a sua morte, o vulcão Etna entrou em erupção, enviando rios de lava em direção a Catânia. Os habitantes da cidade, ao colocarem um véu sobre a sepultura de Águeda, terão parado o fogo e a destruição, sendo a cidade poupada. Santa Águeda é assim a santa a quem se reza contra terremotos, assim como pela saúde dos seios.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Mundial da Nutella​


O Dia Mundial da Nutella observa-se anualmente a 5 de fevereiro.

A data surgiu em 2007 na internet por iniciativa de uma blogger norte-americana a viver em Itália chamada Sara Rosso, uma fã do popular creme de chocolate com avelã, cacau e leite, e rapidamente a iniciativa se tornou global.

No Dia Mundial da Nutella, as pessoas são incentivadas a comer Nutella nos locais mais variados, a partilhar receitas com este creme, a escrever músicas ou poemas sobre Nutella, a tirar fotografias com o produto, a dar a provar Nutella aos amigos, entre outras iniciativas que podem ser encontradas no site World Nutella Day.

A Nutella foi criada em 1963 na Itália por Pietro Ferrero, com base noutra invenção da Ferrero em 1944, a Gianduia, e está disponível em cerca de 75 países, sendo vendido um frasco de Nutella no mundo a cada 2,5 segundos.

Como os seus ingredientes variam de país para país, aconselha-se a comprar e a provar este doce em diferentes países.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia da Internet Mais Segura​


O Dia Internacional da Internet Segura celebra-se no segundo dia da segunda semana de fevereiro.

O objetivo da data é promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.

Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente.

Durante a segunda semana de fevereiro decorre a semana da internet segura. Em Portugal, as escolas costumam participar, incentivando a segurança na internet.

Regras da internet segura​

  • Criar uma password forte e segura;
  • Mudar de password de 6 em 6 meses;
  • Não ligar todas as contas entre si;
  • Não repetir passwords entre contas;
  • Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal;
  • Atualizar antivírus e restante software do computador;
  • Limpar a cache do computador;
  • Proteger a rede sem fios de internet com password segura.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina​


O Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina tem lugar anualmente a 6 de fevereiro.

O objetivo da data é combater a mutilação genital feminina, uma prática que afeta cerca de 8 mil mulheres por dia, e que é uma clara violação dos direitos humanos.

A mutilação genital feminina ocorre em observação de rituais regionais e resulta em sérias hemorragias, quistos, infeções, problemas urinários, infertilidade, problemas no parto e risco de morte natal.

Ela é mais frequente em jovens até aos 15 anos, na África e no Médio Oriente. Estima-se que existem cerca de 140 milhões de mulheres e meninas, espalhadas por 29 países do mundo, a viver com alguma forma de mutilação genital feminina.

Em Portugal realizam-se neste dia sessões evocativas, com divulgação de dados e análise do plano para prevenir e combater a mutilação genital feminina.

O primeiro estudo no país sobre a prevalência da mutilação em Portugal indicava que 6.576 mulheres foram submetidas à mutilação, das quais 5.974 pertencem à comunidade imigrante da Guiné-Bissau, 163 da Guiné - Conacri, 111 do Senegal e 55 do Egito.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Santa Josefina​


O Dia de Santa Josefina comemora-se a 8 de fevereiro.

Santa Josefina Bakhita, ou a “Mãe Moreninha” foi a primeira santa africana. Nascida em 1869 no Sudão, a santa recebeu o nome de “Bakhita”, a “afortunada”, pelos seus raptores que a venderam como escrava ainda em criança. Durante a escravidão sofreu tantas humilhações que se esqueceu do próprio nome.

Depois de ser vendida a um cônsul italiano, Josefina foi para Itália, onde se tornou ama de uma criança e começou a trabalhar como mulher livre. Quando os seus patrões viajaram para África, Josefina ficou na congregação de Santa Madalena de Canossa, em Veneza, onde conheceu Jesus e se batizou em 1890. Foi nesta altura, aos 21 anos, que recebeu o nome de Josefina em homenagem a São José.

Quando os seus patrões regressaram, Bakhita pediu para ficar na congregação, para servir a Deus e se tornar numa freira canossiana.

Em 1896 fez os seus votos, começando a servir Jesus, a quem chamava de “o meu patrão”. Por cinquenta anos exerceu diversos cargos e ajudou os pobres e desamparados, sempre com amor, bondade, humildade e com um sorriso no rosto que conquistava toda a gente.

Acabou for falecer no convento de Schio a 8 de fevereiro de 1947. Desde então muitos milagres e graças se terão alcançado por intercessão de Santa Bakhita, que foi beatificada em 1992 e canonizada em 2000 pelo Papa João Paulo II.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Santa Apolónia​


O Dia de Santa Apolónia é festejado todos os anos a 9 fevereiro.

Santa Apolónia de Alexandria foi uma virgem mártir cristã, vítima de tortura num período de forte revolta contra os cristãos na cidade de Alexandria, no Egito.
A sua história foi contada por São Dionísio, bispo de Alexandria, em cartas dirigidas ao bispo Fabio de Antioquia.

Apolónia, que já teria uma idade avançada e uma vida digna de admiração, foi capturada e obrigada a renunciar à fé cristã. Como se negou corajosamente a obedecer, e a seguir deuses pagãos, foi torturada em praça pública.

Os seus dentes foram todos arrancados e quebrados com pedras e a sua cara foi partida com duras pancadas. Por essa razão Santa Apolónia foi escolhida como santa padroeira das dores de dentes e dos dentistas, sendo representada geralmente com um torniquete a segurar um dente.

Os torturadores ergueram uma pilha de madeira e ameaçaram queimar Apolónia viva se esta se recusasse a blasfemar Cristo ou a invocar deuses pagãos. Apolónia pediu um minuto de liberdade para refletir e atirou-se ela mesma para a fogueira, morrendo queimada, quando decorria o ano de 249.

Santa Apolónia tornou-se numa santa popular na Europa, principalmente na Alemanha, Inglaterra, França e Itália. Apesar de maior parte das suas relíquias se encontrarem preservadas na igreja de Santa Apolónia em Roma, outras partes das suas relíquias foram espalhadas pela Europa, incluindo Portugal, pelo tesouro da Sé do Porto e pelo Convento de Santa Apolónia de Lisboa.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Santa Escolástica​


O Dia de Santa Escolástica é festejado anualmente a 10 de fevereiro.

Santa Escolástica nasceu por volta de 480 em Núrsia, Itália. Foi irmã gémea de São Bento, ao qual esteve intimamente ligada.

Enquanto São Bento fundou a Ordem Beneditina e o primeiro mosteiro cristão do Ocidente, Santa Escolástica fundou o ramo feminino da Ordem Beneditina, com a ajuda do irmão, adaptando a regra de vida dos beneditinos à vida feminina.

Apesar de os mosteiros se localizarem perto entre si, os irmãos só se viam uma vez por ano para diálogos espirituais, devido às regras e mortificações impostas.

Num desses encontros, Escolástica pediu a Bento que dessa vez ficasse até ao amanhecer, mas este recusou, insistindo que necessitava voltar à sua clausura. Com a resposta negativa obtida, Escolástica rezou a Deus e passados alguns minutos começou uma tempestade. Testemunhado a situação, Bento perguntou à irmã o que ela tinha feito, ao que ela respondeu que tinha pedido ao irmão e este não a ouviu, e então pediu a Deus e Ele a ouviu. Assim, puderam passar a noite a conversar pela última vez, já que a santa na sua proximidade com Deus adivinhava a sua própria morte. Três dias depois, São Bento viu em oração a alma de sua irmã a subir aos céus como uma pomba, decorria o dia 10 de fevereiro de 542.

São Bento enterrou a irmã no túmulo que ele tinha preparado para si mesmo. Quarenta dias depois era a vez de São Bento subir ao céu.

Santa Escolástica é a santa padroeira das monjas e das crianças com convulsões. É também invocada contra as chuvas e as tempestades.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Ano Novo Chinês​


O Ano Novo chinês 2024 inicia-se em 10 de fevereiro de 2024, entrando-se neste dia no Ano do Dragão, e encerra-se em 28 de janeiro de 2025.

É o momento de dizer adeus a 2023, Ano do Coelho, e olá a 2024, sob o signo do Dragão, que corresponde ao ano 4722 no calendário chinês.

2024: Ano do Dragão​

No horóscopo chinês, cada ano lunar é regido por um animal e o Dragão irá apoderar-se do ano 2024, dando-lhe as suas características.

Trata-se do quinto signo do zodíaco.

2024 é o ano regido pelo Dragão, assim como aconteceu em 1988, 2000 e 2012.

O Calendário Chinês​

Ao suceder a primeira lua nova, inicia-se o Ano Novo Chinês. Dessa forma, o ano sempre começa entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Enquanto o calendário gregoriano, que é seguido pela maioria dos países, baseia-se no movimento de translação da Terra, o calendário chinês é organizado pelas fases da Lua e a posição do Sol.

O zodíaco chinês é formado por 12 signos e cada animal é influenciado pelos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, água, madeira, fogo e terra.

Animais no Ano Novo Chinês​

Segundo a tradição, os animais da criação foram convocados por Buda para uma reunião. Entretanto, como apenas 12 atenderam ao seu pedido, esses seres foram honrados, tornando-se símbolos da astrologia chinesa e passaram a representar os anos do calendário.

animais do horóscopo chinês


A posição dos 12 animais, diz a lenda, foi definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.

Tradições do Ano Novo Chinês​

As celebrações começam no Dia de Ano Novo Chinês, o primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês, e estendem-se até ao Dia do Festival das Lanternas, o décimo quinto dia do primeiro mês do calendário.

É tradição as famílias reunirem-se para jantar pelo Ano-novo Chinês, além de limparem a casa para afastar qualquer má sorte e abrir espaço para a boa sorte. As janelas e portas são decoradas com papéis vermelhos, entre outras tradições registadas neste dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Mundial do Doente​


O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de fevereiro.

A data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

A efeméride, em memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica.

Dia Mundial do Doente em Portugal​

O Dia Mundial do Doente é celebrado em Portugal através da celebração de missas e de ações que visam sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.

No dia 11 de fevereiro o Santuário de Fátima organiza a oração do rosário, na Capelinha das Aparições. Esta cerimónia é aberta à participação de todos.

Sendo um importante dia para a Igreja Católica, o dia mundial do doente é consagrado à reflexão e à oração.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia Mundial do Casamento​


O Dia Mundial do Casamento celebra-se todos os anos no segundo domingo de fevereiro, muito próximo ao Dia dos Namorados, a data mais romântica do ano.

Esta data, conhecida internacionalmente como “World Marriage Day”, tem o apoio da organização World Marriage Encounter e do movimento Catholic Marriage Encounter.

É um dia de homenagem aos cônjuges e ao casamento como meio de fundação de uma família e de união da sociedade.

O Dia Mundial do Casamento celebra tudo o que está envolvido com a união matrimonial, sendo o dia ideal para lembrar os votos de casamento, para pedir à cara-metade em casamento, ou mesmo para casar.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Domingo Gordo​


O Domingo Gordo é uma data móvel que se celebra no domingo que antecede o Carnaval, que também é conhecido como terça-feira gorda. Ambos são dias de mesa farta.

Origem do Domingo Gordo​

Na sua origem, a palavra Carnaval significa “adeus, carne”. No dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da abstinência que é sua característica.

Assim, a terça-feira de Carnaval e o domingo que antecede a Quaresma são dias gordos, de excessos, onde se comem diversas iguarias de carne, em contraste com os dias magros ou dias de peixe típicos da Quaresma.

Por isso, o antigo dito "No entrudo, come-se tudo".

Tradições Gastronómicas do Domingo Gordo​

domingo gordo gastronomia


O Carnaval é uma época de folia e de excessos, e à mesa não é diferente.

É tradição no Domingo Gordo comer pratos pesados como o cozido à portuguesa, a feijoada e as papas de sarrabulho.

Com a matança do porco por alturas de Natal, as carnes mais gordas eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas neste dia. Orelhas, focinho, chispes e caudas eram as partes do porco degustadas apenas no Domingo Gordo.

Queijos, chouriços e presuntos são outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição neste dia gordo, a acompanhar com vinho.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia da Mão Vermelha​


O Dia da Mão Vermelha verifica-se a 12 de fevereiro.

Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta situação.

O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança, assinado por mais de 100 países.

Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Darwin​


O Dia de Darwin celebra-se a 12 de fevereiro.

O dia de Charles Darwin é um dia internacional de celebração. Além das descobertas de Charles Darwin, neste dia festeja-se a ciência, a evolução e a humanidade em si. A razão de tudo isto ser celebrado neste dia é simples: foi a 12 de fevereiro de 1809 que nasceu Charles Darwin.

O objetivo do dia é inspirar as pessoas pelo globo a refletir e a agir cientificamente, com curiosidade e fome pela verdade, tal como Darwin fez.

Darwin foi o primeiro cientista a explicar com rigor a evolução biológica, por intermédio da seleção natural, na sua obra mestra “A Origem das Espécies“.

Neste dia realizam-se várias iniciativas pelo mundo tendo em vista a promoção da ciência em geral e o tributo ao grande naturalista britânico em particular. Desta forma, neste dia têm lugar exposições, palestras, workshops, peças de teatro, entre outros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Santa Eulália​

O Dia de Santa Eulália celebra-se a 12 de fevereiro.

Santa Eulália nasceu em Barcelona em 290 e faleceu na mesma cidade em 303, como uma mártir cristã.

Com a perseguição dos cristãos por parte de Diocleciano a chegar a Espanha, os pais de Eulália decidiram viajar, mas Eulália, ainda menina, com 13 anos, teve a coragem de interpelar o governador e tentar chamar o mesmo à razão. Este, admirado pela sua ousadia, ordenou que Eulália renunciasse à sua fé sob pena de castigo. Eulália nunca negou a sua fé, sendo submetida a martírios vários como rolar ladeira abaixo dentro de um barril com vidros (na atual “Baixada de Santa Eulália”), ser queimada com ferro e fogo, ser crucificada numa cruz em X e cortarem-lhe os seios.

No momento da sua decapitação, uma pomba terá voado do pescoço de Santa Eulália, o que torna a história de Santa Eulália de Barcelona semelhante à história de Santa Eulália de Mérida (celebrada a 10 de dezembro), confundindo-se por vezes as duas santas.

Santa Eulália é a padroeira de Barcelona e de Espanha, sendo muito venerada na Catalunha, em Aragão e no sul de França.

Nas Igrejas do Oriente, Santa Eulália de Barcelona celebra-se a 22 de agosto.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
35,848
Gostos Recebidos
734

Dia de Limpar o Computador​


O Dia de Limpar o Computador é comemorado sempre na segunda segunda-feira do mês de fevereiro.

O dia surgiu nos Estados Unidos da América no ano 2000 e foi originalmente patrocinado pelo Institute for Business Technology.

Como se acumula imensa poeira no computador, convém limpá-lo várias vezes por ano. Assim, o objetivo desta data é incentivar a limpeza do PC para melhor o seu funcionamento.

Limpar o computador


Se o seu computador estiver lento, a trabalhar com interrupções ou a fazer barulhos estranhos, talvez esteja a precisar de uma limpeza urgente. Aproveite este dia para colocar as mãos ao trabalho.

Como limpar o PC​

  • Desligar PC da corrente
  • Tocar no chão para retirar energia estática do corpo
  • Colocar folhas de jornais debaixo do PC
  • Virar teclado, sacudir e bater na parte traseira para retirar lixo
  • Abrir caixa do PC e guardar parafusos num pequeno saco de fecho
  • Passar um pano húmido e depois um pano seco nos painéis do computador
  • Usar um secador de ar frio para expelir sujidade
  • Utilizar um pincel de cerdas macias para varrer a sujidade nos componentes
  • Passar cotonetes nas partes mais difíceis
  • Passar um pano seco para retirar pó dos cabos
  • Soprar a poeira do ventilador ou usar um pincel para retirar a poeira da ventoinha
  • Limpar o ecrã com pano especial de limpeza
 
Topo