• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Santa Quitéria​

O Dia de Santa Quitéria celebra-se a 22 de maio. Em Felgueiras a devoção à santa é feita no Dia de São Pedro.

Santa Quitéria nasceu no século II em Braga. Foi a oitava das nove filhas do governador Lúcio Caio Atílio Severo e de Cálcia Lúcia Severo, que seria estéril mas que acabaria por dar à luz nove crianças de parto único. Estupefacta com a situação, Cálcia ordenou a parteira Cília a afogar as nove crianças no Rio Este mas esta recorreu ao arcebispo de Braga, Santo Ovídio, que as batizou e que tratou do seu crescimento.

Depois de cresceram e descobrirem a sua origem, as irmãs fizeram um voto de castidade perpétua e de amor a Cristo. Em altura de perseguição cristã, as irmãs acabariam por ser chamadas à presença de Lúcio Severo, seu pai, que ao tomar conhecimento da existência das filhas lhes pediu que renunciassem à sua religião e que adotassem os deuses romanos. Todas o negaram e acabariam por sofrer martírios.

Santa Quitéria, de 15 anos, foi impelida pelo pai para casar com um nobre chamado Germano, mas esta recusou-se e fugiu para o Monte Pombeiro em Felgueiras, onde existia uma capela de São Pedro. Seu pai ordenou a sua execução, que seria perpetrada pelo próprio Germano. Reza a lenda que ao ser encontrada no Monte e executada, os soldados que a prenderam ficaram cegos e comeram as próprias mãos, enquanto a santa pegou na própria cabeça decepada e caminhou com ela nas mãos até ao seu próprio sepulcro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Santa Rita​


O Dia de Santa Rita festeja-se anualmente a 22 de maio.

Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Faleceu com 76 anos de idade a 22 de maio de 1457 em Cássia, Itália. O seu templo é a Basílica de Santa Rita, em Cássia.

História de Santa Rita​

Segundo a história, Santa Rita de Cássia ou a Santa dos Impossíveis, como é conhecida, após muitos martírios e perdas na sua vida (o marido com o qual foi forçada a casar e os seus filhos) rezou fervorosamente pedindo a Deus a graça de se tornar uma irmã no Convento das Agostinhas de Cássia.

Apesar da recusa que recebeu, ela foi conduzida milagrosamente ao interior do convento, que se encontrava fechado. Quando as freiras se aperceberam do sucedido, elas acolheram-na prontamente. Rita viveu uma vida de austeridade, realizando muitos prodígios no convento, popularizando-se na Igreja Católica como a santa a quem se recorre nos momentos de desespero.

Santa Rita é a santa padroeira dos doentes, das causas impossíveis e das mães, costumando estar representada com um espinho cravado na testa, com rosas e com crucifixos.

Em Portugal​

A fama de Santa Rita percorreu o mundo, chegando facilmente a Portugal. Neste país celebra-se especialmente em Ermesinde, onde se realiza uma procissão e uma feira popular ligada à santa. A romaria da santa realiza-se no segundo domingo de junho de cada ano, na Igreja de Santa Rita e na Avenida Duarte Pacheco.

Oração a Santa Rita​

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.

Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia do Autor Português​

O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.

Neste dia todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns. Na sociedade atual, caracterizada pelo materialismo, o autor, um produtor de ideias, não costuma receber o crédito que merece.

Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.

Para celebrar a efeméride realizam-se várias atividades no país, com destaque para o encontro com os autores portugueses e as iniciativas de promoção e incentivo à leitura realizadas nas bibliotecas escolares.

Todos são convidados a recordar os grandes autores portugueses neste dia ou a conhecer novos autores, desde os talentos emergentes na cena nacional aos talentos mais anónimos.

Autores portugueses famosos​

  • Luís de Camões
  • Fernando Pessoa
  • Eça de Queirós
  • Almeida Garrett
  • António Lobo Antunes
  • José Saramago
  • Almada Negreiros
  • Mário Cesariny
  • Paula Rego
  • Amadeo de Souza-Cardoso
  • Gil Vicente
  • Carlos Paredes
  • António Variações
  • Sérgio Godinho
  • Rui Veloso
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Mundial da Tartaruga​


O Dia Mundial da Tartaruga festeja-se todos os anos a 23 de maio.

O propósito do Dia Mundial da Tartaruga é chamar a atenção para o perigo de extinção das tartarugas e cágados de todo o mundo e aumentar o conhecimento da população sobre estes animais.

A tartaruga é um réptil que possui uma concha característica nas suas costelas, utilizada como proteção. Este animal gentil existe há 200 milhões de anos, sendo uma das criaturas mais antigas do mundo. Contudo, ele encontra-se em risco, dada a destruição do seu habitat natural, o cruel comércio animal e a indústria da comida exótica.

Além dessa data, há também o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, celebrado em 16 de junho. Da mesma maneira, a data promove o conhecimento sobre esses animais além de alertar para sua preservação.

Origem da data​

Tartaruga marinha


O Dia Mundial da Tartaruga foi criado pela American Tortoise Rescue, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1980 na Califórnia, Estados Unidos. Desde sua fundação, a organização luta em prol da preservação desses animais.

Celebrada pela primeira vez em 23 de maio de 2000, a iniciativa se espalhou por todo o mundo, entre os grupos e ONG’s de proteção ambiental.

Atividades​

Para celebrar este dia existem muitas opções e sugestões a considerar:

  • descobrir online as espécies de tartarugas existentes (as marinhas são 7);
  • partilhar fotos de tartarugas em redes sociais;
  • assistir a desenhos animados ou filmes com tartarugas como “As Tartarugas Ninja”;
  • Andar, trabalhar ou comer lentamente como uma tartaruga;
  • salvar tartarugas de serem atropeladas;
  • vestir-se como tartaruga (ou com peças de roupas com tartarugas);
  • visitar tartarugas no jardim zoológico;
  • acusar a venda ilegal de tartarugas ou de produtos feitos a partir de tartarugas;
  • acusar atos de crueldade contra estes animais;
  • não comprar tartarugas pois a procura aumenta a caça dos animais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Europeu dos Parques Naturais​


O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio.

A celebração deste dia, com a realização de diferentes eventos nas zonas protegidas, tem em vista divulgar a necessidade de proteger a biodiversidade em diversos espaços da Europa para a potenciar.

Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. O objetivo do parque natural é conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras.

O Dia Europeu dos Parques foi lançado pela Federação EUROPARC em 1999. É comemorado a 24 de maio porque foi nessa data, em 1909, que se criaram os primeiros parques naturais na Europa (nove parques nacionais na Suécia).

Parques Naturais em Portugal​

  • Alvão
  • Arrábida
  • Douro Internacional
  • Litoral Norte
  • Montesinho
  • Ria Formosa
  • São Mamede
  • Serra da Estrela
  • Serras de Aire e Candeeiros
  • Sintra-Cascais
  • Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Tejo Internacional
  • Vale do Guadiana
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas​


O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas celebra-se anualmente a 25 de maio.

Em Portugal, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas celebrou-se pela primeira vez a 25 de maio de 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.

Origem do dia​

A celebração da data teve origem no facto de no dia 25 de maio de 1979 ter desaparecido Ethan Patz, uma criança de 6 anos de Nova Iorque que nunca foi encontrada. Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos reuniram-se para assinalar o dia do seu desaparecimento e, em 1986, no dia 25 de maio, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, decidiu dedicar o dia a todas as crianças desaparecidas.

Linha de alerta​

Portugal foi um dos primeiros países a ter operacional o número de alerta para casos de desaparecimentos de crianças - 116 000. O Instituto de Apoio à Criança (IAC) é o instituto responsável pela gestão da linha.

A linha 116 000, criada por decisão da Comissão Europeia, é um número gratuito operacional 24 horas por dia. A linha conta com a colaboração de profissionais especializados que trabalham com organizações não-governamentais.

As organizações que intervêm nesta área adotaram como símbolo a flor de miosótis (em inglês "forget me not").

Lista de pessoas desaparecidas​

Pode consultar a lista de pessoas desaparecidas da Polícia Judiciária.

Na Europa desaparecem cerca de 250 mil crianças por ano (uma proporção de dois desaparecimentos a cada dois minutos).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Santa Maria Madalena de Pazzi​


O Dia de Santa Maria Madalena de Pazzi celebra-se a 25 de maio.

Maria Madalena de Pazzi nasceu em Florença em 1566 e faleceu na mesma cidade a 25 de maio de 1607, celebrando-se o seu dia liturgicamente nesta data.

Nascida na nobre família Pazzi, e batizada com o nome de Catarina, Maria Madalena de Pazzi cedo renunciou a uma vida luxuosa, entregando-se em vez à vida religiosa contra a vontade dos pais. Foi aos 16 anos que ingressou no convento das freiras Carmelitas da Antiga Observância, onde devido a uma doença grave, fez os votos antes das restantes noviças, adotando o nome de Maria Madalena.

Neste convento Santa Maria dos Anjos, Maria Madalena vivenciou imensas experiências místicas, com êxtases na oração e na penitência e grandes visões proféticas. Estas revelações místicas foram anotadas, dando lugar a um livro chamado de "Contemplações", um compêndio de teologia mística, e foram comunicadas pela própria por carta a papas e príncipes, com as suas orientações para a renovação do clero.

Após muitos anos de dor aguentada em silêncio, Maria Madalena faleceu com o corpo coberto de úlceras e ainda incorrupto, com apenas 41 anos.

Santa Maria Madelena é a santa padroeira de Nápoles.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de São Beda​

O Dia de São Beda Venerável comemora-se a 25 de maio.

Conhecido como Venerável Beda, este bispo e Doutor da Igreja foi autor da “Histórica Eclesiástica do Povo Inglês”, que o eternizou como o “Pai da História Inglesa”.

Este monge inglês, proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII (único santo inglês com este título), foi também um tradutor e um linguista exímio, levando à divulgação e ao desenvolvimento do cristianismo na Grã-Bretanha mesmo passando quase toda a vida em mosteiros e recusando convites para altos cargos no clero. Estudo, oração e escrita eram os verbos que resumiam a vida e o trabalho de Beda, o Venerável.

São Beda morreu a 25 de maio de 735 em Jarrow, Inglaterra. É o padroeiro dos escritores ingleses, dos historiadores e dos contemplativos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de África​

O Dia de África comemora-se anualmente a 25 de maio.

O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia de África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos ao redor do mundo. Em países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe, o Dia da África é um feriado.

Continente Africano​

A África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 54 países, sendo a Nigéria o mais populoso.

O maior país de África é a Argélia, enquanto o menor é Seychelles. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar).

É o segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida, e onde se apresentam os maiores problemas sociais da atualidade.

O vírus do HIV apresenta a sua incidência máxima neste continente, que é basicamente agrário (63% de população rural). Contudo, a África é dona de grande diversidade de culturas e das mais belas paisagens naturais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de São Filipe Néri​


O Dia de São Filipe Néri é festejado todos os anos a 26 de maio.

Filipe Néri nasceu em Florença a 21 de julho de 1515 e faleceu a 26 de maio de 1595. Foi beatificado em 1614 e canonizado em 1622. Para a história ficou conhecido como o “Santo da Alegria” e o “Apóstolo de Roma”.

De personalidade alegre, determinada, cortês e encantadora, este presbítero passava o seu tempo em igrejas, catacumbas e hospitais, tratando doentes, ajudando os pobres e agradecendo a Deus todas as dádivas na sua vida. O seu carácter e as suas ações receberam a admiração do povo, de reis, príncipes e princesas, ministros, cardeais, bispos e generais.

Como um dos santos mais adorados na Igreja Católica, São Filipe Néri deu azo a vários livros e filmes que retratam a sua cativante vida.

Frases de São Filipe Néri​

  • “Longe de mim o pecado e a tristeza”;
  • "Basta, Senhor, basta! Suspendei a torrente de vossas consolações, porque não tenho forças para receber tantas delícias."
  • "Ó meu Deus tão amável, por que não me destes um coração capaz de Vos amar condignamente?".
  • "Não sou digno, não sou digno de Vós, ó dulcíssima Senhora, que venhais visitar-me!"
  • "A grandeza do amor que se tem a Deus, é medida pela grandeza do desejo de sofrer muito por amor de Deus; quem se impacienta com a cruz, achará uma outra mais pesada".
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Santa Mariana de Quito​

O Dia de Santa Mariana de Quito festeja-se a 26 de maio.

Santa Mariana é a padroeira de Quito e a heroína nacional do Equador. É também a santa protetora dos doentes e dos órfãos.

Milagres​

Mariana ficou órfã ainda em criança, ficando à guarda da sua irmã mais velha. Aos 7 anos salva as suas sobrinhas da morte e recebe precocemente a primeira comunhão. Ela própria seria salva milagrosamente da morte por diversas vezes.

Vivendo isolada e em penitência, em casa do cunhado e da irmã, Mariana teve imensas visões, entre elas uma em que a casa em que vivia se transformava num convento, o que veio a acontecer anos mais tarde. A santa protagonizou curas de doentes e é-lhe mesmo atribuído o milagre da ressurreição de duas pessoas pela oração.

Salvadora de Quito​

Em 1645 a cidade de Quito foi abalada por terríveis epidemias e terramotos. A igreja de Quito pedia mais sacrifícios e penitências ao povo para alcançar a paz nesses tempos difíceis decidindo então Mariana oferecer-se publicamente como vítima para salvar a cidade. Os males que Mariana sofreu acabaram por levar a sua vida a 26 de maio de 1645, terminando os terramotos e epidemias em Quito, e nascendo milagrosamente lírios brancos do seu sangue. O Equador declarou-a "heroína nacional". Mariana foi beatificada em 1853 e canonizada em 1950.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Santo Agostinho de Cantuária​


O Dia de Santo Agostinho de Cantuária celebra-se a 27 de maio.

Agostinho de Cantuária foi o primeiro arcebispo de Cantuária, cargo que ocupou em 597. É encarado como o fundador da Igreja da Inglaterra, ficando conhecido como o "Apóstolo dos ingleses".

Nascido em Roma, Agostinho de Cantuária foi enviado pelo papa Gregório I para Inglaterra com o objetivo de espalhar o cristianismo neste país. O rei Etelberto converteu-se ao cristianismo e ofereceu terras a Agostinho e aos seus missionários para fundarem um mosteiro e pregarem livremente. Esta residência na cidade de Cantuária (Canterbury) seria mais tarde, a abadia de Santo Agostinho, dos soberanos e bispos de Kent.

Agostinho foi consagrado arcebispo da Cantuária por proceder ao batismo da população inglesa. A ele se atribui o batismo de cerca de 10 mil pessoas no Natal de 597. Agostinho terá morrido no dia 26 de maio de 604, sendo sepultado na igreja da Cantuária, que hoje tem o seu nome e as suas relíquias.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Internacional da Saúde Feminina​


O Dia Internacional da Saúde Feminina é celebrado a 28 de maio.

Este dia, criado em 1987, visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres. Algumas patologias são exclusivas da mulher, chamando este dia também a atenção para sintomas e doenças especiais do sexo feminino e para a necessidade de uma higiene diária cuidada.

Nos países em vias de desenvolvimento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discriminação no acesso aos cuidados de saúde, com base em fatores socioculturais. Esta situação é relembrada uma vez por ano, a 28 de maio, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada. Neste dia de ação, governos, agências internacionais, organizações civis e outros tipos de entidades se unem na promoção da saúde feminina.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia de Pentecostes​


O Dia de Pentecostes comemora-se ao domingo, 50 dias depois da Páscoa e 7 dias após a Ascensão de Jesus Cristo, sendo assim uma data móvel.

O que significa Pentecostes?​

O termo grego Pentecostes significa “cinquenta dias depois”. Ele começou a ser usado para se referir à Festa da Colheita ou das Semanas (o Shavuoth) do povo judeu, uma festa agrícola de agradecimento ao Senhor pelas colheitas que duravam 7 semanas, desde a Páscoa até ao 50º dia.

O que aconteceu no dia de Pentecostes?​

Na tradição cristã, a celebração do Pentecostes marca o dia da descida do Espírito Santo sobre a Terra e encerra as celebrações da Páscoa.

Nas Sagradas Escrituras refere-se que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e seguidores de Jesus na forma de línguas de fogo ao quinquagésimo dia da festa em Jerusalém.

A data simboliza também o nascimento da Igreja, com o acontecimento a permitir o acesso ao Evangelho pelas diferentes nações e a cumprir a profecia de Jesus sobre o envio do seu Espírito Santo aos homens.

Pentecostes: Descida do Espírito Santo em forma de línguas de fogo


Dia de Pentecostes em Portugal​

O Dia de Pentecostes em Portugal é festejado com alegria, com a celebração de missas especiais em honra de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

Esta festa católica é considerada umas das mais importantes do ano, sendo apenas suplantada pela Páscoa e pelo Natal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Internacional do Brincar​


O Dia Internacional do Brincar celebra-se a 28 de maio.

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatidade e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.

Como celebrar​

No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:

  • Jogar jogos tradicionais ao ar livre;
  • Brincar em parques infantis;
  • Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos;
  • Incentivar brincadeiras nas escolas;
  • Fazer um piquenique com as crianças.

Origem da data​

A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

Tema​

Todos os anos é escolhido um tema para a celebração da data. As temáticas selecionadas para os últimos anos foram:

2022: "Redescobrir o brincar".

2021: "Brincar é saudável."

2020: "Fique seguro, brinque em casa."

2019: "É direito da criança brincar".

2018: "Brincar Livre".

2017: "Brincar Sustentável".

2016: "Brincar é para todas as idades."

2015: "Brincar é divertido."
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Nacional da Energia​


O Dia Nacional da Energia celebra-se a 29 de maio.

A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.

Reduzir gastos energéticos​

Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

Sabia que?​

A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.

O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas​


O Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas comemora-se anualmente a 29 de maio.

Este é um dia de tributo a todos os homens e mulheres que faleceram ao serviço das Nações Unidas. Anualmente morrem cerca de 100 capacetes azuis com a bandeira das Nações Unidas, vítimas de violência, doença ou acidente, nas zonas mais inóspitas do mundo.

A primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas decorreu no Médio Oriente em 1948, aquando do estabelecimento do Estado de Israel. Desde então contam-se mais de 70 operações em 4 continentes, com mais de um milhão de forças de manutenção da paz. Mais de 3400 capacetes azuis faleceram desde então, em luta pela paz.

Em 1988 homenageou-se o trabalho das forças de manutenção da paz da ONU com a entrega do prémio Nobel da Paz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Mundial da Esclerose Múltipla​


O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado na última quarta-feira de maio.

Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses.

O que é a esclerose múltipla?​

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença.

Fatores de risco da esclerose múltipla​

Os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais:

  • tabaco;
  • fatores ambientais como a falta de exposição solar;
  • fatores genéticos.

Como identificar a esclerose múltipla​

Os sintomas desta doença variam muito, e dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central.

  • Fadiga
  • Neurite ótica (inflamação do nervo ótico-nervo da visão)
  • Perda da força muscular nos braços e pernas
  • Alterações da sensibilidade
  • Dor
  • Alterações urinárias e intestinais
  • Problemas sexuais
  • Equilíbrio/coordenação
  • Alterações cognitivas
  • Alteração de humor e depressão

Sabia que?​

A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos incidentes.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia Mundial Sem Tabaco​


O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.

O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.

O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde​

  • As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
  • Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
  • As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Frases​

  • Não fume, por si e pelos outros.
  • Se ama a sua família, deixe de fumar.
  • Diga não ao tabaco, diga sim à vida.
  • Seja livre, não fume!
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801

Dia da Visitação de Nossa Senhora​

O Dia da Visitação de Nossa Senhora celebra-se a 31 de maio.

A festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel começou a ser celebrada no século XIII. Era inicialmente celebrada a 2 de julho, mas foi antecipada 31 de maio pelo novo calendário, entre a Anunciação e o nascimento de São João Batista e precisamente para o último dia do mês de Maria.

História da visitação de Nossa Senhora​

Este dia comemora a visitação de Maria a sua prima Isabel, após a anunciação do arcanjo Gabriel a Maria, avisando-a de que iria conceber o filho de Deus por intermédio do Espírito Santo. Gabriel também informou Maria de que sua prima, Isabel, estava já grávida.

Maria fez cerca de 100 kms a pé pela montanha para visitar Isabel e dar-lhe as boas novas, em casa de Zacarias e Isabel, em Hebron. Segundo o Evangelho de São Lucas, o bebé de Isabel (São João Batista), fruto também da ação de Deus, chutou o ventre de Isabel quando esta ouviu a saudação de Maria, reconhecendo a presença de Jesus nesse momento.

Isabel, uma mulher já de idade avançada, profere humildemente as conhecidas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, enchendo-se do Espiríto Santo e da alegria da presença de Deus.

A visita de Maria a Isabel simboliza assim a visita prometida de Jesus ao seu povo, assim como às pessoas que nele acreditam, que são contagiadas pela sua presença tal como Santa Isabel.
 
Topo