• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

o escutismo é...

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
O Escutismo é um Movimento Mundial.

A Organização Mundial do Movimento Escutista abrange mais de 216 países e territórios.
O Escutismo nunca parou de crescer desde que foi fundado em 1907, tendo duplicado o seu efectivo nos últimos 30 anos.
escutismo_slide1.jpg

Escutismo: Educação para a vida

Como escuteiro, o seu filho vai aprender a conhecer-se melhor e a amar o mundo.
O Escutismo complementa a acção da escola e da família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos.
O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber
escutismo_slide2.jpg

O Escutismo educa com divertimento

Como escuteiro o seu filho pode brincar aprendendo.
Através de programas adequadas aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se fisica, intelectual, social e espiritualmente.

O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.
escutismo_slide3.jpg



Corpo Nacional de Escutas - A Associação

O CNE é a maior Organização de Juventude de Portugal.
O CNE - Escutismo Católico Português é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário da República nº 177, III Série, de 8 de Agosto de 1983.
O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.
escutismo_slide4.jpg

O CNE está implantado em mais de 1000 Agrupamentos locais em todos os Concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de Estruturas de Núcleo e Regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.
escutismo_slide5.jpg

Nos Agrupamentos
Um Programa Educativo para todas as idades
Lobitos
Na idade de Lobito, dos 6 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível.
O Escutismo propõe-lhe "Caçadas" apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos.
escutismo_slide6.jpg
Exploradores/Moços

Os Exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis.
O Escutismo propõe-lhes a "Aventura/Expedição", verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.
escutismo_slide7.jpg

Pioneiros/Marinheiros

Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles.
O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se contrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.
escutismo_slide8.jpg

Caminheiros/Companheiros


A partir dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções.
Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes uma verdadeira "partida" para uma vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.
escutismo_slide9.jpg

Escutismo: um estilo de vida

O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: A Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
escutismo_slide10.jpg
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.
escutismo_slide11.jpg

CNE: Um Movimento da Igreja Católica

A dimensão espiritual e a formação cristã.
O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a nossa Associação.
escutismo_slide12.jpg
A dimensão espiritual e a formação cristã.
A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.



Escutismo: um Movimento de Educação não-formal
Finalidades Educativas do Escutismo

* O Desenvolvimento do Carácter.
* Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.
* O Desenvolvimento da Criatividade.
* Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
* O Desenvolvimento do Sentido dos outros.
* Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
* O Desenvolvimento Físico.
* Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia.
* O Desenvolvimento do Sentido de Deus. Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.

Qual o papel dos Dirigentes?

Os educadores, os que ajudam os jovens a tornar os sonhos em realidade.
Mais de 10 000 voluntários adultos dedicam-se numa missão educativa. Uma forma de melhorar o relacionamento entre gerações. Ao serviço dos jovens, os responsáveis adultos (Dirigentes), adquirem formação e experiências valiosas, que somarão ao seu desenvolvimento pessoal, possibilitando a educação integral do escuteiro.
escutismo_slide16.jpg

"Escutismo porquê? Escutismo para quem?"

O papel que o Escutismo desempenha no seio da sociedade.
A Missão do Escutismo.

A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
escutismo_slide19.jpg
 
T

TIN

Visitante
Eu fui escuteiro não nos CNE mas nos AEP de Queluz.
Adorei, belos tempos...
Cumps.
 

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
eu sou escuteira ja à 6 anos, vou agora renovar a minha promessa, pois passei para pioneira, e é uma das melhores coisas da minha vida, adoro ser escuteira...
apesar de aprender coisas novas, conheço novos sitios, faço novos amigos e em todas as actividades ha algo de novo que se aprende...
é bom sentir que estamos a ajudar, a fazer o bem, faz-nos feliz...
ser escuteiro nao é so ir para actividades é mostrar akilo que somos capazes e pôr em pratica o que aprendemos...
:left:100 anos de escutismo:6_15_221:
 
Topo