• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

O que é um telefone VoIP e como ele funciona?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,632
Gostos Recebidos
158
As comunicações comerciais atuais estão em constante mudança. Anos atrás, usávamos apenas chamadas de voz. Agora, as empresas usam chamadas de voz, mensagens, e-mail, aplicativos móveis, chat e videoconferência para se comunicarem interna e externamente.

Essa evolução nas comunicações não muda apenas o comportamento de funcionários e clientes. Muda também o hardware e o software necessários para que isso aconteça. É aí que entra o VoIP ( Voice Over Internet Protocol ). Os telefones VoIP permitem que as empresas substituam seus telefones tradicionais, desatualizados, por um pacote de comunicações completo em que tudo acontece na Internet.

Provavelmente você já usou mais de um aplicativo baseado em VoIP hoje. Os exemplos incluem:

  • Skype
  • Google Meet
  • Ampliação
  • Whatsapp
  • Facebook Mensageiro
O VoIP está mudando o mundo das comunicações. Com fácil configuração, baixo custo e maior funcionalidade, é uma tecnologia que o futuro está abraçando.

A seguir, vamos nos aprofundar nos detalhes essenciais do VoIP, incluindo o que é, como funciona e por que você deve considerar usá-lo.

Telefone VoIP (Voice Over IP) - Definição​

VoIP significa Voice Over Internet Protocol (você também pode conhecer como telefonia IP) e é uma tecnologia que permite fazer e receber chamadas de voz pela Internet.

Antes, as pessoas se comunicavam pelo PSTN (Public Switched Telephone Network, rede pública de telefonia comutada) ou o que chamamos de telefones fixos. Em vez disso, o VoIP envia comunicações de voz usando pacotes de dados em uma rede comutada por pacotes (que conhecemos como Internet ou Redes Locais, as LANs).

Tudo o que você precisa para fazer essas chamadas é um dispositivo, uma conexão com a Internet, um microfone e o VoIP. Não são necessários telefones tradicionais, linhas analógicas ou transmissão de circuito. Simples, certo?

O VoIP pode utilizar telefones celulares, telefones de mesa ("telefones fixos"), dispositivos móveis e até mesmo computadores equipados com fone de ouvido e microfone ("telefones virtuais") para conectar pessoas, o que permite que você se comunique com hardwares novos ou já em uso.

Esteja você escalando um call center ou expandindo seus negócios para novos escritórios, o VoIP pode conectar você a membros da equipe e clientes com custos mais baixos e maior funcionalidade.

O que significa telefone VoIP?​

Um telefone VoIP é qualquer dispositivo habilitado para VoIP que possa transferir dados de voz pela Internet. Um telefone VoIP pode ser um dispositivo móvel, desktop, tablet, navegador da web ou telefone de mesa.

Telefones VoIP vs. telefones tradicionais​

Telefones VoIP e telefones tradicionais têm algumas diferenças para cumprir um propósito relativamente semelhante. Estas são as principais diferenças:

  • Preço: as chamadas VoIP baseadas em nuvem são mais baratas do que as chamadas de linha telefônica tradicionais. Além disso, a maioria dos clientes e empresas já tem Internet instalada, por isso, embora o VoIP exija taxas de utilização adicionais, você não adquire serviços adicionais.
  • Recursos: os provedores de VoIP oferecem vários recursos avançados que você não encontra em telefones tradicionais, como atendimento automático, chamada em espera, redirecionamento de chamadas, análises em tempo real, integrações de negócios e muito mais.
  • Flexibilidade do dispositivo: os telefones tradicionais geralmente são limitados a uma localização física específica, enquanto os telefones VoIP podem ser o seu desktop, telefone de mesa ou dispositivo móvel em movimento.
  • Serviços de emergência: os números de telefone VoIP dependem da localização, portanto, estes serviços nem sempre sabem para onde enviar serviços de emergência, a menos que os detalhes sejam fornecidos durante uma chamada. Isso torna os telefones tradicionais um sistema mais confiável para chamadas de emergência.
  • Qualidade e confiabilidade da chamada: as chamadas VoIP dependem de uma boa conexão com a Internet, que costumava ser menos acessível há anos. No entanto, agora você pode encontrar largura de banda confiável na maioria dos locais, tornando os telefones VoIP tão confiáveis e de alta qualidade quanto os telefones tradicionais.
  • Escalabilidade: o dimensionamento de sistemas telefônicos VoIP é simples: você pode comprar linhas e licenças adicionais e habilitar os dispositivos pessoais dos seus funcionários. O dimensionamento de telefones tradicionais é um pouco mais complexo. Você precisa comprar mais telefones fixos e linhas telefônicas com fio para adicionar mais usuários ao sistema.

Como funcionam os telefones VoIP?​

Em um nível básico, os telefones VoIP funcionam enviando e recebendo chamadas pela Internet, em vez de por meio de telefones e fiação tradicionais. Falando com um pouco mais de detalhes, veja como o VoIP funciona:

  1. Seu dispositivo habilitado para VoIP se conecta à Internet com um endereço IP atribuído
  2. Quando você disca um número de telefone, o serviço VoIP estabelece a conexão e começa a trocar pacotes de dados em uma rede comutada por pacotes por meio de protocolos de entrega de mídia, como SIP (Session Initiation Protocol, protocolo de iniciação de sessão)
  3. Seu telefone VoIP converte os pacotes de dados em sons que você pode ouvir

Você deve usar um sistema telefônico VoIP?​

Os sistemas de telefone VoIP oferecem vantagens significativas em relação aos sistemas tradicionais de telefones fixos, mas não são adequados para todos os casos. Aqui estão alguns benefícios e benefícios que você deve considerar antes de investir em seu sistema de comunicação empresarial:

Benefícios dos telefones VoIP​

  • Roteamento de chamadas: roteia facilmente suas chamadas para um telefone VoIP, seja qual for o local onde você conectou sua rede física. Isso permite que você receba chamadas em qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma conexão confiável com a Internet.
  • Números portáteis: como os números de VoIP são virtuais, você pode levá-los para qualquer lugar. Isso significa que você mantém o mesmo número em qualquer lugar do mundo.
  • Custos mais baixos: como o VoIP não requer investimentos em sistemas tradicionais de PBX e linhas fixas, você pode trocar e economizar significativamente na conta telefônica. Os serviços de telefonia simples (POTS) custam à empresa a cada mês para cada linha, enquanto o VoIP economiza seu dinheiro com preços baseados no uso . Isso permite que você aumente ou diminua facilmente em resposta à demanda.
  • Twilio Voice Insights : analise o desempenho da chamada para solucionar problemas do cliente com mais rapidez e fornecer melhores experiências de comunicação.
  • Qualidade mais clara: graças à evolução da Internet, encontrar uma conexão de alta qualidade é simples e fácil. Isso leva a chamadas claras sem latência, atrasos ou falhas perceptíveis. Entretanto, se você não tiver uma conexão de qualidade, o VoIP pode se tornar um problema (mais sobre isso mais tarde).
  • Funcionalidade multicanal: o entroncamento SIP permite que você forneça a funcionalidade SMS e MMS de seus números de telefone, ou que permite que você envie textos, imagens e vídeos, criando uma conversa mais integrada.
  • Segurança e privacidade: a tecnologia VoIP pode eliminar ameaças de segurança e privacidade com criptografias e avanços no gerenciamento de identidade.
Embora o VoIP tenha vários benefícios, nem tudo é luz do sol e arco-íris. Existem algumas peculiaridades do VoIP que você deve ter em mente.

Desvantagens dos telefones VoIP​

  • A qualidade depende da Internet: o VoIP é tão confiável quanto sua conexão com a Internet. Embora o VoIP não exija muita largura de banda, você ainda precisa de baixa latência em sua rede para conversas sem atrasos.
  • Limitações para serviços de emergência: o sistema 190 foi desenvolvido pensando em telefones tradicionais. Quando você disca 190, quem atende é alertado sobre a localização do seu telefone fixo. No entanto, com a portabilidade das chamadas VoIP, ligue para o 190 transmissões apenas o endereço que você apareceu no momento da configuração, não na localização atual. É claro que você pode fornecer os detalhes de sua localização ao fazer uma chamada ao 190, mas isso nem sempre é uma possibilidade em uma emergência.
  • Dependência de energia: se você perder energia e não tiver solução de backup, seus telefones VoIP não funcionam. No entanto, os telefones fixos não desligam a eletricidade para fazer chamadas, eles dependem da energia enviada através das linhas fixas pelas empresas de energia. Essas empresas geralmente possuem geradores de backup em caso de uma grande queda de energia, o que permite que você continue fazendo chamadas.

 
Topo