• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que foi a Guerra dos Cem Anos ?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
"A Guerra dos Cem Anos
Primeiro período (1337-1364)
O primeiro período da Guerra dos Cem Anos foi marcado pelo êxito da Inglaterra no combate contra a França. Isso fez com que os ingleses ocupassem parte do litoral norte francês. As tropas lideradas pelo rei Eduardo III eram em maior número do que as da França. Flandres e a Bretanha, que estavam em território francês, apoiaram a Inglaterra financiando seu exército.
No entanto, a peste negra provocou o fim das primeiras batalhas da Guerra dos Cem Anos. Um terço dos europeus morreu por conta dessa doença. Ao retornar os confrontos, os ingleses mantiveram seus avanços em território francês. Os nobres não eram leais à Coroa francesa e se rebelaram contra os prejuízos da guerra.
Percebendo as derrotas no campo de batalha e a falta de apoio dos nobres e da burguesia, o rei francês Carlos V negociou um tratado de paz com o rei Eduardo III que encerrava o primeiro período da guerra, em 1364, e reconhecia o domínio da Inglaterra em boa parte das terras francesas. Em troca, os ingleses se comprometeram a não mais requisitar o trono da França.

Segundo período (1364-1380)
Em 1364, o rei francês Carlos V não reconheceu o tratado de paz assinado anteriormente com a Inglaterra e reiniciou o conflito. As tropas francesas atacaram os ingleses e começaram a reverter as derrotas sofridas durante o primeiro período da guerra.
O êxito da França nesse segundo período se deveu a Bertrand Du Guesclin, um cavaleiro francês que unificou as tropas e usou o sistema de guerrilhas para derrotar os ingleses. Essa unificação demonstrou a importância de se ter um poder centralizado, que organizasse os nobres em seu entorno e aumentasse a arrecadação de impostos.
Os ânimos entre a França e a Inglaterra esfriaram por conta da morte dos seus monarcas. Em 1377, morreu Eduardo III. Seu sucessor, Ricardo II, tinha apenas 10 anos de idade. Em 1380, o monarca francês Carlos V morreu, amenizando as forças militares da França.

Terceiro período (1380-1422)
O terceiro período da Guerra dos Cem Anos foi marcado por guerras internas e disputas pelo trono. Os ingleses enfrentavam as revoltas servis, e o rei Ricardo II entrou em confronto contra os nobres. Desse confronto, a nobreza apoiou a subida de Henrique V para o trono inglês.
Já na França, os confrontos internos se deram por causa de uma revolta na região de Borgonha. Com a morte de Carlos V, seu sucessor foi Carlos VI, em 1380. Os nobres se dividiram entre os Armagnacs, que apoiavam os Orleans, e os Burguinhões, que estavam do lado da região da Borgonha. Essa guerra civil se justificava porque o rei Carlos VI não tinha condições mentais para governar a França.
Os ingleses se aproveitaram dessa desunião entre o rei e sua nobreza para continuarem avançado pelo território francês. Em 1415, o rei inglês Henrique V desembarcou na Normandia, norte da França, e invadiu Harfleur. Os franceses foram derrotados pelos ingleses, que, no mesmo ano, já ocuparam Paris.
Em 1420, foi assinado o Tratado de Troyes, no qual a França reconhecia o domínio inglês sobre o norte e que forçava o rei Carlos VI a deserdar do trono o seu filho Delfim Carlos VII. Além disso, Henrique V se casou com Catarina, filha do rei francês, e se tornou herdeiro do trono. A França se mantinha dividida e ocupada pelos ingleses.
Em 1422, os reis Carlos VI e Henrique V morreram. Os domínios ingleses na França foram controlados pela nobreza. Carlos VII assumiu a realeza em Bourges, no centro francês.

Quarto período (1422-1453)"
"O quarto período da Guerra dos Cem Anos é marcado pela participação de Joana d’Arc, uma camponesa e visionária que liderou um regimento do exército francês e conseguiu impor várias derrotas aos ingleses, começando a reação da França contra os invasores. Enquanto na Inglaterra ocorria da Guerra das Duas Rosas, os franceses se aproveitaram disso para retomar o território que estava nas mãos dos ingleses.
 
Topo