Portal Chamar Táxi

Obra de Tiepolo aguarda apresentação ao público

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Obra de Tiepolo aguarda apresentação ao público

941055.jpg


A pintura a óleo Deposição de Cristo no Túmulo do pintor italiano Giovanni Battista Tiepolo, do século XVIII, que foi adquirida pelo Ministério da Cultura em Dezembro, só deverá ficar exposta ao público a partir de Maio, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Esta obra, pela qual o Estado gastou mais de 1,5 milhões de euros, no leilão onde exerceu o direito de preferência no final, ficará a partir de meados do mês de Maio numa sala especialmente preparada para ser apresentada aos visitantes, junto a uma outra tela de Tiepolo, Fuga para o Egipto, doada em 1946 ao mesmo museu, por um dos elementos da família Pinto Basto.

"A apresentação ao público deve decorrer em Maio", disse ao DN o director do MNAA, Paulo Henriques, apesar de não se querer comprometer com uma data. "Ainda há coisas a acertar", explicou.

Cerimónia especial

Para o museu, a cerimónia de apresentação da tela é importante por ser uma aquisição rara. E os seus responsáveis gostariam de contar com a presença do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. Deposição de Cristo no Túmulo, também chamado Enterro do Senhor, (56,7 por 43,8 centímetros), ficará durante algumas semanas em lugar de destaque. Será, também, a "peça do mês" do museu, para que possa ser devidamente explicada por especialistas durante as visitas guiadas que se realizarão, em princípio, na última quarta-feira de Maio, dia 28.

Tudo porque há já várias décadas que o antigo museu lisboeta não recebia uma obra de valor semelhante. "Penso que desde os anos 50 não entrava neste museu uma obra deste género. As últimas obras desse nível que recebemos foram oferecidas pelo sr. Calouste Gulbenkian, exactamente por essa altura", sublinhou ao DN o conservador do museu, José Alberto Seabra.|


LEONOR FIGUEIREDO
GONÇALO BORGES DIAS - DN
 
Topo