Portal Chamar Táxi

Orgulho Vimaranense !!!

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Manuel Cajuda: «O Vitória é um grande»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 1)



Visto que sou sócio do Vitória e só tenho um clube no meu coração, gostaria de lhe perguntar o que sente quando vê um clube com uma massa associativa desta grandeza não sendo (para mim já o é...) um grande do futebol português? Um abraço de um vitoriano que esta a adorar o seu trabalho.
Carlos Tiago Faria Rodrigues, Guimarães

O Vitoria é um grande. A massa associativa é única. E não vou mudar de opinião nem de aqui a Cem (100) anos.

Sendo o Vitória de Guimarães um clube com estrutura para se elevar ao patamar dos grandes de Lisboa, existe um desequilíbrio assim tão grande no plantel em relação ao FC Porto?
Paulo Santos, Loures

Claro que sim. Além do valor individual dos jogadores que se pode verificar pelo número de internacionais, existem diferenças enormes em temos de estruturas, organização, aceitação pela imprensa e também pelo valor em euros do plantel. Nós não podemos comprar um atleta ao Porto, o Porto pode comprar-nos vários.

Sou adepto do Sporting, mas admiro há muito a equipa do Vitória de Guimarães. Gostava de lhe perguntar o seguinte: o que é que transmite aos seus jogadores para eles fazerem o que fazem dentro de campo?
Francisco Tavares, Corroios

Seguramente que direi as ideias normais de qualquer treinador, em função dos seus métodos, dos seus objectivos, dos seus planos estratégicos em relação ao jogos e seus adversários. Esforço-me em fazê-lo de uma forma motivadora, apetecível, provavelmente mais bonita e entendível e que mereça a aceitação e aprovação de todos como parte verdadeiramente indispensável para o sucesso.

Qual o motivo que o levou a sair do Marítimo e da Madeira?
Énio Freitas, Funchal

Na verdade... não sei. Sei que o Marítimo nos últimos dez anos apenas uma vez se qualificou para a UEFA e que foi comigo. Também acredito que se fosse hoje, mais maduro e experiente, não teria tantos desencontros de pensamentos em relação ao presidente Carlos Pereira (excelente dirigente) e dos quais seguramente ele não é o único culpado.

Sempre disse que queria treinar um grande. Mas fez ainda melhor: transformou uma equipa que tinha acabado de subir no quarto grande da Liga Portuguesa. Não acha que esse é um feito maior?
Renata Amaro, Castelo Branco

Sobre isso é evidente que tenho a minha opinião e que seguramente ela é fantástica. Quem poderá ou não qualificar se é um “feito maior” serão os outros e não posso falar pela opinião alheia. Limito-me a fazer o melhor que posso e sei e por isso vivo sempre feliz.

Aceitaria um convite para treinar o Benfica pelo mesmo dinheiro que está a receber no Guimarães?
Frederico Formigal, Dublin (Irlanda)

A vida tem muito mais coisas para saborear que o dinheiro, embora se viva num mundo materialista. Sempre treinei as equipas pelas quais o meu coração abriu simpatia e por isso estou em Guimarães como estive em todas as outras e em todas as que me convidaram. Até fiz mal à minha careira por ir quase sempre atrás do coração e mandar o "marketing" ir dar uma volta. Fui para o Beira-Mar por amizade a Mano Nunes e para a Naval pelo prazer de trabalhar com Aprígio Santos.

Você é acusado de ser vaidoso e arrogante. O que pensa disso?
Carlos Dias, Lisboa

Tenho pena, mas não penso nada. Sei que não sou vaidoso e arrogante é maneira de estar que não faz parte de uma pessoa simples. Talvez queiram dizer que sou e quero continuar a ser rebelde e totalmente desalinhado e nisso tenho orgulho.

Sr. Cajuda, não se sente o homem certo para em Julho próximo suceder a Scolari?
Amaro De Castro, Vila Nova Famalicão

Sinto-me o homem certo para em Julho comemorar o êxito total de Scolari. Quando o lugar estiver vago... sim. Mas agora está e bem ocupado. E espero que ele continue.

O que o levou a aceitar o desafio no Vitória, tendo em conta a situação em que o clube estava?
Hugo Martins, Guimarães

Sempre foi público o meu desejo de treinar o Vitória. Sempre foi real que os clubes quando atravessam grandes problemas se lembram de mim e acabam por resolver as suas situações. As pessoas de Guimarães mereciam o risco que corri. E eu queria provar que estava mais vivo que nunca. Obrigado Vitória.

Considera que com o plantel do Braga era campeão? Gostaria que não desse uma resposta politicamente correcta, mas sim “à Manuel Cajuda....”
Miguel Cruz, Braga

Provavelmente sim. Lutaria pelo título.

Quanto tempo deseja estar em Guimarães?
Carlos Carreira, Barcelona (Espanha)

O tempo que o Vitoria precisar de mim.

Acha que o Geromel tem capacidades para jogar em qualquer clube europeu e até mesmo no escrete?
João Nuno Jordão, Guimarães

Geromel pode jogar em qualquer equipa do Mundo. Tem apenas 22 anos.

Qual é a sua opinião sobre o campeonato português? A crítica diz que o Guimarães e o Setúbal estão a fazer uma excelente época. Acha que é verdade ou será que Benfica e Sporting estão a fazer um péssimo campeonato?
Duarte Amorim, Montreal (Canadá)

Sei que os dois Vitorias estão a fazer excelentes campeonatos. Toda a crítica fala nisso. Quanto ao Benfica e Sporting estão a fazer campeonatos abaixo das suas potencialidades.

Hoje, Cajuda é bestial. Está preparado para um dia ser a besta?
André Santos, Angra do Heroísmo

Estou.

Com uma longa carreira, qual é para si, como treinador, o momento que mais o marcou do ponto de vista emocional?
João Alves, Porto

A morte de Fehér.

Considerando a notória falta de um líder no campo, não acha que - sendo possível - Luís Figo deveria voltar à Selecção Nacional para jogar por uma última vez no Euro’2008?
Francisco, Lisboa

Por mim, Figo voltaria. Bom jogador não tem idade.

Qual o melhor jogador na sua equipa neste momento da época?
André Serra, Lisboa

A equipa

Qual foi a situação mais difícil que teve de resolver nestes dois anos ao serviço do Vitória de Guimarães?
Nuno, Guimarães

Transformar disciplina em respeito.

Depois de tanta gente a "cortar-lhe na pele" durante tantos anos chega ao patamar onde se encontra actualmente. Por vezes não tem vontade de "dar umas tacadinhas" a essas pessoas, fazer-lhes engolir os sapos por elas lançados?
Igor, Odemira

Gostaria de saber o segredo do seu sucesso. Porque eu, apesar de ter apenas 13 anos, já sonho ser treinador de futebol.
Pedro Vizela, Loures

Tenho uma frase mestra no meu curriculum que diz: “Quanto melhor trabalho, mais sorte pareço ter”. Junto depois dois ingredientes q.b. "Não quero disciplina, mas sim respeito" e
"Mentira nunca, verdade sempre".

Não. Já fico feliz com o que posso rir por causa deles.

"Rc"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Emílio Macedo aponta à «melhor classificação de todos os tempos»

O V. Guimarães está a protagonizar época notável e o presidente do emblema minhoto, Emílio Macedo, entusiasmado com a campanha dos pupilos de Manuel Cajuda, assume a ambição de concluir o Campeonato no segundo lugar, nada menos que «a melhor classificação de todos os tempos do clube».
Emílio Macedo

«Se conseguirmos ganhar ao Marítimo [na sexta-feira], vamos ficar pelo menos um ou dois dias em segundo lugar isolados», constatou o líder vimaranense, aludindo ao facto de o Benfica, em igualdade pontual com o Vitória na segunda posição, apenas jogar no domingo, na Luz, com o Paços de Ferreira.

«Se não, não ficaremos tristes e continuaremos a trabalhar no sentido de, no final do Campeonato, termos a melhor classificação e, se possível, a melhor de todos os tempos do Vitória de Guimarães», prosseguiu, notando, em jeito de aviso: «Isso seria um feito histórico, mas, como já disse, não vamos embandeirar em arco nestas últimas jornadas. Vamos degrau a degrau».

Convidado a comentar as declarações do treinador do Marítimo, Sebastião Lazaroni, para quem o clube minhoto está a ser protegido pelas arbitragens, Emílio Macedo atirou: «Sou presidente do Vitória de Guimarães e tenho que gerir este clube, não vou gerir o clube dos outros e não quero comentar coisas que não são verdade».
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Paixão sem limites! 1500 presentes no treino

Absolutamente, arrebatador e empolgante. O treino do V. Guimarães reuniu uma onda de entusiasmo no Complexo Desportivo. Cerca de 1500 adeptos avivaram as bancadas e zonas circundantes. Um entra e sai de gente raramente vista na tarde que marcou o arranque da preparação para o Marítimo. Os jogadores e equipa técnica foram o alvo de todas as palmas, numa acção que rapidamente se transformou em invasão/manifestação.
In Maisfutebol




…Os adeptos vivem cada vez mais intensamente a possibilidade do Vitória cimentar um lugar que lhe permita na próxima época disputar a milionária Liga dos Campeões.
Esta tarde fizeram questão de mostrar mais uma vez o seu apoio numa iniciativa que levou cerca de um milhar de pessoas ao complexo desportivo, onde Manuel Cajuda orientou o primeiro treino da semana. O apelo partiu da Associação VitoriaSempre, que pretendeu assim mostrar aos jogadores que podem contar sempre com o apoio dos indefectíveis adeptos vitorianos.
In GuimarãesDigital



Banho de multidão.
Arrebatador e empolgante. Foi assim que começou o treino do Vitória de Guimarães, com cerca de 1.500 adeptos nas bancadas e zonas circundantes do complexo desportivo.

Um entra e sai de gente raramente visto. Na tarde que marcou o arranque da preparação para a recepção ao Marítimo, os jogadores e equipa técnica foram o alvo de todas as palmas
Uma acção de apoio que rapidamente se transformou em invasão. E com êxito, conforme seria perceptível nos vários quadrantes de opiniões.
In Record


Mais de um milhar pediu a Champions
Não há-de ser por eles que a presença na Liga dos Campeões falhará. Os adeptos acreditam e ontem provaram-no

Os adeptos do Guimarães responderam em massa ao apelo lançado no site da Associação Vitória Sempre e mais de um milhar assistiu ao primeiro treino da semana, aproveitando o feriado de Páscoa em quase todo o concelho, dando aos jogadores um suplemento anímico para as últimas sete finais que poderão levar o clube a uma inédita participação na Liga dos Campeões.
In O JOGO



A família vitoriana aproveitou uma tarde de segunda-feira ainda com cheiro a feriado para invadir o complexo desportivo e injectar uma dose extra de fé na equipa de Manuel Cajuda. Mesmo sob a ameaça de um céu com cara de quem se prepara para tirar um fora-de-jogo milimétrico, resistindo a temperaturas desagradáveis, mais de mil simpatizantes fizeram questão de passar uma hora a ver os novos heróis de Guimarães a ensaiar o ataque à Champions.

O desafio lançado num fórum de adeptos vitorianos, a evocar o famoso treino em que cerca de três mil vimaranenses lotaram o complexo, há dois anos, foi levado muito a sério pelos seguidores do Vitória.

A notícia varreu a cidade com a força de um ciclone, mobilizando em tempo recorde uma plateia que, a avaliar pela incontornável nota de juventude, garante a vitalidade de um clube onde não há espaço para a indiferença. Ontem, mais do que as claques, as bandeiras ou os cânticos, foram as palmas das crianças, dos pais e dos avós a emocionar os jogadores.
In A BOLA




A iniciativa voltou a nascer no Fórum da «Associação VitóriaSempre», que lançou o repto no sentido de “dar uma força suplementar para o que resta do campeonato, demonstrando dessa forma, uma vez mais, que estamos com eles inequivocamente”.

Entusiasmado com o público, Miljan até festejou um golo, como se estivesse no «Afonso Henriques»!
In GuimarãesTV




O grupo vitoriano, orientado pelo técnico Manuel Cajuda, realizou a sessão de treino que marcou o seu regresso ao trabalho para preparar a partida que se realiza, na próxima sexta-feira, frente ao Marítimo. Um treino que terá sido presenciado por cerca de mil e quinhentos adeptos.

Naturalmente que esses adeptos sempre estiveram muito agitados nas bancadas e vibraram com alguns pormenores. Especialmente quando Miljan Mrdakovic apontou um excelente golo de cabeça. Um golo que foi festejado duma forma surpreendente pelo jogador e pelos adeptos.
In SportDigital
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Manuel Cajuda: «Sou benfiquista»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 2)



É verdade que é benfiquista? Que lhe parece orientar a equipa da Luz?
João Nuno, Viseu

Sim, sou benfiquista. No discurso politicamente correcto diria que sou Olhanense, que o sou. Mas em Portugal nunca mais se cresce na Cultura Desportiva, e nunca mais se vai entender que ser bom profissional supera todos os gostos pessoais. Continua-se a pensar no que se deve dizer sem dizer o que se pensa.

Quando o Pelé saiu, disse que não percebia o porquê do interesse do Inter de Milão, porque ele não lhe parecia ser grande jogador, mas Pelé pegou de estaca. Admite que se enganou na sua análise?
Luís Brito, Porto

Uma coisa é o que eu digo, outra o que escrevem e outra a maneira como o entendem. Disse que fiquei surpreendido com o interesse do Inter, não disse que não percebia, nem nunca fiz qualquer comentário à valia do Pelé. Fico feliz por ele ter pegado de estaca, mesmo muito feliz e acredito que ele mudou para melhor. Se a questão é eu ter-me enganado ou não, ainda bem que me enganei, porque não tenho a mania que acerto sempre.

Acha que o Vitória tem condições para ser campeão num futuro próximo?
Rui Fernandes, Guimarães

Não programar ou programar mal é encontrar o fracasso na esquina seguinte. Se o fizer com método, com paciência e com tempo... pode. Mas num futuro não muito próximo. A crise económica mundial vai pesar muito mais nos clubes grandes.

Na altura do segundo golo do Vitória contra o Sporting um miúdo abraçou o mister. Pergunto-lhe o que sentiu nesse momento vendo que era um miúdo. Parabéns e felicidades para si e para o Vitória.
António Couto, Guimarães

Carinho e ternura pelo gesto do puto. Era puro aquele abraço e merecia a minha melhor atenção. Obrigado miúdo.

O que acha da formação em Portugal? Pensa que os clubes apostam o que deviam na formação, estão os jovens a ser devidamente utilizados pelos clubes?
Tiago Dores, Massamá

A formação é aquilo de que todos falam em projectos e que depois a grande maioria não lhes passa cartão. Por vezes é apenas uma forma de conseguir mais um subsídio camarário. Lançar jovens é complicado e eu estou completamente à vontade porque fui provavelmente quem mais jovens lançou.

Sr. Cajuda, se apurar o Vitória para um lugar na “Champions” e tiver o convite para ir treinar um dos grandes (Benfica ou Sporting) o que faz? História com o Vitória? Ou realiza o seu sonho profissional?
Alexandre Silva, Lisboa

São dois sonhos com destinos comuns e brilhantes. No Vitória ajudar a um dia serem campeões. No Benfica e Sporting ser campeão.

Cada vez mais se fala do futebol moderno. O que isso é, se é que existe futebol moderno ou apenas futebol?
Jorge Fernandes, Tercena

Há dois tipos de futebol. O bom e o mau. O futebol moderno de hoje, amanhã estará ultrapassado. O bom futebol continuará sempre actual pelos tempos fora. Existe sim uma nova "fraseologia” no futebol, mas o passe bem feito, o golo espectacular, as transições ofensivas e defensivas, as linhas de passe, as recuperações positivas e negativas, o povo irá sempre entender sem palavras. Joguem bem que o povo gosta e deixem-se de palavreado.

Já pensou em fazer um protocolo com o grande Sporting Clube Olhanense para empréstimo de jogadores? Se sim, porque não já para o próximo ano?
Tiago Amaro, Olhão

Por mim seria já hoje. Mas treinador é para treinar e dirigentes para dirigir. A palavra para os dirigentes.

Há uns anos, quando treinava o Belenenses, foi entrevistado em directo para a tv durante um jantar e referiu que se o convidassem para treinar o Benfica não aceitaria. Passados alguns anos, aceitaria agora o convite? Porquê?
João Dias, Algés

Que me perdoe Durão Barroso, mas acho que ele foi militante de um partido de Esquerda e depois presidente do PSD. O tempo faz mudar muita coisa. E ouvindo os actuais dirigentes do Benfica, esses tempos não podem mais voltar ao Benfica. São os dirigentes do Benfica que falam assim. Como pode verificar o tempo mudou muita coisa.

Indique aqueles que acha que são os jogadores fundamentais da sua equipa e o seu maior segredo para levar uma equipa de futebol teoricamente fraca ao pódio da Liga principal.
Henrique Lopes Valente, Coimbra

Por incrível que possa parecer os jogadores mais influentes na minha equipa são os que não jogam. Quanto melhor eles forem, mais fortes terão de ser os que jogam porque se não o forem perdem o lugar. O maior segredo é sermos tão simples que ninguém acredita que possamos ser bons.

Qual o júnior do Vitória que tem maior potencial: Diogo Lamelas, Feliz, Lucas ou Dinis? Se for outro... indique. Sou grande apreciador da politica de formação do Vitória! Grandes talentos!
Micael Rito, Oeiras

Continuo a dizer que são bons valores. As minhas primeiras opiniões vão sempre para a Direcção do clube. Mas atenção, o clube não pode fazer como aquisições no próximo ano, cinco juniores.

Se conseguir conquistar um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões, considera a sua equipa capaz de se bater com os colossos da Europa?
Gonçalo Gomes, Miratejo

Não. Mas não custa tentar. E aprender é viver.

Gostava de perguntar ao nosso Mestre, se ficou satisfeito com os reforços de Inverno? Não acha que, no actual momento em que a equipa se encontra, com mais um ou dois reforços de nomeada o objectivo "Champions" seria mais fácil de atingir? A Direcção não devia ter sido mais ousada no capítulo das aquisições?
Paulo Costa, Polvoreira - Guimarães

O momento actual não é o de Janeiro! A minha Direcção está a fazer o melhor que pode e sabe e eu estou solidário com ela e com o Vitória.

Aceitava ser adjunto do Mourinho?
Pedro Miguel Castro, Póvoa Santa Iria

Ser adjunto da competência nunca será um problema para mim. Ser actual não é ser orgulhoso. Afinal, Mourinho foi considerado o melhor do Mundo.

Parabéns pelos excelentes resultados conseguidos não só esta época, mas também pelo trabalho ao longo da sua carreira. Sou Belenenses e só tenho pena que não tenha tido êxito no meu clube. Será que conseguirá assumir uma candidatura ao título sem ser num dos três grandes?
Rui Correia, Algueirão

Amo o Belenenses da mesma forma de sempre. Sei que fui importante para o Belenenses, pois passei com eles a época mais complicada da vida do clube. Em Outubro pedi para sair, porque aquela equipa não tinha hipóteses e pediram-me para ir até ao fim e fui. Seria tão fácil ter fugido. Ainda bem que não o fiz. Fiquei a amar mais o clube.

Tirando o Mourinho, os treinadores portugueses no estrangeiro, apesar de terem sucesso (Manuel José, por exemplo), raramente vão para as ligas mais competitivas (Itália, Espanha ou Inglaterra). Porque será?
João Pereira, Lisboa

Seguramente que não é só no futebol que somos vistos como os parentes pobres da Europa. Talvez seja no futebol que estejamos mais próximos. Ainda bem que Mourinho triunfou.

Quem são para si os três melhores treinadores portugueses da actualidade?
João Neves, Almada

Perdoará que assuma a minha cobardia em não lhe responder. Posso-lhe dizer que existem muitos bons treinadores em Portugal.

No Vitória costuma jogar sempre com extremos (alas) disfarçados. Porquê?
João Vieira, Guimarães

Nada no Vitoria é disfarçado. Temos um modelo próprio e único. Podem dizer que é 4x2x3x1 e 4x3x3 que acertam sempre. O que para mim é importante é a maneira como circulamos a bola e os jogadores e conseguimos utilizar todos os sistemas num só jogo. Quem ri do pentágono com dois quadrados pode continuar a fazê-lo.

Qual é o seu clube do coração?
João Vieitas, Carregado

Sporting Clube Olhanense.

Qual foi o clube que lhe deu mais gozo treinar? E o pior?
Pedro Miguel Castro, Póvoa Santa Iria

Tudo o que faço, faço-o por gosto e prazer. Sinto o mesmo por todos. Felizmente não existem piores.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Manuel Cajuda: «Os que não ganham é que falam do Sistema»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 3)



Qual o jogo que mais o marcou até hoje?
Ricardo, Quinta do Conde

Nenhum.

A Liga dos Campeões é um sonho ou um objectivo real?
Hugo, Lisboa

Nesta altura, se você considera um sonho é um sonho real. Pode acontecer. É tão simples quanto isto. Apenas está difícil de conseguir, mas não de sonhar.

Gostava de ver o Olhanense na 1ª Divisão?
Rui Parreira, Pinhal Novo

Aqui está um dos meus sonhos.

Nesta altura do Campeonato, é necessário motivar os jogadores do Vitória ou desviar atenções e retirar pressão?
Daniel Filipe Marques Vieira, Maceira - Leiria

Esse é o grande segredo. Aumentar a motivação sem aumentar a pressão. E isto não se aprende em nenhum curso de treinadores.

Em toda a sua longa carreira, qual foi a personagem no futebol português que mais admirou (ou admira)?
Carlos Almeida, Covilhã

Eusébio

Queria saber a sua opinião sobre o porquê de não existir uma equipa forte, de primeira divisão tal como o Guimarães, no Algarve? É estranho, porque o Algarve é das regiões que gera maior riqueza no País e é um destino de férias por excelência, pelo que deveria haver interesse dos empresários em ter uma equipa forte nas competições europeias
Nuno Benedito, Faro

O "Allgarve" perdeu todas as suas tradições. Até o nome. Se tem condições? Excelentes. Porque não tem? Não querem.

Começo por dizer que tenho 35 anos, sou adepto do Benfica e tenho uma enorme admiração por si. Sempre soube que o seu dia de glória chegaria. Questiono que tipo de condições faltou nos outros clubes por onde passou para conseguir fazer o "brilharete" que está a fazer com o Guimarães.
Rui Pedro, Cascais

Nada. Apenas tive aquilo que esses clubes podiam ter. Mas qualificar para competições europeias ou africanas 5 vezes em 10 anos e estar em duas finais de Taça não foi mau. E penso que não existem muitos que o tivessem conseguido. Braga (UEFA), Leiria (UEFA e final da Taça), Marítimo(UEFA), Zamalek (Liga dos Campeões Africanos e Final da Taça do Egipto) e Vitória (Vamos esperar...)

Sr. Cajuda, sendo eu sportinguista desde a nascença, admiro muito o Vitória de Guimarães. Aquela massa associativa é fabulosa, a cidade é magnífica e depois tem uma equipa muito equilibrada. Como é que o Vitória conseguiu construir este plantel com tantos jogadores que poderiam jogar em qualquer um dos grandes? Como é que atletas como Desmarets, Mrdrakovic ou Ghillas foram descobertos?
José Pedro Franco, Santo António dos Cavaleiros

Com astúcia do Norton de Matos, minha e da Direcção.

Gostaria de saber a sua opinião sobre as potencialidades de Oscar Cardozo. E saber qual dos jogadores que levaram o nome do Vitória tão alto pensa poder vir a ter mais possibilidades de se destacar no mundo do futebol? Com os melhores cumprimentos.
João Marques, Castelo Branco

Cardozo tem tudo para ser um bom jogador. E não gosto de falar de jogadores de forma pública. A minha opinião nunca passará disso. Quanto aos do Vitoria são vários, ainda por cima porque são jovens.

Como encara a passagem por um clube grande do Egipto? Acha que cá é mais fácil treinar um clube grande?
João Marcelino, Oeiras

Lá é muito mais fácil treinar um clube grande. A passagem por lá foi em tudo fabulosa. Culturalmente, socialmente e desportivamente. Muitos quiseram fazer os outros olharem como um fracasso, mas não o vão conseguir. Estive num clube com 25 milhões de adeptos, fui vice-campeão e fui finalista da Taça do Egipto.

Que ele existe, seja de que de forma for, já todos o sabemos, mas qual o porquê de ninguém expor o "Sistema"? Servem-se todos da mesma gamela?
Francisco Manuel Crespo Lopes, Lisboa

“Provavelmente” em todas as profissões. Você é dos que acreditam que só existe no futebol? E repare que os que falam disso são sempre os que não ganham.

Boas Mister. Era homem para assinar um contrato vitalício com o Vitória? Abraço de um Vitoriano de Felgueiras...
Fábio Nuno Teixeira Faria, Felgueiras

Sou. Mas não vai dar. Um dia vocês vão ficar fartos de mim. Ainda vivemos em Portugal meu amigo.

Qual a verdadeira razão da sua saída do Zamalek?
André Nunes Lagarto, Entroncamento

Um dia um senhor General que entendia saber mais de futebol que eu e que era vice-presidente quis cumprimentar-me e eu voltei as costas e não lhe quis falar. Simples. Comprei um inimigo com facilidade.

Qual é o jogador que mais gostaria de ter na sua equipa, conjugando-o ao seu actual modelo de jogo?
Znoks, Worldtuga

O segredo continua a ser uma boa arma nas aquisições.

Qual foi para si o principal motivo que levou o técnico do Nacional a agir como agiu no final do jogo Nacional-V.Guimarães?
João Lopes, Barreiro

Não sei.

Caro mister Cajuda, como sócio ferrenho do V.Guimarães e perspectivando um segundo lugar na Liga gostaria de lhe perguntar quantos jogadores acha que o Vitória necessita de modo a fazer um boa figura na Liga dos Campeões para o ano? Em que posições?
Pedro Fernandes, Coimbra

Lamento, mas não é correcto vocês saberem antes da minha Direcção.

Parabéns pelo magnífico trabalho que está a realizar e pela fantástica equipa que dá prazer ver jogar. Que jogador seu aconselharia ao meu (e seu também) Benfica?
José Carlos, Évora

O Benfica tem gente inteligente para resolver os seus problemas.

Venho aqui agradecer-lhe o excelente trabalho no nosso Vitorinha, obrigado. Agora a pergunta: Na sua opinião qual o jogador chave do Vitória? Aquele de que não prescinde?
Joel Alves, Guimarães

Todos com Flávio a liderar.

Como é que consegue motivar e transmitir confiança a jogadores que em determinada fase da carreira se encontram desmotivados, devido à pressão da imprensa e/ou adeptos ou resultado da má classificação da equipa ou devido a ter realizado fracas exibições?
Nuno Santos, Olhão

Difícil é motivar um trabalhador que se levanta às sete da matina e tem que ir trabalhar para ganhar 400 euros.

Sente que é hoje um treinador com "melhor" imprensa do que em anos anteriores?
Miguel Morgado, Lisboa

Não. Continuo a ver gente que escreve melhor e outros pior, tal como os treinadores. Uns mais amigos outros nem tanto. Agradeço o tratamento até hoje dispensado. Só que ainda existe quem escreva sobre mim sem me conhecer ou sem conhecer o meu trabalho.

Qual a equipa mais completa que treinou até hoje?
Ricardo Borges, Leiria

A do Sp. Braga no ano do Fehér
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Manuel Cajuda: «Sei que voltarei a sair de Portugal»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 4)



Queria pedir ao "Mister" para fazer o seu onze ideal (com jogadores no activo) do Campeonato. Pedia-lhe isenção uma vez que treina o Vitória...
Francisco Ferro, Alto do Moinho - Corroios

Pergunta bonita, mas de resposta sempre injusta. Desculpe.

Qual a maior virtude do Vitória? Não apenas da equipa mas globalmente falando, do clube, da cidade, da região?
Paulo Oliveira, Guimarães

A grande virtude e ter mais virtudes que defeitos.

Eu, que sou leão, mas acima de tudo desportista, gosto especialmente do "seu" futebol vistoso, em toda a largura do campo, pressão contínua, passes na linha de fundo, etc. Viva o espectáculo, embora o resultado também seja importante. Por isso e pelo seu desportivismo parabéns! E a pergunta é: Como consegue manter-se tão frontal, neste mundo cão do futebol e ao mesmo tempo com um humor tão refinado? Um leonino e desportivo abraço.
José Torres, Lisboa

Esse continua a ser o meu eterno problema. Digo o que penso, não o que as pessoas querem ouvir. Não falo aos jornais, falo através dos jornais. Procuro transmitir as minhas ideias, não as simpatias dos outros. Se vou jogar com um grande nunca posso dizer que sou favorito, que quero jogar para ganhar. Tenho de continuar a pensar pequeno. Se sou frontal chamam-me arrogante e vaidoso. Tenho de continuar a viver como antes do 25 de Abril em que uma farda era bem mais importante do que o que estava dentro dela. Sou brincalhão e acham que não posso ser. Nunca fui mal educado e acredito que sorrir também pode fazer parte da vida de um treinador. Adoro ser rebelde e tenho orgulho em ser desalinhado, o que dizem ser o meu maior defeito. Mas afinal desalinhado do quê? Expliquem-me por favor.

Sr. Manuel Cajuda, quero dar os parabéns pelo belo trabalho que tem feito ao longo da actual época e em épocas anteriores. Se tivesse propostas do estrangeiro para que país gostaria de ir treinar uma equipa?
João Pedro Marques Alves, Lisboa

Só sei que irei voltar a sair de Portugal outra vez.

Qual foi o melhor jogador que já treinou? Felicidades para o resto do Campeonato.
Aníbal Jesus, Madeira

Claro que tenho a minha preferência, mas não quero ser injusto com os muitos que me ajudaram.

Já disse uma vez que em sua casa "até o cãozinho torce pelo Benfica". Sendo adepto confesso do Benfica, aceitaria agora o convite para treinar o Glorioso?
Tiago Cascais, Lisboa

O que disse está dito. O Benfica agora não tem treinador e portanto não é justo que possa falar sobre aceitar ou não um convite que não existe. O Benfica deve escolher para si o melhor treinador.

Sabendo perfeitamente que nós não apreciamos que o nosso clube seja tratado por "Guimarães", mas sim por Vitória, porque motivo é que ultimamente tem vindo a repetir-se essa situação consigo e com os seus adjuntos (inclusive o Basílio, vimaranense de gema)?
José Machado, Guimarães

Se tem acontecido comigo peço desculpas. Vou tentar não voltar a cometer esse erro.

Caro Manuel Cajuda, como avalia a rivalidade existente entre Braga e Guimarães? No domínio futebolístico e fora dele. Isto porque me parece evidente ser um apaixonado pela cidade de Braga e por outro lado estar rendido à paixão vitoriana. Será possível coexistirem estes dois amores?
Artur Silva, Braga

Sempre disse aos vimaranenses que se para ter êxito em Guimarães tivesse de falar mal de Braga eu nunca o faria. Tive a honra de treinar o Braga, gosto do Braga, fui seu profissional durante quase 8 anos e não posso, não quero nem devo falar mal de quem me tratou tão bem. Agora estou no Vitoria, estou feliz e quero também poder fazer o mesmo quando sair do Vitoria. Afinal, eu sou de Olhão. Mas gosto daquele grito “Vitória até morrer”.

Onde está a diferença do jogo da sua equipa comparando com Benfica e Sporting?
José Tomé Pires Silva, Barcelos

Existem muitas diferenças. Só assim se compreende que uma equipa com menores valores possa jogar melhor.

De que forma prepara as equipas contrárias? Preocupa-se mais com os seus pontos fortes ou tenta aproveitar os seus pontos fracos?
Luís Nogueira, São João de Areias - Santa Comba Dão

Preocupo-me muito mais com a minha equipa. Se a minha for forte o problema transfere-se para os outros.

Caro Cajuda, teve uma época algo peculiar: vestiu-se de D. Afonso Henriques no jogo de apresentação do Vitória, lesionou-se num treino após uma entrada dura por parte de um dos seus "meninos", foi ameaçado de "pancada" por um colega de profissão e, o mais importante de tudo, encontra-se bem posicionado na classificação. Como é que encara tudo isto de forma bem humorada e descontraída. Qual é o seu segredo?
Inês Silva, Lisboa

Lei única de Deus: Saber perdoar. Depois aceita a vida que Deus te pode oferecer. E sorria... minha amiga. A vida é muito mais do que aquilo que cada um pensa.

Antes de qualquer questão queria dar os parabéns pelo seu percurso atá aqui... Sou adepto do Braga e queria perguntar-lhe o que acha que falta ao meu clube para ser um grande e lutar pelo título?
Bruno Ricardo Costa, Famalicão

Tenho um respeito enorme pelo Braga. Sou treinador do Vitoria, não devo falar sobre a vida dos outros. Peço que possa compreender.

Se lhe fosse oferecido o cargo de treinador com as mesmas condições salariais, com o mesmo tecto financeiro em termos de contratações e prémios de jogo para jogadores....a sua preferência iria para o Sporting ou para o Benfica? Seja directo na resposta...sem rodeios.
Paulo Alves Correia, Fernão Ferro - Seixal

Como respondi a um leitor anterior, o Benfica agora está sem treinador. Se os dois clubes tivessem treinador, não teria duvidas nenhumas em lhe responder.

Uma vez que tem uma forma de estar no futebol muito simples, queria perguntar-lhe se acha que o futebol é uma ciência complexa ou um simples jogo ao alcance de qualquer um?
Samuel Faria, Leiria

Não é treinador quem quer. O Futebol é um desporto, nunca será uma ciência, mas as ciências que o rodeiam ajudam a que ele possa ser sempre melhor.

Parabéns pelo excelente Campeonato que está a fazer... Queria fazer uma pergunta (que eu sei ser ingrata responder para não ferir susceptibilidades nos seus atletas), mas se pudesse ir buscar um jogador a cada um dos grandes, que jogadores traria para o Vitória? Boa sorte para o resto do Campeonato!
Hugo Brandão, Lisboa

Lucho Gonzalez, João Moutinho/Liedson e Quim.

Se não fosse treinador de futebol, o que queria ser?
Rui Bright, Almada

Médico ou Engenheiro.

Costuma ler os comentários dos jornalistas à sua actuação e das suas equipas? Dá-lhes algum crédito e condicionam de alguma forma as suas escolhas?
Luís Dias, Avelar

Dou crédito a todas as criticas justas (boas ou más). Ajudam-me a ser melhor.

O que é mais importante para si, ter um jogador formidável futebolisticamente ou ter um jogador não tão dotado tecnicamente, mas que cumpra à risca o que lhe pede dentro de campo?
Vasco Lourenço, Pinhal Novo

A técnica é a magia do futebol. Prefiro um dotado tecnicamente porque depois eu obrigo-o a fazer o que eu quero e o que a equipa precisa. Esse é o trabalho do treinador.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Líder diz que a equipa trabalha para registo histórico

MELHOR CLASSIFICAÇÃO DE SEMPRE É META DE EMÍLIO MACEDO



O presidente do Vitória de Guimarães, Emílio Macedo, afirmou hoje que a equipa trabalha para atingir "a melhor classificação de todos os tempos do clube" na Liga, ou seja, o segundo lugar e a entrada na Liga dos Campeões.

Questionado pelos jornalistas, o líder constatou: "se ganharmos ao Marítimo, vamos ficar pelo menos 1 ou 2 dias em segundo lugar isolados" - já que o Benfica, segundo classificado também com 41 pontos, apenas joga domingo, em casa, frente ao Paços de Ferreira.

"Se não", continuou, "não ficaremos tristes e continuaremos a trabalhar no sentido de, no final do Campeonato, termos a melhor classificação e, se possível, a melhor de todos os tempos do Vitória de Guimarães", o segundo lugar, uma vez que o clube já atingiu por três vezes a terceira posição.

"Isso seria um feito histórico, mas, como já disse, não vamos embandeirar em arco nestas últimas jornadas. Vamos degrau a degrau", afirmou.

A equipa comandada por Manuel Cajuda ocupa actualmente o terceiro posto com os mesmos pontos que o segundo, o Benfica, e abre a 24ªjornada da Liga na sexta-feira, ao receber no Estádio D. Afonso Henriques, o Marítimo, oitavo classificado com 31 pontos.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Carlitos: «Agora é até à morte»

EM ÊXTASE COM A LUTA TITÂNICA PELA CHAMPIONS



Carlitos é eloquente quando analisa as possibilidades europeias do Vitória de Guimarães. “A Liga dos Campeões é um sonho que vamos continuar a perseguir. Estamos metidos nessa luta por mérito próprio e seria um marco na vida dos jogadores e do clube. Agora é até à morte. Estamos conscientes que podemos chegar lá e apontamos sempre para cima. Se eles facilitarem, vamos complicar”, alerta, deixando directamente o aviso a Sporting e Benfica.

“A luta entre o 2.º e o 5.º lugar será muito disputada e o que pode fazer a diferença passa pelo controlo do entusiasmo. Os adeptos apoiam, mas não deixamos a euforia entrar no balneário”, garante a propósito da manifestação que levou cerca de 1.500 adeptos ao treino.

Com a paixão vitoriana assimilada, Carlitos diz ter dificuldades em exprimir o sentimento vitoriano. “Diziam-me que o Vitória de Guimarães e os adeptos eram fantásticos, mas era o que ouvia e nunca tinha vivido por dentro. É completamente diferente e só quem vive o dia-a-dia das pessoas será capaz de perceber. Vamos na rua e sente-se a paixão das pessoas por um clube que é mesmo único e difícil de explicar. Comento com a minha mulher que nunca vi uma coisa igual, é espantoso”, congratula-se.
Autor: CARLOS MANUEL FREITAS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Cajuda: «O que alcançou não foi por batotas»

REACÇÃO DIPLOMÁTICA À CRÍTICA DE LAZARONI



Sebastião Lazaroni acusou o Vitória de Guimarães de ser protegido pelos árbitros e aqueceu o ambiente para amanhã. O brasileiro, recorde-se, já se queixara no jogo da 1.ª volta, tendo sido expulso pelo árbitro João Ferreira. Manuel Cajuda foi diplomático na sua reacção e não alimentou a polémica. “Espero que o senhor Lazaroni seja muito bem recebido. Vou pedir ao público de Guimarães que o receba com elegância e desportivismo. É um senhor de respeito no futebol e tudo o que alcançou na carreira não foi por batotas, mas por mérito dele”, registou, acrescentando: “Deve ter sido por mérito que o senhor Lazaroni chegou à selecção do Brasil, é um senhor de respeito para mim.”

Sobre a referida “protecção”, manteve o fair play. “É uma declaração de um senhor que também está a fazer um bom campeonato e terá o seu mérito, como terão os jogadores”, defendeu, deixando um aviso: “Talvez um dia, depois de acabar o campeonato, eu possa vir à sala de imprensa com os filmes dos jogos do Vitória. Só debitar para fora é uma questão de opiniões. Também fui prejudicado em 2/3 jogos e ninguém fala nisso. Erros de arbitragem continuam a beneficiar uns e a prejudicar outros e no saldo final haverá acerto de contas.”Autor: CARLOS MANUEL FREITAS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Carlitos nos eleitos de Cajuda

20 CONVOCADOS PARA JOGO COM MARÍTIMO



O regresso de Carlitos após lesão e as saídas de Márcio Martins e Paulo Henrique são as novidades nos convocados de Cajuda para o encontro de amanhã com o Marítimo.

Carlitos deverá ser titular pelo facto de ter estado ao serviço da selecção da Argélia, que jogou ontem frente ao Congo.

De resto, a equipa deverá ser a habitual, com Nilson na baliza, uma defesa com Andrezinho, Sereno, Geromel e Momha, um meio-campo com Flávio Meireles, João Alves e Desmarets e os extremos Carlitos e Alan no apoio ao ponta-de-lança Miljan Mrdakovic.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Nilson e Serginho.

Defesas: Andrezinho, Sereno, Geromel, Momha, Radanovic e Luciano Amaral.

Médios: Flávio Meireles, João Alves, Fajardo, Desmarets, Moreno e Tiago Ronaldo.

Avançados: Alan, Carlitos, Ghilas, Marquinho, Miljan Mrdakovic e Roberto.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Situação fiscal regularizada

GARANTIA DO PRESIDENTE



O presidente do V. Guimarães, Emílio Macedo da Silva, garantiu hoje que o clube nada deve às Finanças e que está "completamente à vontade" para enfrentar acções de fiscalização.

Segundo noticia hoje o "Semanário Económico", a Inspecção Tributária (IT) desencadeará ao longo deste ano um conjunto de 17 acções a clubes de futebol e Sociedades Anónimas Desportivas, que visa travar a fuga aos impostos no sector.

"No Vitória não haverá problema nenhum, porque somos acompanhados permanentemente pela Direcção-Geral das Finanças. Temos tudo dentro da legalidade, os impostos em dia, estamos completamente à vontade", assegurou o dirigente em declarações à agência Lusa.

Segundo o mesmo jornal, que não refere o nome de nenhum clube, em causa estão irregularidades fiscais tais como a omissão de declarações de receitas e impostos, a existência de contratos paralelos ou a manipulação de custos fictícios e facturas falsas.

Emílio Macedo da Silva afirmou apoiar este tipo de acções, em nome dos clubes cumpridores e de uma concorrência leal. "Acho muito bem porque quem não cumpre está a prejudicar quem paga", considerou.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Roberto: «O eco dos adeptos é momento único»

AVANÇADO REJUBILA COM A FESTA APÓS UMA CABEÇADA INDEFENSÁVEL



Roberto entrou na recta final do jogo quando alguns adeptos já temiam que o teimoso nulo se mantivesse até ao final. Mas a fé do brasileiro levou-o a saltar mais alto que Grégory e a cabecear a bola de forma indefensável para Marcos. Um avançado vive de golos, mas o brasileiro explica qual a sua maior alegria.

“O golo foi fantástico. Escutar o eco dos adeptos a gritar no golo foi fantástico, único. Uma sensação maravilhosa”, afirmou Roberto, antes de abordar as dificuldade por que passou o V. Guimarães:“O Marítimo ainda estava na luta pela Europa. Vieram jogar fechados, mas estávamos preparados para isso. A vitória premiou o nosso esforço. Voltámos a demonstrar que somos experientes e pacientes.”

Paciência é algo que Roberto tem tido no banco até ser chamado por Manuel Cajuda a entrar. Será que este golo lhe vai abrir as portas do onze?“Essa é uma decisão do treinador. Deixo ao critério dele...”

Amanhã, o outro candidato ao 2.º lugar joga e Roberto não esconde o seu favoritismo: “Adoraria que o Paços de Ferreira vencesse o Benfica. Vamos torcer por eles e esperar que o Benfica tropece, ainda que tenhamos de pensar mais no nosso sucesso.”
Autor: ANDRÉ MORAIS, CARLOS MANUEL FREITAS E RICARDO VASCONCELOS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Quarteto à parte

TREINO APÓS TRIUNFO SOBRE O MARÍTIMO



Depois do triunfo ontem à noite frente ao Marítimo (1-0), a equipa fez hoje trabalho de recuperação. Geromel, Mrdakovic, Carlitos e Desmarets não participaram no treino.

O primeiro foi poupado, mas ainda assistiu à sessão, ao passo que os restantes companheiros nem sequer marcaram presença no terreno.

O sérvio, devido alguns problemas físicos, enquanto os dois extremos foram dispensados por motivos particulares.

Amanhã é dia de folga, com os vimaranenses a regressarem ao trabalho na segunda-feira à tarde, já de olho no Paços de Ferreira.
"Rc"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Cabeçada para o segundo lugar

Foi sofrer, sofrer, roer as unhas, desesperar e finalmente… festejar. Roberto, aos 88 minutos, colocou alguma justiça no marcador e carimbou novamente o 2º lugar para os Conquistadores. Dizemos alguma justiça porque equipas que desde o início jogam para o empate e praticam somente anti-jogo merecem castigo bem pior. E o sonho, já só está a 450 minutos de distância.

O Vitória dominou em absoluto um Marítimo que veio a Guimarães apenas para defender e… defender. Por contraponto o Vitória só atacava.
Logo aos 4 minutos Miljan teve nos pés a primeira grande ocasião para abrir o marcador. Mais à frente, foi de cabeça que Alan perdeu boa oportunidade. A teia vitoriana era tremenda e já perto do intervalo foi Ghilas que esteve muito perto do golo, mas Marcos conseguiu impedir.
O intervalo chegava pouco depois, não sei antes o árbitro ter sonegado duas grandes penalidades a favor do Vitória. Por duas vezes, os jogadores insulares, só conseguiram parar a bola com a mão. Mandas as regras que dentro da área se assinale castigo máximo.

A segunda parte trouxe mais do mesmo. O Vitória com o pé no acelerador e os “ilhéus” a verem jogar. Com o relógio a avançar perigosamente Cajuda fez as três alterações. Retirou Miljan, Ghilas e Momha e fez entrar Roberto, Fajardo e Carlitos.
O ataque ganhou então nova frescura e outra dinâmica, e o cerco à baliza de Marcos intensificou-se ainda mais.
O empate pairava no ar e na mente dos vitorianos até que ao minuto 88, Andrezinho colocou a bola na cabeça de Roberto que fez explodir toda a Nação Vitoriana.

Mais de 18 mil puderam respirar de alívio e festejar mais um triunfo.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Reforço de tostões que vale milhões

ROBERTO (CUSTOU 170 MIL EUROS) VIVE DIAS FANTÁSTICOS NA CIDADE BERÇO



Foi mais um alegre despertar na vida de Roberto, jogador que já se habituou às emoções fortes em Guimarães. Desde a recepção no complexo, de manhã bem cedo, às felicitações no centro da cidade, após o treino, o brasileiro mostrou-se particularmente emocionado pelos abraços das crianças.

Record acompanhou-o e testemunhou a sua reacção aos gestos de carinho que foi recebendo. “É gostoso quando as pessoas vêm junto de nós para nos dar os parabéns e as crianças nos abraçam em plena rua. É muito bom para um jogador ser assim bem recebido”, sublinhou, revelando ainda ter passado uma “noite tranquila”.

Não perdendo o jeito, foi o melhor marcador do treino com mais 3 golos. Claramente em alta.

Após dois meses na Cidade Berço, o brasileiro está cada vez mais convencido de que “o Vitória é mesmo o 4.º grande de Portugal”, orgulhando-se de pertencer a um “grupo fantástico”, que tem a Champions definitivamente no horizonte. Um cenário que o avançado estava longe de imaginar há bem pouco tempo.

Na altura em que Roberto foi apresentado em Guimarães como principal reforço de Inverno, já o nome de Makukula circulava nos corredores como futuro reforço do concorrente Benfica. O ex-varzinista custou tostões aos minhotos (170 mil euros) se compararmos com o valor da operação dos encarnados com o Marítimo: o internacional português transferiu-se para a Luz a troco de 3,5 milhões de euros, quase o orçamento dos vitorianos para toda a época.

“O que vale é o que se mostra dentro do campo, embora qualquer jogador goste de ser avaliado em milhões. Limito-me a fazer o meu trabalho e estou feliz por estar a fazê-lo muito bem”, revelou o homem do dia.

Autor: RUI SOUSA
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Emílio Macedo desagradado com preço dos bilhetes

PRESIDENTE ACHA EXAGERADO 20 A 40 EUROS



O preço dos bilhetes para Paços de Ferreira voltou a desagradar aos adeptos do V. Guimarães e consequentemente ao seu presidente. Emílio Macedo considera desajustado o valor exigido pelos durienses (entre 20 e 40 euros), mas não pretende criar nenhum caso, respeitando a decisão da direcção liderada por Fernando Sequeira.

“Na nossa casa mandamos nós e na casa deles mandam eles. Com certeza que não é uma boa política, mas não vamos contestar. “A priori”, não vamos solicitar nenhuma remessa especial de bilhetes”, referiu o líder vitoriano, colocando assim de parte a hipótese de pedir ingressos ao preço que os outros clubes costumam ceder.

Contudo, Emílio Macedo espera que essa circunstância não impeça uma nova invasão vitoriana, que poderá ultrapassar os 2 mil adeptos. “Estou confiante que teremos o apoio da nossa massa associativa para vencermos o Paços. É importante que estejam presentes para nos apoiarem do primeiro ao último minuto”, apelou o presidente.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Transições rápidas

MELHOR SÉRIE CONFIRMA PROCESSOS BEM DEFINIDOS



O V. Guimarães entrou no último terço da Liga na sua melhor fase da época, dando um claro aviso aos concorrentes directos na luta pelo acesso à Champions. Não sofre golos há 5 jogos e essa segurança permitiu-lhe somar 4 vitórias e 1 empate, num total de 13 pontos. O trabalho tem bases sólidas e assenta em processos bem definidos.

Um deles tem a ver com o modelo de jogo. Manuel Cajuda incutiu um 4x2x3x1, com uma mobilidade tremenda nas transições ofensivas. O posicionamento rigoroso de Flávio Meireles e João Alves dá total liberdade aos criativos da equipa, permitindo a Alan, Ghilas e Desmarets, ou até mesmo Carlitos ou Fajardo, quando são chamados, surgir muitas vezes na zona de tiro ao lado de Mrdakovic ou Roberto em excelentes condições de finalizar. Isto já para não falar das subidas do lateral-direito Andrezinho.

Vítor Paneira elogia a forma como o Vitória se desdobra nas acções ofensivas, provocando desequilíbrios na organização defensiva dos adversários. “A equipa faz as transições de uma forma extremamente rápida e confunde as defesas contrárias. Consegue meter sempre muita gente na área, dando sequência a muitos cruzamentos e passes de ruptura”, alerta o antigo jogador vitoriano.

Já José Gomes sublinha que “é muito interessante a forma como o Vitória recupera a bola e sai rapidamente da pressão. Faz muito bem as transições, abrindo o jogo nas alas, dando muita velocidade e profundidade ao seu jogo”, acrescenta o técnico, elogiando a “grande mobilidade dos jogadores da frente e a cobertura dos médios”.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Cajuda: «Em Portugal treina-se pouco»

ELOGIA CONDIÇÃO FÍSICA DA SUA EQUIPA



O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje que um dos factores do sucesso da sua equipa na Liga é a condição física e mostrou vontade de voltar a "adormecer" no segundo lugar depois da visita a Paços de Ferreira, sexta-feira.

Manuel Cajuda explicou que, pelos dados que tem e pelo "comportamento da equipa" - demonstrado no último jogo em que o golo surgiu aos 88 minutos -, os vimaranenses "estão muito bem fisicamente".

O técnico vitoriano elogiou o "excelente" trabalho do preparador físico da equipa, Hélder Fontes, deixando uma tirada 'à Manuel Cajuda'. "Em Portugal vai-se muito ao treino e treina-se pouco", salientou.

O V. Guimarães tem um difícil jogo sexta-feira, que abre a 25.ª jornada da Liga, frente ao aflito Paços de Ferreira. Em caso de vitória a equipa volta ao segundo lugar, ainda que à condição, tendo que esperar pelo jogo do Benfica, domingo, frente ao Boavista, no Estádio do Bessa.

O treinador vitoriano reiterou a vontade de "poder voltar a dormir mais dois dias em segundo lugar" e confessou: "É agradável e confortável, sabe bem ver depois os jogos do fim-de-semana."

O mau momento do adversário, penúltimo classificado a três pontos da linha de água, faz adivinhar ainda mais dificuldades, concordou Manuel Cajuda.

"Acho que dificulta um pouco. Seria mais agradável para ambos se jogássemos numa situação mais saudável para o Paços, mas isso não impede que tenhamos o mesmo comportamento de querer ganhar o jogo", afirmou.

"Cada um tem o seu destino. O grau de dificuldade está ligeiramente agravado, mas nós vamos tentar vê-lo como um jogo perfeitamente normal", disse.

Quanto à equipa treinada por José Mota, Manuel Cajuda não espera o Paços de Ferreira que jogou e perdeu no Estádio da Luz, contra o Benfica.

"São jogos diferentes, além de que o Paços a jogar fora não é uma equipa muito consistente, tem só um empate", curiosamente alcançado em Guimarães.

Dos 500 bilhetes postos à venda terça-feira à tarde para os sócios vitorianos, já tinham sido vendidos cerca de 300 até hoje de manhã. O preço estabelecido, mínimo de 20 euros, levantou alguma polémica em Guimarães, mas o mais provável é que até ao dia do jogo sejam todos vendidos.

O V. Guimarães recebe hoje à tarde o Desportivo das Aves, para a Liga Intercalar e volta a treinar quinta-feira de manhã, no Complexo da Unidade, em Guimarães. No final é divulgada a lista de convocados para o jogo.

"Rc"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Dragões batem Gondomar na Liga Intercalar

TROFENSE VENCE SP. BRAGA E TERMINA NA FRENTE



O F.C. Porto venceu o Gondomar, por 2-1, em jogo da 9.ª e última jornada do Torneio de Primavera da Liga Intercalar. Adriano (9') e Bolatti (47') foram os autores dos golos portistas, enquanto Dani (82') apontou o tento de honra visitante.

Nos restantes encontros, o destaque vai para o triunfo do Trofense em Braga, também por 2-1, que permitiu à equipa comandada por António Conceição terminar a prova em 1.º lugar. Edu (23') e Theo (90') marcaram pelos forasteiros e Pizzi (44') fez o golo bracarense.

Falta apenas um jogo para fechar o Torneio de Primavera e dele depende o alinhamento das meias-finais. O V. Guimarães desloca-se ao Olival e, se vencer o FC Porto, supera o Sp. Braga pela vantagem no confronto directo e apura-se para defrontar o Leixões. Varzim-Trofense é o outro duelo das meias-finais.

Resultados (9.ª jornada):

V. Guimarães-Aves, 0-0
Sp. Braga-Trofense, 1-2
FC Porto-Gondomar, 2-1
Varzim-Leixões, 1-1
Boavista-Penafiel, 2-1

Classificação:

1. Trofense, 21 pontos/9 jogos
2. Sp. Braga, 19/9
3. Leixões, 19/9
4. V. Guimarães, 16/8
5. Gondomar, 14/9
6. Aves, 14/9
7. FC Porto, 12/8
8. Varzim, 8/9
9. Penafiel, 7/9
10. Boavista, 5/9
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Cajuda mantém tronco

ALTERAÇÃO NOS ELEITOS SÓ MESMO NA BALIZA



À excepção da troca de guarda-redes, aliás, habitual - saiu Serginho e entrou Nuno Santos -, Manuel Cajuda não efectou, face aos eleitos para o jogo com o Maítimo, mais nenhuma alteração à lista de convocados para o encontro de amanhã com o Paços de Ferreira, pontapé de saída da 25.ª jornada da Liga.

Uma vitória colocaria os vimaranenses no segundo lugar da Liga, ainda que à condição, já que caso o Benfica, em caso de vitória no domingo frente Boavista, manteria a vice-liderança do campeonato.

Convocados:

Guarda-redes: Nilson e Nuno Santos

Defesas: Andrezinho, Sereno, Geromel, Momha, Luciano Amaral e Radanovic

Médios: Flávio Meireles, João Alves, Desmarets, Fajardo, Moreno e Tiago Ronaldo

Avançados: Alan, Carlitos, Ghilas, Miljan, Roberto e Marquinho
"Rc"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Emídio Macedo: «Não contar com o ovo no cu da galinha»

PRESIDENTE REALISTA QUANDO SE FALA NOS MILHÕES DA CHAMPIONS



Para Emílio Macedo, “a Liga dos Campeões é, sobretudo, prestígio”, embora os números que envolvem a competição façam sorrir qualquer presidente. “Quantos milhões vale?”, deixou a questão no ar. “Se for directo são cerca de 6 milhões, segundo dizem, não sei. O 3.º lugar e a pré-eliminatória não dão nada, só se entrar na fase de grupos”, constatou o líder vitoriano, encolhendo os ombros.

Muito dinheiro em jogo, atendendo a que o orçamento desta época situa-se na casa dos 3,7 milhões de euros. Números interessantes que, no entanto, ainda não entram nas contas do responsável máximo do clube. “A gente não pode contar com o ovo no cu da galinha enquanto ele não estiver cá fora”, evocou a propósito.

Contudo, para que o sonho se torne realidade, Emílio Macedo reconhece que é necessário dar sequência ao ciclo de triunfos e vencer esta noite o Paços de Ferreira, contando para isso com o apoio dos adeptos. “A equipa está motivada e julgo que vamos dormir no 2.º lugar, até domingo. Poderemos ter um final feliz no campeonato”, referiu o líder do emblema minhoto.

“Subida foi mais importante”

No cruzado de questões, Emílio Macedo garantiu ainda que não haverá qualquer prémio especial pela actual campanha da equipa, por comparação com os 250 mil euros de prémio atribuídos pelo regresso à Liga. “São situações diferentes e a subida de divisão foi muito mais importante do que um eventual apuramento para a Liga dos Campeões”, precisou.

De resto, já faz parte do contrato de vários jogadores e do treinador um valor substancialmente mais gordo que fora previamente estipulado pelo apuramento para as competições europeias.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Tudo uma questão de cama

Para que o Vitória volte a dormir no segundo lugar, como Cajuda tenciona, só mesmo obtendo um resultado positivo no difícil terreno do Paços de Ferreira. A Mata Real volta, por isso, a ser um estádio de mata-mata para as duas equipas. Do lado pacense, uma eventual derrota poderá colocar o conjunto definitivamente ligado às máquinas e na iminência da morte cerebral.

Do lado vitoriano, em fim-de-semana onde os mais directos adversários enfrentam todos eles ossos duros de roer, importa ganhar para tornar assim bem mais real o sonho de conquistar, pela primeira vez, o acesso à Liga Milionária.

Em Paços de Ferreira também não há dúvidas, a capital do móvel recebe um dos grandes do futebol português e cuja qualidade futebolística, levou mesmo a que os seus dirigentes voltassem a subir a parada no preço dos bilhetes. Apesar de mais uma atitude inqualificável dos seus dirigentes, os vitorianos certamente acorrerão em massa mais logo para empurrar a equipa para mais um triunfo.

Há mesmo quem considere este, o jogo determinante para o Vitória poder alcançar o 2º lugar do campeonato, se tivermos em conta que neste mesmo fim-de-semana o Benfica se desloca ao Bessa. Mas as contas dos outros importarão muito pouco se o Vitória fizer aquilo que se deseja, vença, mesmo que não convença, o Paços de Ferreira.

O “onze” de Cajuda será o mesmo de sempre, até porque não há qualquer razão para mudar e só se espera que a história se repita. O Vitória voltará também, certamente, a ser uma equipa matreira, à espera do momento ideal para desferir um golpe fatal. Falta é saber se a equipa será capaz de contornar um obstáculo complicado e que tudo fará para se agarrar à bóia de salvação que esta jornada se chama Vitória.

Bem vistas as coisas, este jogo será, curiosamente (ou não fosse jogado na capital do móvel), tudo uma questão de cama. Porque ao ganhar, o Vitória não só dormirá tranquilo na cama do 2º classificado, como ainda “fará a cama” ao conjunto pacense…

A arbitragem do jogo estará a cargo do lisboeta Pedro Proença
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
P. FERREIRA-V. GUIMARÃES, 2-2 (William 60', Wesley 90'+3; Desmarets 14', 75')

MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA



22.23 - FINAL DA SEGUNDA PARTE.

90'+ 3 - Golo do P. Ferreira, por Wesley.
Já em desespero de causa, a bola é lançada para as proximidades de grande área vimaranense e acaba por sobrar para o avançado brasileiro, que faz um golaço com um remate que entrou no ângulo direito de Nilson.

90'- A segunda parte terá quatro minutos de descontos.

90' - SUBSTITUIÇÃO no V. GUIMARÃES: sai Ghilas e entra FAJARDO.

85' - SUBSTITUIÇÃO no V. GUIMARÃES: sai Alan e entra MORENO.

84' - CARTÃO AMARELO para FURTADO, por falta sobre Flávio Meireles.

80' - DUPLA SUBSTITUIÇÃO no P. FERREIRA: saem Mangualde e Cristiano e entram FURTADO e FÁBIO PAIM.

79' - CARTÃO AMARELO para DEDÉ.

75' - Golo do V. Guimarães, novamente por Desmarets.
O jogador francês, na marcação soberba de um livre directo pelo lado direito, faz o 2-1 para a equipa visitante. Peçanha, apesar de bem posicionado, foi enganado pelo toque da bola no relvado.

73' - CARTÃO AMARELO para KIKO, por falta sobre João Alves.

72' - CARTÃO AMARELO para ROVÉRSIO, por falta sobre Ghilas.

66' - SUBSTITUIÇÃO no V. GUIMARÃES: sai Mrdakovic e entra ROBERTO.

64' - SUBSTITUIÇÃO no P. FERREIRA: sai Pedrinha e entra DEDÉ.

61' - Alan quase recoloca a sua equipa em vantagem no marcador, mas o seu remate de fora da área bate no poste esquerdo de Peçanha, que estava completamente batido no lance.

60' - Golo do P. Ferreira, por William.
Após um centro perfeito de Edson da direita, o avançado pacense surge sozinho no coração da área para igualar, de cabeça, o marcador no Estádio da Mata Real.

56' - Nilson, mais uma vez muito atento, defende para canto um desvio traiçoeiro do companheiro Sereno, após um centro de Chico Silva da esquerda.

55' - Edson. com vários adversários por perto, remata de fora da área, mas o disparo não leva a direcção da baliza.

51' - CARTÃO AMARELO para PAULO SOUSA, por falta sobre João Alves.

50' - Na sequência de um pontapé de canto da direita, Wesley cabeceou ao lado do poste direito de Nilson, que apenas acompanhou a trajectória da bola.

21.33 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE.

----------------------------------------------------

21.18 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' + 2 - CARTÃO AMARELO para EDSON, por protestos.

45' - A primeira parte terá dois minutos de compensação.

42' - Wesley faz grande jogada e cai no interior da área visitante numa disputa com Sereno. O árbitro Pedro Proença, muito perto da jogada, manda o jogo seguir, mas a verdade é que há falta do central vimaranense sobre o jogador pacense.

37' - Após um centro de Alan da direita, Mrdakovic cabeceia fraco e Peçanha defende sem problemas no meio da baliza.

32' - CARTÃO AMARELO para PEDRINHA.

31' - Wesley chega a colocar a bola no fundo da baliza vimaranense, mas o lance já estava interrompido por um fora-de-jogo muito discutível do avançado pacense.

23' - Com uma saída arrojada da baliza, Nilson leva a melhor sobre Wesley e evita o golo pacense; na recarga, William tenta fazer um chapéu ao guarda-redes visitante, mas a bola sai por cima da baliza.

19' - Alan, de cabeça, desperdiça de forma incrível o segundo golo vimaranense, após um belo centro de Momha da esquerda.

17' - Após um cruzamento da esquerda, Wesley, completamente sozinho, falha redondamente o cabeceamento e desperdiça uma grande ocasião para igualar o resultado.

14' - Golo do V. Guimarães, por Desmarets.
Alan, à entrada da área pelo lado direito, faz um excelente passe para Desmaret no lado oposto, com o jogador francês a fazer um remate certeiro que bateu no poste esquerdo da baliza pacense antes de parar no fundo das redes.

12' - William escapa aos centrais vimaranenses e só não abre o marcador no Estádio da Mata Real porque o guardião Nilson realizou uma óptima defesa.

11' - Após um centro da esquerda, Mrdakovic cai numa disputa com o guarda-redes Peçanha, mas não parece haver falta no lance.

O V. Guimarães tem um ligeiramente ascendente sobre o P. Ferreira, mas nenhuma equipa conseguiu criar lances de perigo até agora.

As duas equipas estão a jogar com os equipamentos tradicionais: o P. Ferreira todo de amarelo e o V. Guimarães todo de branco.

20.31 - COMEÇA O JOGO.

----------------------------------------------

LIGA - 25.ª JORNADA

P. FERREIRA-V. GUIMARÃES

Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira
Hora: 20:30
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

P. FERREIRA
Peçanha; Mangualde, Rovérsio, Kiko e Chico Silva; Paulo Sousa, Pedrinha e Wesley; Edson, William e Cristiano

Suplentes: Coelho, Luiz Carlos, Dedé, Filipe Anunciação, Fábio Paim, Renato Queirós e Furtado

Treinador: José Mota

V. GUIMARÃES
Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Momha; Flávio Meireles, João Alves e Ghilas; Alan, Mrdakovic e Desmarets

Suplentes: Nuno Santos, Radanovic, Moreno, Fajardo, Carlitos, Marquinho e Roberto

Treinador: Manuel Cajuda
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Desmarets: «Meus golos não foram suficientes»

FRANCÊS DESCONHECE INTERESSE DO AEK ATENAS



Desmarets, por causa dos dois golos marcados ao P. Ferreira, foi o elemento mais em foco no V.Guimarães. O jogador francês, no final do encontro, lamentou o resultado. "Fiz dois golos, mas não foi suficiente para que a nossa equipa vencesse. Mas vamos continuar a trabalhar para ganhar o próximo jogo", disse à Sport TV1 no final do desafio.

Sobre as notícias dando conta do interesse de outros clubes na sua contratação, entre eles o AEK Atenas, Desmarets afirmou desconhecer o assunto. "Não sei de nada. Vi apenas nos jornais. Mas o meu pensamento está no V. Guimarães", observou.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Cajuda: «Vamos dormir outra vez no segundo lugar»

TÉCNICO ADMITIU QUE EQUIPA NÃO ESTEVE AO SEU NÍVEL HABITUAL



Manuel Cajuda aceitou com naturalidade a igualdade diante do P. Ferreira, mas não deixou de sublinhar que o V. Guimarães, apesar de não ter vencido no Estádio da Mata Real, voltou a ocupar o segundo lugar na tabela classificativa da Liga.

"Demos mais um passo na classificação. Espero que as pessoas deixem de brincar com isso, mas, apesar de ser um ponto, nós vamos dormir outra vez no segundo lugar. Além disso, as missões de Benfica e Sporting não são fáceis", considerou o treinador vimaranense à Sport TV1.

Sobre o encontro propriamente dito, Manuel Cajuda reconheceu que o V. Guimarães, devido ao comportamento táctico do opositor, esteve alguns furos do seu rendimento usual. "Não jogámos aquilo que é habitual. Não por culpa própria, mas por culpa exclusiva do P. Ferreira, uma equipa que joga muito pelo alto. A bola andou muito pouco pelo chão e o Vitória esteve sempre fora do seu habitat natural", afirmou, dando pouca importância ao facto de que o golo de empate do P. Ferreira foi apontado em período de compensação. "Temos que ter 'fair- play', pois no nosso último jogo marcámos o golo há dois minutos do fim."
 
Topo