Portal Chamar Táxi

Orgulho Vimaranense !!!

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Nos bastidores

Manuel Cajuda

O rei voltou com todo o seu esplendor. A frase anda na boca dos adeptos, quando o motivo da conversa se centra no treinador. Manuel Cajuda foi o comandante do sonho, rendeu-se ao apoio da massa adepta, mas evita a ambição desmedida. A sua vasta experiência aconselha cautelas redobradas, sobretudo para quem também se prepara para um estreia, porque, embora tenha uma vasta colecção de qualificações, nunca orientou, em Portugal, uma equipa em competições europeias.

Manuel Almeida

O novo homem-forte do futebol. Já no calor do defeso, trocou de funções com Paulo Pereira, agora presidente-adjunto, e, na companhia do director-desportivo, Vasco Santos, tem, sob a sua alçada, todas as matérias relativas à estruturação do plantel e demais questões relacionadas com o futebol sénior. A mudança parece ter sido pacífica, premiando a experiência e conhecimentos de Manuel Almeida nesta área, ele que já foi um candidato derrotado à presidência.

Emílio Macedo

Entrou com o pé direito na Direcção. Emílio Macedo da Silva chegou à presidência com a equipa na Liga Vitalis e cumpriu um dos objectivos traçados na campanha eleitoral: o regresso ao convívio dos grandes. O regresso ao escalão superior superou todas as expectativas, sobretudo quando o Vitória se intrometeu na luta pela Champions. A terceira eliminatória está aí à porta, impulsionada pelos tão apetecíveis milhões para diminuir o passivo, na ordem dos 12 milhões de euros.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Jogadores começam hoje a trabalhar no duro

O despertar começa, hoje, bem cedo para os lados do Guimarães, e, a partir das 8h30, o Estádio D. Afonso Henriques dá as boas-vindas ao plantel. Com a equipa ainda à espera de mais algumas caras novas, a realização dos habituais exames médicos marcará o arranque da oficina vimaranense, seguindo-se depois uma confraternização, ao almoço, nas instalações do recinto de jogos. Pelo meio, está prevista uma conferência de Imprensa, às 9h30, na qual será anunciado o Finibanco como o novo patrocinador oficial das camisolas, consumada a rescisão de contrato com a Açoreana. Ao início da tarde, a comitiva parte em direcção à Quinta do Pinheiro, na Nazaré, que durante sete dias será o quartel-general do Vitória de Guimarães, dando-se início à preparação da tão desejada entrada na Liga dos Campeões, que tem estreia vitoriana marcada para 12 ou 13 de Agosto.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Lugares em alta

O balanço da primeira fase de renovação dos lugares anuais no Estádio D. Afonso Henriques superou todas as expectativas dos responsáveis do Vitória de Guimarães, garantindo-se a venda de 35 por cento da lotação do recinto, e nem o aumento nos preços, de 20 por cento, refreou os ânimos. Mais de 11 mil cadeiras foram asseguradas pelos associados, 350 dos quais utilizaram o inovador serviço da internet para reservarem o seu espaço. A partir de 7 de Julho arranca a campanha para se atingirem os 25 mil lugares, a par da chegada aos 35 mil associados.

Radanovic negoceia

A título definitivo ou por empréstimo. Esta é a dúvida que paira sobre a saída do central Radanovic. Um clube da Roménia mostrou-se na disposição de garantir os serviços do jogador para a próxima época, mas pretende-o fazer na condição de jogador livre. O defesa tem mais dois anos de contrato e hoje irá debater o assunto com os dirigentes do Guimarães na procura da melhor solução. Caso a rescisão não seja possível, avançará o cenário da cedência, existindo algumas sondagens em Portugal e no estrangeiro.
"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Opiniões

Pedro Xavier, Presidente da Assembleia geral

"Uma época como a última"

"Anseio que o Vitória, que acredito ter entrado num período de estabilidade, possa fazer uma nova época tão positiva quanto a última. Confio que é possível, isso seria muito bom, embora sabendo que não é fácil, atendendo a que os orçamentos dos três grandes são muito superiores. O Vitória terá pela frente uma grande oportunidade para chegar à Liga dos Campeões e esperemos que o sorteio nos seja favorável."

António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal

"Não baixar a parada"

"Há uma certa tradição de a uma boa época seguir-se uma menos positiva, mas temos de estar optimistas. Num clube com esta dimensão, os seus dirigentes não podem baixar a parada e sei que Direcção e treinador estão alerta e apostados em garantir uma certa estabilidade. Acredito que será conseguida. Frente a uma equipa do nosso nível, até poderemos fazer uma gracinha e seguir em frente na Liga dos Campeões."

Paulinho Cascavel, Antigo jogador do Guimarães

"Champions foi um prémio"

"O Vitória vem de uma excelente campanha e espero que consiga manter-se no mesmo caminho na próxima temporada. Tem uma equipa bem montada e acredito que poderá fazer uma época muito tranquila. A possibilidade de jogar na Champions foi um grande prémio para a Direcção do clube, treinador, jogadores e adeptos, depois do calvário por que passaram, há dois anos, com a descida de divisão."

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
V. Guimarães apresentou-se, com o plantel ainda em aberto

O V. Guimarães voltou ao trabalho esta terça-feira, com o plantel ainda em aberto. Manuel Cajuda deve seguir para estágio com 30 jogadores. O técnico evitou de resto definir um objectivo concreto para esta época, depois de ter chegado ao terceiro lugar na temporada passada, mas diz-se «preparado para não desiludir» os adeptos.

«O primeiro objectivo é não descer de divisão, mas não o último», afirmou o treinador, citado pela Lusa. O técnico admite que «seria miserável lutar para não descer», mas frisou que não quer criar «falsas ilusões». «O campeonato vai ser mais forte e vamos tentar também sê-lo», afirma.

Manuel Cajuda disse que espera mais três jogadores, um defesa-central, um médio organizador e um avançado. Por outro lado, o futuro de alguns dos jogadores que hoje partiram para estágio está em aberto, casos de Radanovic, Targino, Márcio Martins, Felipe, Rafael, Diogo Lamelas, Lucas e Dinis (os últimos quatro ainda juniores).

Quanto a entradas, há quatro contratações confirmadas: o defesa-central francês Gregory (ex-Marítimo), o médio brasileiro Wênio (ex-Marítimo), o defesa-direito brasileiro Lionn (ex-Torreense) e o avançado brasileiro Jean Coral (ex-Criciúma), que foi apresentado esta manhã.

Cajuda diz de resto que não está preparado para perder mais jogadores. «Se o Vitória quer ser grande não pode vender toda a gente ao mesmo tempo», afirmou. O presidente do clube admitiu que Sereno pode ainda sair, depois de o V. Guimarães já ter visto partir Geromel, Alan, Ghilas e Mrdakovic.

Wênio foi o único jogador que não compareceu na apresentação, devido a um atraso na ligação entre o Brasil e Portugal.

A equipa cumpre esta tarde o primeiro treino da época na Quinta do Pinheiro, Alcobaça, onde se desenrolará o primeiro estágio. No dia 10 de Julho o V. Guimarães viaja para a Suíça, onde participará no Torneio Obi Cup. O regresso a Portugal está marcado para o dia 17 de Julho.

"MF"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Pré-campeões correm do estádio até à quinta

Possivelmente por ter caído em desuso deitar foguetes antes da festa, a "rentrée" do Guimarães ficou marcada por mais acção do que por palavras bombásticas ou desfiles de novos jogadores, acompanhados de juras de amor. Cumpriu-se o mínimo exigido, pois convinha não perder tempo a fazer exames médicos, meter a bagagem no autocarro, almoçar no Estádio D. Afonso Henriques e arrancar para o primeiro estágio da pré-época (até 7 de Julho). Emílio Macedo fez uma projecção optimista da nova época, depois de aproveitar o momento para apresentar o novo patrocinador (Finibanco); Jean Coral, o jovem-sensação do Criciúma, mostrou-se encantado com o clube e falou em conquistar títulos, um tique recorrente em jogadores brasileiros; por último, Manuel Cajuda aproveitou para deitar água na fervura do entusiasmo provocado pelo terceiro lugar e consequente apuramento para a pré-eliminatória na Liga dos Campeões. Disponível para trabalhar "mais um bocadinho" até encontrar um bom substituto para o central Geromel (Colónia), o treinador deixou bem claro que, por enquanto, prefere não sinalizar um objectivo preciso em termos de classificação no campeonato. "Não devemos empurrar as pessoas para falsas ilusões", explicou. Enquanto aguarda por um central, um médio-ofensivo e outro ponta-de-lança, Cajuda acredita que poderá acrescentar algo mais à equipa e foi no bucolismo da Quinta do Pinheiro (Nazaré), um dos destinos predilectos de José Mourinho na sua passagem pelo Leiria, que começou a trabalhar com 30 jogadores, incluindo Targino e Radanovic, que estão próximos de um clube russo e romeno, respectivamente; e ainda os ex-juniores Rafael, Diogo, Lucas e Dinis. Dependente de ligações aéreas, Wênio foi o único a chegar mais tarde à concentração, revelando fadiga.^

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Villarreal segue Sereno

Consumada a transferência de Geromel para o Colónia, motivo pelo qual Emílio Macedo da Silva protagonizou ontem uma viagem-relâmpago até à Alemanha a fim de fechar o negócio; os próximos dias poderão ser esclarecedores em relação ao destino de Sereno. Avaliado em cinco milhões de euros, o central chegou a motivar, em Janeiro, conversações avançadas com o Celta de Vigo, mas acabou por continuar no clube vitoriano, sem deixar de causar boa impressão e de coleccionar clubes interessados, entre os quais os espanhóis do Villarreal. O segundo classificado da Liga espanhola observou o jovem defesa em quatro ocasiões e poderá mesmo avançar com uma proposta de compra, sendo igualmente certo que há clubes ingleses interessados nos seus serviços, pelo que dificilmente deverá permanecer no plantel vitoriano. A própria direcção do Guimarães admite vendê-lo e Manuel Cajuda já estará avisado para essa possibilidade. Como Danilo e Gregory são as únicas garantias para o eixo da defesa, é previsível que sejam recrutados mais dois centrais.^

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
A título definitivo por 600 mil euros

Jean Coral era apontado ao Guimarães desde há um mês, e ontem a confirmação chegou pela via oficial, com a apresentação do avançado brasileiro, ex-Criciúma, de 20 anos, para as próximas três épocas. A maratona negocial conheceu, nas últimas semanas, alguns recuos e avanços, motivados pelo facto de, inicialmente, estar previsto o empréstimo do jogador por parte do fundo de investimento que adquiriu o seu passe. Mas, na segunda-feira, as conversações sofreram uma evolução, e os dirigentes do Vitória decidiram comprar os direitos desportivos do brasileiro, desembolsando uma verba a rondar os 600 mil euros. Tudo acordado, e daí os motivos de grande satisfação para o presidente Emílio Macedo da Silva, por considerar Jean Coral "uma mais-valia". "Já o perseguíamos há algum tempo, mas só agora conseguimos contratá-lo", revelou. O líder vimaranense fez também questão de lembrar ao reforço a filosofia implementada no clube. "Queremos jogadores que deixem ficar a pele em campo." O jovem respondeu ao repto, firme na intenção de "conquistar muitos títulos ao serviço do Vitória para dar alegrias à torcida". Encantando com as "grandes estruturas do clube", acredita estarem "reunidas as condições para realizar uma carreira vitoriosa". Disposto "a superar a marca de 18 golos" da época passada, Coral destaca a "velocidade e posicionamento na área como os pontos fortes" e quer preparar-se "da melhor forma para a força física" que impera no futebol nacional.

A aquisição de Douglas é que conheceu mais um duro revés, depois de o embargo, interposto pelos seus representantes para acelerar a desvinculação do América Mineiro, ter sido indeferido. O atacante continuará assim ligado ao clube brasileiro até ao julgamento final de todos os recursos e, até lá, tem de se apresentar nas instalações do "Coelho".

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Daremos mais alegrias"

O passado recente do Guimarães tem reunido os principais ingredientes capazes de aumentar a confiança de todos os responsáveis para a temporada que aí se avizinha, e o presidente Emílio Macedo da Silva encarnou na perfeição esse espírito de optimismo. "O Vitória dá início a uma nova época, e espero que seja de pleno sucesso ou, pelo menos, igual à anterior", sustentou, ciente de que "serão dadas muitas alegrias aos sócios". Sem pressas na construção do grupo, até porque a política de contenção financeira assim o obriga, as entradas e saídas prometem agitar os próximos dias dos minhotos. E, depois de felicitar a comitiva que partiu rumo ao estágio na Nazaré, o dirigente, na companhia do advogado João Martins, chegou ao final da tarde à Alemanha, oficializando a transferência, por quatro anos, do central Geromel para o Colónia. O brasileiro, de 22 anos, será hoje apresentado na equipa alemã.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Melhores e a jogar bonito"

A última descoberta de Manuel Cajuda parece ter contornos científicos. "Estamos cheios de expectativas. São visíveis por todos os poros da pele, que também transpiram uma enorme alegria", revelou. Para que toda esta hipersensibilidade seja saudável, o treinador do Guimarães juntou-lhe todo o bom senso possível. "Há dias, dei alguns alertas pelos jornais. Temos muito trabalho pela frente e grandes responsabilidades, pois na época anterior fizemos a melhor classificação de sempre e com um marco histórico: o apuramento para a Liga dos Campeões", recordou. Mesmo certo do tamanho das novas "responsabilidades", Cajuda acredita numa boa campanha. "Se formos coerentes e determinados, fazendo de qualquer jogo um jogo para ganhar, não andaremos muito longe do que fomos capazes de fazer na época passada. Vamos tentar ser melhores e jogar bonito", avançou. O que o técnico vitoriano preferiu não prometer foi uma repetição do terceiro lugar. "Era fácil vender-vos ilusões. Depois diriam que o homem é fantástico por ser ambicioso, mas não gosto de jogar com a inteligência das pessoas. O primeiro objectivo do Vitória é não descer de divisão; o último, logo se vê. É o mínimo que se pode exigir", observou, embora admitindo novas surpresas agradáveis. "Tentaremos ser mais fortes. Sem ninguém dar por ela, conseguimos sê-lo na época passada, pelo que tentaremos repetir essa figura de parvos", gracejou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Venda do sérvio Miljan rendeu 500 mil euros

Transformado numa máquina de fazer dinheiro, o Guimarães fechou mais um negócio, depois de ter acordado, com o Colónia, a transferência de Geromel a troco de 3,5 milhões de euros por 70 por cento do seu passe. Conforme foi anunciado, Miljan vai representar o Shandong Luneng, e o clube chinês liquidou ontem 500 mil euros pelo seu passe, pelo que o certificado internacional do ponta-de-lança já seguiu para a China.

As próximas vendas ou cedências possíveis serão Sereno, Targino e Radanovic. Cobiçado por clubes ingleses e espanhóis, entre os quais o Villarreal, Sereno aguarda tranquilamente por novidades. Em declarações prestadas ao sítio oficial do Guimarães na Internet, o defesa garantiu até não ter "qualquer pressa" em sair". "As notícias não me desfocam do essencial", completou. Targino tem motivado conversações com um clube russo, enquanto Radanovic poderá estar de partida rumo a um clube romeno.

No capítulo de entradas - são esperados ainda um central, um médio-ofensivo e um avançado, continua sem fim à vista a novela em torno de Douglas, agora desejado também pelo Nacional. "Essa notícia não atrapalha. O Guimarães está a trabalhar numa solução", afiançou o director de comunicação José Marinho, confirmando que o clube não desistiu do ponta-de-lança que se tentou desvincular do América alegando justa causa, por ordenados em atraso. O caso está a ser avaliado no Tribunal de Trabalho, mas, até ser proferida a respectiva sentença, o jogador continuará a pertencer aos quadros do clube brasileiro, daí que seus representantes estejam a tentar libertá-lo pela via do diálogo. Uma das soluções possíveis será propor ao América a divisão tripartida do seu passe, avaliado em 350 mil euros.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Acabaremos com o fantasma"

Pedra basilar neste potencial Guimarães milionário, Flávio Meireles é a imagem de um grupo confiante e ansioso por entrar em prova. Enquanto aproveita os primeiros treinos para "tirar a ferrugem" das férias, o capitão vai deitando o olho aos novos companheiros e quase não precisa de discursar para encaminhá-los para a chamada "mística" vitoriana. "Não preciso de dizer nada de especial. Aos poucos, eles vão percebendo a mística. Dizemos-lhes que é um clube diferente, e acabam por senti-lo. Desejo-lhes as maiores felicidades, e que ajudem a equipa", pediu.

Até por Wênio, que se assumirá como um concorrente directo, o médio-defensivo é capaz de torcer. "Vem para ajudar. Tem carreira feita em Portugal e qualidade para lutar por um lugar no meio-campo. Precisamos de jogadores com nível, pois vamos jogar em várias frentes", destacou, pondo de parte a imagem de uma potencial equipa assustada pelas responsabilidades elevadas que se aproximam. "Estamos muito orgulhosos e motivados. Essa expectativa foi crescendo ao longo da época passada, e sabemos para onde queremos caminhar", recordou.

A propósito de destinos, Flávio Meireles condimentou a teoria de que a permanência será o primeiro objectivo do Guimarães, como anunciou o técnico Manuel Cajuda. "Muitas equipas foram à Europa e depois desceram de divisão. O Leiria e o Paços foram os últimos casos; até já aconteceu com o Guimarães. Segundo as estatísticas, esta será a época má. Tentaremos acabar com esse fantasma", constatou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Cabeça amarela vai voltar

De cabeça rapada, Wênio deverá protagonizar uma curiosa metamorfose nos próximos tempos, até se transformar no médio-defensivo que se notabilizou no Marítimo. O estatuto de indiscutível ficou perdido nos últimos dois anos, mas o brasileiro acredita que poderá relançar a carreira. "É uma oportunidade grande. O Guimarães é um clube organizado, os seus adeptos são fanáticos, e eu tentarei demonstrar o meu valor", prometeu, confidenciando que, na última visita ao Estádio D. Afonso Henriques, chegou a sentir "arrepios". Concretizado o desejo de representar o gigante do Minho, Wênio prefere encolher os ombros ao passado. "Fiz três grandes épocas, e depois começaram a cobrar muito", recordou. Quanto ao cabelo, é para crescer e decorar de amarelo. "Não perdi o gosto por pintar o cabelo. Apenas cortei pelo nascimento do meu filho, de modo a evitar o odor das tintas. Vou deixar o cabelo crescer e, assim que puder, voltarei a pintá-lo de amarelo", revelou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Pauleta descartado

De regresso a Portugal, Pauleta chegou a ser equacionado para reforçar o ataque. O internacional português foi inclusivamente contactado por responsáveis do Guimarães há dois meses, mas acabou por rejeitar a proposta que lhe foi apresentada, tornando-se posteriormente numa hipótese para o Belenenses. Como as conversações chegaram ao domínio público, alguns adeptos ainda acreditaram que o ex-PSG pudesse aparecer no pontapé de saída para a nova época.

Luís Filipe para a direita

Face à impossibilidade de Alan regressar a Guimarães, Luís Filipe poderá ser o senhor que se segue no flanco direito, na qualidade de extremo. Pontualmente utilizado no Benfica, o jogador português foi sempre feliz nas equipas comandadas por Manuel Cajuda, e o treinador até já admitiu publicamente que gostaria de tê-lo no plantel vitoriano, ainda em construção. O pedido de empréstimo do ainda lateral-direito já poderá ter chegado ao clube da Luz.

Moniz Pereira homenageado

Sempre disponível para dar a cara por causas humanitárias ou dar brilho a quem se destaca no domínio do desporto, Manuel Cajuda ainda teve tempo para dar um pulo até Braga depois de ter orientado mais dois treinos na Quinta do Pinheiro (Nazaré). O motivo era uma homenagem ao professor Moniz Pereira, figura proeminente no nacional. Na relva, tudo corre sobre rodas. Alvo de uma artroscopia ao joelho, Lionn é o único a trabalhar à parte do grupo.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Jogadores estão felizes

"Quando cheguei ao estágio, trazia uma preocupação dominante. Era aquilatar as diferenças que pudessem existir nos jogadores, decorrentes da maravilhosa classificação da época passada. Tinha de verificar se havia alterações na personalidade dos jogadores, se chegavam mais vaidosos, se chegavam desfocados do principal objectivo deste início de época. Manter os pés ligados à terra. Percebi foi que os meus receios eram exagerados, porque os jogadores mantinham a humildade que os fez perceber sempre que o funcionamento da equipa depende do seu compromisso com um ideal colectivo. Os jogadores compareceram em excelentes condições (eu já devia saber que seria assim, porque esta gente não me desilude), e confirmei que a maldita vaidade não entrou no balneário. Ou melhor, há uma vaidade perceptível nestes jogadores, que é apenas a de jogar neste clube especial. Sinto os jogadores felizes e aptos para novas e gloriosas conquistas."

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
V. Guimarães oficializa saída de Mrdakovic

Agora é certo, o avançado sérvio Miljan Mrdakovic deixou o V. Guimarães e vai assinar pelo Shandong Luneng, da China. O Maisfutebol já noticiara a transferência que se oficializou esta quarta-feira, com o clube minhoto a anunciar o acordo no seu site. Miljan Mrdakovic foi, a par de Ghilas, o melhor marcador dos vimaranenses, mas há muito que a saída do ponta-de-lança estava anunciada.

"MF"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
América liberta Douglas a troco de 350 mil euros

O resgate de Douglas está praticamente alcançado. As negociações entre o América e o Guimarães, mediadas pelo empresário Aron Medeiros, estavam ontem bastante adiantadas, e tudo aponta para que terminem ainda hoje com um acordo para a libertação do ponta-de-lança. O avançado deverá embarcar ao fim do dia para Portugal, podendo apresentar-se às ordens de Manuel Cajuda a partir de amanhã, na Quinta do Pinheiro (Nazaré), depois se assinar um compromisso válido para as próximas três épocas. Gorada a hipótese de se desvincular rapidamente do clube brasileiro por intermédio da Justiça, devido a uma situação de incumprimento no pagamento de salários, o representante de Douglas apostou na via do diálogo e acabou por estabelecer um princípio de acordo bastante favorável para ambas as partes, sob a premissa de que, antes, a queixa apresentada no Tribunal de Trabalho teria de ser retirada.

Esse passo já foi dado, pelo que a negociação acabou de entrar exclusivamente na esfera financeira. O Guimarães propõe, ao América, a compra de 60 por cento do passe, a troco de 350 mil euros, ficando os restantes direitos desportivos distribuídos pelo clube brasileiro (20 por cento) e pelo próprio atleta (20 por cento). O América subiu ligeiramente a "parada" até à fasquia dos 400 mil euros, mas é praticamente certo que Douglas vai reforçar o ataque vitoriano. Enquanto acompanha à distância os últimos acertos da negociação, Emílio Macedo vai jogando à defesa. "Só depois de assinar contrato é que poderemos dizer que será do Guimarães", avaliou o dirigente, sem esconder que o clube não desistiu da "corrida" pelo artilheiro.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Só há espaço para vencedores"

Imbatível em cinco jogos consecutivos na época anterior, Nilson entrou, em definitivo, no lote dos melhores guarda-redes do campeonato português. Há um ano chegou a eleger o portista Helton como um caso à parte; agora prefere não estabelecer qualquer "ranking" ou comparações. "Faço o meu trabalho e tenho uma noção sobre o meu valor, mas a minha intenção nunca foi ser melhor do que o Helton, o Quim ou o Eduardo. O que interessa é ajudar o Guimarães a alcançar os seus objectivos", vincou, surpreendendo ainda mais ao afirmar que nesta altura tem de "lutar por um lugar" no onze. "Ninguém tem lugar cativo nesta equipa, todos somos suplentes", sustentou. Quem seguir "as instruções do mister" Manuel Cajuda, terá meio caminho andado rumo à baliza e Nilson não esconde que tentará tirar partido da sua especialidade em não sofrer golos durante minutos a fio. "Quando não sofremos golos, estamos mais próximos das vitórias", argumentou.

Entusiasmado com a ideia de ficar "na história do clube" pelos melhores motivos, Nilson admite que a equipa poderá repetir uma boa classificação e só pensa sair vencedor da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. "Nem tenho preferências para o adversário; temos é que chegar à fase de grupos. No Mundo só há espaço para os vencedores", lembrou, confirmando que semelhante espírito positivo começou a germinar com a intervenção de Manuel Cajuda. "Já na época passada meteu-nos na cabeça que podíamos fazer algo diferente", apontou. O terceiro lugar foi a consequência.

Música para o "paredão"

Apesar de ter deixado o Brasil há três anos, Nilson continua a ser recordado com saudade pelos adeptos do Náutico e do Santa Cruz, dois eternos rivais em Pernambuco. O último sinal dessa nostalgia foi uma canção que cruzou o Atlântico gravada no telemóvel de um familiar do assessor de Imprensa Duarte Magalhães, que durante as férias conheceu um adepto especial. O conteúdo da mensagem/música deve ser lido com sotaque. "E aí Nilson? Quem está falando daqui é o Diego. Sou torcedor do Santa Cruz, de Pernambuco, e vou contar uma música que recorda um pouco a sua passagem pelo meu clube. Aqui vai: 'Igual a você, é difícil encontrar. Pode chutar no canto que o Nilson vai pegar. Ficou considerado pela massa do Arruda, muito respeito pelo goleiro, pois o Nilson é paredão. Uão, uão, uão, o meu goleiro é o paredão! Uão, uão, uão, o meu goleiro é o paredão!. Uão, uão, uão, o meu goleiro é paredão!... Pronto, é esta a música. Espero que você seja campeão pelo Vitória de Guimarães. Estou torcendo por você. Um abraço. Valeu?'" Nilson disse que sim. Valeu mesmo.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Moussa Pokong será alternativa

Internacional pela selecção olímpica dos Camarões, Moussa Pokong é um nome que o Guimarães tem em agenda, caso se torne impossível a transferência, por empréstimo, de Luís Filipe (Benfica). O extremo-direito, de 21 anos, representa o Club African Tunis, o actual campeão da Tunísia, mas na condição de emprestado, pois o seu passe, avaliado em 400 mil euros, pertence ao agente FIFA Pierre Frelot, representante de jogadores africanos conhecidos, tais como Drogba, Makelele ou Malouda. O atacante camaronês poderá chegar a título definitivo ou por empréstimo.

"Rada" talvez na Ucrânia

Rotulado de excedentário, o sérvio Radanovic está a prazo no plantel vitoriano. O central motivou conversações adiantadas com um clube da Roménia, mas acabou por reconsiderar e rejeitar o convite, despertando posteriormente o interesse de um clube da Ucrânia. Com mais dois anos de contrato, "Rada" não se quer precipitar na definição do seu futuro. Sem destino à vista continua Targino, cujas capacidades são apreciadas em Inglaterra, Turquia e Rússia.

Sereno não é intocável

As atenções estão agora viradas para Sereno. Valorizado na época anterior, o central permanece na Quinta da Pinheiro pensando exclusivamente na estreia na Liga dos Campeões pelo Guimarães, mas a qualquer momento poderá aparecer na rampa de lançamento, tendo como destino outro clube. "Como ele está sereno e tranquilo, eu também estou. É jogador do Vitória, mas o futebol também é um negócio. A seu tempo se verá", observou Emílio Macedo.^

Gregory no lugar certo

Encantado com o novo clube, Gregory esclareceu que a sua principal obrigação será defender bem a baliza do Guimarães. Os sete golos que já marcou no Campeonato apontam, todavia, para um central multifacetado. "Qual é o segredo? Na maior parte das vezes, beneficio do trabalho dos meus companheiros. Eu só tenho de estar no lugar certo", explicou, reconhecendo que se poderá entender bem com Desmarets, um especialista em lances de laboratório.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Treino, suor e "gemidos"

"A beleza do comportamento dos atletas no treino, a sua alegria, o seu compromisso, a sua apetência para trabalhar bem, não foram motivos suficientes para modificar a minha convicção de que, além de bem, é fundamental que trabalhem muito. Daí o aparecimento dos primeiros gemidos, os primeiros "ais", as primeiras sofridas e silenciosas revoltas contra os carrascos dos treinadores. Mesmo assim a minha alegria mantém-se. Trabalho de força/potência, aumento de intensidade na aquisição de resistência e uma semiausência da bola, foram os condimentos apresentados aos jogadores no primeiro treino do dia. Ainda é cedo para começarmos a operacionalizar o treino em função do modelo e sistemas de jogo. Além do mais, entre equipa técnica e jogadores há uma aquisição mútua de conhecimentos que facilitam a integração dos jogadores no esforço que lhes é pedido. Os jogadores confiam no que está a ser feito e na qualidade do trabalho".
"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Douglas chega amanhã e só treina em Guimarães

Os sinais positivos de quinta-feira resultaram ontem num final feliz nas negociações entre o América e o Guimarães para a transferência de Douglas. Conforme tinha ficado estabelecido, o ponta-de-lança retirou a queixa apresentada no Tribunal de Trabalho, por incumprimento no pagamento de salários; e o clube brasileiro acabou por libertá-lo a troco de 350 mil euros, correspondentes a 60 por cento do seu passe. Os restantes direitos desportivos passarão a pertencer, em percentagens iguais, ao América e ao próprio jogador, que só não se apresenta hoje na Quinta do Pinheiro (Nazaré) em virtude de não ter conseguido lugar num dos voos para Portugal.

O craque brasileiro chega amanhã a Portugal, e como o primeiro estágio da pré-época termina na segunda-feira, Douglas deverá apresentar-se às ordens de Manuel Cajuda no treino de quarta-feira, na véspera da viagem para a Suíça. Será um regresso, pois já esteve na Cidade Berço para assinar um pré-contrato, válido para as próximas três temporadas, que tornou inviáveis os assédios posteriores do Nacional, Braga, Cruzeiro, Atlético Paranaense e Ponte Preta. Com 22 anos e do alto dos seus 1,86 metros, Douglas semeou o pânico na Série B do Campeonato Brasileiro em 2008, marcando 10 golos em 18 jogos. Fortíssimo no jogo aéreo e muito preciso nas assistências, Douglas está quase a rebentar entre os minhotos e, em princípio, fecha o lote de opções para a posição de ponta-de-lança.

"O Guimarães é grande"

Livre de uma vez por todas, Douglas só pensa em treinar. "Estou muito feliz. Tenho a noção de que vou representar um dos quatro grandes", testemunhou, encarando de frente a responsabilidade de marcar golos. "Se pudesse, marcaria aí uns 30 ou 40 golos, mas mais vale trabalhar do que falar", observou. Sobre o que viu na sua primeira passagem por Guimarães, sobram elogios. "Adorei o clube, os dirigentes e os adeptos. Tinha alguns clubes interessados, mas sempre torci pelo Vitória. Estou ansioso por chegar", admitiu.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Serei guerreiro e um vencedor"

Chegado a meio da época anterior oriundo do recôndito J. Malucelli, estado do Paraná (Brasil), Marquinho depressa se revelou uma agradável surpresa, marcando golos decisivos primeiro na Liga Intercalar e depois já no campeonato, sendo decisivo na reviravolta vitoriosa na partida com o Leixões.

Quando tudo parecia correr sobre rodas, uma inesperada lesão raptou-o dos relvados e até ao fim da temporada o atacante brasileiro praticamente desapareceu de cena. Finalmente em pé de igualdade com os companheiros, uma curiosa expressão portuguesa que revelou desconhecer, conta recuperar quanto antes o tempo perdido, de modo a afirmar-se, em definitivo, na equipa minhota que na nova temporada vai estrear-se na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. "Em Janeiro senti que os meus companheiros estavam muito melhores do ponto de vista físico. Desta vez tentarei começar a época ao mesmo nível deles", prometeu o avançado brasileiro, sem esconder que nunca teve uma pré-época "tão intensa". "Mas é bom que assim seja", completou, depois de mais um treino do plantel na Quinta do Pinheiro, na Nazaré.

Puxando a fita atrás, Marquinho admite que a lesão muscular que o afectou terá sido motivada por não estar habituado à intensidade dos treinos. "Eram um pouco pesados, diferentes daqueles a que estava habituado, e acabei por parar um mês. Dentro do possível julgo que fui bem e agora estou mais adaptado", afiançou, manifestando-se optimista em relação ao futuro. "Podem esperar um jogador guerreiro, com mentalidade de vencedor", antecipou, esperançado em jogar com regularidade e dar muitas alegrias aos adeptos do Guimarães.

Esperança é o que não lhe falta, isto quando há um ano nem por sombras sonhava "disputar uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões"; agora que a sua carreira deu uma volta de 180 graus não se deixa deslumbrar. "Vamos por partes, tentando vencer cada jogo", avisou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Champions" ditará necessidade de reforços

Desbloqueado o caso de Douglas, o Guimarães deverá fazer um compasso de espera em matéria de reforços até ao fim da próxima semana. A direcção do clube confia que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da UEFA tomará no dia 11 de Julho (sexta-feira) uma decisão em relação à participação do FC Porto na Liga dos Campeões e só depois avançará para novas contratações. Se o Guimarães substituir o clube portista no acesso directo à Champions, resultando disso um encaixe de seis milhões de euros, os minhotos terão folga suficiente para recrutar alguns jogadores de gama alta.

Jean Coral já facturou

Por momentos, foi possível apreciar as qualidades de alguns dos novos craques do Guimarães. Numa peladinha de 15 contra 14, João Alves e Desmarets, entre outros, revelaram uma frescura notável, mas o grande destaque foi o avançado brasileiro Jean Coral. Adaptável a várias posições da linha da frente, o ex-Criciúma mostrou-se activo pela direita e acabou por marcar um golo de cabeça, à ponta-de-lança, na sequência de um cruzamento do lateral Momha.

Targino quase na Dinamarca

Poderá ser uma questão de dias a partida de Targino. Dinis Fontão, o agente do extremo, e o seu colaborador dinamarquês Lars Fkjoth passaram ontem pela Quinta do Pinheiro e multiplicaram-se em reuniões com vários responsáveis do Guimarães com o objectivo de definir o futuro do jogador. Dado como provável na Turquia, Inglaterra e Rússia, o internacional Sub-21 poderá acabar no Vejle, recém-promovido à primeira divisão da Dinamarca e onde actua o ex-vitoriano Hélder Cabral. ^

PSG deu Benfica como certo

Convidado a participar no Torneio Cidade de Guimarães, como substituto do FC Porto, o Benfica ainda não deu uma resposta, mas o sítio do Paris Saint-Germain na internet já dá como certa a participação do clube da Luz no "triangular" marcado para os dias 1, 2 e 4 de Agosto. João Peres, da organização do evento, esclareceu que se tratou de uma precipitação do clube francês, pois o Benfica ainda não deu certezas.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Temos reforços

Ilusões constantes? Lotaria do futebol? Talvez... Talvez. Afinal é aquilo que anima o defeso e apaixona os adeptos. São eles, aliás, e o mercado cada vez mais agressivo que, por vezes, obriga os media a inventar tanto. Aquisições ou reforços? Prefiro reforços porque é isso que pode acrescentar qualidade às equipas. Quantos são, quantos são, é uma frase inigualável do futebol. Para já, conto cinco novos jogadores e são todos reforços. Virão mais? Talvez mais um ou dois. Talvez, disse eu. Se vão ter oportunidades de jogar apenas porque são reforços? Não… não e não. Terão de ser os jogadores a convencer-me de que conseguem ganhá-las e espero sinceramente que o saibam fazer. Primeira avaliação em três dias. São jogadores de carácter. Temos Vitória. Quanto aos reforços ontem anunciados nesta crónica, é preciso que se note. Tanto Vasco dos Cantos como Zé Manel Tarik terão de lutar pelos seus lugares. E se não jogam? Bebam água e deitem-se cedo. Ah, ah, ah…

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Foi-me dito que existe interesse de um grande"

O rumor de uma saída continua a propagar-se. No papel "não há nada", garante Andrezinho, apenas "boatos e especulações", mas ainda assim o médio não esconde que tem sido frequentemente "abordado por alguns" empresários. "Querem saber qual é a minha situação e já explicaram que a maioria dos clubes iria esperar pelo fim do Europeu para avançar para contratações, pelo que só me resta trabalhar bem e melhorar o meu nível. Nenhum falou de clubes, guardam sempre segredo", afiançou, embora admitindo que alguém lhe ofereceu uma irresistível pista. "Apenas me foi dito que há o interesse de um dos três grandes, não sei se será verdade. Não se pode confiar muito e estou muito tranquilo. Disse-lhes que tudo terá de passar pelo Guimarães, ao qual estou ligado por mais dois anos. Tenho direito a mudar de clube. Se a transferência não avançar, também não será ruim continuar", alegou.

O eventual interesse, adianta, o lateral-direito, leva-o a concluir duas coisas: "Por um lado, é bom sinal e acaba por reflectir a excelente campanha do Guimarães; por outro, não tenho nada de concreto. Não há nada em cima da mesa. Só estou concentrado na próxima época. Temos pela frente um campeonato difícil, pois perdemos alguns jogadores importantes, e ainda temos a Champions. É motivo de orgulho para os jogadores defender este clube maravilhoso numa competição tão importante", reagiu.

"JG"
 
Topo