Portal Chamar Táxi

Orgulho Vimaranense !!!

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
O Barcelona contra as dúvidas

Até meados de Agosto, a pré-eliminatória da Liga dos Campeões vai dominar as conversas dos profissionais vitorianos. Andrezinho só pensa em alcançar a fase de grupos. "Estamos muito fortes mentalmente. Podemos bater-nos com qualquer adversário. Uma coisa é o peso das camisolas, outra é o que se passa dentro das quatro linhas", observou. Quanto a adversários, não tem preferências. "Se for acessível, teremos mais possibilidades. Caso contrário, então que venha o Barcelona."

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
A mais longa viagem de Douglas

Cair na cama e adormecer num instante foi seguramente o fim do dia de Douglas. O ponta-de-lança chegou ontem de manhã a Portugal, acompanhado do empresário Aron Medeiros e de Alexandre Matos, director-desportivo do América, e não parou até conhecer a sua nova equipa na Quinta do Pinheiro, Nazaré. Após embarcar no avião na noite de sábado, em São Paulo, voou durante dez horas consecutivas, passando momentaneamente pelas "brasas", e aterrou no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por volta das 8h30. Libertado uma hora e meia depois pelos serviços da alfândega, cruzou a porta das chegadas, falou telegraficamente aos jornalistas presentes no aeroporto e desapareceu no jipe de Manuel Almeida, o vice-presidente para o futebol, para viajar até ao local do estágio.

Uma surpresa tanto para o grupo, como para o próprio jogador. "Cheguei um pouco desgastado pela viagem, só penso em descansar no hotel para me apresentar bem no grupo", confessou. Na verdade, Douglas foi mesmo conduzido para a Nazaré e nem teve de esperar muito pelo grande momento, pois a viagem no asfalto foi rápida. Os cumprimentos ao treinador Manuel Cajuda e respectivos adjuntos, ao director-desportivo, Vasco Santos, e, por fim, aos novos companheiros sucederam-se. Antes de almoçar com a equipa, houve ainda tempo para tirar uma fotografia, em exclusivo, para o sítio oficial do clube com a camisola do Vitória, rumando a meio da tarde para Guimarães. Hoje, assina um contrato válido por três épocas.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Despedida será na praia

Termina hoje o primeiro estágio da pré-época do Guimarães em Valado dos Frades (Nazaré). Atendendo a que o treino físico de ontem foi bem puxado, o técnico Manuel Cajuda deverá conduzir esta manhã o grupo vitoriano até à praia, a exemplo do que se verificou há um ano, para mais uma sessão física, embora seguramente menos suada. Após o almoço e o balanço do técnico, os minhotos regressam ao Norte para descansarem amanhã, retomando os treinos quarta-feira.

Caçada seguida de banho gélido

Em regime de clausura desde há cinco dias, os profissionais vitorianos não têm perdido o bom humor. Pelo contrário. O espírito de camaradagem cresce de dia para dia, e as brincadeiras são uma constante, quando terminam os treinos. A "vítima" de ontem foi o enfermeiro Júlio Teixeira, alvo de uma caçada ao homem especial que terminou num refrescante banho em plena caixa do gelo, destinada a evitar lesões musculares. A risota foi geral, assim como os aplausos.

Filho de Olival joga no Leiria

O futebol não é só motivo de conversa em casa de José Olival, quando a Quinta do Pinheiro é visitada por equipas de futebol. Com apenas 17 anos e um visual vanguardista, a fazer lembrar Miguel Veloso e Beckham, o filho do proprietário do empreendimento turístico é júnior do Leiria e aposta mesmo em chegar longe no futebol profissional. Se não for feliz, José Miguel admite abraçar o mundo empresarial.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Preparados para a "Champions"

Está a terminar o primeiro estágio. Satisfaz-me concluir que está toda a gente de boa saúde. Física e anímica. Os jogadores sentem-se cansados, mas estão bem. Parabéns, aos doutores Salazar e Filipe, ao Manú, nosso fisioterapeuta e ao Júlio, o nosso enfermeiro. Sem esquecer o João e o Jorge, mais dois enfermeiros que ficaram em Guimarães e que são de grande utilidade e profissionalismo. Uff, que grande e imbatível equipa. Esgotaram-se os créditos da época passada e agora temos de começar tudo de novo. Até os objectivos, os famosos objectivos que causaram tanto sobressalto, são novos. Liga dos Campeões? Seja o que Deus quiser e o que a justiça decidir. Nós não temos medo de nada. Se for já a fase de grupos estaremos preparados para a enfrentar. Se for a pré-eliminatória, venha quem vier, será bem recebido e com um bocadinho de sorte jamais se esquecerá do Vitória e de Guimarães. Termina o estágio e as minhas crónicas, a partir de agora falarei em campo e se possível, com a linguagem das vitórias.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Manuel Cajuda brindou com "vice" do FC Porto

Ao invés de muitos políticos, o que Manuel Cajuda promete é mesmo para cumprir. Quando o terceiro lugar ainda estava à distância de cinco jornadas, o treinador do Guimarães cruzou-se com Paulo Teixeira, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, na gala de "O Gaiense" e, durante uma conversa animada com o autarca, aceitou o desafio de dar um pulo à localidade se os minhotos conseguissem passar a perna ao Benfica e assegurar o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No regresso a casa, depois do primeiro estágio da pré-época na Nazaré, Cajuda fez mais: chegou acompanhado de toda a equipa. Sensibilizado com o gesto do treinador, Paulo Teixeira manifestou-se inspirado nos elogios. "Faz-me lembrar o Eusébio, pois também aceitou visitar esta terra sem nada cobrar, e o Guimarães foi a única equipa que aceitou visitar Castelo de Paiva a meu convite. É uma terra de interior, com sete mil habitantes e, infelizmente, só teve alguma visibilidade por causa da tragédia de Entre-os-Rios. Desejo-lhes as maiores felicidades", testemunhou. Vice-presidente do FC Porto, o autarca rejeitou, por fim, a possibilidade de algum dirigente portista ficar melindrado com aquela recepção oficial devido ao braço-de-ferro que decorre na UEFA por causa da participação directa na Champions. "Amanhã há uma reunião da direcção às 19h00 e não me parece que vá haver algum problema", antecipou.

Vinho para saborear na Suíça

Recebida à porta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tendo como cenário os expositores da Festa do Vinho Verde, a equipa do Guimarães rumou a Guimarães com 50 garrafas de vinho oferecidas por Paulo Teixeira. Os primeiros a saboreá-las poderão ser os treinadores no estágio da Suíça, conforme propôs o autarca. "Não têm tantas restrições", alegou. Manuel Cajuda convidou-o a assistir ao Torneio das Festas Gualterianas (triangular) e prometeu que a equipa voltará, em breve, para um particular.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Não tenho razões para deixar o clube"

Porta-estandarte da mística do Guimarães, a par do capitão Flávio Meireles, Moreno fez um balanço amplamente optimista sobre a primeira concentração da equipa. O grupo saiu "unido" e os reforços bem "integrados" numa família especial. "Uma semana não chega para perceberem tudo, mas tenho a certeza de que assimilaram o espírito de companheirismo", destacou. Passando do geral para o particular, o médio-defensivo foi directo ao assunto quanto a metas traçadas para a nova época. "Vou tentar afirmar-me de uma vez por todas e ajudar a equipa. Quero jogar mais vezes", confessou. Como, à partida, todos estão em pé de igualdade, nem sequer vê o brasileiro Wênio, outro candidato ao meio-campo, como um problema extra. "Não vou por aí. Será mais um para ajudar", argumentou. Para trás, e logo com dois pontos finais, ficaram os namoros com os espanhóis do Málaga e os italianos do Cagliari, que, em Janeiro, esbarraram sempre na gigantesca paixão de Moreno pelo seu clube de sempre. "É passado. Não houve nada de concreto. O que me disseram não foi suficiente para deixar este clube que adoro. Sinto-me muito bem aqui, e também nunca me apresentaram uma razão grande para sair", recordou.

O presente e o futuro não mudarão. De corpo e alma dedicado ao Guimarães, Moreno aguarda a primeira mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões com a serenidade possível, ao mesmo tempo que se imagina a festejar a passagem à fase de grupos. A mesma fórmula foi utilizada na época anterior, e os resultados foram animadores. "Aprendemos com o mister Manuel Cajuda a controlar a ansiedade. Falamos da Champions com calma, debatemos, mas, venha quem vier, é para chegar à fase de grupos. Não há 'stress'", assegura.


"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Beach boys" deram à perna com alegria

Brincadeira aqui, correria ali, râguebi acolá, e Manuel Cajuda continua a levar a água ao seu moinho. Os níveis físicos da equipa do Guimarães sobem de dia para dia e dependem muito do espírito criativo do treinador, que, volta e meia, aparece do nada para dirigir treinos verdadeiramente inovadores, durante os quais a componente física sai sempre a ganhar. Para variar, o último treino do primeiro estágio da pré-época decorreu na praia de São Martinho do Porto, e só o cenário diferente chegou e sobrou para transmitir uma sensação de liberdade... controlada aos profissionais. Enquanto alguns populares passavam no areal e paravam para avistar caras conhecidas dos jornais e da televisão, como Carlitos, Flávio Meireles ou João Alves, Cajuda e os seus "adjuntos" picavam o grupo através de diferentes formas: peladas e corridas com passagens de testemunho, sempre com o pé a fundo no acelerador. Nem o vento intenso, nem a areia que voava pelos ares, funcionaram como obstáculos.

SIC e TVI rivais pelo Triangular

Agendado para os dias 1, 3 e 4 de Agosto, o Torneio Triangular Cidade de Guimarães será transmitido em directo pela SIC ou TVI. O canal de televisão de Carnaxide já avançou com uma proposta de compra dos direitos a rondar 400 mil euros, mas a TVI ainda não desistiu da competição, que será disputada pelo Vitória, Benfica e Paris Saint-Germain, podendo ainda avançar com um valor superior. O "share" será à partida elevado, atendendo ao universo de adeptos benfiquistas e vitorianos.

Tudo acertado com douglas

A aquisição de Douglas Oliveira tornou-se ontem oficial com a assinatura de um contrato válido por três temporadas. Um dia depois de ter desembarcado em Portugal, o ponta-de-lança brasileiro formalizou a sua ligação ao Guimarães, cumprindo escrupulosamente com o que estava estabelecido num pré-contrato. Representado no acto pelo director-desportivo Alexandre Matos, o América recebe 350 mil euros pela venda de 60 por cento do passe do jogador.

Breve passagem pelo complexo

De regresso a casa, o plantel do Guimarães tem direito hoje a uma folga, mas retoma os treinos já amanhã de amanhã novamente no Complexo da Unidade, embora de uma forma muito breve. Será uma boa oportunidade para os adeptos matarem saudades, deitando ainda o olhos aos novos recrutas. O segundo estágio da pré-época, em Yverdon Les Bains (Suíça), arranca na quinta-feira.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"O Vitória não tem de manobrar a Justiça"

Como não podia deixar de ser, e sendo este um dos assuntos quentes do momento, o processo que envolve o FC Porto na UEFA voltou ontem à baila, um pouco à margem da apresentação do Torneio Cidade de Guimarães, e, ao seu melhor estilo, o treinador Manuel Cajuda não contornou as questões, deixando transparecer "a serenidade" que reina no clube da Cidade-Berço. O responsável técnico não se mostra "nada incomodado" pelo facto de o Vitória estar ainda dividido entre a participação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões ou a entrada directa na fase de grupos, já que essa decisão só será conhecida, ao que tudo indica, no início da próxima semana, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) apreciar os recursos enviados pelos vimaranenses e pelo Benfica. A tranquilidade de Manuel Cajuda reflecte-se na certeza de que "a justiça será feita", e, enquanto isso não acontece, o Guimarães limita-se "a saber esperar pela decisão das pessoas competentes". "O Vitória não treme e nem tem de manobrar a Justiça. Não temos qualquer motivo para estar preocupados ou arranjar inimizades", completou, ao mesmo tempo que relembrou o facto de todo este processo resultante do Apito Final "não ter interferido no planeamento" da pré-temporada do Vitória.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Não portista sem confirmação

Na apresentação oficial do Troféu Cidade de Guimarães, a disputar entre 1 e 4 de Agosto, nem João Peres, responsável pela organização, nem Manuel Almeida, "vice" para o futebol, confirmaram a tese da desistência do FC Porto. O antigo guarda-redes do Vitória salientou os "vários convites feitos a clubes de nomeada", como os dragões e o Sporting, e a escolha recaiu nos franceses do PSG e no Benfica, neste último caso porque os encarnados favorecem mais "em termos de televisão e publicidade". Os bilhetes para o torneio, considerado por Cajuda como "a junção quase perfeita entre o clube e a comunidade", vão desde os 7,5 euros para sócios e 12,5 para não-sócios. Um pacote para os três jogos poderá ser adquirido entre os 15 euros (associados) e os 30 (público).

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Radanovic não deverá seguir para o estágio

Em contagem decrescente para a concentração em Yverdon, na Suíça, cuja partida está marcada para amanhã, a meio da tarde, a comitiva do Vitória deverá ser inferior aos 30 jogadores que estagiaram, durante sete dias, na Nazaré. A confirmação oficial só chegará com a convocatória, divulgada após o treino matinal, mas, e segundo O JOGO apurou, estará descartada a presença do sérvio Radanovic, isto enquanto se aguardam duas novas caras (um central e médio criativo). O defesa, com mais dois anos de contrato, não entra nos planos para a próxima temporada, e sobre a mesa continua o cenário de transferência em definitivo ou empréstimo. Algumas sondagens chegaram da Turquia, da Roménia e até mesmo da Ucrânia, sem que haja uma decisão final quanto a esta matéria. Com o futuro indefinido continua também o brasileiro Márcio Martins, e, neste caso, a cedência do defesa será o cenário mais viável, pelo que muito dificilmente embarcará com a equipa. Por definir está ainda a permanência dos quatro juniores - Diogo Lamelas, Lucas, Dinis e Rafael - nesta nova fase da pré-época, depois de terem sido chamados por Manuel Cajuda para os trabalhos na Quinta do Pinheiro. Certezas só mesmo quanto à partida, esta madrugada, do autocarro do Guimarães em direcção à Suíça, com dois motoristas a bordo e algum material logístico..

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Targino no Randers

O Guimarães acordou o empréstimo, até ao final da época, do avançado Targino ao Randers, da I Divisão dinamarquesa. As negociações ficaram encerradas ao princípio da noite de ontem, e um dos factores-chave no acordo estabelecido terá sido o facto de um dos representantes do jogador ser natural da Dinamarca, por isso com ligações privilegiadas ao futebol daquele país. O internacional Sub-21, com vínculo ao Vitória até 2011, apresenta-se durante esta tarde nas instalações do novo clube, de modo a oficializar mais uma aventura na Europa, depois de em Janeiro ter sido cedido aos turcos do Manisaspor. Para trás, ficou o alegado interesse de clubes de Turquia, Inglaterra e Rússia, acabando por avançar a transferência para o jovem clube escandinavo, fundado em 2003 como resultado da fusão de cinco equipas locais. O salário será suportado pelo novo clube.^

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Douglas recupera

Enquanto o restante plantel se deliciava com o merecido descanso, após a carga intensa de trabalho dos últimos dias, o brasileiro Douglas começou ontem a recuperar o ritmo competitivo, depois de algumas semanas à espera pela resolução do diferendo com o América Mineiro, o seu anterior clube. Uma dupla sessão, orientada pelo adjunto Basílio Marques, serviu para o avançado dar início à preparação física, nesta que é a sua primeira aventura no estrangeiro. Só no final da semana passada ficou acertada a contratação de Douglas, depois de o jogador ter retirado uma acção judicial por alegados salários em atraso, possibilitando o entendimento entre ambos os clubes.

Esta manhã, o atacante irá juntar-se aos restantes companheiros, numa sessão prevista para o estádio dos Sandinenses, dado o tratamento em marcha nos relvados do complexo, além da vistoria da UEFA ao Estádio D. Afonso Henriques.

"JG"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Tiago Targino cedido por uma época ao Randers (Dinamarca)

O avançado Tiago Targino foi cedido pelo Vitória ao Randers, da Dinamarca.

O internacional sub-21 português deixou Portugal esta quarta-feira rumo ao país que o vai acolher nos próximos meses. Tiago Targino é assim o primeiro jogador a deixar o plantel de Manuel Cajuda numa política de emagrecimento que deverá fazer mais baixas em breve.
O acordo para a cedência de Tiago Targino ficou selado ontem à noite. O interesse do Randers seduziu o avançado, que vai reencontrar no campeonato dinamarquês o antigo companheiro de equipa, Hélder Cabral. As negociações foram conduzidas pelo empresário vimaranense Dinis Fontão, que está ligado a uma empresa internacional de agenciamento de jogadores.
Tiago Targino é apresentado esta noite pelo seu novo clube. Apesar de ser um clube com poucos anos – foi fundado a 1 de Janeiro de 2003 - o Randers já se impôs na 1ª Divisão do Campeonato da Dinamarca. O primeiro jogo da nova temporada está marcado para o dia 19 deste mês. O campeonato termina a 31de Maio de 2009 e só nessa altura Targino deverá regressar a Portugal.
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Sem vaidades nem deslumbramentos"

Quando os resultados superam as expectativas, há sempre o risco de o sucesso subir à cabeça dos protagonistas, mas, neste caso, Manuel Cajuda poderá dormir descansado. Este era um dos seus receios antes do início da pré-época, atendendo à excelente exibição da equipa na última temporada, só que no espaço de uma semana o medo transformou-se num grande optimismo, tal como o próprio admitiu antes da partida para a Suíça, naquele que será o segundo estágio da época. Cumprida a primeira etapa da preparação, Cajuda viu novamente um grupo humilde, sem nunca embandeirar em arco. "Isso poderia acontecer, mas felizmente não se confirmou. Não vi vaidades excessivas nem deslumbramentos", enalteceu, enquanto destacou a integração positiva dos elementos mais novos. "Eles têm de se habituar à filosofia do Vitória e aos hábitos da casa. São estranhos na equipa, têm de se adaptar e, nesse aspecto, está a ser excelente. Para já, os resultados são animadores", completou. Claro que a ambição não tem limites, e daí o responsável técnico estar plenamente consciente de que "há sempre mais a fazer", até porque "numa semana ninguém consegue exigir aos jogadores que tudo esteja no máximo".

Os frutos do trabalho desenvolvido serão agora observados no terreno já amanhã, diante dos alemães do Wolfsburgo, na abertura do Torneio Obi Cup. Esta será, na opinião do treinador, uma boa oportunidade para "o grupo se habituar às lides europeias", mesmo que o "Guimarães não seja um ilustre desconhecido" dentro desta realidade. "Mas 62 por cento do plantel não está habituado às competições da UEFA. Queremos fazer disto um hábito normal, e por isso pedi à Direcção para fazermos jogos fora do País. No sábado, vamos defrontar uma equipa que terá gasto 25 milhões de euros em aquisições e que cumpre o sexto jogo de pré-época. Seria bom entrar a ganhar, mas, se não for em resultados desportivos, que ganhemos em todas as outras coisas para sermos uma equipa vitoriosa", sublinhou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Fui estrangeiro e sei das dificuldades"

A experiência de longos anos de Manuel Cajuda aconselha-o a nunca comentar a evolução dos reforços. O facto de ser sempre necessário um normal período de adaptação leva o técnico a considerar "terrivelmente injusta" uma avaliação nesta altura, até porque também já foi estrangeiro e sentiu na pele as dificuldades. "Não devo fazer avaliações públicas, quando as condições para eles não são totalmente favoráveis. Deixaram de ver os amigos, familiares, a alimentação e o clima são diferentes. A adaptação não se faz num dia, e fazer agora uma análise é despropositado", confessou. Um outro aspecto que salta à retina é a confiança do "mister" no quarteto de juniores formado por Lucas, Dinis, Diogo e Rafael, que acompanha os seniores, havendo a possibilidade de alguns serem inscritos na equipa. "Este é um claro incentivo à formação, e, caso se confirme o que tenho visto, alguns podem jogar com o plantel principal", garantiu.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Estágio sem custos

Terminou o pousio do Guimarães em viagens ao estrangeiro. Dois anos depois de terem chegado à fase de grupos da Taça UEFA, descendo de divisão na mesma época (2005/06), os minhotos voltaram a cruzar a fronteira para darem início, na Suíça, ao segundo estágio da pré-época.

A primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões ainda está à distância de um mês, mas é possível que esta deslocação ao país dos relógios seja o primeiro passo de um novo período de expansão a nível europeu.

Com uma hora de atraso em relação ao previsto, a comitiva liderada por Emílio Macedo voou três horas no avião Miguel Torga, da TAP, até Zurique, sendo saudada à chegada por uma dezena de adeptos. Sem tempo a perder, a segunda etapa foi entrar no autocarro do clube para percorrer uma distância de 180 quilómetros até Yverdon-Les-Bains, localidade situada nos arredores de Berna. Já era noite quando os profissionais se instalavam no luxuoso Grande Hotel des Bains, que acolheu o Benfica há dois anos, na era Fernando Santos. Cumprida na Nazaré a primeira fase de preparação, uma nova equipa deverá nascer dos treinos que vão durar até 17 de Julho e da participação em dois jogos no Torneio OBI Cup, que terá como palco um dos estádios do Euro'2008 (estádio de Berna). A organização do "quadrangular", constituída pelos suíços do Young Boys e por uma empresa, comprometeu-se a custear, na íntegra, a viagem e a estadia dos minhotos. "Trata-se de um permuta", explicou o empresário João Peres, que tem funcionado como interlocutor nesta inédita deslocação a custo zero, além de ser o responsável pela preparação do Torneio Cidade de Guimarães. O primeiro teste está marcado já para amanhã, contra o Wolfsburgo, dos portugueses Ricardo Costa e Alex. O Young Boys ou o Botafogo (Brasil) serão opositores possíveis nos jogos da final e de atribuição do terceiro e quarto classificados.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Trio de dispensados treina em Guimarães

Os centrais Márcio Martins e Radanovic, na companhia do avançado Felipe, realizaram, quem sabe, o último treino com os restantes companheiros, que a meio da tarde partiram para o estágio de uma semana em Yverdon. Mesmo sem utilizar o termo "dispensados", Manuel Cajuda admitiu que o trio "poderá ser negociado" e até como têm mais dois anos de contrato "continuam a ser jogadores do Vitória". Falta é encontrar uma solução viável no mercado, que deverá passar pelo empréstimo, e, até lá, continuarão a manter a forma no Complexo da Unidade. Sob o comando técnico de um elemento ligado ao departamento de formação, que faz a ponte com o futebol profissional, os defesas e o atacante cumprem, esta manhã, a primeira sessão, mantendo-se o programa até que o futuro fique totalmente definido. Caso não apareça qualquer clube interessado, no dia 17, data do regresso de terras helvéticas, Cajuda decidirá se os volta a incluir no grupo.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Política de reforços imune ao TAS

Está tudo a postos para o último "round" no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da UEFA. FC Porto, Benfica e Guimarães voltarão a esgrimir argumentos na segunda-feira, em Lausana, na Suíça, país escolhido pelos responsáveis do Guimarães para o segundo estágio de pré-época.

Enquanto Manuel Cajuda prepara a equipa no relvado, os dirigentes estudam o processo que será analisado segunda-feira no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da UEFA. E os minhotos não vão facilitar, sendo representados pelos advogados João Martins e Gonçalo Gama Lobo, que viajaram ontem até Yverdon-Les-Bains no automóvel do vice-presidente Manuel Almeida. Em contagem decrescente para o veredicto que ditará quem terá acesso directo à Liga dos Campeões e ao encaixe correspondente de seis milhões de euros, o presidente do Vitória, Emílio Macedo, aguarda serenamente e até garante que o orçamento determinado para a nova época (6,4 milhões de euros) não esticará em caso de vitória. Em vez de contratações milionárias de um central, um médio-ofensivo e um extremo-direito, o Guimarães está realmente apostado em abater ao passivo. "Temos uma política muito clara. Vamos seguir o nosso caminho independentemente da decisão do TAS. Não estou nada preocupado", afiançou.

A recente transferência de Geromel para o Colónia, a troco de 2,5 milhões de euros, por 60 por cento do passe, ajudou a reconfortar os cofres do clube e Sereno poderá ser o próximo a ser vendido. "Temos recebido propostas informais. Um negócio pode ser feito de um dia para o outro. Se for rentável, estamos abertos a que se concretize", testemunhou o presidente do Guimarães, deixando claro que a equipa "continua competitiva", apesar dos negócios já realizados. "A espinha dorsal vai manter-se", explicou. Em relação a Radanovic, Márcio Martins e Felipe, jogadores que ficaram em Guimarães por não constarem nos planos a nova época, prometeu novidades para breve. "Há várias soluções para cada um, e estamos a estudar as melhores. Não é uma situação agradável, tanto para os jogadores, como para o clube, mas continuam a treinar sob orientação técnica", lembrou.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Wolfsburgo será 1.º teste

O primeiro esboço do Guimarães será hoje exposto no Estádio da Suíça, em Berna, a partir das 17h30 (16h30 em Portugal). Os minhotos estreiam-se no Torneio OBI Cup, competição organizada pelos suíços do Young Boys, juntamente com os seus patrocinadores OBI e Puma, e logo frente ao Wolfsburgo, quinto classificado da Bundesliga alemã, que tem, nos seus quadros, os portugueses Ricardo Costa e Alex. O vencedor disputará a final terça-feira, com o Young Boys ou o Botafogo.

Lionn reintegrado

Submetido a uma artroscopia há seis semanas, Lionn foi a novidade do primeiro treino em Yverdon-Les-Bains. O defesa brasileiro cumpriu todas as etapas da recuperação e recebeu luz verde do departamento médico no sentido de se reintegrar no grupo, trabalhando sem restrições ou sinais de dor. Condicionado por uma tendinite no joelho esquerdo, o central Sereno continua parado, sendo impossível a sua participação no jogo de hoje.

Presidente em Paris

A agenda de Emílio Macedo não tem fim. O presidente do Guimarães viajou com a equipa até Yverdon-Les-Bains, mas amanhã despede-se da comitiva para viajar até Ivry (Paris), onde presidirá às comemorações do primeiro aniversário da casa do clube daquela localidade. O último acto na Suíça do presidente será ver hoje o jogo com o Wolfsburgo, a contar para o Torneio OBI Cup, passando depois o testemunho ao "vice" Manuel Almeida.

Elogios de Roberto

"Os jogadores do Vitória são escolhidos a dedo; só vêm jogadores com carácter. A união é muito forte, e o ambiente espectacular", confessou Roberto, que elogia as contratações dos compatriotas Douglas e Jean Coral. "São espectaculares. Torço para que tenham sorte", adiantou. O ponta-de-lança admitiu alguma vantagem por já estar "adaptado ao futebol português".

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Luxo ao preço da chuva

Do melhor que há para os melhores. Confirmaram-se as suspeitas de que nada faltaria ao Guimarães no segundo estágio da pré-época em Yverdon-Les-Bains, cidade situada no coração da Suíça, a uma altitude de 435 metros, recortada pelo gigantesco lago de Neuchâtel. Como o subsolo é rico em águas termais, tornou-se numa referência em plena época romana, mantendo, até aos dias de hoje, o "pedigree" de cidade termal. Barulho, poluição e "stress" não existem, o que é excelente para quem procura preparar-se para a alta competição num ambiente de paz, cheio de ar puro. Como se apenas isto fosse pouco, o Grand Hotel Des Bains, a unidade hoteleira quatro estrelas (classe superior) onde se encontra instalada a equipa minhota, preenche todos os requisitos imagináveis.

Dotado de 120 quartos, equipados com o que há de mais luxuoso, este antigo hotel termal recuperado possui um moderno centro termal, tratamentos spa, piscina exterior, bar e sala de conferências, estando ainda associado a um campo de golfe próximo. A dois passos dali, quatro campos relvados do centro desportivo de Yverdon chegam e sobram para qualquer equipa de futebol. Em suma, muita coisa para usufruir em tão pouco tempo. É que, nesta passagem por território helvético, até 17 de Julho, o técnico Manuel Cajuda vai puxar pela equipa intensamente, através de treinos (quase sempre) bidiários e jogos no Torneio OBI Cup, pelo que o tempo livre deverá rarear. O Benfica não resistiu a tanta tentação há dois anos, mas a situação dos minhotos acaba por ser ainda mais apetecível, pois os custos da viagem e da estadia foram integralmente suportados pelos organizadores do torneio quadrangular em Berna, precisamente ao mesmo preço da chuva que começa a cair gratuitamente na região.

Encantado com as condições, Emílio Macedo entende que o clube tomou a opção certa. "Este estágio foi-nos oferecido, e estamos muito bem instalados", constatou.

Emigrantes mobilizados para torcer em Berna

À imagem do que se verificou com a Selecção Nacional no Europeu, a passagem do Guimarães pela Suíça está a suscitar uma onda de entusiasmo crescente entre a comunidade lusa. Depois de uma recepção inesperada no aeroporto, o hotel da equipa foi visitado ontem por alguns adeptos vitorianos, sendo que três autocarros partirão hoje de Zurique com emigrantes portugueses que pretendem assistir ao jogo com o Wolfsburgo, em Berna. O Estádio da Suíça poderá receber para cima de mil adeptos portugueses. "Estamos espalhados por todo o Mundo", exclamou, com entusiasmo, Emílio Macedo, esperançado em atingir, até ao fim do mês, a fasquia dos 30 mil sócios.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Grafite borrou a pintura

Palco da primeira Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo Benfica, em 1961, o antigo Estádio Wankdorf, rebaptizado Estádio da Suíça, quase coleccionou um novo êxito histórico de uma equipa portuguesa. Impulsionado por um milhar de adeptos emigrantes, o Guimarães entrou fortíssimo no Torneio OBI Cup, batendo-se de igual para igual com o poderoso Wolfsburgo, e só perto fim o adversário alemão chegou à vitória, justificando de uma forma microscópica o favoritismo que o rodeava por disputar a competitiva Bundesliga, por ter conseguido o apuramento para a Taça UEFA, pelos 25 milhões euros que gastou só em reforços e, por fim, por aquele ter sido o seu sétimo jogo de preparação para a nova época. Nada parecia verdade. A armada vitoriana superou as expectativas, sendo quase irrelevante a derrota. Melhor ainda, chegou a soar a injustiça, quando o marcador funcionou para o lado do adversário germânico, pois, no primeiro tempo, Christian Gentner até salvou sobre a linha um golo quase certo de Sereno.

A explosão de alegria dos adeptos alemães no momento do inesperado golo do brasileiro Grafite funcionou quase como uma catarse depois de tantos minutos de vexame. Com pouco mais de duas semanas de preparação e sem nenhum jogo no conta-quilómetros da pré-época, os minhotos apresentaram-se compactos e bem ligados nos seus sectores, revelando, ao mesmo tempo, uma saúde física notável. Até Wênio, a única cara nova no onze da primeira parte, parecia jogar ali há muito tempo. Uma agradável ilusão que se prolongou com as entradas de Gregory e Jean Coral. Quanto aos repetentes, nota alta para todos, com João Alves e Desmarets a evidenciarem uma classe que já vem de longe. A equipa regressa terça-feira a Berna para defrontar o Botafogo (derrotado pelo Young Boys) no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares do quadrangular.

Guimarães 0 - Wolfsburgo 1

Local| Estádio da Suíça | Berna

Árbitro | Cyril Zimmermann [Suíça]

Guimarães

Nilson; Andrezinho, Moreno, Sereno e Momha; Flávio Meireles, João Alves e Wênio; Fajardo, Roberto e Desmarets

Jogaram ainda: Serginho, Marquinho, Jean Coral, Paulo Henrique, Gregory e Carlitos

T Manuel Cajuda

Wolfsburgo

André Lenz; Adlung, Madlung, Ricardo Costa e Shafer; Gentner, Josué, Misimovic, Marcelinho e Grafite; Saglik

Jogaram ainda Rodrigo Alvim, Diego Benaglio, Baier, Dzeko, Riether

T Félix Magath

Ao intervalo 0-0

Marcador 0-1] 1-0 Grafite 82'

Cartões Amarelos Nada a assinalar

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Como jogaram os novos

Wênio

Com excelente sentido posicional, controlou bem a movimentação de Christian Gentner, poupando Flávio Meireles de trabalhos forçados. Revelou alguma lentidão nos movimentos ofensivos, mas a forma precisa como distribuiu jogo para os companheiros é claramente um bom sinal. A passe de Andrezinho, esteve próximo do golo. Saiu ao intervalo.

Gregory

É uma fortaleza em movimento. Entendeu-se às mil maravilhas com Moreno e chegou a ser um osso duro de roer para a linha avançada do Wolfsburgo. É verdade que Grafite apareceu na sua área de jurisdição a marcar, mas o central pouco mais podia fazer, quando Marcelinho conseguiu espaço para cruzar de forma tensa para a pequena área.

Jean Coral

O brasileiro entrou em cena no segundo tempo, tal como Gregory, e fez pela vida no ataque, correndo quilómetros, criando linhas de passe e fazendo os possíveis por desequilibrar a boa organização defensiva da equipa alemã. É incansável em campo, e a sua velocidade poderá ser útil em várias situações, mas não é um homem-golo de raiz.

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Só Wênio como reforço

Manuel Cajuda apostou, de início, na maioria dos jogadores que tão boa conta de si deram na época passada. O brasileiro Wênio, antigo jogador do Marítimo, foi a única aquisição a entrar no onze inicial no jogo de ontem.
"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
"Foi uma maravilha"

É quase uma raridade ver Manuel Cajuda satisfeito depois de uma derrota, mas o treinador do Guimarães rendeu-se à atitude dos seus jogadores. "Sinto alegria. As pessoas perguntam como se pode ficar alegre quando se perde, ora cá está. E este foi só um jogo de preparação. A equipa deu um passo de gigante no seu crescimento. Se é verdade que, no ano passado, 60 por cento dos jogadores nunca tinham jogado na primeira Liga, desta vez 80 por cento deles fizeram a sua estreia em jogos na Europa. Apresentámos grande capacidade", destacou.

Certo de que "o domínio do jogo" pertenceu à equipa minhota, Manuel Cajuda acredita que o futuro próximo será ainda melhor. "Estou muito entusiasmado. A equipa não perdeu nada e vai conseguir coisas novas na nova época", elogiou, lembrando ainda que a equipa acabou o jogo com "três miúdos de 20 anos" (Marquinho, Paulo Henrique e Jean Coral).

"JG"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
O "Big Brother" da estatística

Entusiasta das novas tecnologias, da internet e da matemática, Manuel Cajuda arranjou há um ano um aliado especial. Recém-licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Rio Maior, Fernando Viana estagiou com a equipa minhota e causou boa impressão, sendo-lhe atribuído o cargo de observador-técnico. Quase passa despercebido na equipa técnica e, muitas vezes, até desaparece do alcance visual, mas é tão consultado como qualquer outro dos restantes adjuntos. Nem a sua juventude (25 anos) funciona como "handicap". Inseparável do seu bloco de apontamentos, absorve tudo o que vê em treinos e jogos, não só dos minhotos, como também dos adversários, sistematizando de seguida a informação recolhida em termos estatísticos.

No programa informático PowerPoint, está tudo sobre o comportamento da equipa em termos de posse de bola, finalização, capacidade defensiva, tácticas utilizadas e índices físicos. Tudo está registado em valores, assim como em acumulados, médias e desvios-padrão, facilitando ao chefe de equipa uma leitura mais rápida e eficiente sobre o que foi feito. A partir daí, torna-se mais fácil identificar e resolver os pontos mais frágeis da equipa. Se tudo estiver bem por aí, tanto melhor. Foi a conclusão a que chegou Fernando Viana na tese final do seu curso, que consistiu em analisar o comportamento da Selecção Nacional no Euro'2004. "Em termos estatísticos, Portugal foi excelente na pressão alta", conta. Enquanto durou a formação académica, não se ficou pelos livros. Uma semana com Carlos Queiroz no Real Madrid abriu os horizontes, assim como boa parte das férias preenchidas com observações em Melgaço aos trabalhos de pré-época de Braga (Jesualdo Ferreira), Boavista (Carlos Brito e Jaime Pacheco) e Marítimo (Manuel Cajuda). No Restelo, quando se preparava para assistir ao Belenenses-Paços de Ferreira, alguém ligado à área das relações públicas chegou a perguntar-lhe o que fazia ali um jogador do Guimarães. Puro engano! "Normalmente, ficam a olhar para mim pasmados por ser um jovem", graceja.

"JG"
 
Topo