Portal Chamar Táxi

Informação Os riscos que corre ao beber água que foi deixada no carro num dia quente

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,061
Gostos Recebidos
1,096
naom_68a6c77b3888f.webp


Nestes dias mais quentes, é provável que se esqueça de garrafas de água no interior do carro. Podem acabar por aquecer o que pode não ser bom para sua saúde se a beber. Sabe os riscos que corre?


Siri M Kamath é médico de saúde interna e revelou ao 'website' Only My Health o que pode acontecer se beber água de uma garrafa que foi deixada no interior de um carro em dias de maior calor.


O que acontece quando a água é deixada no carro


A verdade é que pode acabar por alterar o conteúdo da garrafa e levar à proliferação de bactérias, o que pode ser prejudicial. "A maioria das garrafas de plástico descartáveis de água é composta por materiais que são seguros para armazenar bebidas em condições normais. No entanto, quando submetido ao calor prolongado, como dentro de um carro parado, o plástico começar a degradar-se", começa por dizer o médico.


As temperaturas mais altas podem fazer com que as substâncias químicas se misturem no interior do conteúdo. Pode levar à irritação do estômago e, em casos extremos, a outro tipo de condições de saúde mais graves.





Apesar da temperatura no exterior, um carro ao sol pode acabar por atingir temperaturas bem mais elevadas. Apenas um gole pode não fazer grande diferença, mas se for uma quantidade maior e prolongada, pode acabar por ter outro tipo de efeitos.


"Os produtos químicos não são o único problema. Pense em como bebe água de uma garrafa: bebe um gole, a garrafa toca na boca e um pouco de saliva inevitavelmente mistura-se. Se essa garrafa ficar dentro de um carro quente, cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias", continou.


Mesmo as garrafas de água que são limpas com frequência podem acabar por levar ao crescimento de bactérias. Explicam que em alguns casos podem mesmo ter mais micróbios do que uma sanita.


O que fazer antes de beber uma água que foi deixada no carro


Mesmo antes de decidir se a água está ou não condições, pode perceber alguns sinais. O gosto pode parecer logo estranho com um sabor mau e a plástico. Em alguns casos, poderá mesmo ser ligeiramente doce. Embora o sabor possa não parecer muito mal, a verdade é que esta água acabou por ser alterada quimicamente. Assim, deve sempre ser descartada.


É sempre perigoso beber água que foi deixada no carro?


Claro que um ligeiro gole pode não ser prejudical. “Os níveis de substâncias químicas que se misturam com a água normalmente permanecem abaixo dos limites tóxicos, e o corpo consegue processar estas pequenas exposições", revela o médico.


O grande problema está na quantidade e se for algo recorrente. "Pode estar a submeter o corpo a uma exposição desnecessária de substâncias químicas e bactérias que desregulam a saúde. Podem acumular-se ao longo de meses e anos e aumentar o risco para a saúde."


Como evitar este problema?


Entre algumas das soluções, aponta o uso de garrafas de aço inoxidável ou de vidro que acabam por ser mais resistentes. Leve sempre consigo as garrafas de plástico e não as deixe no interior do carro. Devem sempre ser mantidas longe de luz solar direta.

IN:NM
 
Topo