Ficheiros Secretos (X-Files)
Não podemos de deixar de incluir no tema sobre ovnis no cinema, a mais aclamada série que focou temas polémicos muito ligados a factos reais do mundo em que vivemos: The X-Files (Ficheiros Secretos). The X-Files, conhecido no Brasil por Arquivo X, e em Portugal por Ficheiros Secretos, foi uma premiada série de televisão norte-americana de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter. A série estreou em Setembro de 1993 e terminou em Maio de 2002. Muito do seu sucesso deveu-se aos dois actores principais, David Duchovny e Gillian Anderson que interpretaram os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully que investigam casos paranormais e outros mistérios não explicados.
A série Ficheiros Secretos tem como história um arquivo que contém relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e gozado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses ficheiros secretos que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos envolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos. E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objectivo inicial, que é encontrar sua irmã, Samantha, raptada há mais de 20 anos e que ele acredita ter sido raptada por alienígenas. Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar os ficheiros secretos, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é céptica e deve reportar e dar uma explicação cientifica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã.
Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos. Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano. Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e sobrenatural, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros ficheiros secretos sem explicações.
Frases famosas como por exemplo:
- The Truth Is Out There (A verdade está lá fora);
- Trust No One (Não confie em ninguém);
- I Want to Believe (Eu quero acreditar).
Tornaram-se marcos na cultura popular na década de 1990.
Nas duas últimas temporadas, Gillian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia ocasionalmente, e novos personagens foram introduzidas: os agentes John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), enquanto o chefe de Mulder e Scully, o director-assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), também tornou-se personagem central.
A série Ficheiros Secretos, foi premiada com vários prémios:
- Golden Globe Award para a melhor série (drama): 1994, 1995 e 1996.
- Melhor Actor em série dramática - David Duchovny em 1997.
- Melhor Actriz em série dramática - Gillian Anderson em 1997.
- Melhor Série dramática - Ficheiros Secretos em 1998.
A série teve o maior tempo de duração na história da televisão americana.