Olá Visitante,
Está a decorrer o 4º sorteio Gforum onde vamos sortear um Samsung Galaxy A25 5G | Preto | 128 GB para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 4º Sorteio Gforum: Samsung Galaxy A25 5G | Preto | 128 GB
Características:
Pelo seu comportamento pacífico e pela beleza da sua coloração castanho-amarelada, os Tetra Limão são peixes ideais para aquários comunitários, onde devem ser mantidos em cardume. Gostam de aquários bem plantados e com pouca luminosidade.
Alimentação:
Este tetra não exige muito quanto à alimentação. Podemos servir-lhes flocos ou outros alimentos secos, larvas ou diversos tipos de alimentos congelados. O Tetra-Limão recolhe os alimentos na zona intermédia do aquário.
Reprodução:
São ovíparos, e para se conseguir a reprodução mais facilmente devem ser colocados em aquários sem qualquer iluminação e a uma temperatura de 36ºC. O musgo de Java é ideal para local de postura. Os ovos eclodem cerca de 36 horas após a postura e os alevinos começam a nadar 5 dias após o nascimento. Devem ser alimentados com artémia recém-eclodida.
Distribuição Geográfica:Rios Afluentes do Alto Amazonas, América do Sul.
Comprimento em adulto:40 mm.
Temperatura da água:22 - 26º C
PH:6.0
Características:
É dos peixes mais populares nos aquários comunitários. São muito sociáveis e fáceis de manter. As suas riscas, azul e encarnada, esta última só até meio do corpo, tornam estes peixes muito atraentes. Mas, para que nos possam mostrar toda a sua beleza, necessitam de uma boa iluminação, de uma agua pouco dura e ligeiramente ácida. O stress provocado pela perseguição por peixes maiores, como alguns Ciclídeos, ou por falta de plantas, onde os Néons gostam de se abrigar, também os podem tornar menos coloridos. Devem ser mantidos em cardume.
Alimentação:
Alimentos secos (flocos, granulados e liofilizados), congelados ou alimentos vivos.
Reprodução:
São peixes ovíparos, isto é, soltam os ovos na agua. Para tornar possível a sua reprodução são aconselháveis plantas com folhas densas onde eles possam depositar os ovos.
Distribuição Geográfica:América do Sul (Bacia Amazónica - Brasil)
Comprimento em adulto:4 cm.
Tamanho do aquário:A partir de 50 cm.
Temperatura da água:22 - 26º C
PH:6.6 - 6.8
GH:8
Características:
Peixe pacífico e que deve ser mantido em cardumes de pelo menos 5 indivíduos. É caracterizado por uma faixa de cor acastanhada e escura que percorre todo o corpo, sendo os machos mais coloridos que as fêmeas.
O tanque deve possuir zonas de abrigo, como troncos e plantas de folhas densas, onde os peixes se podem abrigar. Deve-se ter também em atenção facto de não os misturarmos com peixes maiores e predadores, ou os seus Néons acabarão por "desaparecer" rapidamente.
Alimentação:
São omnívoros, aceitando por isso todo o tipo de rações, desde flocos a outros alimentos secos ou liofilizados, e alimentos congelados.
Reprodução:
São peixes ovíparos, isto é, soltam os ovos na agua. Para tornar possível a sua reprodução são aconselháveis plantas com folhas densas onde eles possam depositar os ovos.
Distribuição Geográfica:Brasil, Guiana e Venezuela
Comprimento em adulto:5 cm.
Tamanho do aquário:40 litros (ou de 60 cm)
Temperatura da água:24-28° C
PH:6.5 - 7.5
GH:20
Características:
Também conhecido por "Peixe Raio-X" devido à grande transparência do seu corpo, são peixes pacíficos, ideais para aquários comunitários. Nadam em cardume por todo o aquário, normalmente na zona do fundo. Os machos são mais pequenos e magros do que as fêmeas.
Alimentação:
São peixes omnívoros, aceitam alimentação variada, desde flocos ou outros alimentos secos, a alimentos congelados.
Distribuição Geográfica:América do Sul, Rio Paraguai, Rio Parnaiba.
Comprimento em adulto:60 mm.
Temperatura da água:21 - 26º C
PH:6.0
Características:
O Tetra Santa Filomena tem o corpo de cor cinza, com reflexos azulados, e os olhos são quase totalmente vermelhos. São peixes pacíficos e de cardume, devendo ser mantidos em grupo.
Alimentação:
Alimentam-se de flocos, larvas, e plantas ou derivados.
Características:
São peixes pacíficos e que devem ser mantidos em cardumes de pelo menos seis indivíduos, para que mostrem toda a sua beleza ao nadarem calmamente por todo o aquário. A sua coloração vermelho-alaranjada tornam-no num peixe interessante para qualquer aquário comunitário.
Alimentação:
Alimentos secos podem ser o alimento base. Também gostam de larvas vermelhas (congeladas ou liofilizadas).
Tenca O verão chega para fazer esse peixe sair do torpor do inverno. Encontrado em águas escuras e em fundos barrentos, a tenca é o peixe mais fácil de ser apanhado no mundo. Tudo que o pescador tem a fazer é cutucar o peixe com um gancho, encaminhando-o em direção à rede. E a tenca não tenta escapar ou defender-se. Esse peixe alimenta-se de plantas aquáticas.
Sua forma alongada lhe permite nadar livremente entre elas, comendo a vegetação ou pequenos animais que estejam presos a ela. Também come os detritos que encontra na água estagnada. Como não é de surpreender, sua carne, que é boa de comer, normalmente tem gosto de barro.
A tenca vive nos lagos e lagos da Europa e da Ásia. É muito comum apesar da facilidade com que é apanhada, porque se reproduz muito rapidamente. A fêmea, seguida por diversos machos, boa as ovas em meio a plantas aquáticas em águas bem rasas. Abandona-as imediatamente, mas chega a eliminar 300 000 óvulos de cada vez.
Daqueles que são fecundados pelos machos nascem larvas que levam quatro anos para se tornar peixes adultos.