Portal Chamar Táxi

Pintura: "La surprise", quadro de Watteau dado como destruído, reaparece em leilão

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Pintura: "La surprise", quadro de Watteau dado como destruído, reaparece em leilão

Londres, (Lusa) - O quadro "La Surprise", de Jean-Antoine Watteau, desaparecido em 1848 e que se pensou ter sido destruído, foi encontrado o ano passado e vai ser leiloado em Julho em Londres, anunciou hoje a Christie`s, que espera bater um recorde com esta obra do pintor francês.

"Estamos entusiasmados com a redescoberta de `La Surprise`, de Watteau, cujo paradeiro foi um mistério durante cerca de 200 anos", informam num comunicado Richard Knight e Paul Raison, responsáveis da Christie`s.

"Não se trata apenas - realçam - de uma das mais extraordinárias descobertas destes últimos anos, como oferece igualmente a oportunidade de adquirir uma das mais importantes obras do artista presentes no mercado, em dezenas de anos", acrescentam.

O quadro deverá atingir entre 3 e 5 milhões de libras (3,86 e 6,43 milhões de euros) no leilão, agendado para 08 de Julho em Londres. O recorde de um Watteau em leilão pertence, desde 13 de Dezembro de 2000, a "Le Conteur", vendido por 2.423.750 libras (3.118.446 euros).

"La Surprise" - que mostra um homem e uma mulher abraçados, enquanto perto um músico toca um instrumento de corda -, foi pintado em 1718 e formava com "L`Accord parfait" um par de quadros que teve como primeiro proprietário Nicolas Henin, um conselheiro do rei e amigo de Watteau (falecido em 1721 aos 37 anos). Os dois quadros terão sido vendidos separadamente em 1756 pelo herdeiro de Henin, que publicara uma gravura de cada.

"L`Accord parfait" está exposto num museu de Los Angeles, mas "La Surprise" mudou várias vezes de mãos e esteve dado como desaparecido entre 1770 e 1848, período de convulsão revolucionária.

Referenciado em 1764 no catálogo de um coleccionador que se apresentava como seu proprietário, o quadro era conhecido apenas pela gravura e por uma cópia que figurava na colecção real do Palácio de Buckingham, em Londres.

O original foi descoberto o ano passado, no canto de um salão de uma casa de campo britânica, por um perito que ali se deslocara para examinar uma outra tela.

RMM.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo