• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Provérbios e seus significados - I

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
. “Amigos, amigos, negócios à parte”
Significa que se deve manter as devidas distâncias entre a amizade e os negócios ou a vida profissional. Regra geral, negócios feitos entre amigos podem levar ao final dessa amizade quando as coisas não correm como esperado. Também indica que, quando se trata de negócios, as pessoas podem revelar uma outra faceta que não tinham revelado enquanto amigos.


2. “Um olho no peixe, outro no gato”
É uma variação do mais polémico e preconceituoso “um olho no burro e outro no cigano”. Aplica-se a situações em que alguém deve estar atento aos dois lados de um conflito ou prestar atenção tanto à vítima como ao agressor.

3. “Deus tem mais para dar do que o Diabo para tirar”
Quer dizer que, ao longo da vida, são mais as vezes em que recebemos algo bom do que aquelas em que nos acontece algo mau. Indica também que o lado bom é mais forte do que o lado mau. Demonstra uma visão otimista da vida.

4. “O seguro morreu de velho”
Ditado popular que fala sobre algo evidente: alguém mais precavido tem sempre mais hipóteses de ter sucesso na vida do que aqueles que vivem sem preocupações.

5. “O preguiçoso trabalha dobrado”
Parecido ao famoso “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje“. Indica que aqueles que se desleixam e adiam o que têm a fazer para mais tarde acabam por ter mais trabalho depois por causa das consequências desse adiamento ou da pressa com que tem que resolver algum assunto.

6. “Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele”
Um provérbio popular sobre aparências e comportamentos. Pretender mostrar que alguém tem melhores resultados quando mostra ser fiel a si próprio. A pessoa que mostra ser uma coisa sem o ser realmente não pode depois queixar-se se alguém o acusar de ser assim.

7. “Em terra de cego quem tem um olho é rei”
Talvez um dos mais conhecidos provérbios portugueses. Aliás, talvez seja um daqueles que explicar melhor o nosso comportamento enquanto sociedade. Significa que, num grupo de ignorantes, aquele que possui algum conhecimento, embora pouco, tem tendência para ser o líder.

8. “Um dia da caça, outro do caçador”
Nem todos os dias são maus. Em alguns dias, alguns são recompensados pela sorte e outros têm azar. Noutros, acontece o inverso. Indica também que a paciência é uma virtude e que devemos usá-la e esperar por dias melhores.

9. “Não adianta chorar sobre leite derramado”
Provérbio português que terá, possivelmente, origens brasileiras. Significa que não devemos pensar demasiado nos problemas do passado. O melhor mesmo é viver o presente e confiar que o futuro será melhor.

10. “Águas passadas não movem moinho”
Possui uma intenção algo semelhante ao provérbio anterior. Pretender mostrar que situações ou atitudes do passado não resolvem os problemas do presente e que nos devemos focar nos dias de hoje se quisermos evoluir e melhorar a nossa condição.
 
Topo