ruionze11
GF Prata
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Mensagens
- 306
- Gostos Recebidos
- 0

A PT usou critérios diferentes para contar os clientes da oferta tripla do Meo.
O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Social (ICAP) notificou a PT de que deverá “cessar de imediato” e não deverá repor, “seja em que suporte for” a campanha de publicidade “Meo Líder 3P”, em que esta marca é descrita como líder no serviço de triple play, que combina TV, chamadas de voz e Internet.
A decisão do ICAP – que deu razão a uma queixa apresentada pela concorrente Zon no dia 11 de Junho – sustenta-se na denúncia da Anacom no mesmo dia, na qual esta apontou a “disparidade” entre o número de clientes triple play que a PT comunicou à Anacom no primeiro trimestre e os que a operadora divulgou no seu site e comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A ANACOM informou então que contactou a PT com o objectivo de ser esclarecida sobre os dados relativos ao primeiro trimestre de 2012 e constatou que “a operadora utilizou diferentes critérios de contabilização para apuramento do número de clientes triple play do Meo no período em causa”.
A PT comunicou à Anacom ter 665 244 clientes de triple play, “utilizando a definição de pacote triple play que está em vigor e que consiste na existência de uma oferta comercial de um único operador que englobe três serviços, comercializada como uma oferta única e com uma única factura”, observa a decisão do ICAP.
Porém, na informação enviada à CMVM e disponibilizada ao público, a PT afirmou ter 728 mil clientes deste género de serviço – a questão é que o critério usado para apurar este número inclui todos os clientes que subscreveram serviços de televisão, voz e Internet, mesmo que o tenham feito com recurso a marcas diferentes dentro do grupo PT e não numa oferta de pacote do Meo.
O ICAP manifestou “estranheza” pelo facto de a PT não considerar que, “estando-se em presença de uma comunicação comercial, a ética e a legalidade obriguem a que a divulgação de dados de facto (o número de clientes triple play justificativos de urna alegada liderança) seja obtida por recurso a um único conceito que o consumidor médio razoavelmente atento, esclarecido e informado, represente na sua mente, para referência ao teor da mesma comunicação”.
Contactada pelo PÚBLICO, a PT não quis comentar. À hora de publicação deste artigo a campanha "Meo Líder 3P" ainda estava visível no site da empresa.
FONTE: Público