• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?


  • Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

Ripperpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2014
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo sem duvida, e o elevado stress que o povo português tem hoje em dia.
 

stefanpaulos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 18, 2008
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Excesso de velocidade (e talvez examinadores que aceitam "presuntos"?)
 

mestresd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 22, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Algumas opções da votação são válidas mas, na minha opinião a falta de civismo é a que mais se mostra nas estradas portuguesas, tanto por parte dos condutores, como de ciclistas e peões. Tenho feito algumas viagens pela Europa e não se vê nem metade das situações que se vêem nas nossas estradas.
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Boas, na minha opinião o excesso de velocidade, e a distração ao conduzir e como aqui já foi dito muita falta de civismo. Continuo a dizer que todos nós condutores andamos armados, pois um veiculo hoje em dia é uma arma mortal. Temos de ter cuidado é como a utilizamos... [emoji35]
 

aisenik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 18, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
A má preparação das pessoas, cartas quase que oferecidas, desleixo das pessoas, telemovel, o cigarrinho, a mania que os outros é que estao mal.
 

davidpeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Para mim é sem dúvida nenhuma a Distracção, uma vez que se uma pessoa for concentrada, não vai cometer erros, nem exceder limites , não os legais mas os adequados há estrada.
 

ferr0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2008
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
penso que muitas pessoas não sabem conduzir apesar de terem carta de condução a muitos anos, eu estou lá incluido muitas vezes; levar um carro de lisboa ao porto não é a mesma que conduzir um carro de lisboa ao porto
 

Sonik2003

GF Bronze
Entrou
Nov 27, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Apesar de não dar para votar eu escolho a falta de civismo!!! Falo cm motorista
 

nrst584

GF Bronze
Entrou
Jul 20, 2008
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião há inúmeras razões para o elevado número de acidentes em Portugal, mas destaco as seguintes:

- Velocidade excessiva

- Ultrapassagens perigosas

- Desrespeito pela sinalização

- Desrespeito pelas regras de prioridade

- Condução sob o efeito de álcool
 

xaviernicolau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 12, 2013
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
a Falta de civismo, a falta de respeito e de consciência do que se esta a fazer depois entra o álcool as drogas a velocidade mas o principal é o civismo que infelizmente não existe em muitas pessoas.
 

ttuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Acima de tudo condução perigosa(velocidade, ultrapassagens mal feitas, o não cumprir linhas continuas), e depois talvez o álcool.
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
também muitas pessoas de cabeça perdida que perderam os empregos dividas etc etc
 

Xiuuuuuu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2015
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
a falta de consciência das pessoas perante os outros...toda a gente fazer das suas regras, as regras dos outros todos.
 

Tiagodani123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2012
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
para mim é a falta de civismo dos condutores e o mau estado das estradas
 

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Bom, este tópico já tem uns anos mas como "regressei de novo" achei que podia deixar aqui a minha opinião. Julgo que falta um ponto que na minha opinião é o principal problema, e de certa forma é uma conjugação de alguns dos anteriores. E o ponto que julgo que falta é a "confiança desproporcionada nas capacidades de condução", que é responsável pela falta de prudência dos condutores.

O que eu quero dizer é que todos nós (eu incluído), achamos que somos melhores condutores do que somos, que o carro trava melhor do que pensamos, e que a curva não é tão apertada como parece, etc. Isso faz com que, por exemplo, quando vamos a determinada velocidade, não nos parece tão veloz (e às vezes ooops, bateu/despistou). Idem para o "civismo", o que as pessoas acham é que "dá perfeitamente tempo para passar e aquele nem vai notar"... e às vezes corre mal. As manobras perigosas também são "excesso de confiança", assim como a "culpa" das estradas é apenas resultado de uma "confiança a mais" num piso que não está capaz. Falta ainda na lista a chuva e condições climatéricas em geral, mas tal como o resto é preciso "moderar a confiança".

Dos outros pontos que acho que não caiem na categoria que descrevi, acho que só as drogas e a distracção é que podem ficar de fora (e eventualmente a sinalização), mas que eu saiba serão residuais em comparação com "confiança desproporcionada" da capacidade de condução.
 

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Bom, este tópico já tem uns anos mas como "regressei de novo" achei que podia deixar aqui a minha opinião. Julgo que falta um ponto que na minha opinião é o principal problema, e de certa forma é uma conjugação de alguns dos anteriores. E o ponto que julgo que falta é a "confiança desproporcionada nas capacidades de condução", que é responsável pela falta de prudência dos condutores.

O que eu quero dizer é que todos nós (eu incluído), achamos que somos melhores condutores do que somos, que o carro trava melhor do que pensamos, e que a curva não é tão apertada como parece, etc. Isso faz com que, por exemplo, quando vamos a determinada velocidade, não nos parece tão veloz (e às vezes ooops, bateu/despistou). Idem para o "civismo", o que as pessoas acham é que "dá perfeitamente tempo para passar e aquele nem vai notar"... e às vezes corre mal. As manobras perigosas também são "excesso de confiança", assim como a "culpa" das estradas é apenas resultado de uma "confiança a mais" num piso que não está capaz. Falta ainda na lista a chuva e condições climatéricas em geral, mas tal como o resto é preciso "moderar a confiança".

Dos outros pontos que acho que não caiem na categoria que descrevi, acho que só as drogas e a distracção é que podem ficar de fora (e eventualmente a sinalização), mas que eu saiba serão residuais em comparação com "confiança desproporcionada" da capacidade de condução.
 

jorgeavlobo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2013
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
A "elevada" taxa de sinistralidade é relativa, mas admito que qualquer número acima de 1 já é muito alto.
Poderemos pensar que somos muito pouco cívicos na estrada mas quando conduzo no centro da Europa a falta de educação dos outro condutores é soberba, desde ocuparem a minha faixa e dizerem-me para ir por cima do passeio porque não querem fazer 2 metros de inversão de marcha.
Enfim...
 
Topo