• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual será a sua origem dos barulhos no estômago?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,394
Gostos Recebidos
802
BARULHOS-ESTRANHOS-750x430.jpg


Situado entre o esófago e o duodeno, o estômago desempenha um papel fundamental na digestão dos alimentos.


O que muitos ainda não entendem é por que ele emite sons, principalmente quando estamos com fome.


Mais do que um sinal de alerta do corpo em busca de comida, os barulhos no estômago são, muitas vezes, reações naturais do processo de digestão.


Quando ingerimos e mastigamos algum alimento, ele é reduzido e transformado numa pasta chamada de bolo alimentar, que é impulsionado até a faringe e conduzido para o esófago.


Os movimentos peristálticos, contrações involuntárias dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório, começam nessa etapa com o propósito de empurrar o alimento ao longo do sistema digestório e garantir que a digestão ocorra.


Nesse processo, o ar ingerido com os alimentos e os líquidos formados durante a digestão também são movidos pelo estômago, o que pode ser uma das explicações dos sinais sonoros que ouvimos.


Além disso, mesmo quando o estômago está vazio, o cérebro envia sinais para o aparelho digestivo e as contrações musculares acontecem com o objetivo de preparar os órgãos para receber novos alimentos.


Isso significa que os ruídos podem acontecer a qualquer momento. A diferença é que o estômago vazio amplifica o som.


Dizem os especialistas que umas das alternativas para tentar evitar os barulhos do estômago é reduzir o intervalo entre as refeições, o que acelera o metabolismo e facilita a digestão. Além disso, comer mais devagar e mastigar mais vezes também são importantes para evitar desconfortos gastrointestinais.




IN:FOREVER
 
Topo